Os motores de popa até 40hp não vem com tacômetro( conta giros) . Muitos pensam que é caro ou difícil instalar. Com o tacometo dá pra ter uma noção do RPM que o motor trabalha, dando pra diagnosticar falhas, selecionar uma hélice melhor e normalmente eles vem com horimetro ajudando a saber a hora de fazer revisões ou trocar componentes.
Essa semana comprei um tacometro pela net, custo de R$90,00. E fiz os testes, levei até outra hélice pra ver se dava diferença.
Pra instalar é simples . Pegue o cabo que vem no tacometro, dê 3 voltas no cabo de vela do motor de popa e puxe o cabo por dentro do motor cuidado pra não colocar perto de partes onde ele pode atrapalhar como engrenagens de aceleração etc.
Passe o cabo e feche o capô, sem problemas.
Depois coloque onde quiser, eu coloquei no manche com fita dupla face 3m.
Testando :
Esse modelo meu tem um botão atrás q regula em 0.5, 1x ou 2x. Ele vem com bateria interna, o horímetro não reseta, o RPM entra automaticamente, o horímetro fica ligado sempre. Testei em marcha lenta estava dando o dobro do esperado de RPM na posição 1x, coloquei na 0.5 ficou compatível
Agora testando na água:
Condiçoes: Mercury 25hp Seapro já convertido pra 30hp, Barco Semichata 6m, 1.35m de boca, 1m de fundo, 52cm borda, 1.2mm de espessura e 85kg. 1 Ocupante mais gasolina ,bateria, poita totalizando 160kg sem o motor.
Teste em represa , altitude de 680m.
Velocidades: 51km/h com RPM de 5.500 usando hélice 9.9 x 12 paralela e 50 Km/h com RPM de 5.100 e hélice 9.9 x 13 original. A 4.500 RPM helice 12 ficava em 45km/h e a 13 a 40km/h.
-Motor em marcha lenta variando de 900 a 1050
Bom galera é um experimento amador mais dá pra ajudar. E percebe- se que pelo menos nessas condiçoes a hélice passo 12 funcionou melhor atingndo RPM máximo, com barco mais pesado eu já tinha essa certeza. Além da menor velocidade de planeio .
Video do funcionamento