Amigos, resolvi terminar a temporada dos açus em um local que a tempos eu não frequentava o Rio Branco. O Rio Branco corta o estado de Roraima, passando por Boa Vista, Caracaraí e sua foz se faz no Rio Negro na região próxima a famosa pedra do Gavião, abaixo dos rios Xeruini e Caures. Como o próprio nome já diz, é um rio de águas mais barrentas, mas tem algumas lagoas e afluentes de água limpa, como Rio Agua Boa, Catrimani, Itapara, Mata-Mata e muitos outros. Infelizmente as leis de preservação de pesca começam justamente deste rio para cima, então ele sofre demais com a pesca predatória. Nele vivem três especies de tucunarés, os açus, os popocas e os borboletas, como todo rio de águas brancas por motivos de pH, eles são rios de quantidade de peixe mas de menor tamanho, dificilmente você vai encontrar um peixe acima de 8kgs, mas em compensação explodem os pexes de 2-5kgs. Também habitam Pirararas, filhotes, Aruanas brancas e pretas, apaiaris, pirarucus, cachorra, jacunda e muitas outras especies, a diversidade é muito legal.
O rio Branco
Recebi o convite do amigo Enio, o gaúcho, para conhecer o barco do também amigo Rogério Bacchi. Grupo composto por 6 pessoas, grupo muito da paz.
Esquentando os motores em Viracopos
Chegamos em Manaus-AM, na sexta feira a noite e logo cedo embarcamos no aeroclube.
Voo de 1:30h e adentrávamos o estado de Roraima, pousando na comunidade de Santa Maria do Boiaçu, as margens do Rio Branco.
Pista de pouso em Santa Maria do Boiaçu
Trafego aéreo
Vida mansa na vila
La chegando, já constatamos que o nível da água realmente estava bem baixo, o que até dificultava nossa navegação.
Subimos o Rio Branco sentido norte e aportamos na frente do Lago do Curiucu. Este lago de águas limpas, mais parece um rio de tão grande, com motor 40hp aberto leva quase 2 horas para ir do inicio ao fim, o que é impossível nesta época pois tem diversos canais estreitos que dificultam a navegação, alem do lago principal são mais de 10 outros lagos que se comunicam. E todo ponto do lago dá peixe. Foi o local com maior fartura de tucunarés que eu já vi na minha vida, fruto da preservação, na boca do lago mora a família do Sr Francisco, que há mais de 50 anos, junto com seu falecido pai, não permitem a pesca predatória neste lago, chegou me contar que alguns políticos famosos, não vou citar nome, souberam da fartura lago e tentaram dar uma "carteirada" nele, e qdo souberam que era só pesque e solte se negaram a assim fazer, mas tb de imediato foram expulsos do lago.
Boca do lago Curiucu
Pescamos mais de 10 especies. E em 6 pescadores, com 6 dias de pesca, pegamos próximo de 2000 peixes. Somente eu e o Enio pegamos 700 tucunarés, sendo 70 de porte. Uma coisa legal deste lago é a fartura de pirarucus, eles explodem ao seu lado o dia inteiro, e muitas vezes nos dão a alegria da fisgada, tivemos três na linha, inclusive um deles explodiu na zara do Enio, dá para acreditar??, este e outro acima de 20 kgs acabaram por escapar, acabamos embarcando somente 1 pequeno. As outras duplas embarcaram mais pirarucus, sendo um deles um monstro.
Todo lago tinha peixe, mas os melhores pontos estavam nos lagos mais fechados, e praticamente todo dia arrastávamos o barco por 3horas para entrar e 2 horas para sair, mas valia muito.
Como peixe de agua branca, é menos agressivo, hélices não faziam muito diferença. Estavam pegando bem em jigs, twichbaits e zaras, o parceiro só quase pescou com uma Reallis pencil 110 e pegou muito peixe, mas muito mesmo, tava já com vontade de dar uma marretada nesta maldita isca...rsrsrs. Eu não estava acertando a zara certa até o penúltimo dia, então peguei mais no jig. Mas de tanta explosão, acabei achando a isca, comecei usar uma Sammy 110, ai tb só na superfície.
Para não ficar enrolando vamos a fotos:
Destes pegava as dezenas, tinha que sair do cardume para continuar pescando
Atacou o paquinha e ficou preso
Surpresas
Os amigos Marcio e Zeca na batalha
Entrando nos lagos
https://www.facebook.com/dini.dini.90260/videos/2279717175650505/
Choveu quase todos os dias, mas sem repiquete
Ajudando na reciclagem
Almoço na beirada, não pode faltar
Sofrendo
Lago magnifico
A noite para relaxar
Brincadeira com as matrinchas, o resultado
Os amigos Jorge e seu filho
natureza exuberante
Me enganaram, veio vazia...rsrsrs
duro de pescar na agua branca
O barco é muito bom, nome TupanaX, do amigo Rogerio. Quartos duplos com ar condicionado e banheiro, refeitório climatizado, a cozinha excelente, e muita comida.
Eu só tenho a agradecer a turma que tão bem me recebeu. Ao amigo Enio pelo convite e ao dono do barco o Rogério pela hospitalidade e atenção. E a toda equipe do barco pelo fantástico atendimento
OBS-Fica claro que não preciso e não recebo nenhuma gratificação para falar da pousada ou de qualquer pessoa, falo bem porque realmente gostei.
Contatos do Rogério-19-989145070
Material utilizado:
A-Varas
-SC III 5''7"20lbs by Waka Custom
-SC III 5'7"17lbs by Waka Custom
-Falcon Cara 5'7" Peacock Edition
B-Carretilhas
-Scorpion 1501 HG
-Scorpion 1501
C-Linha Multi PP 50lbs
D-Leader -Line system 50lbs
F-Snap Capella G Amazonas
G-Iscas mais utlizadas- Sammy110, Reallis pencil, Rapala Sub walk, jig 6/0 15g.
-Fica um detalhe os jigs , não tenho mais usado ele com o double tail, acho q qdo ele esta velhaco, ele prefere uma isca menor,e a produtividade aumenta, desta forma.
Agradeço a Deus e minha amada família por esta vida maravilhosa.
Abs
Boa semana e pescaria a todos
Carlos Dini
Para quem quiser acompanhar minhas pescarias:
facebook https://www.facebook.com/dini.dini.90260
Instagram @pescadini
#pesca_dini