Boa noite, Carlos...
Vamos lá...deixa eu ver se consigo te ajudar.
Esta semana eu já ajudei um amigo com estas mesmas dúvidas e acredito q esta seja a dúvida de outros amigos tb.
Quanto ao conjunto:
arrow:: Motor de Popa
Horas de uso, revisões, estado de conservação geral (estado do leme, hélice, capacete, cavalete, direção hidráulica/cabo), tudo isso deve ser muito bem observado.
Um dos exemplos:
Se vc ver uma hélice de inox amassada, fuja da compra...pois o inox é tão duro q na hora q hélice deu a porrada no fundo, tôco ou sei lá o q, a energia do impacto foi transferida para as engrenagens internas da rabeta (q são mais "macias"). Lá dentro existem 3 engrenagens, sendo q cada uma delas custa uns 3 mil reais...hehee...ou seja, se elas não foram trocadas logo após a porrada, certamente podem estar trincadas e virem a quebrar na mão do novo dono.
Se o motor é 2T injetado ou 4T (com computador de bordo) vc conseguirá extrair todas as informações de uso dele. Peça um diagnóstico para comprovar o real uso do motor.
Se for um motor muito usado, aí só mecânico especializado pra te dar uma opinião mais acertada do motor.
- Exija a Nota Fiscal do Motor. Observe se a nota foi emitida da loja (pessoa jurídica) para pessoa física, pois só assim foi recolhido o devido imposto. Tem muita gente comprando motor como se Pessoa Jurídica fosse (de PJ pra PJ) e não declarando o imposto devido...um dia alguém irá pagar este imposto pra Dilma...Fuja dessa lista.
- Para transferir o motor basta a Nota Fiscal do proprietário e o RECIBO DE COMPRA E VENDA devidamente assinado e autenticado.
arrow:: Casco
Observe trincas, bolhas na pintura e o espelho de popa. A fibra, quando bem aplicada, chega a ser 10x mais dura q o aço, caso vc veja algum trincado na estrutura do barco, MUITA ATENÇÃO...ele provavelmente levou uma porrada muito forte.
Pintura esbranquiçada. Observe se a pintura não fica esbranquiçada no frio. Sim, a transparência do verniz / gel dá lugar a um branco opaco quando submetido ao frio. Isso é sinal de gel de baixa qualidade ou aplicação inadequada. Cuidado com barcos feitos entre 2011 e 2013. Teve uma grande leva de uma determinada marca q apresentou este problema, que é apenas estético, mas não deixa de incomodar.
Passe a mão por todas as linhas onde há mudança de cor no barco. Tudo deve ser liso (vc passa mão e não sente desnível algum). Caso vc passe a mão num filete e sinta a borda dele, é quase certeza q aquela cor foi aplicada depois do barco já pronto.
Cascos registrados tem documento igual carro. Exija este documento devidamente autenticado em cartório. Apenas com ele vc dará entrada no seu registro.
- Exija o documento de registro do barco;
- Exija ainda a nota fiscal de compra;
- Exija o laudo do engenheiro informando os detalhes de construção do barco, bem como o motor suportado, número de tripulantes, passageiros e etc.
arrow:: Acessórios e instalação
Muitos não dão valor a isto, mas na maioria dos casos os acessórios são mais caros que o casco em si.
Motor elétrico, jack plate, bombas de porão, relógios do motor, direção hidráulica, luzes, cabos, fiação, timer, bomba do viveiro, tudo, simplesmente confira tudo. É nesta hora q vc vê o capricho do dono do barco.
Abaixe sob o cockpit...se tudo estiver muito bem amarrado e organizado, é certo q o dono é cuidadoso. Se tudo estiver uma zona, saiba que o correto é vc mandar arrancar tudo e instalar tudo novamente. O q não faltam são histórias de fiação pegando fogo por aí.
arrow:: Carreta
Atenção para a estrutura da carreta. A maioria do Brasil produz carretas em fundo de quintal. O cara "arruma" nota fiscal fake e constrói qualquer coisa. Instala cubos e rolamentos usados, pneus recauchutados e por aí vai. Fuja destas carretas. Naonao::
Investimos "suor e muito trabalho" em nosso barcos e ele merece uma carreta a altura.
Cheque os pontos de solda, verifique se a carreta entrou em água salgada, e verifique se ela é compatível para o peso do barco.
Os pneus devem ser sempre 8 lonas e novos.
Os rolamentos deve estar sempre sem folgas e engraxados.
A iluminação precisa estar em ordem.
- Exija o DUT preenchido em seu nome e uma certidão de quitação de débitos junto ao Detran de onde ela foi emplacada.
Bem, é isso.
Pode parecer frescura...mas não é.
Quem quer fugir de ter dor de cabeça e quer realmente um barco para o próprio uso, isso, e muito mais, deve ser observado. ::tudo::