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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 27-03-2017 em todas áreas

  1. Galera,semana passada fui conhecer a operação Rancho do Mano,de nosso amigo e grande pescador Alisson Trindade,situada no rio Manso,cerca de 100km de Cuiabá-MT. Essa viagem teve um gostinho especial,pois marquei a pescaria 1 semana depois de meu aniversário e cerca de 1 mês depois da aposentadoria de meu amigo Claudio Scarelli,sendo assim,2 motivos à mais pra comemorarmos. E a festa já começa no aeroporto: Como já de conhecimento de alguns amigos do fórum, o Rio Manso é um rio curto,de águas rápidas e límpidas,cheio de lambaris e outros forrageiros,lugar ideal para sua majestade,o dourado,crescer e procriar.Mas ao chegar o que me impressionou mesmo foi a beleza do lugar: INDESCRITÍVEL!!!!! Corredeiras e mais corredeiras,todas com suas belas algas de cor roxa que ficam a mostra e servem de esconderijo para o rei do rio,além de remansos,poços mais fundos,pequenos afluentes e mata ciliar totalmente intocada,um verdadeiro paraíso,em se tratando de um lugar tão próximo de uma capital estadual. Uma das grandes vantagens da operação do Rancho do Mano é sua localização.Está num ponto estratégico do rio,bem perto dos melhores pesqueiros e a cerca de 10 minutos da ponte,limite máximo permitido devido a barragem hidrelétrica do Manso. Fico imaginando a quantidade de dourado que deve ter encostado nesse paredão... Nossa pescaria consistia em subir o rio até o limite permitido e descer pescando até um pouco abaixo de um afluente de águas um pouco mais turvas,chamado rio Arraias. Foram 3 dias de pura adrenalina,cerca de 40 ações de dourados e algumas piraputangas....Agora embarcar esses peixes é outra história....OOOOOOOOOOOOHHHHHHHHHHHH bicho da boca dura danado pra escapar......A maioria dos peixes escapa logo no primeiro pulo,alguns chegam até perto do barco,mas no último pulo,jogam as iscas quase dentro do barco........OOOOO raiva kkkkkkkkkk..... Mas,como pescador é um bicho insistente,a recompensa veio,e lindos dourados foram embarcados,fotografados e soltos. Os peixes mais fáceis de embarcar eram os maiores.Peixes entre 4 e 7kg escapam menos,pois pulam menos.Os pequenos tem mais fôlego pra saltar,isso explica a dificuldade de se embarcar os menores. Outro fato que me chamou a atenção nesse tipo de pescaria,é que como a maioria das iscas são leves,com exceção dos plugs INNA110 que usamos,as varas pra esse tipo de pescaria tem que ser de libragens bem baixas,sendo ideal entre 14 a 17lb no máximo,além de linhas de 30mm,pois se usarmos os equipamentos que estamos acostumados pra pescar os tucunas da Amazônia,temos muito mais dificuldade nos arremessos,que em certos pontos do rio,precisam ser bem precisos,pescaria semelhante a de matrinxãs na Amazônia.Um verdadeiros espetáculo. Tive muitas ações na superfície,alguns amarelões parecem surgir do nada pra atacar nossas iscas.Tive inclusive ação de um peixe grande logo no primeiro dia,peixe na casa dos 6kg que subiu e atacou o pequeno stick igual os grandes açus....POWWWWWW..........Mas esse não ficou kkkkkk!!!! Uma das fotos mais lokas que já vi em pescaria.....Show!!!!! E a cada troféu embarcado,a devida comemoração! E de noite rancho,aquela tradicional resenha de pescador! E é Friboi mesmo kkkkkk!!!!!!!! No último dia fui presenteado por Deus com um lindo dourado de 12kg...Captura até engraçada,pois o peixe bateu bem de frente à uma ceva de pescadores de barranco,quase jogando água na cara deles kkkkkk........Devem ter pensado: FDP,estão tirando a gente né????!!!!!kkkkkkkkkkkkkk......... Esse fechou literalmente com chave de ouro!Sensacional! Resultado no fim da pescaria....Iscas surradas kkkk.... Fim de pescaria e a conclusão que sem sombra de dúvidas o rio Manso é o melhor ponto do Brasil (e se continuar preservado,um dos melhores do mundo) para pescar dourados em baitcasting e fly-fishing. Lugar realmente maravilhoso! Agradecimento especial ao Alisson,responsável pela operação Rancho do Mano e também ao Pedro Dib,pela indicação do lugar,além de meu companheiro de pesca Claudio Scarelli. Valeu parceiros,tamo junto e até a próxima!
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  2. Galera,vídeo da soltura do douradão.... E o contato do Alisson,Rancho da Mano. 065-981636266
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  3. Astra...concordo contigo...Vc foi de uma precisão cirúrgica. Agora, não sei se vc escuta os boatos por aí de que a Levefort está quebradinha da Silva...Claro q várias são as causas q levam uma empresa a quebrar (q pode não ter nada a ver com a produção em si). Admiro muito a sua técnica ou a sua visão de consultor de mercado, até porque, eu também tento de todas as formas entender o que se passa ao meu lado antes de dar o "tiro"...mas acredito que 99% dos consultores de mercado (seja de qual área q for), ou são empresários quebrados ou serão empresários quebrados....rsrs. Basta uma rápida conversa com professores/analistas do SEBRAE para vc descobrir quase todos já quebraram 1 ou mais empresas....rsrs E não culpo os caras...na verdade estamos num País q só os loucos ou endinheirados se arriscam. Dinheiro faz dinheiro....e este meu amigo, é a única coisa q não temos... Negativo meu amigo...empréstimo no banco também resolve o problema...kkkkkkkk.... Mas é sério...basta ir pulando de galho em galho que em pouco tempo estaremos na copa da árvore. Jamais sonhei em ter o barco q tenho...mas com os sócios certos, trabalho e foco, tá lá o bichão na garagem.
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  4. @Marcus Cizaurre Na SM Motores se não tiver o Alfredão te informa... Ou então nitro imports você pode ter informação !
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  5. Então parça show d+ essa banda curto muito tbm!
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  6. rochinha amigao ; parabens pelas otimas capturas tamanho exelentes ; cores magnificas ; sem dizer = o paraiso né .... tudo = DESCE REDONDO amigao kkkkk valeu ; compartilhar c/ a turma ; que venham mais ;;;;;; boa pesca ; camarada ; abraçao
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  7. O número de rolamentos influencia sim, mas não é o mais importante. A qualidade dos rolamentos e engrenagens, a precisão de manufatura e a engenharia empregada nos sistemas de freios, carretel etc são muito mais importantes. Existem carretilhas com 6 rol (como uma curado) que são muito superiores a outras com 11 a 13 rol por exemplo. Dentre as citadas na sua lista, iria de Brisa fácil. Mais leve que as outras (200gr), mais rápida (7.3:1) e melhor acabada. No resto, são semelhantes.
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  8. Sobre o preço do barco. Acho que é um caso específico, por se tratar de um barco consagrado de uma empresa consagrada. Inegável que é um casco procurado por pessoas mais abastadas e que podem pagar pelo preço. A imensa maioria do mercado é formado por barcos de menor custo para motorização entre 15 a 25hps. Nessa categoria os preços são bem acessíveis ainda, com uma vastidão de fabricantes e um bom mercado de usados. Os top de linha sempre serão para os mais endinheirados. Bass boat então, nem vou comentar.
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  9. @MuriloArcos não tem muito mistério não mas como vc já percebeu lá no poste do amigo Marcelo Pupim a zara é imbatível em Três Marias. Quanto as cores que vc queria saber vai no osso e na verde limão transparente. No mais as citadas pelo @Dowglas já faz sucesso. Já aproveito para dizer que o Dowglas é de extrema confiança e gente finíssima. Ah não deixe de levar Jig pode salvar sua pescaria. Nunca se sabe como o peixe vai estar. Abraço
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  10. Grande @Marcelo Pupim sou testemunha do sucesso deste pescaria. Falar do @Jefferson Guia Tres Marias é chover no molhado. Melhor guia disparado de MG. Quer fazer uma grande pescaria em Três Marias é só ir com ele. Pupim o seu vídeo eu já te disse e repito ganhou inscrição e meu like no canal. Abraço e aguardando uma para irmos juntos.
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  11. E ae Edson... Legal...no meu caso é melhor Palmas mesmo...ate porque a viagem não exclusivamente para pescar........estou entrando em contato la, assim que encontrar um bom preço informarei aqui no topico.....grande abraço
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  12. João o pessoal pensa em tamanho da manivela erroneamente ela serve apenas para dar mais torque no recolhimento (quanto maior a manivela , maior a alavanca aplicada) menor força empregada e claro conforto maior na briga com algum peixe um pouco maior . Quanto ao recolhimento esse é fixo e se dá com a relação da coroa / pinhão (por diâmetro ou dentes) normalmente elas são de 6/1( relação coroa / pinhão) chegando a 9/1. Outro fator a reconhecer tb é o IPT ou melhor quantidade de centímetros recolhidos por volta (esse é o mais complicado de a turma entender) pois ele está ligado a profundidade do carretel e linha usada , se um carretel recolhe 70 cm por volta de manivela assim que vc preencher a linha dele esse núeo vai variar para mais de acordo com a espessura da linha e varia. Normalmente esse IPT é calculado com o carretel cheio até a borda para valorizar o recolhimento da maquina. Espero ter ajudado , ABRAÇOS !!!!!!!
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  13. Douglas como o amigo falou vc vai encontrar vários profissionais aqui no fórum para te dar dicas sobre como fazer a limpeza e lubrificação. Eu particularmente uso para limpar rolamentos fluido de isqueiro, o ideal seria benzina, mas nem sempre é fácil encontrar benzina pra vender por aí. Para lubrificação de rolamentos existem várias opções, quando não dispuser do óleo dos próprios fabricantes você pode usar um óleo que os dentistas usam para lubrificar seus equipamentos em lojas que vendem materiais para dentistas, comprar óleo mineral específico na fishingmaster(comprei recente um kit lá) ,e no último caso o óleo singer porque ele é mais viscoso e segura um pouco mais o rolamento, porém a lubrificação também dura mais. Para engrenagens internas e discos de freios uso graxa teflonada , já usei também graxa para rolamentos. Para desengraxar o corpo e as peças,uso o fluido de isqueiro e lavo com água e sabão neutro. Seque tudo muito bem e lubrifique denovo. Cuidado para não usar nem muito óleo nem muita graxa, pois o efeito pode ser ao contrário do que espera.ao invés de facilitar o arremesso, por exemplo, muita graxa e óleo pode prejudicá-lo. Gosto de aprender a cuidar dos meus equipamentos, mas se achar que está difícil, o melhor e mais sensato é pagar a um profissional para fazer isso pra vc. Boa sorte!
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  14. Turma...tomei a liberdade de criar este tópico aqui em virtude da quantidade de amigos q estão sempre em dúvida sobre comprar ou não um sonar. Bem...o q postarei aqui abaixo não tem nada de "técnico", ok!??! Estou postando este tópico baseado na minha experiência e no meu tipo de pescaria, a de TUCUNARÉS em lagos e represas. Então, não estou tratando aqui de potência, de angulação, e outras informações técnicas q confundem muitos usuários. 1 - Sempre vale a pena. Sim, ter um sonar a bordo irá SEMPRE te ajudar. Muitos imaginam q o sonar irá dizer: "jogue a linha alí, o peixe tá aqui, ó!"...quando na verdade sabemos q não é bem assim. Então, como ele irá te ajudar? Simples, da linha da água pra baixo, toda e qualquer informação q vc tiver será de grande valia, coisa q vc sem um sonar, não a terá. As principais e mais importantes informações q um sonar pode repassar ao pescador são: profundidade, temperatura da água, tipo de relevo, formato de relevo. Às vezes, no meio do nada (água para todos os lados), vc encontra uma boa estrutura submersa a 2m, 3m e etc....coisa q, sem o sonar, vc jamais saberia. Em alguns casos o pescador descobre q o peixe daquela região fica mais ativo quando a temperatura da água está em 30 graus, por exemplo. Certa feita estávamos eu e meu pai lá no Alto Xingu pescando no poço chamado Sayonara (nome de uma fazenda próxima), mas o poço tinha + ou - uns 50m de largura, mas, atravessando ele perpendicularmente, vimos no sonar q existia um vala em determinado lugar do rio q tinha 12m de profundidade (o restante do poço tinha apenas uns 5 ou 6m), mas esta vala se estendia por uns 300m (paralelo ao barranco), e q terminava apenas no final do poço...Descobrimos q as grandes cachorras estavam muito ativas no final desta vala. O motivo?!?! Não sabemos...mas o sonar funcionou. 2 - E os peixinhos q aparecem na tela, devo dar atenção? Não. As sondas top do mercado podem custar até 20 mil dólares ou mais...(http://www.geonavmarine.com , http://www.raymarine.com ) Sim, podem custar um carro popular...e são recheadas de funções incríveis, como tela 4D, câmeras termais, radares, fotos de satélite de cais, portos e etc, detalhamento incrível de cartas náuticas, conexão com radares HD, e por aí vai, mas, nenhuma delas mostra imagens de peixinho algum, então, pq uma sonda de 300 reais vai te tornar um super "encontrador" de peixe?!?! Pelo q sei, alguns sonares conseguem identificar a bexiga natatória do peixe, assim, joga aquela imagem do peixinho na sua tela...mas a verdade é uma só...acredito q as chances do sonar estar certo são de 99 pra 01...hehee....portanto, não perca tempo soltando o seu anzol em cima do peixinho q aparece na tela. Todo grande pescador q usa sonar (geralmente os pescadores marítimos), aprendem a entender o tipo de imagem q o sonar fornece pra ele. Às vezes, vendo uma grande bola de "rabiscos", q na verdade é um grande cardume, pela sua forma, tamanho e comportamento, um grande pescador marítimo consegue saber inclusive qual tipo de peixe está sendo detectado. 3 - Usar sonar em rio, onde a profundidade é baixa, vale a pena? Sim, como disse mais acima, toda e qualquer informação q vc tenha q lhe mostre o q está abaixo da linha d'água irá te ajudar. Apenas fiz questão de mencionar isto aqui, porque acredito q não valha a pena gastar uma grande fortuna em um sonar q irá lhe fornecer as mesmas informações q um sonar básico também irá te fornecer (profundidade, temperatura da água e relevo). 4 - O sonar mostra o q está na frente, sob ou atrás do barco?!?! Isso vai depender de onde está instalado o transducer, q é uma peça q envia e recebe os sinais enviados "pra baixo". Na grande maioria dos casos o transducer é instalado na traseira do barco, ou seja, o q é exibido na tela do sonar já passou por baixo do barco...hehee....Teoricamente vc precisa arremessar pra trás para aproveitar as informações da imagem. Em alguns casos, o pescador instala o transducer na base do motor elétrico (em alguns motores elétricos mais top um transducer já vem instalado na base), mas nestes casos, a informação exibida na tela é está exatamente sob o bico do barco. 5 - Mas existem sonares q mostram o q está do lado ou lá perto do barranco??? Sim, existem. A Humminbird vende um modelo chamado Fishin' Buddy. O modelo é bem interessante mas não sei se funciona realmente...ehhee. + + Os modelos mais top da Hummimbird possuem uma tecnologia chamada SIDE IMAGE...q tb mostra o q está ao lado da embarcação. Acredito q este seja o modelo de sonar q mais agrada os pescadores de tucunaré. Vejam os vídeos abaixo e babem (mas custa caro). http-~~-//www.youtube.com/watch?v=1L_vRdgwI6Y http-~~-//www.youtube.com/watch?v=yNucS1bniIw 6 - E qual tipo de sonar vale a pena investir? Complexa a pergunta....mas acredito q o mais interessante para os pescadores de represa, lagos e para aqueles q pescam tucunarés na superfície (ou não), são os sonares de modelos mais simples, tipo Cuda, Pirinha e etc...Sim, estes sonares são na verdade pequenos "notáveis" q exibem as mesmas informações úteis de muitos sonares de R$ 1.000,00 ou mais. Sempre digo pra turma do fórum....ou se compra o básico, ou alopra logo e compra um com tecnologia Side Image ou, no mínimo, com Down Image. 7 - E sonares coloridos, valem a pena? Não, principalmente para quem pesca em águas interiores. De nada adianta investir o dobro do valor para se ter um sonar colorido se o pescador não sabe interpretar estas CORES q lhe são exibidas. Em pescarias marítimas os grandes cardumes aparecem na tela como uma bola colorida....mas em rios vc nunca encontrará cardumes assim (bolas gigantes de peixes). Em rios os peixes andam na maioria das vezes sozinhos, em casais ou em pequenos cardumes...então, investir em sonares coloridos, na minha opinião, é um grande desperdício. Hj a primeira opção do pescador q não quer investir muito é comprar (todos na faixa dos 300 reais): - Piranha (da Hummimbird); - X-4 (da Lowrance), ou; - Cuda (da Eagle), e por aí vai. Caso ele queira investir um "pouco" mais, parta para, NO MÍNIMO, um sonar preto e branco, mas com sistema DSI (DownScan Image) da Lowrance, q no fundo é a mesma coisa q o DownImage da Hummimbird, que é o: - Mark-5 DSI (custa 250 dólares lá fora), mas não tem ótima resolução de tela. Repare q dá pra perceber perfeitamente o contorno das estruturas. Ocorre q a Lowrance reinou um bom tempo com esta tecnologia...mas a Hummimbird, agora, no ano de 2012, promete "botar pra lascar" lançando modelo de entrada mas como tecnologia DI de baixo custo: - 570 DI (300 dólares lá fora), q é preto e branco mas possui DownImage. - 345c DI (custa apenas 380 dólares lá fóra) e é colorido. ...ou seja, vc terá um sonar com DownImage q na pior das hipóteses chegará aqui no Brasil (importação direta) por uns R$ 700,00. Agora, se vc quer colocar pra lascar mesmo, compre logo um modelo com tela grande e no mínimo DownImage e seja colorido. - Hummimbird 596c HD DI (550 dólares), mas é color, tela grande, DownImage e Imagem em HD. - Lowrance HDS 5x ou apenas o HDS 5 (630 dólares), color, é combo (mas o StretureScan é opcional). 8 - Cuidado para não fazer besteira. Não compre "gato por lebre". Na minha opinião a Lowrance e a Hummimbird são as melhores do mundo (pra pesca esportiva), mas o q mais vejo são amigos desavisados q compraram alguns modelos "básicos" da Lowrance , principalmente HDS 5 e HDS 7, e se daram mal. lacou:: Vejo q no Brasil a escolha do Lowrance é quase unanimidade por parte dos donos de BassBoats e barcos mais "caros", mas conheço pelo menos uns 3 ou 4 amigos q se deram muito mal por não saber qual o modelo correto do Lowrance e acabaram comprando "gato por lebre", explico. A Lowrance possui a série HDS q quer dizer High Difinition System...mas, para se ter essa imagem tipo "ecografia" na tela, ou o StrutureScan, é preciso adquirir um módulo da parte (LSS-1) q custa a bagatela de 650 dólares. E outra, o transducer (sensor) deste móduto, deve, obrigatoriamente, ficar do lado de fóra do casco. Resumindo. Hj, vc compra um Hummimbird 596c HD DI por 550 dólares mais taxas, e, para se ter as mesmas funções dele em um Lowrance, vc terá q pagar 630 dólares num HDS 5 e mais 650 dólares no módulo StrutureScan....então, a dica tá dada...hehee... Importante ainda dizer q dentro desta série (HDS), existe o modelo HDS 5, HDS 5M e HDS 5X - aparelhos mais simples da linha - mas: - Modelo "5", o único COMBO (GPS + Sonar). - o modelo "5M" é apenas GPS. - O "5X" até o ano passado era apenas um SONAR. Então, sempre q for comprar um HDS da Lowrance, veja qual o aparelho correto para a sua aplicação. Pra mim e, para vários lojistas/especialistas americanos q consultei, em se tratando de sonares de mesma faixa de valor, os Humminbird hoje são muito melhores e baratos q os demais. 9 - Vale a pena comprar um Combo (GPS + Sonar). Na minha opinião, NÃO. Infelizmente temos apenas cartas ou mapas do nosso litoral, e estas, não vem instaladas nos Combos. http://di1-2.shoppingshadow.com/images/pi/11/3f/34/95567726-260x260-0-0_Navionics+Navionics+Gold+Central+And+South+America.jpg Caso o pescador LITORÂNEO (costa + uns 500km pro interior) queira instalar o mapa no Combo, ainda terá q desembolsar 200 dólares comprando este mapa q é vendido pela Navionics. Já os pescadores do INTERIOR nem opção de mapas tem disponível para o seu COMBO. De forma resumida, além de ter pago no mínimo 300 dólares a mais pelo GPS combinado com o Sonar, o pescador terá q gastar no mínimo outros 200 dólares com mapas. Se o pescador comprar um COMBO mas não instalar os mapas detalhados, estará com um aparelho caríssimo q mostrará pra ele apenas a velocidade real da embarcação e o desenho safado de uma rota na tela...hehee... Detalhe, não tem como instalar mapas 0800 - Free -, piratas, rackeados e o escambau. Bem...assim termino mais este tutorial q deveria ser curto mas ficou grandíssimo...hehee. Espero q seja proveitoso pra galera q está em dúvida na escolha do seu sonar. Abs. Fabrício Biguá.
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