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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 06-10-2016 em todas áreas

  1. Olá amigos do fórum...Criei esse tópico depois de analisar a quantidade de informações distorcidas, tendenciosas e não verdadeiras sobre modelos, marcas e tipos de carretilhas. Minha intenção não é sanar todas as dúvidas sobre o assunto, já q não sou dono da verdade, busco apenas repassar um pouco do que aprendi nesse anos e ajudar principalmente aqueles q estão começando a pescar de carretilha (baitcasting). Como o universo de informações sobre carretilhas é gigantesco vou delimitar o meu tópico falando apenas nas carretilhas de água doce e de perfil baixo. Apenas para ajudar no aprendizado: Carretilhas de perfil redondo/alto são aquelas com o corpo redondo...hehee...sei q estou sendo redundante, mas vendo a foto abaixo vc rapidamente saberá identificar uma carretilha de perfil redondo. Geralmente são carretilhas mais robustas, com maior poder de frenagem (DRAG), e na grande maioria das vezes, utilizadas para a pesca de grandes peixes (acima de 10Kg). Isso não é regra, Ok?!?! Já as carretilhas de perfil baixo são normalmente achatadas, mais leves e são utilizadas na maioria esmagadora dos casos, em pescarias mais leves, onde o pescador realiza diariamente centenas de arremessos e precisa, necessariamente, de um equipamento mais leve. Então vc, pescador novato em carretilhas, caso esteja querendo comprar uma carretilha para a pesca de tucunarés, robalos, blackbasses e outros peixes esportivos brasileiros de pequeno e médio porte, continue lendo a matéria. A primeira pergunta q vc, interessado em comprar uma nova carretilha tem q se perguntar é: arrow:: Que carretilha eu preciso adquirir para esse(s) tipo(s) de pescaria q eu pretendo fazer??? arrow:: Segundo. Quanto eu estou disposto a desembolsar??? arrow:: E terceiro. Ela me servirá em outros tipos de pescaria??? Complicado não??? blink:: Antes de entrarmos propriamente no mérito da questão cabe ressaltar q qualquer comparação perde a finalidade quando se compara grupos diferentes (leia-se preço/valores) de carretilhas. Não tem como se comparar uma carretilha q custa R$ 1.000,00 com outra carretilha de R$ 100,00. Ok??? Seria como comprar um Jetta com um Uno. Ambos irão te levar ao mesmo lugar, mas a comparação é ridícula, entende?!?!? Outra coisa importantíssima q devemos ter em mente é q o q traz o peixe não é a carretilha, e sim, a vara, então, teóricamente vc poderá trazer o mesmo peixe até a borda do barco com a carretilha de 1000 reais, ou a de 100 reais... lingua2:: Evite ficar postando/perguntando em tudo quanto é fórum qual a carretilha é melhor, fazendo comparações q não te levarão a lugar algum. Se tem muitas dúvidas, defina primeiro o q vc quer, pesquise sobre elas, e depois, quando tiver certeza do modelo, cheque com a turma as vantagens e desvantagens do modelo escolhido...Vc constatará q em 90% dos casos a sua escolha será a mais acertada. alegre:: Então vamos lá. Tentarei ser o mais claro possível. Nada de muita questão/especificação técnica. Peso, tamanho, material do corpo, quantidade e tipo de rolamentos, taxa de recolhimento, país de origem, profundidade do carretel, sistema de freio, marca e preço, são os maiores diferenciais na hora da sua escolha. Peso:Quanto mais leve for a carretilha menos esforço vc fará e mais tempo vc passará pescando. Esse é o diferencial. De nada adianta comprar uma carretilha abaixo dos 200 gramas se vc está usando uma vara de "1Kg". Dê preferência para carretilhas leves se todo o seu conjunto for leve. A variação média de peso das carretilhas de perfil baixo variam de 155g da Daiwa-Steez, até os 297g da Shimano Curado 300D. Tamanho:Opte por modelos compatíveis com o tamanho da sua mão. Mulheres e homens de mão pequenas devem optar por modelos pequenos, tipo 50, 100, 1000, ou compatíveis, lembrado q esses modelos citados geralmente são mais leves também. Antes de comprar a sua carretilha vá até uma loja especializada e pegue a carretilha montada numa vara e veja se ela é confortável e "calça" bem na sua mão. Poderá acontecer de vc comprar uma carretilha leve q não se encaixa muito bem a sua mão. Material do Corpo (vale tb para peças internas): Existem modelos confeccionados em plástico, com peças em aço, outras confeccionadas em alumínio, enquanto outras em magnésio, e por aí vai. Geralmente as com melhor material são as mais leves, caras e duráveis. Cheque se todos os materiais/componentes da carretilha q vc está interessado são compatíveis com o seu tipo de pescaria. (principalmente se a sua pescaria for em água-salgada) Qualidade e Quantidade de Rolamentos: Quanto mais rolamentos tiver a sua carretilha menos as partes internas serão exigidas (teóricamente), mais suave será o seu trabalho e mais durável ela será. O tipo de material desses rolamentos interefe diretamente no produto. Hj se vê carretilha de 100 reais com 10 rolamentos, mas agora vem a pergunta. Será q eles prestam? Assim como dito acima o material em q são confeccionados os são fundamentais na escolha do modelo. Existem rolamentos feitos com ligas especiais q garantem durabilidade extra tanto na água doce, quanto na água salgada. Procure saber qual é o tipo de rolamento da carretilha q vc pretende comprar. Procure pelas siglas AR-B, CCR, e por aí vai. Um par de rolamentos das carretilhas top da Shimano, Daiwa e etc, pode chegar a custar R$ 100,00, ou seja, o preço de muita carretilha mais simples. Taxa de Recolhimento:Outra questão a ser observada. Tente dar preferência a carretilhas que recolhem mais rápido. Pegue a caixa do produto e cheque essa taxa (gear ratio). Geralmente são números assim 5.0:1, ou 6.3:1, ou 7.0:1 e por aí vai, ou seja, a cada volta na manivela (expresso pelo número 1) corresponde a "X" voltas no carretel (expresso pela numeração q vem antes do :1), então em uma carretilha com taxa de recolhimento 5.0:1 o carretel dará 5 voltas em torno do seu eixo enquanto o pescador dá apenas 1 volta na manivela da carretilha. Simples né?!?!? Lembre-se: uma carretilha rápida (7.3:1) poderá trabalhar em qualquer velocidade abaixo disso, mas será q uma carretilha lenta (5.0:1) conseguirá o mesmo desempenho q uma mais rápida? Muita atenção na verdadeira taxa de recolhimento. Na caixa da carretilha vc encontrará o tanto de linha q a carreta enrola por manivelada (line per handle)...vc encontrará carretilhas 7.1 q enrola menos linha q uma 7.0, ou seja, pura tática de venda do fabricante (pra não dizer enganação). Profundidade do Carretel: Algumas modelos de carretilhas se diferem apenas na profundidade do carretel, uns mais rasos, outros mais profundos (Steez, Calais, etc). O mercado japonês utiliza normalmente carretilhas com carretel mais raso, onde a capacidade de linha é menor, pois seu tipo de pescaria prioriza linhas mais finas. Já o mercado norte-americano, e o Brasil acompanha mais esse mercado, utiliza carretel mais profundo, com maior capacidade de linha, o q possibilita a utilização de linhas mais grossas. Se vc utiliza linhas com bitola acima de 0.30mm é interessante a utilização de carretéis mais profundos para não correr o risco de ficar sem linha no meio da pescaria. Sistema de Freio / DRAG (arrasto ou fricção):A maioria esmagadora do mercado de carretilhas oferece modelos com 2 tipos de freio. O mecânico e o magnético. O mecânico nada mais é q uma bucha interna, q pode ser de cerâmica, carbono e outros materiais, onde o pescador, ao apertar aquela roldana pequena q fica entre a manivela e o corpo da carretilha, estará apertando esse freio q atua em todas as fases do arremesso e do recolhimento. Já o magnético pode ser regulado internamente ou externamente dependendo do modelo da carretilha. O freio magnético funciona apenas durante os arremessos. Para se regular internamente é preciso soltar a tampa lateral da carretilha (lado oposto a manivela) e regular umas buchinhas q ficam nas extremidades de uma estrelinha ninja..hehee..Cada buchinha pode ser configurada em duas posições diferentes. Mais perto do centro, ou mais afastada do centro do carretel. Quando mais perto do centro, mais solto fica o carretel, e vice-versa. E tb existem carretilhas com regulagem do freio magnético externo. Um botão lateral oposto a manivela com graduação. Normalmente no 0 (zero) o freio está totalmente liberado, enquanto no 10, o oposto. O segredo de não se fazer cabeleiras e arremessar longe está aqui, nos sistemas de freio. Para aqueles q estão começando o ideal é freiar em 80% os 2 tipos de freio, assim vc não fará cabeleiras de jeito nenhum (tb não arremessará nada), e a medida em q vc for se acostumando com a carretilha, vc vai soltando gradativamente os freios até ter um equilíbrio ideal. Quando se fala em fricção ou DRAG, estamos na força máxima suportável pela carretilha antes q o seu carretel deslize, ou seja, se a sua carretilha suporta 4Kg de Fricção/Drag, e um peixe fizer uma força superior a essa, como "medida de segurança" o carretel irá deslizar. Caso a carretilha ficasse totalmente travada essa força poderia empenar o seu carretel, poderia quebrar um componente interno, ou ainda, arrebentar a linha ou quebrar a vara. Muitos acreditam q quanto maior o drag da carretilha melhor ela é...mas será q para o seu tipo de pescaria (com linhas e varas de baixa libragem) tanto drag é necessário? A escolha é sua. Marca e Preço:Questão muito polêmica. Claro q escolher uma carretilha cara e de marca agrada o "ego" de qualquer pescador, mas antes de se investir uma boa quantia em materiais caros é interessante vc saber se realmente é esse o esporte q vc quer abraçar e se vc realmente vai aproveitar o máximo do seu material. Um bom material não fará vc pegar mais peixes, mas também não te deixará na mão tão facilmente. Começe com um material intermediário e tire o máximo dele, assim, a sua próxima aquisição será certeira ao seu perfil. Shimano, Daiwa, Quantum, etc, são bons exemplos de carretilhas de qualidade. Cada uma dessas marcas possuem carretilhas q variam de R$ 350,00 até os R$ 2.000,00. (média) A Marine Sports tb oferece produtos de qualidade q variam de R$ 100,00 aos R$ 500,00. (média) Bem....tentei explicar rapidamente os itens mais importantes na hora de se escolher uma carretilha...caso vc queira se aprofundar em cada um desses subtópicos acima, pesquise em nosso fórum q vc ainda encontrará muita coisa. Espero q tenham gostado. legal:: Grande abraço. Fabrício Biguá
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  2. Aqui uma compilação dos melhores tópicos que tratam das nossas CARRETILHAS. Dúvidas sobre a escolha da carretilha? - Clique aqui - Carrilhas: Mão Direita ou Mão Esquerda??? - Clique aqui - O que é o DRAG de uma carretilha ou molinete??? - Clique aqui -. Carretilhas e novas tecnologias. Inovação ou Marketing? - Clique aqui -
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  3. http://g1.globo.com/goias/jatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/pf-faz-operacao-para-coibir-pesca-ilegal-no-lago-serra-da-mesa-em-go/5356041/ PF faz operação para coibir pesca ilegal no Lago Serra da Mesa, em GO São cumpridos 24 mandados judiciais em Goiânia e mais quatro cidades. Investigação diz que donos de peixarias também participavam dos crimes. Em quanto isso a lei da cota zero ta valendo para alegria de não sei quem. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (5), uma operação para coibir a pesca ilegal no Lago Serra da Mesa, no norte de Goiás. São cumpridos 24 mandados judiciais em Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Rialma e Minaçu. No total, 70 policiais federais cumprem os mandados judiciais, expedidos pela Justiça Federal em Uruaçu, sendo que 14 são de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão. As investigações que resultaram na Operação Janaína começaram há seis meses. Segundo a PF, foi identificada uma quadrilha especializada na pesca clandestina e predatória de peixes de várias espécies nativas do lago. Depois, o grupo vendia os itens para peixarias espalhadas pelo estado, cujos donos também participavam do esquema. Durante as diligências, um dos suspeitos foi preso em flagrante, em Uruaçu, transportando mais de 300 quilos de tucunarés na carroceria de uma pick-up. Ainda segundo a PF, os envolvidos com o esquema criminoso devem ser indiciados por furto qualificado, pesca ilegal e predatória, receptação qualificada e formação de quadrilha, cujas penas máximas, se somadas, chegam a 22 anos. A PF deve passar outros detalhes da operação durante uma entrevista coletiva, prevista para a manhã desta quarta-feira, em Goiânia.
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  4. Luiz, eu tbm pesco com jigs sapinhos, pindocas e camarão com jig head aqui na costeira do RJ. Comprei um Saint Netuno 2000, fiz ate um review do mesmo aqui no forum: http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/41083-review-molinete-saint-netuno-2000/#comment-468094 Tenho usado nesse tipo de pescaria e ate agora estou bem satisfeito! Tanto que recentemente comprei um outro, tamanho 1000. Um molinete bem reforcado que eu tive seria o Spirit 1500 ou 2500 , porem eh bem mais pesado. Tbm tenho um Sumax Panther Black, todo de carbono, é bem leve, mas o corpo de carbono nao sei se aguenta a mesma coisa q um com corpo de aluminio. Sinceramente esse molinete da MS que vc teve esse problema é bem fraquinho mesmo, são molinetes de entrada! Acho que com um molinete melhorzinho esse problema eh mais dificil de acontecer.... Abçxxxxx
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  5. continuando turma sobre o combustivel c/ impurezas e filtros sujos = oq acontece na agulha de admissao do carburador = pelo fato de se usar gasolina c/ particulas de impurezas = AGULHA DE ADMISSAO CARBURADORES C/ DESGASTE MECANICO ( IMPUREZAS E PARTICULAS ABRASIVAS OU Ñ ) ; AGREDIU A PONTA DE VITON DA AGULHA / TAMBEM PODENDO DESGASTAR O CORPO DA AGULHA TAMBEM MSMA CAUSA; EM OUTRAS TIPOS DE AGULHAS = COMO INOX ; ALUMINIO E TALS OK / COSEQUENCIA = A ESTANQUIEDADE DA GASOLINA ;Ñ É MAIS GARANTIDA = O COMBUSTIVEL PODE FLUIR DESCONTROLADAMENTE FAZENDO C/ QUE ACONTEÇA FALHAS DE FUNCIONAMENTO ;POR EXCESSO DE ALIMENTAÇAO ( ENRIQUECIMENTO ) VAZAMENTOS; E TAMBEM PODENDO ENCHARCAR ( ENGASOPAR ) O MOTOR DURANTE A PARTIDA OK REPAREM BEM NA PONTA DESSA AGULHA NA FOTO = abraço
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  6. Bom, sou suspeito por usar os Ryobi Zauber ! Não os troco por outros... Difícil contudo achar a versão Zauber nos dias de hoje ! Os Applause são a opção existente no mercado e não desapontam. Prestar atenção apenas na capacidade de linha, pois não possuem carreteis profundos ! Já os Regal Z (eram os que usava antes dos Ryobi), também são bastante bons ! Tenho receio deles nas águas salgadas, mas funcionam bem... Esse modelo "Xia" é algo mais "moderno" que os "Z" ! Não os usei, mas devem ser confiáveis ! E o Armando também já mencionou isso, estou apenas repetindo suas conclusões (não as havia lido).
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  7. compartilhando p/ turma toda ; e p/ quem ñ conheçe = ter uma idéia ; de como funciona ok bem interessante o sistema jet ; dos motores sem o helice abraço
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  8. turma seguindo c/ o topico aqui = citei uma duvida em outro topico que postei = sobre um motor de popa fabricaçao alema , vou postar aqui tem = tudo haver c/ esse topico / o motor que eu tinha citado no outro topico ; é esse = abraço
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  9. meus amigos astra e anderson = sobre a proporçao de oleo indicado pela fabricante = conforme o ano do motor ; significa que = tem projetos em que o motor = tem mancais nas bielas ou virabrequim e tals / como tem outros projetos que ñ tem mancais = e sim rolamentos / e tem projetos que no msmo motor = usa mancal e rolamento / entao a diferença é essa = motores c/ mancais precisam de mais oleo e lubrificaçao abraço
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  10. Uso uma estacionária freedon 105 A e tem me atendido muito bem. Como as boat (de gel), elas podem ser usadas até o final da carga sem prejuízo com um custo bem abaixo destas. É um tanto pesadinha, mas se você vai deixá-la no barco não vejo problema.
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  11. Em Conforto e maciez e pegada Brisa Mais em resistência Urano Chassis de Alumínio. joia:::
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