Amigos há muito tempo venho tentando marcar uma pescaria na UHE Serraria, próximo a cidade de Juquia-SP, famosa por estar saindo amarelos de bom porte e azuis.
Um pouco da historia, há mais de 40 anos o Grupo Votorantim construiu um complexo de represas, para produção de energia, no meio da Serra do Mar, próximo aos municípios de Tapirai, Juquia e Miracatu. Sendo elas, UHE Fumaça, França( famosas no passado pelos BlackBass), Porto Raso, Alecrim e Serraria. Por muitos anos ia pescar na UHE Alecrim, mas pessoal mata demais e acabou com o peixe lá. Sempre tive curiosidade em conhecer a UHE Serraria, mas sempre ouvi falar que o acesso era impossível mesmo para um jipe.
No local existem os tucunares azuis e amarelos, também tilápias, jacundas, trairás, Trairuçus(muito raros), e o Sr Raul soltos milhares de pacus e matrinchas, que estão atualmente muito gdes.
Mas como diz o ditado "chegou estrada, acaba o peixe", isto foi bom para a UHE Serraria, no local só existe um acesso e o dono da pousada, incetiva o pesque e solte. E como o único jeito de chegar é pela pousada do Sr Raul, o lago vira que uma pescaria particular. Dista da minha cidade, Sorocaba-SP uns 100km, de São Paulo capital uns 130km e de Curitiba uns 300km.
Para chegar lá, depois de alguns km de estrada de terra boa, paramos e entramos em um carro traçado com pneu de jipe do Sr Raul, são 4km de estrada,nem dá para chamar de estrada...kkkkk
Resolvi conhecer o local, marquei com o gde Guia Luis Latorre, e fomos no fim de abril conhecer o local, choveu nos dois dias anteriores e muito frio. Pescaria foi bem difícil, mas deu para ver gdes cardumes de amarelos e azuis, pequenos, mas de bom porte para nossa região, e o melhor batiam nas iscas de superfície.
Deste sai as dezenas
A beleza da Serra do Mar
Fim de tarde na Serra
Resolvi que queria volta, e na semana passada, apos forte frente fria, vi que teria alguns dias de sol, e marquei a pescaria, pois o que importa é estar pescando.
Recepção simples e caseira, quer melhor? Café caipira de coador.
Então, bora pescar.
O dia amanheceu frio pelo outono, 15º, saímos pescar, com poucas ações, víamos eles seguindo a isca sem atacar. Mudo para um jig de 10g, ai vira festa, muito peixinhos de um palmo, diversão garantida.
Destes eram muitos, pareciam em cardumes
Foi melhorando a qualidade
Esquentou, tem que gelar a goela...
Paramos para almoçar. Sr Raul tem uma gde plantação de palmito Pupunha, ele corta na hora.
Imagina, que trem bom, palmito assado no forno com azeite e sal?
Depois deste belo almoço, voltamos pescar, dia foi esquentando e as ações aumentando, saíram alguns na superfície. mas mantendo o padrão muitos tricks e alguns melhores.
No fim do dia, arremessei um jig abaixo de uma gde arvore, batida dura e um descarregar de linha, muita linha, pensei peguei um açu... Pula uma Matrincha gigantesca, 4kgs fácil, mas acabou por escapar, virá historia.
Dia muito show, mas tudo que é bom acaba...
Fim de tarde show
Como é muito isolado, a natureza é exuberante, muitos pássaros. Noitinha entrando aos pios no Inhambu de fundo e assobio das rãs.
Na volta um pouco do rally, mas não vendo a hora de voltar...
A pousada do Sr Raul, é muito legal, conta com bons quartos, barcos, guias. Compensa passar dois ou três dias.
Contatos com o Guia Luis Latorre:
https://www.facebook.com/luiseduardo.latorre
11-995932678
Material utilizado
Varas de 12lbs
Carretilha-Curado 51E
Linha Multi 20lbs
Iscas mais usadas-Jig brancos de 10g, Bomber 13A, Cultiva, zigzarinha e Bonnie85.
Agradeço a Deus e minha família, por poder viver esta vida maravilhosa.
Abs
Dini
Para quem quiser acompanhar minhas pescarias:
facebook https://www.facebook.com/dini.dini.90260
Instagram @pescadini
#pesca_dini