Fala turma do FTB, nos dias 16 e 17 de Março fiz minha primeira pescaria do ano no Lago de Três Marias e fiquei muito feliz de encontrar o Lago com mais de 70% de sua capacidade de água.
Há muitos anos não vejo o Lago assim, abarrotado de água. Tá lindo demais, água cristalina e graças a Deus nem sinal de resíduos do desastre de Brumadinho.
Mas deixa de conversa e vamos para pescaria em si. Digamos que foi um esquenta para pescaria na Amazônia em Agosto, do nosso grupo de 8 pescadores estávamos em 3. Foi uma grande oportunidade de estreitar os laços com uma pessoa espetacular que é o Rogério, que vai pescar com nosso grupo na Amazônia.
Na quinta-feira eu o Mozart recebemos o Rogério em BH e fomos fazer uma resenha no Empório do Dedé, gostinho da Amazônia em BH.
Mozart(moranguinho), Eder e Rogério.
Na sexta partimos rumo a Três Marias, chegamos ajeitamos as traias e no outro dia bem cedo fomos pescar.
SÁBADO
Março geralmente é um mês de muitos cardumes em Três Marias. É muito natural ver vários cardumes estourando em vários pontos do lago, em sua grande maioria a uns 20 a 30 metros da margem. Logo nos primeiros arremessos encontramos um desses cardumes e ai é diversão garantida, geralmente pegamos uma média de 20 por cardumes que batemos iscas, de chegar a faltar vara para capturar eles. Optamos por não embarcar esses peixes para aproveitar a diversão, só alguns para sair para foto.
Cardume de tricks. Moranguinho e sua forma displicente de segurar o peixe.
Guia Biguá (o sabedor de todas as coisas, enciclopédia vida)
Por volta do horário do almoço avistamos alguns casais, mas o peixe estava manhosos demais, passamos mais de 10 iscas diferente na cara deles e nada. Já ficando puto com um casal de azulão eu falo para os parceiros: “ esses peixes ai não vão pegar em isca nenhuma larga eles pra lá, eu vou pegar algum perdido aqui nesta praia”.
Dito e feito, pescando no fundo do barco, arremesso a bonnie 95 e no segundo arremesso vem uma porrada na superfície, o sistemático brigou bonito, briga no limpo maravilhosa com fricção solta para não forçar e foi embarcado um azulão com seus 60 cm cravados.
Fomos almoçar e tivemos que ficar parados mais de 3 horas esperando o vendaval passar, muita marola e impossível navegar.
No final do dia ainda pegamos bons peixes e mais alguns cardumes.
DOMINGO
Foi difícil pescar pela manhã, muita chuva e pescamos perto da barragem. Conversei com amigos para mudarmos de estratégia e ir almoçar bem mais cedo. Navegando para o ponto de apoio já quase chegando ao local do almoço já senti a diferença de mudança de temperatura. Já deu para sentir aquele bafo de ar quente típico de Três Marias. Sabia que a tarde a pescaria seria outra.
Ali mesmo no ponto do almoço eu fui até o barco pegar algumas coisas e não resisti, dei uns pinchos e no segundo arremesso pego um belo tucuninha já com seus 44cm. E vi que os cardumes já tinham voltado a ficar ativos.
A tarde foi muito produtiva e capturamos mais bons peixes.
Peguei um azulão de 58cm no visual, percebi que a água estava muito limpa e sol tinha dado o ar da graça, então coloquei uma isca com verde limão no dorso e holográfica nas laterais para testar. No segundo arremesso, no visual, peixe rebojou na zara do Rogéiro e rapidamente eu arremessei ao passar em cima do peixe com leve toque de ponto de vara o azulão entrou e foi mais uma bela briga no limpo.
Guia Biguá (vulgo você concorda comigo, sabedor de todas as coisas. Esse conhece de tudo e mais um pouco...)
Depois ainda peguei um outro de 54cm no jig arremessando em cima de uma filhoteira que avistamos, muito raro de achar filhoteira nesta época.
Final de pescaria muito positivo, principalmente por estar junto do Rogério.
Pescaria realizada no novo barco oferecido pelo @Jefferson Guia Tres Marias, que ampliou sua estrutura para oferecer mais opções para seus clientes.
No mais é isso galera, abraço a todos. 100% pesca esportiva, nenhum peixe abatido.
Para vídeos das solturas e mais fotos só seguir no instagram @ederfshing.
Isca mais usada: bonnie 95.