Olá Mike, obrigado pelo comentário. JÁ tive 3 inflaveis, o maior com 4,5mts e motor 40hp e console.
Não há dúvida, os infláveis são seguros. Porém já tive problemas com flutuadores 2 vezes. Um furou, não sei como até hoje. Outra Vez quebrou uma válvula.
Voltei em segurança mas foi bem sofrido uma das vezes. O barco tinha menos de 2 anos na primeira vez. Ou seja, infláveis também tem seus problemas. Depois de um tempo dão muita manutenção e temos que vender. Vai dinheiro pro ralo!. Falo de marcas mais baratas como nautica, arBoat, zefir, etc.. os flexboat são outra história. Mas veja o preço deles, da pra comprar uma bela lancha!
Um flexboat de 12pes, que não tem nem banco, custa mais de 26mil. Um de 5 metros e console já beira 90mil, antes do motor. Um zefir de 3,6m com console mais de 11mil, já dá pra comprar um baita barco de aluminio.
O que mais pega é a relação preço x custo x espaço interno x navegação. Um inflável bom, de uns 5metros, é bem apertado para pescar. Não navega bem dependendo do mar, exigem motor forte e são caríssimos. E são AVERSOS a iscas artificiais e jigs, kkkk. Não se dão bem. Ah, evite carinhos, peixe espada e barracuda também, hehehe.
E vou te dizer uma coisa. Adoro infláveis,! Mas a não ser que queira apenas passear, sair de praias com ondas, e desembarcar na areia para banho, não consigo recomendar um.
Veja bem, é minha opinião e minha realidade. Talvez se $$$$ não fosse um problema ficava com eles e trocava sempre por um novo.
Fiz uns cálculos grosseiros e é possível realmente garantir a flutuabilidade de um barco de alumínio enchendo dois bancos com isopor ou pets além do porão de popa. No meu caso, barco e motor pesam uns 180 kg, 2 pessoas 200kg, mais tralha. É possível nesses compartimentos compensar 500kg de peso.
Além disso, quando tomamos um susto normalmente entra água no barco, mas é incomum enchê-lo até a borda! Um furo seria administravel, eu diria. . Agora, tomar duas ou três ondas grandes e fortes na lateral do barco, uma colisão, a coisa complica. Independente de bote, aluminio ou fibra. Quando ver seu barco virou ou vc já foi jogado longe.
Acredito que se usar um barco adequado, com motor suficiente e sem sobrecarga, posso usa-lo com tranquilidade perto da costa, pelo menos onde estou acostumado a frequentar, região de caraguatatuba, São Sebastião e ilhabela. Eventualmente ubatuba. Isso se for responsável, o que sou.
Fundamental ser largo e proa alta. As vezes passam os "lancheiros" de final de semana, afogando o stress numa offshore, e como querem mostrar que são machos audaciosos fazem questão de passar a 50mph a 20 metros de nosso simplório barquinho. Se ninguém notar como são poderosos não tem graça.! E você se sente dando a borda do barco numa praia de arrebentação. Muito mais comum isso que ficar preso em tempestade.
Se eu tivesse optado no passado por uma lancha de alumínio acredito que ainda estaria com ela. Dura muito mais, a manutenção é viável. Adapta-se a outras pescas, como rios e represas. Nunca nem pensei em levar meu bote onde pudessem haver galhas as submersas, por exemplo.
Enfim, não tem barco perfeiyo, hehehe. O negócio é comprar logo uns três, kkkk
Grande abraço