Ventos e chuvas uso diversos, mas o que mais confio é o windguru PAGO, o gratuito tem um atraso de 12 horas, invisto coisa de 100 reais por ano mas me arrisco menos.
Para marés, uso o aplicativo da fishing stories, é muito fácil de usar e vem com gráficos. Sempre bom lembrar que as tabuas são medidas calculadas para os principais portos.
Então se você estiver pescando em Bertioga estará consultado a tabua de Santos. Sendo assim seria interessante consultar a de Ilha Bela também e fazer um média ponderada para ter uma informação mais precisa.
Nível de lagos e rios, costumo ligar para as pousadas mais próximas. Além disso fico sabendo se esta saindo que tipo de peixe e como o peixe está comendo.
Quanto a navegação acho que hoje em dia os mapas da Navionics são imbatíveis, ainda mais agora que tem mais de 2000 atualizações todos os dias. E se seu sonar for compatível, você mesmo pode gravar as atualizações de onde você navegou e mandar para o servidor deles, é uma espécie de Waze dos Mapas das cartas náuticas, com precisão absurda. E estes mapas são compatíveis com diversos aparelhos de GPS, inclusive celulares de tablets. Show.
Aguas interiores, como represas e rios, uso as cartas da marinha quando disponíveis em conjunto com o Aplicativo Marine Navigator.
E também o aplicativo RMaps, mas faço os downloads dos mapas através do Atlas Mobile versão 1.8, que tem a maior quantidade de servidores de mapas. Os atuais perderam diversos. As vezes uso os layers de satélite do Navionics , mas muito raramente.
Para ondas uso o surfguru.