Finalmente consegui algum material minimamente esclarecedor a respeito do diametro de helices. Algo que me incomodava muito nao ter ideia de como calcular (isso ainda nao consegui) nem como idealiza-lo (isso ja clareou bem).
Bom inicialmente, acho vantajoso quem se interessar, em ver esse vídeo, fala muito sobre hélices, detalhes etc.
Visto o video acima, vou repassar os sites já traduzidos:
para comecar a entender o tema, mas de forma ainda leiga: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.thehulltruth.com/boating-forum/107304-how-does-prop-diameter-help-hurt-performance.html&prev=search
algumas explicacoes mais coesas, tecnicas e embasadas: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://ribadventure.gr/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D175:propellers-diameter-en%26catid%3D39:propellers%26lang%3Den%26Itemid%3D256&prev=search
uma visao alternativa: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://goneoutdoors.com/effects-larger-diameter-boat-prop-6775152.html&prev=search
naoe ntendi muito bem, mas convem reler pra calcular e entender : https://www.boatdesign.net/threads/prop-diameter-vs-pitch.32881/
esse nao consegui traduzir pq da erro no site, entao vai em ingles mesmo: http://www.psychosnail.com/boatingarticles/boatpropellers/propellerdiameter
passando a regua e tentando entender eu diria o seguinte.
O diametro é fundamental para usos em motores maiores, ou seja, acima de de 150 hp, onde detalhes de acertos, especialmente em aguas agitadas, fortes correntes, podem fazer muita diferenca, ainda mais em situacoes diferentes da que usamos aqui, por exemplo barcos de carga, transporte, etc, onde seu uso é muito maior e qualquer diferença tem uma real efetividade no final do mes em consumo e desempenho (especialmente pq esses barcos usam toda gama de rpm disponivel e nao como nos que usamos basicamente "no pau" ou "na maciota").
Nesses casos, um diametro maior ajuda a planar mais rapido e com menor consumo, especialmente em baixas e medias rotacoes, onde barcos de carga trabalham mais, ja o diametro menor, favorece quem busca velocidade e altas rpms.
O diametro influencia no RPM alcancado, assim como o passo, mas influencia mais na questao de qual melhor modo o motor vai trabalhar (baixa, media ou alta rpm).
Como calcular isso? Ainda nao sei... MAs pelo menos para nós que usamos 2 tempos, o menor diametro é interessante. Mas nao mudar muito, pois (ate onde eu li e isso pode nao ser realidade), 1 cm a menos equivale 1 polegada no passo , mas isso me pareceu meio estranho, entao ainda estou pesquisando, acho que isso sera mais facilmente entendido na pratica, na hora de achar o ponto doce do motor, ou seja, baixa media ou alta rotacao e sua otimizacao como maquina.
Alem do diametro, ainda tenho que entender o RAKER e o CUPPING das helices... Mas isso vamos fazer com o tempo...
Alguem ai disposto a dissecar o assunto?