alex, nao é bem assim....
vamos la:
1- a qtidade de rosca ou distanciamento deve ser obrigatoriamente (sem exceção) a original, cada motor tem um local de vela e portanto uma vela especifica, se nao respeitar isso, vc pode ou ficar com uma centelha encoberta pela parede do cabecote/bloco (dependendo do motor), ou proxima no pistao a ponto de bater a cabeca do mesmo na vela, causando quebra (o que vai gerar todo tipo de problema interno no motor), caso fique muito pra dentro do motor mas nao atinja o pistao, vai queimar muito a vela ou causar outro tipo de defeito.
2- vela 2t ou 4t nao tem diferenca entre si, na verdade, nao tem vela 2t ou 4t, tem especificacoes de projetos, por exemplo, a minha vela originalmente era muito usada em RD135z mas tb algumas motor 4 tempos usam ela (nao lembro quais, mas no site da ngk vc pode conferir que a mesma vela serve pra um monte de motor 2t e 4t)
3- grau termico: aqui é complicado, um motor que anda pouco, muito liga e desliga ou num local muito frio, tipo alasca, eua no inverno etc, usam um tipo de grau, na terminologia da ngk por exemplo se usa ate a "b5" , lugares quentes como no brasil ou quando vc usa o motor mais tempo, busca-se outros graus, tipo as "B7 e B8" , teoricamente, no brasil, em modo geral, para motores de popa, o correto seria a b7, porem como nosso combustivel esta com muito alcool, vc pode escolher a B8 e B9 sem comprometer o motor ou desempenho. Isso tudo se falando do mesmo motor, então como e onde vc vai trabalhar diz muito sobre o grau termico.
Entao no grau termico vc leva em consideracao o modo, onde e com qual combustivel usar. Via de regra, os mecanicos no brasil usam a B7 e suas variantes, mas com o aumento do alcool, alguns passaram pra B8 (nao lembro mas acho que qdo troquei a minha passei pra b8 ja)
4- falando das velas NORMAIS: busque a que esteja com os parametros originais e sempre confira o gap delas, cansei de ver vela com gap errado saindo da embalagem, quando se pensar em vela de iridium, esqueca o gap e veja a compativel para o modelo original.
muitos motores nao constam uma vela equivalente de iridium, mas basta olhar qqr outro que use a mesma vela e tenha a equivalencia, vai dar no mesmo.