Prezado Miguel, se me permite, ouso discordar.
A situação não é bem assim.
Pesco atualmente praticamente só no finesse (para que é o objetivo do Vicente_SennaJR) e o que a minha experiência diz é que nenhum dos componentes do conjunto pode ser analisado isoladamente. Um interfere no outro, para melhor ou para pior, por isso, um equipamento bem equilibrado (e não significa necessariamente muito dinheiro) é que vai determinar a qualidade da sua pescaria no finesse. Aqui o equilíbrio a que me refiro é de tudo: vara, isca, linha e vara.
De nada adianta uma vara média/lenta e de baixa libragem, como vc cita, se a carretilha for pesada (estamos levando em conta iscas muito leves, ou seja, o finesse. Logo, qualquer coisa acima de 170 gramas já fica bem difícil e, por incrível que pareça, cansativo) a isca não sairá com facilidade. Na verdade, ela até sai, mas não serão arremessos bons. A isca não é colocada, mas "jogada".
E o inverso também é verdadeiro, vale dizer, uma isca pesada em uma carretilha de finesse provavelmente fará com que o carretel rode muito rápido correndo-se o risco até de a linha acabar.
Em resumo, como tudo na vida, o equilíbrio é tudo.
PS.: No fizesse o importante é colocar a isca que é muito leve onde se quer e não "jogar" a isca (de regra, os peixes menores ficam em lugares mais escondidos). Carretilha/molinete arremessa até pedra amarrada na linha (kkk), mas dificilmente se consegue colocar onde se quer.