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  1. Tutorial de uso, armazenamento, funcionamento e manutenção de motores de popa de baixa cilindrada. Percebi q vários usuários do fórum tem dúvida de como usar, armazenar, funcionar e manutenir corretamente seus motores de popa de baixa cilindrada. (15hp a 60Hp - todos 2T) Tentarei criar um tutorial, com a ajuda de vários usuários do fórum, ainda na versão 1.0, para tentar ajudar na medida do possível, já q eu tb não sou especialista no assunto. Se tais passos forem levados em conta 95% dos problemas encontrados pelo utilizador do motor de popa poderão ser evitados/sanados. Uma providência q julgo de extrema importância é a compra de um horímetro. Esse aparelho é facilmente instalado ao motor e tem por finalidade o registro do tempo de uso, em horas, do seu motor de popa. Com isso vc pode programar toda a manutenção dele. Procure no Google por horímetro, Sendec, e veja se consegue adquirir um. Vale a dica. Outra q considero importante é a compra de um "orelhão" ou "telefone" q nada mais é q uma peça onde vc conecta a mangueira de água ao motor para refrigerá-lo, quando fóra da água. 1 - Mangueira ligada. 2 - Orelhão ou telefone. 3 - "Mijada" Vamos ao q interessa. Para facilitar a leitura de um tópico tão grande e complexo, dividi o assunto nos seguites ítens: Nas Dicas de utilização, armazenamento e funcionamento eu falo: - Para quem não está habituado a manipular motores de popa. - Para usuários que já manipual bem seus motores de popa. - Como calcular o arrasto ideal do seu motor. - Como saber a velocidade máxima alcançada pelo seu motor: (teóricamente - Como saber se a hélice do seu motor é a mais apropriada para o seu barco? Enquanto nas Dicas de manutenção eu falo sobre: - Como trocar o óleo da transmissão - Se o seu motor cair na água - Como descarbonizar seu motor - Como saber se seu motor está precisando ser retificado? Dicas de utilização, armazenamento e funcionamento Para quem não está habituado a manipular motores de popa: 1 - Leia atentamente o manual do usuário antes de utilizar o seu motor pela primeira vez. 2 - Esteja devidamente habilitado (arrais amador) antes de utilizar seu motor em águas "públicas". 3 - Jamais, nunca, nem pense em pilotar embriagado. 4 - Apesar de vc estar motorizado ande sempre com o remo, jogo de ferramentas e salva-vidas a bordo. 5 - Utilize sempre gasolina de boa procedêcia e faça a mistura correta de óleo 2T/Gasolina. A mistura ideal de óleo 2T e gasolina deve ser de 1 litro de óleo 2T para 40 litros de gasolina. Para motores novos essa mistura é diferente, mais "gorda/rica", normalmente 1 litro de óleo 2T para apenas 25 litros de gasolina. Consulte o manual específico do seu motor e cheque a mistura ideal para motores novos. 6 - Antes abastecer seu tanque jogue um pouco de combustível dentro, balance o tanque e jogue fora esse combustível com prováveis resíduos do tanque. 7 - Cheque se o motor está corretamente afixado na embarcação. 8 - Use sempre o salva motor, que nada mais é q uma corda amarrada ao mesmo e presa na embarcação. Se por acaso o motor se soltar da embarcação, e isso acontece pode apostar, vc não perderá seu motor. 9 - Use a chave de ligar presa ao braço. 10 - Evite navegar com o acelerador totalmente aberto. Navegue a 80%. Além da diferença de velocidade não ser grande, o consumo de combustível será muito maior. 11 - Navegue sempre com o motor de popa destravado. (cuidado quando for dar marcha-ré). 12 - Mantenha a bordo uma reserva mínima de combustível. Se o piloto vacilar e se esquecer de conferir o tanque e o combustível acabar, uma reserva de 2 litros conseguirá tirá-lo do sufoco. 13 - Proporcionalmente quanto maior a cilindrada de um motor de popa maior será o consumo, né?!?! Essa resposta está ERRADA. Mas pq??? Porque a distância percorrida por um motorzão é muito maior q a pelo motorzinho....então, se um motorzinho for andar aquela mesma distância, com certeza gastará mais combustível. Por uma questão de peso de motor, tipo de embarcação, necessidade de percorrer grandes percursos, tática comercial e afins, ERRONEAMENTE se acredita q motores pequenos são mais econômicos. 14 - ATENÇÃO - Quando o seu motor estiver no cavalete (suporte de motor) funcionando com o auxílio do "orelhão" vc não deve acelerá-lo acima dos 1.500 RPM. A pressão da água na mangueira tem q fazer o seu motor "mijar" durante o funcionamento. Caso contrário ele irá aquecer. 15 - CUIDADO - Não é aconselhável engatar o motor funcionando no cavalete, mas se o fizer certifique-se de que ele está bem preso, não existam pessoas próximas a hélice e não acelere muito. Caso contrário vc poderá ficar sem uma perna. Para usuários que já manipulam bem seus motores de popa 1 - Se o seu motor estiver parado a vários meses/anos, antes de funcioná-lo vc deverá desmontar todo o carburador e checar o estado das juntas, giclês e etc. Se vc aplicou óleo de máquina, (ensinaremos como fazer isso mais abaixo) tem tudo para o sistema estar em boas condições de uso. Ainda assim é interessante dar uma limpada em tudo com querosene ou gasolina. Retire a(s) vela(s), aplique um pouquinho de óleo (pode ser de máquina tb) na cabeça do pistão(ões) e puxe (algumas vezes) levemente a "cordinha" da partida. Se for guardar o motor muito tempo vc tb poderá fazer a mesma coisa. Tal procedimento tem por finalidade manter a integridade dos anéis, camisa(s) e pistão(ões). Como nosso combustível geralmente é de péssima qualidade, os resíduos de uma má queima podem gerar oxidação de tais peças, e vc, ao tentar ligar o motor sem seguir essa dica poderá riscar a camisa e comprometer a vida útil do motor. 2 - A hélice do motor deve estar sempre em ótimas condições. Amassados, quebrados, trincas e tals farão a transmissão vibrar, perdendo performance e comprometendo a durabilidade e vida útil. 3 - As dimensões da hélice devem ser proporcionais ao tipo de embarcação e sua utilização. Para entender a hidrodinâmica da hélice acesse o link abaixo. http://www.nautibras.com.br/suporte/texto-007.htm Antes de ligar o motor: 4 - Conecte a mangueira apenas no tanque já abastecido. Enfie com cuidado uma chave de fenda na esfera do encaixe da mangueira (na outra estremidade) e bombe a "perinha" para q o combustível novo passe limpando toda a mangueira. 5 - Conecte a mangueira no motor...bombe novamente a "perinha" até q ela fique cheia de combustível (dura). Puxe o afogador, acelere um pouquinho e tente a partida. Antes de guardar o motor: 6 - Jamais guarde o seu motor com resíduos de água suja (barrenta ou salgada) no sistema de refrigeração dele. Dê um jeito de funcioná-lo em água limpa antes de guardá-lo. (orelhão, balde, piscina, etc.) 7 - Deixe-o funcionando até apagar desconectado da mangueira de combustível. 8 - Abra o capacete, retire o copinho/cuba do carburador e puxe a "cordinha" da partida para q todo o resíduo de combustível da tubulação seja "cuspido" fóra. 9 - Solte a mangueira de combustível q entra no carburador e aplique um pouquinho de óleo fino (tipo Singer de máquina) na tubulação. Esse óleo tem por finalidade lubrificar as juntas do carburador e evitar ressecamentos. Quando vc for ligar o motor novamente pela primeira vez ele funcionará muito mais facilmente. Como calcular o arrasto ideal do seu motor: 1 - De acordo com o representante e importador dos motores Suzuki no Brasil, qualquer motor carburado, independente do numero de Hps, funcionando em stand by (funcionando parado), gasta 0,275 ml por HP/Hora: 15 Hp x 0.275 ml = 4,13 L/Hora 25 Hp x 0,275 ml = 6,88 L/Hora 40 Hp x 0,275 = 11 L/Hora 2 - Para se chegar ao Arrasto ideal da embarcação, usa-se a regra de 22 a 28 Kg por Hp do motor: 28 Kg x 15 Hp = 420 Kg 28 Kg x 25 Hp = 700 Kg 28 Kg x 40 Hp = 1120 Kg Então vamos tentar exemplificar essa conta: (aproximadamente) Barco de Alumínio 5m = 100Kg Motor de Popa 15Hp = 30Kg Caixa de Gelo = 20Kg Motor Elétrico = 4Kg Bateria 60Amp = 25Kg Caixas de Isca (3) = 30Kg (já incluído máquina fotográfica, e toda a tralha) Tanque de Combustível = 25Kg Pescadores (3) = 240Kg (80Kg cada um) Total aproximado = 474Kg ....ou seja...vc estará navegando com 54Kg a mais de peso q o ideal...Sua embarcação está sobre carregada, gerando um gasto de combustível maior, e navegando numa velocidade um pouco abaixo da "recomendável". Tenha paciência. Como saber a velocidade máxima alcançada pelo seu motor: (teóricamente) 1 - Vamos usar uma fórmula básica. 2 - Normalmente os motores de 15hp, 25hp e 40hp tem a relação da engrenagem da rabeta de 2.00:1, ou seja, a cada 2 voltas completas do eixo principal da transmissão a hélice dá 1 volta completa em torno do seu eixo. (os Mercury/Mariner são assim. Já o Sea Pro tem relação de 1.92:1. Cheque a relação do seu motor no manual do usuário) 3 - Usarei o Mercury Sea Pró de 25 Hp para exemplificar: 5600 x 0,521 x 13 x 0.0009469 = 35.91 milhas por hora x 1,85200 = 66,5 Km/h. Essa é a velocidade máxima do motor navegando sozinho, sem piloto, barco ou outra coisa pra arrastar..kkkkk... Como saber se a hélice do seu motor é a mais apropriada para o seu barco? Aqui está um dos maiores segredos em como tirar o máximo desempenho do seu motor/barco e garantir uma longa vida útil do seu motor. Tentarei usar uma linguagem o mais simples possível. Para fazer esse teste vc precisará de um tacômetro instalado ao motor para saber o giro alcançado. 1 - Coloque o motor na sua embarcação + tanque cheio + 2 pescadores (+ ou - 150Kg). 2 - Já de motor quente acelere ao máximo e veja qual a rotação máxima atingida. No caso de muito giro. No caso de pouco giro. 3 - Normalmente o diâmetro e o passo da hélice vem escrito na lateral dela. O Sea Pro da Mercury, por exemplo, está vindo de fábrica com a hélice 9.9 x 13. 9.9 = diâmetro 13 = passo 4- Faça as contas e veja qual a ideal para o seu motor. Dicas de manutenção Obs: O ideal é fazer a manutenção do seu motor a cada 50 horas de uso. (1ª revisão com 20h de uso) Se precisar abrir o capacete do motor e mexer na parter mecânica dele durante a pescaria o faça perto da margem. É super comum ao se mexer (retirar parafusos, velas, cabos, e etc) deixar cair alguma coisa dentro d'água, então, o faça na margem, é beeeemmmm mais fácil recuperar algo q cair, além de estar melhor apoiado, mais pessoas poderão te auxiliar. Como trocar o óleo da transmissão 1 - É ideal trocar o óleo da transmissão a cada 100 horas de uso (eu recomendo metade disso) ou a cada 6 meses de uso. 2 - Esteja com todas as ferramentas e o óleo específico de transmissão a mão. (vasilha para coletar o óleo, chave de fenda grande, seringa e estopas) 3 - Normalmente se indica óleo 90 para a transmissão, mas procure pelos óleos API-GL4 ou GL5. Vários óleos 90 são tipo GL3 ou GL2....ou seja, menos "tecnológicos". Compre o importado. 4 - Retire o parafuso do óleo da transmissão (o de baixo)....deixe todo o óleo escoar. Não jogue o óleo na água. O meio ambiente agradeçe. 5 - Depois retire o parafuso do óleo da transmissão da parte superior. 6 - Os parafusos geralmente são imantados, limpe-os antes de colocá-los novamente no lugar. 7 - O ideal é q vc tenha uma motolínea ou bomba de óleo q consiga "empurrar" o novo óleo de baixo para cima, assim evita-se a formação de bolhas dentro da transmissão, mas empurre o óleo de baixo para cima até q ele escoe pelo orifício superior. Feche os parafusos e pronto. 8 - Caso vc não tenha essa bomba, não tem problema. Feche o parafuso inferior e com uma seringa (sem agulha) coloque lentamente o óleo pelo orifício superior até q ele escoe. Feche e pronto. Se o seu motor cair na água 1 - Retire as velas e vire-o de cabeça pra baixo para escoar a água q por ventura estejam na câmara de combustão. 2 - Jogue um pouco de gasolina (pode ser temperada) dentro do(s) cilindro(s), e ainda sem as velas, puxe a partida levemente e lentamente para q seja limpa e lubrificada a(s) câmara(s) de combustão. Repita o procedimento umas 3 vezes. 3 - Leve seu motor o mais rápido possível para um mecânico especializado. 4 - Caso vc esteja em plena pescaria e não tem outro motor, outra saída, e precisa desse, limpe as velas com combustível e deixe-as secar. 5 - Assopre e seque as cabeças dos cabos de velas. 6 - Retire a cuba do carburador, escoe a água/combustível de dentro e com a mangueira do tanque conectado ao motor, bombe a "perinha" e acelere o motor até "cuspir" gasolina nova. Tal procedimento tem por finalidade retirar a água do sistema. 7 - Seque todas as conexões elétricas do motor. 8 - Instale as velas no lugar. 9 - Feche tudo e tente a partida. Caso não dê certo repita todo o procedimento. 10 - Normalmente não entra água no óleo da transmissão, mas vale a pena checar. Se tiver como vc comprar óleo de transmissão nas proximidades ótimo, troca logo, caso contrário seu motor estará em risco. Retire o parafuso de escoamento do óleo da transmissão e veja se o óleo está esbranquiçado (sinal de água misturada com óleo). Como descarbonizar o motor Obs: Vc irá na verdade descarbonizar a câmara de combustão. (pistão, anéis e cilindro) Geralmente a cabeça do pistão é porosa e como nossa gasolina é "ótima", a má queima gera resíduos (carvão)...e esses resíduos se aderem na cabeça do pistão. Durante o funcionamento do motor esse carvão fica encharcado de combustível e como a temperatura da câmara é altíssima ele fica incandecente, gerando ainda mais calor a queima e consequentemente uma pré-ignição da mistura ar/combustível. Motor trabalhando mais quente menor será a vida útil. Lembrando q qualquer volume sólido dentro da câmara, no caso o carvão, aumentará a compressão do motor, aquecendo-o e diminuindo tb a vida útil. 1 - Esteja com todas as ferramentas a mão. (descarbonizante de boa qualidade - Wurtz e etc -, chave de vela e pano limpo. Lembrando q descarbonizante pode agredir plásticos, borrachas, amianto, a pintura do motor e outros componentes mais macios) 2 - Funcione o motor até q ele fique quente. 3 - Retire as velas e aplique o desengripante na cabeça dos pistões. 4 - Deixe o desengripante agir por 12h. 5 - Jogue gasolina dentro da câmara. Simule a partida levemente e lentamente (SEM AS VELAS). Alterne o ponto morto superior e inferior do outro pistão e jogue combustível novamente dentro da câmara. (lembrando q quando um pistão está no topo da câmara o outro está embaixo, alterne-os para fazer a limpeza). 6 - Quando vc simular a partida o pistão irá jogar todo o combustível sujo pra cima, uma melequeira só de carvão e gasolina, esteja com muito pano/estopa a mão para não deixar escorrer pelo exterior de todo o motor de popa. 7 - Repita essa lavagem até q saia apenas gasolina limpa da câmara. 8 - Deixe secar por por alguns minutos. 9 - Enquanto a câmara seca aproveite para limpar as velas e deixe-as secar. 10 - Instale novamente as velas e tente a partida. Como saber se seu motor precisa ser retificado? 1 - A ferramenta para se checar a compressão do motor é chamada de relógio comparador de pressão de cilindros, ou medidor de compressão. 2 - Leve o seu motor até uma oficina mecânica ou adquira um medidor desses nas lojas de ferramentas. 3 - Retire uma vela do motor e rosqueie o medidor ao cilindro. (as outras velas continuam no lugar) 4 - Simule a partida como se fosse ligar o motor (rapidamente e com força). Claro q a chave de ignição deve estar fora do motor. 5 - Cheque no relógio o máximo de pressão conseguida. Se for inferior a 85PSI seu motor está precisando de trocar os pistões. E se estiver acima de 140PSI ele está com o cabeçote rebaixado, ou com muito carvão sobre o pistão indicando carbonização excessiva. 6 - Repita tal procedimento em todos os outros cilindros e se a diferença entre eles for maior q 10% vc tb deverá retificar o motor. Bem...espero q tais dicas tenham sido úteis. Deu trabalho, aff. Grande abraço. Fabrício Biguá
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  2. Bom dia pessoal, Vendo 2 Curado 201E7. Uma nova, zerada e a outra usada em uma única pescaria de reserva (essa passou pelo Chedid para garantir que está tudo perfeito), passa por nova. As duas com Power Pro 65Lb. Completas com caixa, manual, óleo, chave. Somente venda. Frete por conta do comprador. Nova: R$ 1.150,00 Usada: R$ 850,00 Ficando com as duas ganha um super desconto: R$ 1.800,00
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  3. Valeu a dica Julio, já estou indo no site dar uma pesquisada.
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  4. taí um comentário de uma pessoa idônea .... contra fatos não existe argumentos ... e ... dizer que o "novíssimo" dual brake da Abu é superior ao "espartano" SVS da Shimano ... é não conhecer de nada ... não to dizendo que a Revo é ruim .... mas, não é melhor que a E7 nem a pau ! ...
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  5. Sabadao vou dar uns pincho pra essas banda ai Enviado de meu M5 usando Tapatalk
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  6. Passei por isso e decidi ficar com a Curado 201e7. Tenho a Curado e tinha a STX. Queria vender uma das duas para aplicar em uma melhor. Decidi, então, vender a STX. Mas para não ficar no ar, vou dizer o porquê: Acabamento: na minha opinião a Curado tem um acabamento melhor. A pintura é mais bonita e marca menos. A STX tem pintura fraca que marca fácil com qualquer batida. Além do mais, as partes cromadas da STX com o tempo vão manchando e o botão de destrave vai perdendo o cromado e ficando "rosado" no fundo. Os knobs da Curado é borracha enquanto da STX é EVA que vai desgastando e acumulando sujeira. Arremesso: a Curado é mais livre para arremessar. Mesmo com o freio magnético zerado e o centrífugo livre a STX não é tão livre nos arremessos. Mecânica: o botão de destrave da STX vai endurecendo com o tempo. Outro fator que levei em consideração foi que a Curado é feita no Japão na própria fábrica da Shimado, e queira sim ou não, tem melhor comércio. Mas não que a STX seja ruim, pelo contrário, é uma carretilha muito boa e tem como vantagem o peso e a força de drag. Abraços.
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  7. Ai Galera para você sque ajudaram. fiz a arte do grupo com o Márcio bolzon. Olha o resultado.
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  8. Peguei bem ai esses dias atras também Perto da fazenda guadalupe Olha o video Enviado de meu M5 usando Tapatalk
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  9. Parabéns pela ótima aquisição... conjunto bastante versátil, além da pesca apoitada p/ piaparas, com essa plataforma também fica muito bom p/ pinchar umas I.A.
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  10. show .... parabéns que lhe traga muitas alegrias
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  11. Parabéns pelo conjunto, que traga muito sorte nas pescarias!
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  12. Blz... más no fundo da foto tem um bambuzal Esse local é bom de peixe más faz muito tempo que não pincho por aí.
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  13. Show demais e muito sucesso com ele nas suas pescarias.
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  14. Show de bola Rafael Esse local é o Lafon? Parece devido a moita de bambu na margem...
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  15. parabéns angelo pela nova aquisição = vç está muito bem servido de barco e motor = e o conjunto ficou ideal p/ suas pescas e navegação ; bacana mesmo muitas felicidades c/ o conjunto novo ; abraço /
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  16. Parabéns amigo já vi essas belezuras de pertinho e realmente são top. Paranazão/piapara
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  17. Boa noite Fabrício, É uma enorme satisfação em tê-lo acompanhando os posts. A turma da Vida de Peixe fala muito bem de você, uma hora a gente se topa por lá . Grande Abraço!
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  18. Feliz dia do Pescador pra todos vcs. E q consigamos nos reunir com o máximo de amigos e turma possíveis...
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  19. E aí Hugo, Saíram na isca de meia água MS Kizu , cores 24 e 104
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  20. Desculpa a demora na resposta, Jef...Só vi o tópico agora. E claro...abaixo vai o site. Lá vc encontrará todos os endereços onde pode encontrar. No meu caso,comprei 100 snaps de 100lbs e 100 de 120lbs...Isso foi em 2011...Até hoje uso deles...rsrs http://www.stringease.com/snaps.html
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  21. Show demais...E q conjunto lhe traga muitas alegrias...
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  22. belissimo conjunto em especial a carreta!
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  23. Parabéns pelo barco....esse é top pra piapara!!!! Que lhe traga muita alegria e grandes pescarias!!!! Abraço!!!!
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  24. Vish no esquema pra Piapara. Parabens que lhe traga alegrias
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  25. Bicho, é de 2012, se não me engano, e a nomenclatura é essa mesmo ... lubina gts tournament by johnny hoffmann ... veja aqui ... http://www.romanopesca.com.br/carretilha-marine-sports-lubina-gts-8-0-1.php Forte abraço, Wellington ...
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  26. Essa é a que vou levar para SIRN para as Zaras, sticks e Poppers. Show de bola! Tem na juninho Pesca se te ajudar! Abs Enviado de meu E6603 usando Tapatalk
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  27. Seja muito bem vindo ao nosso fórum, Diego. Aqui é o fórum onde as turmas se encontram. Muito legal a sua pousada e aí está mais uma opção aos nossos amigos pescadores. Boa sorte no empreendimento.
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  28. E aí pessoal, alguém comprou a enzo premium? Se sim, como avaliam? abraços
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  29. A Black Max eu não conheço. A Evomax eu já vi. É o mesmo blank da Evolution. Eu customizei uma Evolution 80 lbs e peguei uma pirarara pequena, de uns 20 kg. A varinha vergou pouco, o blank é muito forte, apesar de fino. Mas o ideal para uma Tekota 800 é uma vara mais parruda mesmo, com uma pegada maior, pelo menos é o que eu prefiro. Quanto ao pé de cabra ou gimbal, aquele pé de vara para usar com cinto, é muito útil na pesca ultra pesada sim. O cabo encaixa no cinto e quando vc recolhe a linha a carretilha não fica jogando para um lado para o outro. Quando não se usa o cinto e o gimbal, vc precisa segurar a vara logo acima da carretilha, para que seu braço fique apoiando a carretilha durante o recolhimento. E não só por isso. Uma briga com uma pirarara gde sem proteção, é garantia de barriga dolorida. E se vc pegar outras depois ou nos dias seguintes, vai ser dureza... Abraço,
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