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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 03-10-2016 em todas áreas

  1. Olá amigos pescadores, venho aqui relatar uma das melhores pescarias que eu já fiz em águas amazônicas. Há muito tempo queria conhecer o maravilhoso Rio Trombetas e enfim consegui. Que lugar meus amigos, que lugar. Além de belo, é quase intocado, preservado e somente nossa turma no rio. Resultado: muitos, muitos, muitos peixes de qualidade e quantidade. O sonho de todo pescador! Nossa aventura começou 1 ano antes quando o Baita escolheu o Rio Trombetas para nossa pescaria amazônica. Fechamos o pacote com o Diógenes da 3HFishing, compramos os vôos e foi só esperar. Chegamos em Manaus 2 dias antes do voo fretado que nos levaria a comunidade quilombola Cachoeira da Porteira, porta de entrada da operação. Conhecemos a turma que acompanharíamos na van no caminho ao aeroporto. Turma mineira de BH, excelentes pescadores e de farra então nem se fala hehe. Galera finíssima, nos tornamos grandes amigos. A galera, esq. p/ dir.: Seu João, PC filho, PC pai, atrás o Nigrin, Eu, Picolé, Baita e Sujeito: Outro da turma foi o Carlos da Pimenta Fishing que nos encontrou na comunidade Cachoeira da Porteira. O voo Manaus/Cachoeira da Porteira foi top. Galera se entrosando, trocando histórias e com uma vista fenomenal da floresta amazônica e seus rios. Rio Trombetas: Depois do voo tranquilo(1:30hra) um caminhão veio nos buscar na pista e seguimos pra comunidade, onde o agora grande amigo Jack Hoffman nos aguardava. Almoçamos e depois mais caminhão por 31km até chegar no igarapé que nos ligaria 1hra depois ao Rio Trombetas e de lá 3hrs até a linda pousada da 3HFishing em meio a Floresta Amazônia. O Igarapé: Chegando no Rio Trombetas: A pousada: A pousada tem vários quartos, com ar condicionado e banheiro. Tem um restaurante onde a farra come solta. Tudo muito simples, logicamente por conta da logística que não é fácil por estar muito longe de tudo(mais perto do peixe), mas nem por isso deixou a desejar em algum aspecto. Tudo muito bom: comida, limpeza, atendimento. Depois de nos instalarmos, começou a arrumação das traias tomando aquela cerveja gelada, cachacinha, violão com Nigrin e Seu João, churrasco e uma bela noite de sono porque no outro dia o trabalho é árduo. A pescaria: O Rio Trombetas é pura corredeira. Pedras e ilhas compõem o maravilhoso cenário e o tornam um lugar único! A variedade de peixes é enorme. Pega quase de tudo. Pirarara, piraíba(não saiu mais tem), jaú, jundiá, cachara, tucunaré, trairão, bicuda, cachorra, corvina, piau flamengo, piranha, pacú borracha e ferrugem e só Deus pra saber o que mais vive naquelas águas. O que mais eu gostei foi que, se você está pescando peixe de couro e enjoa, você já pode encostar numa ilha do outro lado que já pega tucunaré, trairão, bicuda e vice versa. E em quase todo ponto, quase mesmo, que se joga a isca pega peixe. Eu mesmo peguei 2 pirararas em 15 min. Foi soltar uma, arrumar o barco e a outra já puxou e o Baita estourou uma linha 0,80mm e perdeu outro peixe porque a piranha comeu a linha. Isso tudo em 30min. de pescaria. O Nigrin e Seu João pegaram um total de 18 jaús nos 5 dias de pesca em apenas um ponto de pesca. Aí eles cansavam os braços e iam pegar pirarara pra relaxar. E todo dia era essa mesma sofrência. Os peixes: 12lbs: 13lbs: 14lbs: 15lbs: 18lbs: 23lbs: Esse quis levar meu dedo embora: Os peixes de couro: Esse jaú abaixo foi igual aquelas histórias de pescador. Fomos todos almoçar no barranco e o Nigrin chega contando que pegou 8 jaús e o maior quebrou a vara assim que ele boiou na beirada do barco. "Não sei o que aconteceu, mais eu vi o bicho e era gigante, daí tentei levantar ele mais um pouco e a vara partiu no meio, estourou a linha e ele foi embora" nos contou. Eu disse pra ele que esse iria ser o maior peixe da pescaria com certeza. Escapou, mais pelo menos ele viu o tamanho do bicho(tá tudo filmado). Almoçamos e depois eu e o Baita decidimos tentar a sorte com os jaús também. Meia hora debaixo de um sol de 40 graus depois do almoço não é fácil. Decidimos recolher as linhas e ir pra uma sombra e jogar novamente. Minha linha tava enroscada. Fomos tirar e não saia nem a pau. O guia pegou na linha pra tirar do enrosco e com toda sua experiência me disse que aquilo ali não era enrosco não, era peixe. "Jaú e tá na loca!" Eu que nunca tinha pego um jaú já fiquei doido. Uns 10min depois tentando tirar ele da loca finalmente ele sai e começa a tomada de linha. Bicho briga d+. 1hra de briga depois eu consegui levantar ele e ver sua cara. Um monstro de peixe. Enorme. Mais o tinha fisgado pelo rabo. Isso mesmo, pelo rabo. O peixe já é um jaú, gigante e ainda fisgado pelo rabo? Não tinha jeito de cansar ele. Toda vez que eu o levantava, ele descia pro fundo tudo de novo e era mais briga. 30min depois eu já tava morto e o bicho não vinha. Aí decidimos tentar levantar ele mais uma vez e amarrar uma cordinha no seu rabo e arratar pra margem. Tivemos que pedir ajuda pro PC que estava perto porque ele estava nos levando pras corredeiras, já que o guia estava tentando colocar a corda nele. Enfim conseguimos e o resultado ta aí abaixo. Tirando umas fotos com ele na praia percebo que tem um anzol na boca dele. Mostro pro guia e ele me diz que o anzol é do Nigrin. Que ele e o guia do Nigrin tinham feito na noite anterior porque tinha acabado . Acreditem se quiserem. Peguei o Jaú do Nigrin pelo rabo com o anzol dele na boca . 1,69m e mais ou menos uns 70kgs. Olha o tamanho da criança: Cheguei na pousada e disse pro Nigrin que tinha um presente pra ele. Entreguei o anzol e contei a história . Ficou louco . Ainda bem que ele já estava meio cansado, senão seria mais uma história do "perdi um peixe gigante, mais maior sempre escapa!" Outros peixes do Trombetão: Outras imagens de nossa aventura: Piabas: Nós com os excelentes guias Sandro e Adriano: Hora triste é essa : Maior toco da pescaria: O paraíso Trombetas: O imenso Rio Amazonas perto de sua foz no oceano: Na volta ainda passamos uma noite em Alter do Chão, as margens do belo Rio Tapajós. E essa foi nossa pescaria no Rio Trombetas. Agradeço a Deus pela oportunidade de ter saúde e paz pra fazer o que eu mais gosto.A minha esposa por tolerar esse meu vício sendo muito compreensiva. Ao meu irmão e grande pescador Tiago Baita, meu grande parceiro de aventuras por aí.Aos novos amigos Carlos Pimenta, PC pai, PC filho, Seu João, Fábio Nigrin, Mateus Sujeito e Picolé. Vocês são demais turma.Aos outros novos amigos da 3HFishing, Diógenes e Jack Hoffman por toda atenção, antes e depois, e pela semana perfeita. Em breve estaremos aí novamente. A todos os guias, sem vocês não há pescaria, ainda mais num rio de tão difícil navegação. Ao pessoal da pousada pela excelente organização de tudo. Vocês estão de parabéns.. O Carlos tem uma agência de pesca, Pimenta Fishing e está fazendo o pacote pro Rio Trombetas. Contato: (19) 9 9811-7796 Grande abraço a todos e boas pescarias!!!
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  2. Boa noite a todos! Grande @Fabio Giovanoni, só atentando a galera que curte um motorzão velho né? Igual nós! Bom pessoal, a uns 18 anos atrás ganhei uma lanchinha p duas pessoas com motorzinho Yamaha 25hp Enduro lerdo que só (Motor p força e não velocidade). Sabe como é, como comentei em outro tópico, a paixão por essas coisas só aumenta com o passar dos anos... Bom, mudamos de cidade e esse casquinho ficou parado por uns 10 anos e então resolvi reativá-lo porém com um 35 ou 40hp que era meu sonho de infância pois queria elevar a velocidade de 25mph para umas 35mph o que a meu ver já era muito! Bom, ao pesquisar sobre motores com rabeta curta (15") descobri que de 1975 a 1979 foram fabricados os Johnson Stinger 75hp 15" !! Imagine só, eu, sonhando com 35mph e descubro que existiam motores com rabeta curta que atingiam 74mph! Foi amor a primeira vista e então comecei a busca por uma relíqua dessas.... 2 anos se passaram e depois de avaliar uns 3 motores comprei um 1976 que estava em BH, feio por fora e totalmente refeito por dentro, pistões STD, 135psi, funcionando tudo, já com comando mais moderno e carburadores impecáveis! Enfim! Depois de trocar de casco 2 vezes cheguei a uma boa configuração e hoje consigo extrair quase 70mph desse Stinger 75hp sem modificações (ainda esse ano iniciarei o upgrade). Agora voltando ao foco principal do tópico: Os Stingers são basicamente motores comuns com cabeçote rebaixado, rabeta menor, torpedo mais fino, relação de transmissão mais direta p aumentar a rotação da hélice (normalmente usam hélices de superfície), CDI sem limite de RPM (Para preparações/Corridas), escapes mais livres (melhora para alta rotação e piora o torque em baixa) e algumas outra particularidades menos significativas. Antigamente a OMC dava nome a seus motores e essa Linha Stinger (Hustler 75hp 3cyl / Strangler 135hp 4cyl na linha Evinrude) era mesmo para competição, só não entendo pq fabricaram 75hp com rabeta longa / gear ratio comum e colocaram o nome de Stinger, pois na minha opinião esses "comuns" deveriam ser apenas Johnson 75hp, SÓ! Esses outros Stinger / Strangler eram V4´s que atingiam 135hp ou mais, projetos derivados do bloco V4 90/115hp na mesma linha de raciocínio do 75hp. O que importa mais para velocidade é rabeta com boa hidrodinâmica, relação de transmissão mais direta, baixo peso e hélice para performance, pois muita gente lá fora substitui a cabeça de força do Johnson Stinger 75hp pelo Johnson 70hp que todos já conhecem (alegam que o bloco de 56ci tem mais torque que o 49ci).... O tal 70hp já existia porém haviam nas competições daquela época diversas categorias e uma delas era a de 800cc e o motor OMC mais próximo para competir era o Johnson 70hp que tinha mais de 900cc, então a OMC preparou o bloco para correr nessa categoria limitando o volume a 800cc e ilimitando o RPM Resultado: 75hp a 5800RPM / hélices de superfície com passo em torno de 23" / relação de 1.86:1 / conjuntos com aproximadamente 320kg = 74mph em algumas preparações (claro que com mais preparações esses motores passavam facilmente dos 90hp a 7500RPM) chegando sim até a 8000 RPM em alguns casos e a partir daí alguns show pirotécnicos Bom pessoal, tem outro tópico falando mais sobre hélice de superfície a engenharia de motonáutica para quem tiver interesse: Ah! Os 40/50/55/60hp 2 cilindros da OMC tb são muito preparados lá fora! Rabetinha curta / relação longa e até 58mph! To montando um 50hp tb, em breve terei informações do resultado... Abraço a todos!
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  3. Amigos...o Kid M, há anos, vem cobrando todos os usuários para que insiram as suas fotos pessoais no perfil. Além de deixar o fórum com um visual muito mais interessante (e interativo), fica muito mais fácil identificar um amigo em uma pescaria. Então, agora vc poderá facilmente inserir uma foto do seu computador/telefone diretamente no seu perfil. Abaixo um tutorial passo-a-passo de como fazer isso. BASTA SEGUIR.. Vamos lá....Vamos ajudar o Kid M e o FTB a se manter atualizado. Contamos com a sua ajuda.
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  4. Pessoal, como muitos dos amigos do fórum possuem ou já tiveram o fusquinha da pesca brasileira, irei postar uma dica importante que recebi do mecância da Naútica Barão (Autorizada Yamaha aqui em BH). Nosso motor fica na cidade de Abaeté e a maioria das revisões são feitas por lá mesmo. Na última revisão em 2015 trocamos além do óleo da rabeta o rotor da bomba d'agua. Nas 6 pescarias deste ano observamos que o motor estava com um jato de água com boa pressão (indicador de bom funcionamento) e seu funcionamento normal. Ao traze-lo para uma revisão há poucos dias em BH, devido a um problema na alavanca da báscula, o mecânico identificou que o motor havia passado por um pequeno aquecimento. Felizmente não comprometeu em nada a estrutura do motor, mas irei postar os indicativos que o mecânico me passou para que os amigos não tenham surpresas como a minha. Não sei o ano do motor e segue uma foto A primeira dica que recebi foi de manter sempre atenção para a saída d'agua no motor. Se o jato estiver saindo com boa pressão é indicativo de bom funcionamento. Mas além disso, as vezes é necessário remover a tampa do motor e verificar se não apresenta regiões amarelas no corpo do motor (igual panela quando queima e dá aquela marca). Abaixo uma foto do meu motor para vocês verem Outro item importante pessoal é verificar durante a troca em caso de quebra de alguma das partes do rotor onde esse pedaço foi parar. O mecânico observou que no meu caso o rotor estava faltando duas partes e ao abrir a caixa abaixo do rotor tinham 4 pedaços. Ou seja, na última manutenção foi feita a troca mas o pedaço não foi removido. Ele disse que caso este pedaço tivesse ido parar no canal de saida d'agua eu poderia ter perdido o motor, pois impediria completamente a saída dágua. Segue uma foto apenas para ilustrar a caixa que estou falando onde estavam os pedaços (Essa imagem peguei na internet, pois não tirei foto no dia da manutenção) Pessoal não sou especialista em motor e manutenção. Espero que alguns dos vários conhecedores que temos aqui possam colaborar para enriquecer esse assunto. De qualquer forma achei importante registrar minha experiência para aqueles que, assim como eu, estão iniciando nesse mundo vasto e maravilhoso dos motores de popa. Abaixo um link muito bacana do próprio fórum que ensina passo a passo a troca do rotor. Um abraço pessoal e boas pescarias.
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  5. Salve Galera do fórum , tenho visto ultimamente o fórum um pouco vazio , temos que aparecer mais , nos movimentar em relação as pescarias e deixar de lado um pouco a situação econômica do nosso país , pois a cada dia que passa trabalhamos mias e nos divertimos menos . Vamos nós para mais algumas pinturas feitas por mim ,mas deixando claro que além das pinturas faço custom tb com carbontex , rolamentos cerâmicos boca modelo novo troca de peças internas ,troca de manivelas . Muitos já sabem disso alguns outros não , trabalho quase que 100 % pela internet e correios aonde as pessoas mandam de qualquer lugar do País para mim as carretas faço o serviço e mando de volta completamente modificada e melhorada a carreta . QUEREM MEU CONTATO ? AQUI ESTÁ : WHATS APP (11) 967808633 (CLARO) EDUARDO CHEDID Por aqui no fórum inbox : EDUARDO CHEDID Pelo facebook : EDUARDO CHEDID / LOJINHA DE SALIM / LDS TUNING E JÁ ESTAMOS NO AR COM O BLOG / SITE PRÓPRIO TB : WWW.LDSTUNING.COM.BR E agora com pagina no facebook tb : Aqui todas as fotos e reviews acompanhe e dê um joinha lá !!!! https://www.facebook...908102209227865 Dáu ma curtida e uma olhada nos projetos lá tb. Agora um agradecimento a turma aqui do fórum , tenho estado aqui com a TURMA DO BIGUÁ há mais ou menos 2 anos e aprendi demais com essa galera , muitas das minhas dúvidas consegui sanar por aqui , há pouco tempo atrás recebi da MODERAÇÃO um AVATAR personalizado que fica na minha assinatura lá em baixo e fiquei no mínimo feliz e lisonjeado com isso , venho agradecer muito esse pessoal que me ACEITOU DE PORTAS ABERTAS no vosso fórum se trata desse avatar: Bom mas vamos de deixar de conversa e vamos aos trabalhos : Uma chronarch mg do nosso amigo Thiago Naka: foi reconstruída estava com ela há mais de 10 anos e muito usada , resultado jogo de rolamentos novos , conjunto motriz trocada (coroa /pinhão) fricção em carbono e pintura no preto carvão desenvolvido por mim: = Agora são 3 carretilhas de outro amigo do fórum tb : Uma advantage toda custom arremessando horrores e pronta para os dourados : Uma curado 300 tb preparada para os dourados com freio em carbono passando dos 10 kgs de drag E uma contender tb com drag aumentado , rolamentos abec 5 tb preparada para os dourados: Agora uma black widow toda customizada com rolamentos cerâmicos , fricção de carbono , sistema de freio SCS desenvolvido por mim feita para amazônia tirando os açus com o pé nas costas. Essa série é muito boa e forte possui corpo em alumínio , quando feita a custom se torna além de uma carretilha muito confiável praticamente a carretilha principal da pescaria. E por fim uma metanium dc do meu amigo Pedro , custom total tb ,pintura com freio em carbono rolamentos cerâmicos: Bom galera é isso aí por enquanto , mas vou pedir para vcs entrarem na página do facebook : https://www.facebook.../?ref=bookmarks E dar uma curtida lá !!!! já está no ar a pagina da LDS TUNING: www.ldstuning.com.br Vcs além do FTB (parceiro meu lá tb) terão todos os posts e tópicos organizados e categorizados , será uma verdadeira ferramenta para os pescadores avidos de informações técnicas !!!! Pois assim verão todas as novidades acontecendo em tempo real , e se precisarem de uma custom ou tuning , COTAÇÕES , CUSTOM ? me chamem inbox ou whatsapp (11) 967808633 ABRAÇOS A TODOS E ATÉ A PRÓXIMA !!!!!!
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  6. Já vi mutos Yamahas com essa coloração, inclusive o meu 15 Mariner que é Yamaha e outro que tivemos tb e na maiora das vezes do cilindro de baixo. Lembrar de ver o torque dos parafusos do cabeçote, se tiverem firmes provavelmente sem problema. Outra coisa importante, rotor que quebra as pás e solta pedaço na maioria das vezes é o paralelo, o original normalmente derrete, não ponham rotores paralelos nos motores. No meu 15 e no 18 duraram apenas 1 ano e soltaram pedaços, coloquei na epoca pois não encontrei , depois disso só original .
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  7. fabricio se aqueceu demais tem algo de errado ok / pelo que vç disse ai fabricio; e seu mecanico = a causa foi as pás do rotor quebradas ; e detritos das msmas = no sistema refrigerçao ok / mas e a valvula termostatica ???? e a junta cabeçote ?? tá tudo beleza amigao ??? da uma pesquisada aqui no forum = tem um caso mais grave; de um motor suzuki = da p/ ver bem a mancha do super aquecimento ; no motor ok / valeuu fabricio; dica joia = sempre dar uma verificada visualmente = no motor tirando o capo abraço
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  8. Tenho interesse em um par. Vê quanto fica o frete (carta registrada , mais barato) para 71925-000. Obrigado
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  9. Muito top mesmo as imagens e edição!!!!
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  10. Show de bola André...Achei as imagens muito show. Qual a câmera q vc usa?!?! (sem ser GoPro e drone) E já estou me inscrevendo lá no seu canal. Gostei da pegada dos vídeos e aventuras...Parabéns mesmo.
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  11. Parabéns! Show de pescaria e aventura.
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  12. Excelente André, belas imagens. Difícil acesso e local fantástico. Belos peixes abc
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  13. Show de imagens......parabén
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  14. ASTRA amigao = sobre os rolamentos = concordo c/ vç sobre ecologia e tals ok ....masss .... p/ mim ñ siginfica a embalagem = e sim o conteudo = no caso aqui = PEÇA TEM Q SER P/ MIM = GENUINA E DE PROCEDENCIA = RESUMINDO = TOP OK / mas em termos de rolamentos = é fodaaa muito lixo no mercado ; como sempre repitoooo issooo = tercerizar x progresso x futuro e tals ; no BRASILLLL KKKKKKKKKKKK......... ñ generalizando astra = p/ mim essas coisas estao piorando aqui no brasil viu = ainda mais a respeito de motores e peçass = só lixo transformado pelo chineses = e descarregado nos paises subdesenvolvido incluindo = a invasao da china no BRASIL OK ;;;;;;;;;;;;;;;;;; uma merda ficouuuu ........... olha = já tive caso aqui ; de abrir motores = e me deparar c/ rolamentos blindados p/ motores eletricoss kkkkkkkkkk ..........em motores a gasolina = sem dizer as falahas e defeitos de fabrica kkkkk = veja vç como funciona kkkk ...... rolamentos top de linha = = ñ sao ; embalados apenas ; em saquinhos ou a granel ok por isso que citei = que está fodaaaaa = P/ COMPRAR $$$$ ; E CONCEGUIR EM MAOS ; UM ROLAMENTO OU PEÇASS TOPPP OK / hj todos trabalham; e seguem o ritmo da carruagem né kkkk = mas eu ñ sou bem assim ok / a maioria dos mecanicos e donos de oficina que conheço = moto / caminhao / carro / nautica / e outros tantoss = SÓ TRABALHAM C/ CHINA E PARALELAS KKKKKKKKKKKKK ..... SE Ñ FOR ASSIM ELE FECHA A EMPRESA ; OFICINA ......... KKKKKKKKKK ñ tem lucro algum / mas quem trabalha c/ motores top e importado = ñ tem escap = pago hj peças a preço do dolar como disse ok /// fodaaa.... ainda masi aqui no brasil = cobra qto quer kkkkk..... aqui na cidade e regiao tenho nome a zelar ; tambem trabalho c/ motores de alto giro 12.000 subindo p/ 18;000 ; e ate mais conforme o projeto = ñ pode ter falhas; nem cagada = tem que ser perfeito = se ñ explode = ñ é nada barato ok / ja pençou qto esquenta; e vira esse motor = um rolamento china ou 2 linha = ja´era´ .... kkkkkkkk... ja´vi tanto na minha vida esse filme = comediaaa kkkkk = estou enjoado de ver o msmo filme kkkkkkkk.... agora visualmente p/ quem ñ trabalha c/ isso = é tudo iguall né ... e esperar de quem vende = ser honesto ; e dizer sempre a verdade = tá fodido ; tomouuuu kkkkkkkkkk,,,,,, ai esta´uma grande tatica do bom profissional = ñ trabalhamos c/ 2 linha ; nem paralelas coisa que a maioria faz né abraço
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  15. GRANDE MESTRE e PARCEIRO PAULISTA = TOP MSMO SUA PARTICIPAÇAO NO TOPICO = PARABENS ; E OBRIGADO DR ; BACANA MSMO SABE QUE CURTO NÉ = OS DINOSSAUROS só tenho que agradecer = a VOÇÊ ; pelas aulas ; e dicas p/ todos ; que curtem o tema ok DR = é como vç disse msmo = ´´ motorzao velho ´´ kkkk ;;;; mas na minha opiniao aqui = vçs acham ; que esse motor esta virando ate hj ; e da maneira que fazem c/ ele ???? porqqqq ???? qria ver esses motores novos ; da categoria = kkkkkkkkkkkkkkkk ; comediaaaaaaa ; kkkkkkkkk........... dr olha ai parceiro = esssaasss fotos sao especialmente p/ vç e todos que apreciam sem moderaçao ok = ( vamos conceguir algum material sobre q falamos ; questao de tempo ) espero que goste ; e todos curtam ; paticipem tambem ok tamos nessa turma / abraço olha ai DR = primeiro o motor de 4cil que acho q foi oq citou ai em cima = depois = tecnicas = motonautica da epoca ; e dos motores citados = stinger =
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  16. Segue um vídeo com o ronco do meu Stinger a 6200RPM / 67mph (com som, bateria 45Ah, 20L de gasolina...ou seja, pesada para uma competição) E outro vídeo mostrando lá fora um grupo de apaixonados pela categoria V75 ou T-850 (Cascos Critchfield 13' com Stinger 70/75hp e apenas uma Vodoo 13" com Mercury 60hp)
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  17. Oi @Luiz Mello imagino que já tenha tomado a decisão, mas um ano atrás antes da minha pescaria no Araguaia fiquei quase doido procurando informações sobre bolsas e caixas. Já possuo faz um tempo uma excenlente caixa de pesca da plano a 8616, segue foto abaixo No começo ela me atendia bem, ai quando agente começa com essa tal de pescaria com iscas artificias meu amigo, todo mês umas "três" novas iscas entram na caixa e rapidim ela fica pequena. Depois de muito pesquisar acabei comprando uma Bolsa RAJU GG que cabe muita coisa e não fica atrapalhando no barco não. Cabe carretilha, alicate, uns 4 estojos pesca brasil, lanterna e ainda sobrou espaço para os porta anzol encastoado. A caixinha ai de cima ficou separada especificamente para pesqueiros, pois da pra colocar as miçangas e boias à vontade sem o risco de danificar ao bater em algum lugar.
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  18. Eu uso a quase 2 anos uma Venator GTS em pesqueiros pescando tambacus e tambaquis, e até agora a bicha aguentou o pau, e não foi pouco, pesco principalmente no Córrego das Antas. Única coisa que vou ter que trocar vai ser os discos de freio, o que fica embaixo da corroa está bem gasto, chegou a fazer uma "valeta" nele, mas pelo tanto que eu uso ela e pelo valor que paguei na época uns 450 mais ou menos, isso não foi nada. Eu literalmente coloquei minha Venator para moer, e ela está ótima ainda. Agora é um gestão de gosto.
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  19. Nos pesqueiros aqui de São Paulo muitos pescadores usam curados. Tanto a 200e7 como a 300e, mas geralmente usam mais a 300E pelo seu drag. Mas vai depender a sua finalidade. Venator (159 gramas). Curado 200e7 (217 gramas) Tatula 100 hs (225 gramas) Tatula type r (215 gramas) Quanto a qualidade, creio que as três sejam ótimas. Mas não há como não dizer que daiwa e Shimano são mais recomendadas em qualidade, mas a marine é top também. Pega uma de cada e depois me conta qual te atendeu mais. Abraço.
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  20. esse topico eh unico no forum, deveria estar fixo!
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  21. @Mike Que bom que se interessa pelo tema! Quanto aos questionamentos, lá vai: Hélices comuns de alumínio possuem pás de maior espessura devido a baixa resistência mecânica do material e portanto gastam mais energia para "entrar" na água (Hélices de superfície entram e saem da água em alta velocidade). Basta imaginar duas facas cortando água a 200km/h, uma de chapa fina e bem afiada e outra de capa grossa sem lâmina, percebe o desperdício de energia? Essa dificuldade de "entrar" na água causa aeração, diminuição de rotação, diminuição do empuxo e consequente diminuição de velocidade da embarcação. Mas dizer que apenas hélice do tipo Cleaver ou semi Cleaver podem gerar empuxo trabalhando na superfície está errado pois qualquer hélice tem essa capacidade, umas com maior eficiência outras com menor eficiência (bemmm menor no caso das hélices de alumínio). @Fabrício Biguá me corrija se estiver errado, mas a maioria dos Bass Boats utilizam hélices comuns de inox (de grandes passos e alto desempenho, porém não são Cleavers) e conseguem, com a atuação do Jack Plate Hidráulico, atuarem como hélices de superfície pois a embarcação entra em planeio com o motor baixo (hélice afogada) e depois de uma certa velocidade vai se aumentando a altura do motor e tirando aos poucos a rabeta da água fazendo com que o arrasto diminua, o giro aumente e Voilà! Temos uma hélice comum atuando como hélice de superfície! O que precisa ficar claro para quem pretende investir em hélices de superfície é que toda essa engenharia é voltada para velocidade final e não para força! Eu utilizo Cleaver em uma embarcação de competição com 4.5kg/hp, mas a minha Marajó continua com hélice comum pois com carga chega a 12kg/hp! CLEAVER FUNCIONA PARA EMBARCAÇÕES COM BOA RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA! Com a hélice de superfície ganha-se em velocidade final, mas perde-se muito em arrancada e capacidade de carga. Abaixo mais um exemplo de uso da hélice de superfície, veja que trata-se do seguinte conjunto: Barco de alumínio Princecraft 14" Motor Evinrude 1990 20hp com carburadores maiores. CDI sem limite de rpm Jack Plate Power Trim Velocidade/rotação máxima: 43,7mph / 6400rpm Hélice tipo Cleaver passo 18" Corre né? Pois é! Experimente colocar 2 pescadores + tralha de pesca + isopor com cachaça ali, o barquinho não vai nem sair do arrasto! Quanto a segunda questão: Não tem nada frouxo ali não, são apenas 225hps tentando destruir um Jack Plate enquanto a pressão da água tenta jogar a rabeta p espaço! Outro artifício muito utilizado nessas configurações são os elásticos para manter o motor (destravados caso a rabeta toque em algum objeto) no lugar, pois em alta velocidade ao passar por alguma onda, a hélice, por estar muito elevada, poderá perder o "agarre" na superfície e a própria pressão da água levantar o motor, veja no vídeo do post anterior que os elásticos estão ali. @Astra-Taranis dê uma olhada no: Boa leitura! Qualquer dúvida é só perguntar
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  22. ABAIXEI PRA VENDER 6.000,00
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  23. @Fabrício Biguá 1 - Veja que existe uma mangueira que acessa a lateral da rabeta, essa mangueira chega diretamente na bomba d´água e provavelmente parte de captores no fundo do casco na região do PAD, onde sempre tem água. 2 - Os horários citados referem-se a momentos dos vídeos postados e a partir daquele momento as hélices estão com seu rendimento máximo (~30% da área) Minha lancha possui dois captores que saem do fundo do casco e através de mangueiras acessam diretamente a bomba d´água original do motor. Veja também que fechei a captação natural do motor para não permitir a entrada de ar, o que impossibilitaria o funcionamento da bomba e o consequente superaquecimento do motor. Tudo o que estou falando é muito comum em motonáutica e algumas equipes até instalam pequenas mangueiras que levam água do bloco até o piloto para o monitoramento "visual" do sistema (sensor de baixo custo rs) Não reparem na "estética" pois ainda estou finalizando a "mecânica" da criança
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  24. Fabrício, obrigado pelo feedback! Nos primeiros comentários ficamos inseguros, espero conseguir passar um pouco do que aprendi na montagem desse e de outros projetos. Outra informação interessante sobre a Cleaver é que sua eficiência máxima se dá quando ela está com apenas 30% da área de seu círculo dentro da água, ou seja, em uma hélice com 30cm de diâmetro a sua maior eficiência será com aproximadamente 10cm dentro da água! ?Isso ocorre pq, como em qualquer hélice, a parte centro-extremidade é responsável pela maior realização de trabalho. Embora a velocidade angular seja a mesma, a velocidade linear da extremidade da hélice é muito maior do que a velocidade linear da hélice próxima ao eixo. Com base na explicação acima podemos confirmar que a rabeta preparada com Nose Cone não vai fazer muito efeito em uma embarcação com Jack Plate hidráulico se considerarmos apenas velocidade elevadas, pois na velocidade máxima o "torpedo" ou "gear case" fica completamente fora da água! Temos muitos exemplos no youtube. (Vídeo acima postado pelo Renato Blumenau - Vlw Renato!) Exemplo de rabeta Arneson Drive, um ótimo sistema para o uso da Cleaver Propeller pois essas rabetas permitem o movimento vertical da hélice como em motores de popa com Jack Plate hidráulico, permitindo melhores planeios (motor baixo) e eficiência máxima em altíssimas velocidades (motor alto) - Vejam quem apenas uma pequena parcela da hélice (~30%) toca na água ja em velocidade final (1:10min). Exemplo de Cleaver em motor de popa com Jack Plate hidráulico, velocidade máxima com torpedo fora da água - Apenas os tais 30% dentro da água (2:45mim).
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  25. Vídeo bem legal sobre o assunto!!
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  26. Mike, hélices desenvolvidas para uso na superfície (eixo aproximadamente alinhado ao fundo do casco) são normalmente fabricadas em aço inox para se ter o mínimo de espessura e cortam como facas de churrasco, tudo isso para cada pá "entrar" na água tendo o menor atrito possível e causar, em alta velocidade, o mínimo de aeração. A ideia é simples: Menos rabeta dentro da água: Menor atrito, menor arrasto 1/2 hélice dentro da água: menor atrito, mais RPM, maior potência atingida pelo motor Compensação do alto giro com hélices de maior passo (mais pesadas) Maior eficiência em alta velocidade, menor consumo, mais velocidade Como todo projeto revolucionário existem os prós e contras, então tb temos para o uso da Cleaver em Outboards. Dificuldade de planeio (Na saída a cleaver fica "aerando" ou "patinando" até a embarcação atingir uma velocidade em que a água "fique dura" o suficiente para o escorregamento (SLIP) cair e a hélice ter "agarre" na superfície da água). Essa "dificuldade" pode se transformar em "impossibilidade" de planeio caso a embarcação esteja mais pesada do que a configuração do projeto. O barulho também aumenta bastante, como disse o Carlos Augusto anteriormente, pois o escape principal do motor fica fora da água e lá se vai o "silenciador" natural do motor de popa. Outro "problema" da Cleaver é a "levitação" da popa, pois a força que cada pá faz para "entrar" na água tem uma resultante vertical para cima que faz com que eleve a popa da embarcação e consequentemente abaixe a proa, podendo até causar riscos de navegação pois esse efeito fica mais evidente em alta velocidade (embarcação vai acelerando e já próximo da velocidade máxima a proa abaixa e aumenta rapidamente o atrito do casco na água causando uma "frenagem" (Aconteceu comigo em um casco inadequado para o uso da Cleaver). Dificuldade de configuração: Não é "plug-e-play" como motores de popa com hélices comuns. Precisa-se configurar a altura fina do motor (variação de ~1" em média do eixo da hélice com o fundo do casco - considerando sistemas sem jack plate com ajuste hidráulico vertical $$$$$), passo do hélice, diâmetro, peso do conjunto (quanto menor melhor), ajuste de trim e principalmente o ajuste do CG (centro de gravidade do casco), os especialistas em motonáutica citam a distância do CG a popa de 20 a 27% do comprimento total da embarcação. (Meu projeto atual tem 3,90m com CG a 0,72m da popa). Captação de água para arrefecimento: No Nose Cone em rabetas preparadas ou captores no fundo do casco com mangueiras que levam a água diretamente a bomba d´água do motor. O motor com Cleaver puxa mais a direção do que com hélice comum. Números do meu projeto atual: Motor: Johnson Stinger 1976, rabeta curta com relação de 1.866:1, sem limite de giro, 75hp a 5800 RPM Rotação do motor em velocidade máxima: 6100 RPM a 67 mph (ainda configurando) Hélice: Cleaver inox 3 x 11.3/4” x 23 Slip atual: 6% (é possível melhorar com a diminuição do peso total do conjunto) Casco em V com PAD de 12" Peso total do conjunto: 340kg (Casco/motor/som/combustível/trim hidráulico adaptado/piloto) Alex Prime, mto bom seu projeto, nos informe os números atingidos até agora Espero poder dar continuidade na discussão para que possamos aprender mais sobre esse sistema pensado para economia de combustível e altas velocidades! Abraço a todos!
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