Boa tarde Marcelo!!!
A vida toda entre outros barcos eu sempre tive chata, já tive duas de 4metros e pelo menos umas 4 chatas de 5 metros. Inclusive foi meu primeiro barco, em 1996, meu pai me deu de presente uma chata Mogi com plataforma de proa, e um elétrico MinnKota 36 libras, (quase não dormi a noite de tanta emoção, tinha 16 anos na época).
Mas de lá pra cá fiquei poucas vezes sem ter uma chatinha. Gosto de chatas, acho leve e muito estável (eu tenho 110 kg) ando pra lá e pra ca e o barco é muito firme na agua, uso muito para pescar em rios, poitado, ou rodando com artificiais.
Elas navegam muito bem, são estáveis, mas como você sabe, se der uns carneiros moderados ela bate um pouco, tornando a navegação cansativa, até prefiro ondas maiores que carneiros maiores...kkkkk... porque ondas maiores você entra em 45 graus na onda e passa tranquilo em baixas velocidades. Como o Giovanoni citou, eu consegui incríveis 57km/h descendo o rio sozinho, sem tralha, com uma chata 500 Mogi (78kg) e mercury sea pro.
Eu já pesquei algumas vezes com uma chata 600 de um amigo, é muito boa, espaçosa, estável. Agora eu não te aconselho a fazer uma chata 600 com três bancos apenas, a não ser que sejam três plataformas maiores, desta forma ajudando no travamento do barco. Te digo isso pois um amigo tinha uma chata 500 com tres bancos, e a distribuição de três pescadores ficava ruim, um na popa e dois no banco do meio apertados, pois as chatas em geral tem fundo 1m e boca 1, 30m. E outra pior, no começo era firme com estrutura toda nova, passado uns anos ele torcia, la na popa pilotando você notava ao passar em corredeiras ou ondas, e com isso o barco começou a entrar um pouquinho de agua, tanto que vendeu e comprou outra nova mas com banco do bico mais 3 (4 no total).
Comprei neste mês de janeiro uma chata 500 nova, da UAI Náutica de São Sebastião do Paraíso. Como tenho mais dois barcos, uma Amazonas 550 da Mogi e um 6 metros de bico fino tipo Squalus também da UAI náutica, essa chatinha pretendo deixar la no rancho.
segue algumas fotos da chata nova.