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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 06-03-2017 em todas áreas

  1. Tutorial de uso, armazenamento, funcionamento e manutenção de motores de popa de baixa cilindrada. Percebi q vários usuários do fórum tem dúvida de como usar, armazenar, funcionar e manutenir corretamente seus motores de popa de baixa cilindrada. (15hp a 60Hp - todos 2T) Tentarei criar um tutorial, com a ajuda de vários usuários do fórum, ainda na versão 1.0, para tentar ajudar na medida do possível, já q eu tb não sou especialista no assunto. Se tais passos forem levados em conta 95% dos problemas encontrados pelo utilizador do motor de popa poderão ser evitados/sanados. Uma providência q julgo de extrema importância é a compra de um horímetro. Esse aparelho é facilmente instalado ao motor e tem por finalidade o registro do tempo de uso, em horas, do seu motor de popa. Com isso vc pode programar toda a manutenção dele. Procure no Google por horímetro, Sendec, e veja se consegue adquirir um. Vale a dica. Outra q considero importante é a compra de um "orelhão" ou "telefone" q nada mais é q uma peça onde vc conecta a mangueira de água ao motor para refrigerá-lo, quando fóra da água. 1 - Mangueira ligada. 2 - Orelhão ou telefone. 3 - "Mijada" Vamos ao q interessa. Para facilitar a leitura de um tópico tão grande e complexo, dividi o assunto nos seguites ítens: Nas Dicas de utilização, armazenamento e funcionamento eu falo: - Para quem não está habituado a manipular motores de popa. - Para usuários que já manipual bem seus motores de popa. - Como calcular o arrasto ideal do seu motor. - Como saber a velocidade máxima alcançada pelo seu motor: (teóricamente - Como saber se a hélice do seu motor é a mais apropriada para o seu barco? Enquanto nas Dicas de manutenção eu falo sobre: - Como trocar o óleo da transmissão - Se o seu motor cair na água - Como descarbonizar seu motor - Como saber se seu motor está precisando ser retificado? Dicas de utilização, armazenamento e funcionamento Para quem não está habituado a manipular motores de popa: 1 - Leia atentamente o manual do usuário antes de utilizar o seu motor pela primeira vez. 2 - Esteja devidamente habilitado (arrais amador) antes de utilizar seu motor em águas "públicas". 3 - Jamais, nunca, nem pense em pilotar embriagado. 4 - Apesar de vc estar motorizado ande sempre com o remo, jogo de ferramentas e salva-vidas a bordo. 5 - Utilize sempre gasolina de boa procedêcia e faça a mistura correta de óleo 2T/Gasolina. A mistura ideal de óleo 2T e gasolina deve ser de 1 litro de óleo 2T para 40 litros de gasolina. Para motores novos essa mistura é diferente, mais "gorda/rica", normalmente 1 litro de óleo 2T para apenas 25 litros de gasolina. Consulte o manual específico do seu motor e cheque a mistura ideal para motores novos. 6 - Antes abastecer seu tanque jogue um pouco de combustível dentro, balance o tanque e jogue fora esse combustível com prováveis resíduos do tanque. 7 - Cheque se o motor está corretamente afixado na embarcação. 8 - Use sempre o salva motor, que nada mais é q uma corda amarrada ao mesmo e presa na embarcação. Se por acaso o motor se soltar da embarcação, e isso acontece pode apostar, vc não perderá seu motor. 9 - Use a chave de ligar presa ao braço. 10 - Evite navegar com o acelerador totalmente aberto. Navegue a 80%. Além da diferença de velocidade não ser grande, o consumo de combustível será muito maior. 11 - Navegue sempre com o motor de popa destravado. (cuidado quando for dar marcha-ré). 12 - Mantenha a bordo uma reserva mínima de combustível. Se o piloto vacilar e se esquecer de conferir o tanque e o combustível acabar, uma reserva de 2 litros conseguirá tirá-lo do sufoco. 13 - Proporcionalmente quanto maior a cilindrada de um motor de popa maior será o consumo, né?!?! Essa resposta está ERRADA. Mas pq??? Porque a distância percorrida por um motorzão é muito maior q a pelo motorzinho....então, se um motorzinho for andar aquela mesma distância, com certeza gastará mais combustível. Por uma questão de peso de motor, tipo de embarcação, necessidade de percorrer grandes percursos, tática comercial e afins, ERRONEAMENTE se acredita q motores pequenos são mais econômicos. 14 - ATENÇÃO - Quando o seu motor estiver no cavalete (suporte de motor) funcionando com o auxílio do "orelhão" vc não deve acelerá-lo acima dos 1.500 RPM. A pressão da água na mangueira tem q fazer o seu motor "mijar" durante o funcionamento. Caso contrário ele irá aquecer. 15 - CUIDADO - Não é aconselhável engatar o motor funcionando no cavalete, mas se o fizer certifique-se de que ele está bem preso, não existam pessoas próximas a hélice e não acelere muito. Caso contrário vc poderá ficar sem uma perna. Para usuários que já manipulam bem seus motores de popa 1 - Se o seu motor estiver parado a vários meses/anos, antes de funcioná-lo vc deverá desmontar todo o carburador e checar o estado das juntas, giclês e etc. Se vc aplicou óleo de máquina, (ensinaremos como fazer isso mais abaixo) tem tudo para o sistema estar em boas condições de uso. Ainda assim é interessante dar uma limpada em tudo com querosene ou gasolina. Retire a(s) vela(s), aplique um pouquinho de óleo (pode ser de máquina tb) na cabeça do pistão(ões) e puxe (algumas vezes) levemente a "cordinha" da partida. Se for guardar o motor muito tempo vc tb poderá fazer a mesma coisa. Tal procedimento tem por finalidade manter a integridade dos anéis, camisa(s) e pistão(ões). Como nosso combustível geralmente é de péssima qualidade, os resíduos de uma má queima podem gerar oxidação de tais peças, e vc, ao tentar ligar o motor sem seguir essa dica poderá riscar a camisa e comprometer a vida útil do motor. 2 - A hélice do motor deve estar sempre em ótimas condições. Amassados, quebrados, trincas e tals farão a transmissão vibrar, perdendo performance e comprometendo a durabilidade e vida útil. 3 - As dimensões da hélice devem ser proporcionais ao tipo de embarcação e sua utilização. Para entender a hidrodinâmica da hélice acesse o link abaixo. http://www.nautibras.com.br/suporte/texto-007.htm Antes de ligar o motor: 4 - Conecte a mangueira apenas no tanque já abastecido. Enfie com cuidado uma chave de fenda na esfera do encaixe da mangueira (na outra estremidade) e bombe a "perinha" para q o combustível novo passe limpando toda a mangueira. 5 - Conecte a mangueira no motor...bombe novamente a "perinha" até q ela fique cheia de combustível (dura). Puxe o afogador, acelere um pouquinho e tente a partida. Antes de guardar o motor: 6 - Jamais guarde o seu motor com resíduos de água suja (barrenta ou salgada) no sistema de refrigeração dele. Dê um jeito de funcioná-lo em água limpa antes de guardá-lo. (orelhão, balde, piscina, etc.) 7 - Deixe-o funcionando até apagar desconectado da mangueira de combustível. 8 - Abra o capacete, retire o copinho/cuba do carburador e puxe a "cordinha" da partida para q todo o resíduo de combustível da tubulação seja "cuspido" fóra. 9 - Solte a mangueira de combustível q entra no carburador e aplique um pouquinho de óleo fino (tipo Singer de máquina) na tubulação. Esse óleo tem por finalidade lubrificar as juntas do carburador e evitar ressecamentos. Quando vc for ligar o motor novamente pela primeira vez ele funcionará muito mais facilmente. Como calcular o arrasto ideal do seu motor: 1 - De acordo com o representante e importador dos motores Suzuki no Brasil, qualquer motor carburado, independente do numero de Hps, funcionando em stand by (funcionando parado), gasta 0,275 ml por HP/Hora: 15 Hp x 0.275 ml = 4,13 L/Hora 25 Hp x 0,275 ml = 6,88 L/Hora 40 Hp x 0,275 = 11 L/Hora 2 - Para se chegar ao Arrasto ideal da embarcação, usa-se a regra de 22 a 28 Kg por Hp do motor: 28 Kg x 15 Hp = 420 Kg 28 Kg x 25 Hp = 700 Kg 28 Kg x 40 Hp = 1120 Kg Então vamos tentar exemplificar essa conta: (aproximadamente) Barco de Alumínio 5m = 100Kg Motor de Popa 15Hp = 30Kg Caixa de Gelo = 20Kg Motor Elétrico = 4Kg Bateria 60Amp = 25Kg Caixas de Isca (3) = 30Kg (já incluído máquina fotográfica, e toda a tralha) Tanque de Combustível = 25Kg Pescadores (3) = 240Kg (80Kg cada um) Total aproximado = 474Kg ....ou seja...vc estará navegando com 54Kg a mais de peso q o ideal...Sua embarcação está sobre carregada, gerando um gasto de combustível maior, e navegando numa velocidade um pouco abaixo da "recomendável". Tenha paciência. Como saber a velocidade máxima alcançada pelo seu motor: (teóricamente) 1 - Vamos usar uma fórmula básica. 2 - Normalmente os motores de 15hp, 25hp e 40hp tem a relação da engrenagem da rabeta de 2.00:1, ou seja, a cada 2 voltas completas do eixo principal da transmissão a hélice dá 1 volta completa em torno do seu eixo. (os Mercury/Mariner são assim. Já o Sea Pro tem relação de 1.92:1. Cheque a relação do seu motor no manual do usuário) 3 - Usarei o Mercury Sea Pró de 25 Hp para exemplificar: 5600 x 0,521 x 13 x 0.0009469 = 35.91 milhas por hora x 1,85200 = 66,5 Km/h. Essa é a velocidade máxima do motor navegando sozinho, sem piloto, barco ou outra coisa pra arrastar..kkkkk... Como saber se a hélice do seu motor é a mais apropriada para o seu barco? Aqui está um dos maiores segredos em como tirar o máximo desempenho do seu motor/barco e garantir uma longa vida útil do seu motor. Tentarei usar uma linguagem o mais simples possível. Para fazer esse teste vc precisará de um tacômetro instalado ao motor para saber o giro alcançado. 1 - Coloque o motor na sua embarcação + tanque cheio + 2 pescadores (+ ou - 150Kg). 2 - Já de motor quente acelere ao máximo e veja qual a rotação máxima atingida. No caso de muito giro. No caso de pouco giro. 3 - Normalmente o diâmetro e o passo da hélice vem escrito na lateral dela. O Sea Pro da Mercury, por exemplo, está vindo de fábrica com a hélice 9.9 x 13. 9.9 = diâmetro 13 = passo 4- Faça as contas e veja qual a ideal para o seu motor. Dicas de manutenção Obs: O ideal é fazer a manutenção do seu motor a cada 50 horas de uso. (1ª revisão com 20h de uso) Se precisar abrir o capacete do motor e mexer na parter mecânica dele durante a pescaria o faça perto da margem. É super comum ao se mexer (retirar parafusos, velas, cabos, e etc) deixar cair alguma coisa dentro d'água, então, o faça na margem, é beeeemmmm mais fácil recuperar algo q cair, além de estar melhor apoiado, mais pessoas poderão te auxiliar. Como trocar o óleo da transmissão 1 - É ideal trocar o óleo da transmissão a cada 100 horas de uso (eu recomendo metade disso) ou a cada 6 meses de uso. 2 - Esteja com todas as ferramentas e o óleo específico de transmissão a mão. (vasilha para coletar o óleo, chave de fenda grande, seringa e estopas) 3 - Normalmente se indica óleo 90 para a transmissão, mas procure pelos óleos API-GL4 ou GL5. Vários óleos 90 são tipo GL3 ou GL2....ou seja, menos "tecnológicos". Compre o importado. 4 - Retire o parafuso do óleo da transmissão (o de baixo)....deixe todo o óleo escoar. Não jogue o óleo na água. O meio ambiente agradeçe. 5 - Depois retire o parafuso do óleo da transmissão da parte superior. 6 - Os parafusos geralmente são imantados, limpe-os antes de colocá-los novamente no lugar. 7 - O ideal é q vc tenha uma motolínea ou bomba de óleo q consiga "empurrar" o novo óleo de baixo para cima, assim evita-se a formação de bolhas dentro da transmissão, mas empurre o óleo de baixo para cima até q ele escoe pelo orifício superior. Feche os parafusos e pronto. 8 - Caso vc não tenha essa bomba, não tem problema. Feche o parafuso inferior e com uma seringa (sem agulha) coloque lentamente o óleo pelo orifício superior até q ele escoe. Feche e pronto. Se o seu motor cair na água 1 - Retire as velas e vire-o de cabeça pra baixo para escoar a água q por ventura estejam na câmara de combustão. 2 - Jogue um pouco de gasolina (pode ser temperada) dentro do(s) cilindro(s), e ainda sem as velas, puxe a partida levemente e lentamente para q seja limpa e lubrificada a(s) câmara(s) de combustão. Repita o procedimento umas 3 vezes. 3 - Leve seu motor o mais rápido possível para um mecânico especializado. 4 - Caso vc esteja em plena pescaria e não tem outro motor, outra saída, e precisa desse, limpe as velas com combustível e deixe-as secar. 5 - Assopre e seque as cabeças dos cabos de velas. 6 - Retire a cuba do carburador, escoe a água/combustível de dentro e com a mangueira do tanque conectado ao motor, bombe a "perinha" e acelere o motor até "cuspir" gasolina nova. Tal procedimento tem por finalidade retirar a água do sistema. 7 - Seque todas as conexões elétricas do motor. 8 - Instale as velas no lugar. 9 - Feche tudo e tente a partida. Caso não dê certo repita todo o procedimento. 10 - Normalmente não entra água no óleo da transmissão, mas vale a pena checar. Se tiver como vc comprar óleo de transmissão nas proximidades ótimo, troca logo, caso contrário seu motor estará em risco. Retire o parafuso de escoamento do óleo da transmissão e veja se o óleo está esbranquiçado (sinal de água misturada com óleo). Como descarbonizar o motor Obs: Vc irá na verdade descarbonizar a câmara de combustão. (pistão, anéis e cilindro) Geralmente a cabeça do pistão é porosa e como nossa gasolina é "ótima", a má queima gera resíduos (carvão)...e esses resíduos se aderem na cabeça do pistão. Durante o funcionamento do motor esse carvão fica encharcado de combustível e como a temperatura da câmara é altíssima ele fica incandecente, gerando ainda mais calor a queima e consequentemente uma pré-ignição da mistura ar/combustível. Motor trabalhando mais quente menor será a vida útil. Lembrando q qualquer volume sólido dentro da câmara, no caso o carvão, aumentará a compressão do motor, aquecendo-o e diminuindo tb a vida útil. 1 - Esteja com todas as ferramentas a mão. (descarbonizante de boa qualidade - Wurtz e etc -, chave de vela e pano limpo. Lembrando q descarbonizante pode agredir plásticos, borrachas, amianto, a pintura do motor e outros componentes mais macios) 2 - Funcione o motor até q ele fique quente. 3 - Retire as velas e aplique o desengripante na cabeça dos pistões. 4 - Deixe o desengripante agir por 12h. 5 - Jogue gasolina dentro da câmara. Simule a partida levemente e lentamente (SEM AS VELAS). Alterne o ponto morto superior e inferior do outro pistão e jogue combustível novamente dentro da câmara. (lembrando q quando um pistão está no topo da câmara o outro está embaixo, alterne-os para fazer a limpeza). 6 - Quando vc simular a partida o pistão irá jogar todo o combustível sujo pra cima, uma melequeira só de carvão e gasolina, esteja com muito pano/estopa a mão para não deixar escorrer pelo exterior de todo o motor de popa. 7 - Repita essa lavagem até q saia apenas gasolina limpa da câmara. 8 - Deixe secar por por alguns minutos. 9 - Enquanto a câmara seca aproveite para limpar as velas e deixe-as secar. 10 - Instale novamente as velas e tente a partida. Como saber se seu motor precisa ser retificado? 1 - A ferramenta para se checar a compressão do motor é chamada de relógio comparador de pressão de cilindros, ou medidor de compressão. 2 - Leve o seu motor até uma oficina mecânica ou adquira um medidor desses nas lojas de ferramentas. 3 - Retire uma vela do motor e rosqueie o medidor ao cilindro. (as outras velas continuam no lugar) 4 - Simule a partida como se fosse ligar o motor (rapidamente e com força). Claro q a chave de ignição deve estar fora do motor. 5 - Cheque no relógio o máximo de pressão conseguida. Se for inferior a 85PSI seu motor está precisando de trocar os pistões. E se estiver acima de 140PSI ele está com o cabeçote rebaixado, ou com muito carvão sobre o pistão indicando carbonização excessiva. 6 - Repita tal procedimento em todos os outros cilindros e se a diferença entre eles for maior q 10% vc tb deverá retificar o motor. Bem...espero q tais dicas tenham sido úteis. Deu trabalho, aff. Grande abraço. Fabrício Biguá
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  2. Caros, Como prometido, vou relatar a semana de pescaria em Barcelos organizada pelo noso amigo Marreco. Estivemos no Aracá e chegamos até +- 1 hora de voadeira acima do Curuduri. Domingo, 26, com o Rio estável (da foz até um pouco acima do Sauadaua) pescamos em 2 períodos uns 25 peixes sendo o maior de 5 kgs. A partir de Segunda o rio começou a pegar água a pescaria começou a ficar difícil. Muitos botes e peixe refugando. Terminamos na Sexta em pleno repiquete com uns 9 peixes, nenhum digno de foto. A informação é que na semana anterior os rios da margem esquerda estavam secando bem e no Aracá sairam peixes acima de 20 lbs. O Kalua e Karem foram para o Padauari e me parece que aconteceu o mesmo. Começaram bem e terminaram com repiquete. O Negro quando saímos de Barcelos, Sábado, 04, ainda estava secando, mas vai começar a encher, pois com São Gabriel, Santa Isabel, os Rios da margem direita e esqueda pegando água não tem como continuar baixando. A região do médio e alto Rio Negro nos pregam muitas surpresas. Mesmo com o nível em Barcelos acima dos 5 metros, o Aracá estava com um ótimo nível para pescar, muitas praias, molongozeiros com barranco a três, quatro metros, muitas ressacas e lagos com barranco a vista. Pena que pegando água nova. A ilha em frente a Barcelos em 04/03 O melhor peixe do meu amigo Marcão E atualizando os gráficos: 03/03/2017 2007/8 2008/9 2009/10 2010/11 2011/12 2012/13 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 Média 09/set 6,3 6 6 5,2 4,2 5,4 6,3 6,7 5,8 5,7 5,76 16/set 5,8 5,1 4,9 4,8 3,5 5 6,1 6 5 4,8 5,10 23/set 5,2 4,9 4,2 4,5 3,3 4,9 5,8 4,9 4,5 4,3 4,65 30/set 5 4,6 3,9 4 3,2 4 5,5 4,6 3,5 4,3 4,26 07/out 4,7 4,4 3,6 3,4 3,4 3,8 5,2 4,3 3 4,2 4,00 14/out 4,4 4,2 3,6 2,9 3,4 3,8 4,8 3,7 1,8 4,1 3,67 21/out 4,2 4,1 3,7 2,5 3,5 3,5 4,1 4 1,9 4,2 3,57 28/out 4,2 4,3 3,7 2,5 3,5 3,3 3,8 4,5 2,1 4,1 3,60 04/nov 4,1 4,4 3,8 2,6 3,3 3,5 3,3 4,5 2,4 4 3,59 11/nov 3,9 4,4 3,6 2,4 3,3 3 3 4,4 2,6 4 3,46 18/nov 3,5 4,2 2,5 2,5 3,4 2,8 3,4 4,3 3 3,75 3,34 25/nov 3,5 4,1 2 3,6 3,9 2,6 3,9 4,1 2,8 3,5 3,40 02/dez 3,5 4,2 1,7 3,8 4 2,7 4,2 4,3 2,8 3,2 3,44 09/dez 3,4 4,4 1,4 4,1 4,1 2,5 4,3 3,8 2,8 3,68 3,45 16/dez 3,1 4,9 1,5 4 4,1 2,4 4,1 3,2 2,2 3,5 3,30 23/dez 3,5 5 2 3,9 3,9 2,5 4,2 3 2 3,7 3,37 30/dez 4,1 5,2 2,7 3,9 4 3 4,3 2,8 2,1 4,38 3,65 06/jan 4,5 5,6 2,5 3,9 4,3 3,2 3,8 2,9 2,5 4,86 3,81 13/jan 5 5,9 2 4 4,7 3,5 4 2,8 2,7 5,5 4,01 20/jan 5 6,2 1,6 4,1 5 3,2 4,2 3,1 2,1 6,0 4,05 27/jan 4,8 6,7 1,7 4 5,1 2,8 4,1 3,5 1,9 5,8 4,04 03/fev 4,5 6,7 2 3,9 5,1 2,2 3,7 4 1,3 5,54 3,89 10/fev 4 6,5 2,1 3,8 5,2 2,2 3,4 4,2 1 5,32 3,77 17/fev 3,5 6,4 2,1 4,1 5,5 2,8 3,6 4 1 5,40 3,67 24/fev 4 6,2 2 4,2 5,8 3,7 3,7 3,9 1,3 5,30 3,87 03/mar 4,4 6 1,9 4,2 6,1 4,9 3,7 3,9 1,6 5,12 4,08 10/mar 5 5,8 2 4,3 6,3 5,8 3,8 4 2 4,33 17/mar 5 5,7 2,1 4,7 6,5 6,1 4,3 4,2 2,8 4,60 24/mar 5,2 5,8 2,2 5 6,7 6,1 4,7 4,5 2,7 4,77 31/mar 5,3 6 2,8 4,9 7 6 5 5,1 2,8 4,99 Abraços
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  3. Bicho, as minhas estão com VMC 6X #1 com argola CCM 130 lbs na frente e atrás ... Já testei com variações a #1/0 e também foi de boa ... Abração ...
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  4. Pode não ser o caso, mas talvez ele não tenha postado no Tópico por não ter 50 mensagens e são as regras do fórum conforme transcrito abaixo, mas negócio feito não tem o que discutir. Boa sorte na venda das caixas. EXIGÊNCIA PARA SE POSTAR NA SALATer mais de 50 (cinquenta) mensagens postadas no fórum. Sim, valorizamos nossos participantes. Negócios aqui é algo secundário.
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  5. Fabrício, Em meu ponto de vista, o assunto deve ser dividido em três frentes: A primeira, inconcebível, é de natureza criminal. Não é possível tolerar um país eivado de tanta corrupção. Penso que não haverá laja-jato suficiente para levar essa sujeira toda a um nível suportável, já que corrupção é uma praga universal, que no Brasil não encontra limites. A segunda, respeita à capacidade de geração de Belo Monte, a dimensão de seu lago e seus impactos ambientais. De início, o país precisa ter eletricidade em volumes que assegurem o fornecimento contínuo para uma população crescente e também para a indústria, atualmente estagnada. A energia hidráulica é nossa principal matriz energética, por vocação. Terceira, é irrelevante quantos Maracanãs caberiam na área inundada pela represa, considerando a extensão territorial da Amazônia e do país como um todo. Essa conta não fecha diante das necessidades energéticas de todos nós. Veja que muitos dos que se queixam dos impactos ambientais reclamam dos apagões do sistema elétrico nacional, todo interligado, e quase todos derivam da escassez de energia em certos períodos do ano. Para finalizar, vejo as opiniões dos midiáticos, famosos e intelectuais como manifestações sem relevância alguma, só o fazem porque nada tem a dizer de útil ou construtivo para a população, melhor seria que fizessem apenas o que sabem fazer, e criticar governos não é uma delas. Me vejo como ambientalista de carteirinha, porém não posso ignorar as necessidades humanas. Como geógrafo, entendo que o que há no planeta está a disposição do homem, desde que explorado de modo sustentável. O resto é hipocrisia de quem usa e reclama se não tiver para usar. Peço desculpas por contrariar a maioria dos colegas. Gilbertinho Após este manifesto, li na uol um artigo sobre as previsões de Nikola Tesla para o século 21, que vem de encontro aos meus argumentos. Transcrevo a seguir: "Muito antes do início do próximo século, o reflorestamento sistemático e o gerenciamento científico de recursos naturais terão trazido um fim para todas as secas, incêndios florestais e inundações devastadoras. A utilização universal da energia hidroelétrica e sua transmissão à longa distância vai abastecer todas residências com energia barata e dispensará a necessidade de queimar combustíveis. Sendo que a luta existencial será diminuída, deve haver desenvolvimento motivado por ideais e não questões materiais."
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  6. Ah, e além da corda, se tiver a catraca na carretinha (e roda louca) fica mais fácil ainda. Deixa o carro ha 20, 30 metros, com uma corda mais a fita ou cabo de aço da catraca é so ir tocando a catraca para aproximar o conjunto até o carro. Ja tive de fazer isso algumas vezes, principalmente quando o lago esta muito baixo com muito barro.
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  7. dependendo do lugar, a corda é a salvacao ate pra carros 4x4, hoje eu acho q corda é mais que necessario, vc desce a carretinha na mao com a roda boba, carro fica la longe no seco, onde tem tracao, se atolar vc tira ele facil e tem espaco pra manobrar e recomecar... ate pra lugares com rampa concretada, a corda vai muito bem obrigado. risco zero de dar problema no carro, afundar, entrar agua, virar submarino, sei la o q mais... fora q eh inteligente ! uma boa corda, sem problemas, vc tira ate lancha do rio sem forçar nada.
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  8. 1- leia o manual do carro, todo carro tem especificado duas formas de reboca, com ou sem freio inercial, baseie-se por ele, carros iguais mas com diferenciacao entre modelos tem níveis diferentes de carga puxada, por exemplo, um carro Abobora 1.6 XL, pode carregar mais ou menos peso em relacao ao Abobora 1.6 XLS, devido a freios, pneus, rodas e ate diferenciais mecanicos . Siga o que o manual diz. 2- Segundo a lei, a carga total passou de 750kg, obrigatoriamente vc precisa de reboque dotado de freios independente do veículo, ou na pratica, freio inercial. Na pratica, o carro que aguenta puxar 500 kg sem freio, sobe pra mais de 1.000 com freio. Obviamente se o fabricante assim determinar. 3- Calcule o peso final do reboque com o peso do reboque junto, na NF do reboque tem o peso dele, mas via de regra, uma carretinha de barco pesa proximo de 250-300 kg, uma reforcada pra lancha de 350 a 600kg. Adcione todos os pesos (motores, barcos, cabos, tranqueira, sogra, etc) e verifique o peso total. 4- nunca vi alguem fazer isso mas o correto é pegar o peso total acima e subtrair ao peso total que o carro consegue carregar, ou seja, ao inves de vc poder carregar 5 adultos + bagagens, provavelmente, vai poder carregar quando muito 2 adultos magros e bagagem leve... Esse é o correto e o que prega qualquer manual de carro e lei vigente... Mas como eu disse, nunca vi alguem fazer isso.
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  9. Exagerei no peso que puxo... fora a carreta, deve dar uns 500 kg...
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  10. Na manha, vai bem sim. Eu tenho um siena 1.4 e vou todo ano para barreiras na bahia (ida e volta mais de 2.000 km) passando dentro de brasília na hora do rush, puxando mais de 800 kg , e vai que vai... Unico senão que te falo nem é na estrada, mas na hora de tirar o conjunto de dentro da água. Dependendo do lugar, dá trabalho, patina, come a embreagem e se não tiver paciencia... paciencia mesmo e não ficar afundando o pé no acelerador, tira da água, senão vai precisar de ajuda...
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  11. Seu tópico estava na sala Anúncios Globais do FTB e foi movido para a sala Sala do Bate Papo Qualquer dúvida pode me mandar uma MP.
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  12. Vinicius...meu irmão tinha exatamente o mesmo carro q o seu. Chegamos a puxar uma lanchinha Tucunabass de 5.5m com motor 60hp no asfalto e sem carga. Não era o ideal, mas puxou bem. Para chão/lama, recomendo sempre carro maior. Agora, uma canoa de até 6m (150kg) com motor até 40hp...vai bem sim. Pode puxar sem medo, mas andando no limite de velocidade...
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  13. Animal hein, cadeira eletrica, kkkkkkk
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  14. Motor: Tohatsu 30hp(2015) Barco: Metalglass- karib 410 (4m) Carga: Eu(65kg), e 10l de gasolina.. Velocidade: O maxímo , com umas pequenas marolas, foi 62km/h medido por GPS celular, barco hp max para 15HP.. da um medo de ir, mas foi tranquilo, os colega com cracker box v8 passo mal hahaha
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  15. Amigos...compreendo a indignação de todos vcs (q é a minha tb). Mas não tem como uma multinacional investir bilhões em um País como o nosso, e lucrar menos q o nosso Governo...rsrs Sim, não tem como ela vender um carro por R$ 100.000.00, lucrar apenas R$ 20.000,00 (só como exemplo), e dar R$ 30.000,00 de imposto pro Governo q não fez nada no processo de produção. Concordam?!?! Ontem fiz uma compra de R$ 948,00 e no final da notinha estava lá: IMPOSTOS = R$ 386,00 Isso é uma vergonha. O mercado tem q repor o q vendeu, tem q lucrar, tem q pagar impostos de funcionários, iluminação, energia, e etc, etc, etc, etc....Ou seja, quanto ele jogar em cima do produto pra conseguir pagar essa mamata do Governo?!?! Vamos tirar apenas os impostos da compra. Ou seja, dos R$ 950,00 q eu paguei, sobraram R$ 480,00 de lucro bruto pro mercado. Pra pagar todos os gastos, acredito q eles joguem 50% em cima do valor dos seus produtos (em média)...ou seja, R$ 240,00...rsrs De uma compra q poderia custar R$ 240,00...daí joga-se o lucro do mercado e mais um imposto justo, estamos pagando R$ 950,00. E isso é pra TUUUDDDOOOOOO..... Qual a chance disso dar certo?!?!
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  16. Motor : Mercury 15hp super. Barco: Karib 500 Metalgrass -Locado na represa de Nazaré Paulista (Atibainha). Carga: 2 adultos e uma criança( cerca de 170 k), mais motor elétrico, bateria e tralha de pesca,etc. Condições: sem onda e vento. Velocidade: 38km com o peso acima e 40km somente com 1 adulto (80kg). GPS do celular.
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  17. Boa noite, Carlos... Vamos lá...deixa eu ver se consigo te ajudar. Esta semana eu já ajudei um amigo com estas mesmas dúvidas e acredito q esta seja a dúvida de outros amigos tb. Quanto ao conjunto: arrow:: Motor de Popa Horas de uso, revisões, estado de conservação geral (estado do leme, hélice, capacete, cavalete, direção hidráulica/cabo), tudo isso deve ser muito bem observado. Um dos exemplos: Se vc ver uma hélice de inox amassada, fuja da compra...pois o inox é tão duro q na hora q hélice deu a porrada no fundo, tôco ou sei lá o q, a energia do impacto foi transferida para as engrenagens internas da rabeta (q são mais "macias"). Lá dentro existem 3 engrenagens, sendo q cada uma delas custa uns 3 mil reais...hehee...ou seja, se elas não foram trocadas logo após a porrada, certamente podem estar trincadas e virem a quebrar na mão do novo dono. Se o motor é 2T injetado ou 4T (com computador de bordo) vc conseguirá extrair todas as informações de uso dele. Peça um diagnóstico para comprovar o real uso do motor. Se for um motor muito usado, aí só mecânico especializado pra te dar uma opinião mais acertada do motor. - Exija a Nota Fiscal do Motor. Observe se a nota foi emitida da loja (pessoa jurídica) para pessoa física, pois só assim foi recolhido o devido imposto. Tem muita gente comprando motor como se Pessoa Jurídica fosse (de PJ pra PJ) e não declarando o imposto devido...um dia alguém irá pagar este imposto pra Dilma...Fuja dessa lista. - Para transferir o motor basta a Nota Fiscal do proprietário e o RECIBO DE COMPRA E VENDA devidamente assinado e autenticado. arrow:: Casco Observe trincas, bolhas na pintura e o espelho de popa. A fibra, quando bem aplicada, chega a ser 10x mais dura q o aço, caso vc veja algum trincado na estrutura do barco, MUITA ATENÇÃO...ele provavelmente levou uma porrada muito forte. Pintura esbranquiçada. Observe se a pintura não fica esbranquiçada no frio. Sim, a transparência do verniz / gel dá lugar a um branco opaco quando submetido ao frio. Isso é sinal de gel de baixa qualidade ou aplicação inadequada. Cuidado com barcos feitos entre 2011 e 2013. Teve uma grande leva de uma determinada marca q apresentou este problema, que é apenas estético, mas não deixa de incomodar. Passe a mão por todas as linhas onde há mudança de cor no barco. Tudo deve ser liso (vc passa mão e não sente desnível algum). Caso vc passe a mão num filete e sinta a borda dele, é quase certeza q aquela cor foi aplicada depois do barco já pronto. Cascos registrados tem documento igual carro. Exija este documento devidamente autenticado em cartório. Apenas com ele vc dará entrada no seu registro. - Exija o documento de registro do barco; - Exija ainda a nota fiscal de compra; - Exija o laudo do engenheiro informando os detalhes de construção do barco, bem como o motor suportado, número de tripulantes, passageiros e etc. arrow:: Acessórios e instalação Muitos não dão valor a isto, mas na maioria dos casos os acessórios são mais caros que o casco em si. Motor elétrico, jack plate, bombas de porão, relógios do motor, direção hidráulica, luzes, cabos, fiação, timer, bomba do viveiro, tudo, simplesmente confira tudo. É nesta hora q vc vê o capricho do dono do barco. Abaixe sob o cockpit...se tudo estiver muito bem amarrado e organizado, é certo q o dono é cuidadoso. Se tudo estiver uma zona, saiba que o correto é vc mandar arrancar tudo e instalar tudo novamente. O q não faltam são histórias de fiação pegando fogo por aí. arrow:: Carreta Atenção para a estrutura da carreta. A maioria do Brasil produz carretas em fundo de quintal. O cara "arruma" nota fiscal fake e constrói qualquer coisa. Instala cubos e rolamentos usados, pneus recauchutados e por aí vai. Fuja destas carretas. Naonao:: Investimos "suor e muito trabalho" em nosso barcos e ele merece uma carreta a altura. Cheque os pontos de solda, verifique se a carreta entrou em água salgada, e verifique se ela é compatível para o peso do barco. Os pneus devem ser sempre 8 lonas e novos. Os rolamentos deve estar sempre sem folgas e engraxados. A iluminação precisa estar em ordem. - Exija o DUT preenchido em seu nome e uma certidão de quitação de débitos junto ao Detran de onde ela foi emplacada. Bem, é isso. Pode parecer frescura...mas não é. Quem quer fugir de ter dor de cabeça e quer realmente um barco para o próprio uso, isso, e muito mais, deve ser observado. ::tudo::
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