Esse assunto é bem difícil não só pela PL mais pelo contexto geral.
Pessoalmente sou a favor.
Motivos:
1) Político fala a língua dos números, ou seja, da emprego, gera renda, viável economicamente? Alguém tem esses números? Duvido! esse seria um piloto excelente para saber se outros projetos de cota zero poderiam avançar pelo Brasil a fora junto a sociedade e políticos.
2) Quem pesca tucunaré em São Paulo sabe bem que ele já esta aqui a 40 anos e convivendo com dezenas de espécies. Próximo da minha casa eu pesco tabaranas e piaparas em um trecho de rio que fica a 1KM de uma represa que tem tucunaré... na parte de baixo, onde a agua corre não se vê um tucunaré. Se for um bom observador saberá.
3) A florida possui projeto de sucesso envolvendo o tucunaré em seus canais... lá ele faz parte de uma indústria bilionária (porque aqui não pode fazer?).
4) Essa PL ajudaria muito a desatrelar a demonização criada em torno do tucunaré e que muitos usam para matar desenfreadamente em nome do meio ambiente.
5) Meio ambiente em São Paulo? Onde? Já esta tudo modificado e destruído em nome da prosperidade. Tem pesquisa onde o próprio biólogo menciona não ter a mínima ideia do porque os projetos de peixamento de espécies nativas não estão sendo efetivos.
Trecho tirado de uma dessas matérias:
"A baixa rentabilidade da pesca e o virtual desaparecimento de várias espécies de peixes de grande porte nos trechos altos da bacia do rio Paraná, após mais de 30 anos dos programas de repovoamento, são emblemáticas em relação a isso."
Eu não sou biólogo ao algo parecido, mais usando a lógica, o que acontece quando represamos um trecho de rio de 50KM, com barranco alto, profundo, mata ciliar, arvore frutífera, agua corrente, PH x, Nitrato Y, Nitrito z entre outras dezenas de fatores que compõem um ecossistema? Transformamos ele em 300KM de margem pasto, raso, sem mata ciliar, inundando arvores (que gazes elas liberam?), PH A? Espécies nativas vão permanecer? Ou vão procurar um ambiente mais confortável pra si? O que vai viver nesse ambiente?
Agora o pior de tudo:
Como os influenciadores desse mercado não tem uma posição alinhada sobre esse assunto? Pesca e solta o tucunaré em corixo do pantanal e desce a lenha no peixe? Como eles nem se quer sabiam dessa PL? Poderiam ter ajudado lá atrás? Porque não se anteciparam? Próxima menção a pesca esportiva por políticos será em 2124.
É claro que essa PL não passa, mais deram todos os motivos para político vetar, matador matar,mergulhador arpoar,pesque e coma, entre outros... vai ser uma carnificina nos lagos de São Paulo e amparada por textões influenciadores. Conheço matador que até já printou os textos.
Esse assunto deveria ser pequeno pois a PL não passa mais o aditivo que veio com ele será terrível para quem realmente pesca e solta.
Fiquei decepcionado.
Mais.... vida que segue e mais um motivo para não querer que meu filho pratique tal esporte.
Saudações a todos.