Caro Everson, segue aí minha opinião:
Linhas de mono e multi tem, logicamente, características diferentes e com isso prós e contras diferentes.
As Monofilamento tem mais resistência a abrasão, são mais transparentes na água (as linhas transparentes né), não fazem atrito nos passadores. Em contra partida, possuem memória (ainda que algumas possuam bem pouco), tem elasticidade, são menos fortes a tração do que a Multi, tem bitola mais grossa (quando comparada com uma Multi de mesma libragem) e por isso cabe menos linha no carretel.
As Multifilamento não tem memória e nem elasticidade (ou pelo menos tendem a zero), possuem força de tração excelente e possuem uma bitola mais fina (quando comparada com uma Mono de mesma libragem) o que propicia mais linha no carretel. Contundo, são menos resistentes à abrasão, são mais visíveis na água, provocam mais atrito nos passadores (Apesar que as Multi enceradas de qualidade quase não geram atrito).
Como podemos ver, ambas tem prós e contra, né! Tanto é que quem pesca de Multi, geralmente usa líder de Mono (seja de fluorcarbono ou não), para unir os prós de cada linha e minimizar os contras.
Eu pesquei muitos anos com Mono, até para isca artificial, mas mudei para a Multi e me adaptei muito bem, acho melhor para arremessar, para trabalhar, acho que a Multi faz um arrasto menor na água (devido a bitola poder ser menor), a fisgada fica mais certeira (devido a ausência de elasticidade)...mas sempre uso o líder, para evitar estouros de linha por abrasão, para melhorar a apresentação da isca, uma vez que linha mono de fluor é mais transparente na água, para evitar que a garatéia fure a linha de Multi (isso às vezes acontece).
Hoje eu uso multi para iscas artificiais, mas mono para pesca pesada, pelo fato de que é uma linha mais em conta e porque, na minha opinião, para pesca pesada é interessante ter linhas de bitola mais grossa, para evitar o encavalamento da linha no carretel da carretilha (as carretilhas de pesca pesada geralmente tem um drag mais forte e a pressão da linha no carretel é maior, ficando mais fácil da linha penetrar no carretel e encavalar).
Acho que é isso! (Minha opinião apenas)
Espero te ajudado!