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Passo-a-passo para planejar pescaria amazônica
VitorMorais e 2 outros reagiu a Marcel Werner por um tópico
Ao planejar uma pescaria na Amazônia, há muito mais a ser feito do que a escolha da operação de pesca e a compra das passagens aéreas. Resolvi fazer esse passo-a-passo para que todos que vierem procurar essas informações no fórum possam se orientar. Será um texto longo, mas não dá para economizar em conhecimento. Onde ir? Sim, o primeiro passo é decidir sobre a operação de pesca. A primeira grande dificuldade é conseguir descobrir quais operações são idôneas e confiáveis. O melhor indicativo, na minha opinião, é saber o histórico recente. Relatos de pessoas que foram na última temporada (tá no plural para você procurar mais de 1 referência, não se acomode), programas de pesca que foram gravados há pouco tempo, etc. Desconsidere tudo que faz estardalhaço, ou que é pago, ou ainda comentários pautados em "essa operação é do meu amigo gente boa fulano", afinal de contas, é um negócio, a amizade poderá acontecer se o negócio entre pescador e operador der certo. A segunda coisa importante é não ter pium no local. O operador não pode mentir sobre isso, porque você vai descobrir. Nunca vá a um local que tenha pium. Eu já fui, e não volto nem pago. Não acredite na história de passar loção cremosa, óleo de árvore, repelentes potentes, tudo isso só vai temperar você pro pium devorar. Pium é inaceitável, mas isso é só minha opinião. Por fim, um terceiro fator, e esse é muito importante, mas poucos se dão conta: quem é o pescador ou guia profissional que está PRESENTE nessa operação, dando a vida para que você pegue peixes? Pode parecer algo supérfluo, mas há consequências aqui. Quando tem alguém que, para sobreviver, depende de você pegar peixes, o esforço é completamente diferente. Precisa ter alguém com essa responsabilidade. A operação tende a evoluir, as pescarias tenderão a melhorar a cada vez e os serviços adicionais (todo o conforto da estrutura, a comida maravilhosa do Chef de cozinha, os refinamentos) serão apenas um cenário que valoriza a sua PESCARIA, e não o contrário. Meu grande amigo @Kid M que me desculpe, mas discordo totalmente da frase "peixe é consequência". O peixe é o motivo da pescaria. O cenário do serviço é consequência de um cuidado a mais, mas pegar o peixe é o principal. Nesse contexto de operação, então, nem se fala, aqui que o resto é consequência MESMO! Vejo muitas desculpas sobre como a natureza não propiciou uma boa pescaria, mas bons pescadores/orientadores/guias conseguem contornar a situação e salvar a pescaria em grande parte das vezes que a natureza "não coopera"(ela não é obrigada). Buscar soluções para problemas que o cliente não tem experiência para resolver é, para mim, obrigação da operação. Passagens para Manaus As passagens para Manaus são compradas pelo cliente, não estão inclusas no pacote porque cada cliente vem de um local diferente. Sim, é possível que algum operador ofereça essa comodidade, mas é mais prático e rápido que o próprio pescador o faça - não demora nem 5 minutos no celular. Devem ser compradas com antecedência, isso é óbvio. A atitude mais precavida é chegar a Manaus um dia antes da partida para a pescaria. Chega a ser fundamental no caso das operações que fretam um voo da capital para o local de pesca - mas não se aplica, necessariamente, às pescarias perto de Manaus (Maçarico, Juma etc), pois o transfer acontece diretamente do aeroporto para a pousada (durante o dia, à noite não). A volta também deve considerar a hora de chegada do fretado em Manaus, com a ressalva de que podem acontecer muitas e muitas horas de atraso. O ideal - que raramente pode ser aplicado - seria guardar um dia de folga, ficando mais um dia hospedado em Manaus. Fica a critério - e risco - de cada um. O operador pode e deve ser muito claro quanto a isto. Recomendo aqui um mínimo de 4 horas entre a previsão de chegada em Manaus e o horário do check-in do próximo voo. Hotéis em Manaus Quase sempre necessários, estão disponíveis para todos os bolsos e gostos. Mesmo um Hostel poderá te satisfazer, dependendo do seu perfil. Se o seu pacote de pesca não inclui hotel em Manaus, faça como eu, use o site Booking, prestando atenção nas notas dos hotéis, elas são muito importantes, mas só são bons indicativos quando tem mais de 100 avaliações. Licenças e taxas de pesca Eu não gosto das licenças e você também não. Mas vamos pagar todas! A consequência de não pagarmos é ficarmos sujeitos a aborrecimentos. O fiscal pode fazer o que ele bem entender, por mais errado que ele esteja, as consequências do erro dele sempre serão zero. A licença federal é válida em todo o território nacional, mas o Amazonas resolveu que vai cobrar e pronto, então tire a licença do Ipaam também. O preço das licenças é o valor que você paga para não ser considerado criminoso, mesmo que não tenha cometido crime nenhum. E aqui vai uma dica valiosa: frequentemente, os sistemas do governo estão com problemas de funcionamento. Até a parte da cobrança, opera tudo bem e eles recebem o dinheiro. A parte final, que só interessa ao pescador, essa não tem muita importância , daí estão quase sempre sem funcionar. Ocorre que o fiscal só aceita o comprovante se tiver menos de 30 dias, o que faz sentido nenhum, mas é suficiente para você ter problemas. Saiba usar a regra do jogo: tire sua licença faltando 30 dias para o término da sua pescaria. Equipamentos de pesca Eis um dos maiores custos de uma pescaria amazônica, tanto que resolvi incluir a tralha completa em meus pacotes. Eu abordei este assunto de forma mais detalhada e orientada em outro tópico: Treinamento de pesca Este item pode ser surpreender. Mas porque você iria pescar sem saber o básico? Ou ainda, porque você gastaria preciosas - e caras! - horas de pesca na Amazônia apenas aprendendo a arremessar, lidar com tralha pesada, trabalhar aquelas iscas grandes? Pense: se você pudesse comprar um pacote de 15 minutos andando em um carro de F1, você acharia legal ter que ficar fechando aquela roupa complicada sozinho, entrar no carro com o volante na mão e descobrir sozinho como encaixa, onde está cada comando, como o câmbio, a marcha, o sistema de comunicação... com os 15 minutos contando? olha lá se você vai conseguir terminar uma volta antes do seu tempo estourar. Você precisa aprender o básico, antes de entrar num F1, mesmo que já saiba dirigir um carro normal. É a mesma relação entre pescar tucunarés na Amazônia e fora dela. Eu me ocupo de ensinar os meus clientes - e os de outras operações - técnicas de arremesso, trabalhos de iscas amazônicas e mais um monte de dicas, pessoalmente! Claro que não dá para encontrar todos, mas sempre que possível, coloco no meu roteiro de viagens aqueles destinos onde estão concentrados meus cliente e vou lá. Já introduzo o conhecimento para a pescaria no Amazonas e, se possível, também contribuo tecnicamente para um melhor aproveitamento da pescaria do cotidiano do meu cliente. E aqui posso dar um exemplo do que fiz este ano, em que viajei muito pouco, infelizmente. Pude pescar em São Paulo os pequenos tucunarés amarelos de Igaratá com meu cliente Vitor. Em apenas um dia, pude demonstrar a eficiência dos anzóis Inline frente às garatéias (proibidas no Vazzoleri Camp), contribuí com técnicas de arremessos, trabalhos de isca, posturas. Também reservamos um pequeno período para um primeiro contato do Vitor com o material amazônico. Tenho certeza que ele está mais preparado para iniciar a pescaria já aproveitando cada ponto. Meus clientes e amigos baianos também puderam ter esse suporte presencial, antes da pescaria. E todos que quiserem, podem, mesmo que pesquem na Amazônia em outras operações. Eu quero que todos façam boas pescarias. Quando outra operação falha em proporcionar um boa pescaria, o cliente sai com uma impressão ruim da Amazônia, e não do operador como deveria. E isso me prejudica, indiretamente. Imagina os comentários de "Amazônia não é lá essas coisas", "fui para a Amazônia e não passei de 3 quilos", isso desestimula muita gente e eu perco negócios que preciso para sobreviver. Então, tudo que eu puder contribuir para que a Amazônia seja melhor aproveitada (enquanto ainda existe), farei. E quem oferece tudo isso no pacote? Eu, é claro. "Meu tópico, meu jabá", como bem diagnosticou o Fabrício. Nos meus pacote para 2020 estão inclusos hotel e transfers em Manaus, hidroavião, todas as licenças e taxas, equipamentos de pesca, tudinho. All inclusive mesmo! Só se paga o que perder ou quebrar, e as ligações particulares via telefone satelital. A ideia é que o meu cliente possa fechar o pacote, comprar a passagem e ficar livre. Vai se ocupar apenas de arrumar uma mochila ou mala de mão com as roupas de pesca e pertences pessoais. Tudo isso por 9.000, duvido achar preço melhor. Mas o conhecimento está aí, à disposição de todos, inclusive a possibilidade de me contratar para suprir essas carências em outras operações. Forte abraço a todos e bom proveito.3 pontos -
TABELA DE ISCAS x GARATEIAS - SUBSTITUIÇÃO
Rodrigo de Souza Gonçalves e um outro reagiu a Octávio Amaral por um tópico
Garateia N2 com split CCM 80lbs com trava.2 pontos -
Passo-a-passo para planejar pescaria amazônica
Rodrigo de Souza Gonçalves e um outro reagiu a Fabrício Biguá por um tópico
Marcel....mais um tópico show de bola, que demandou tempo e muito ensinamento para ser construído. Show. Concordo com tudo o q disseste. Farei apenas algumas observações, não para contestar, mas para "agitar" as ideias....rsrs - Sobre o peixe ser consequência: Entendo o q disse. Claro q vamos atrás de peixe, maasss, e se ele não sair, independente do esforço de todos (q é UMAobrigação)?!?! Não há o q se fazer a não ser tratar bem os turistas e manter a pescaria alegre. Ocorre q o q não falta é pescador chato (estou sendo generalista, é claro), mas pescadores que gastaram, em alguns casos um dinheiro q vai fazer falta (ou não), e tentam de todas as formas contaminar os demais. Começa a chorar que deveriam ter escolhido outra operação, em outro mês, em outro rio, em outro planeta. Então, não estou contestando você ou o @Kid M, afinal, "Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais???". Nunca saberemos a resposta. - Sobre "treinar" seus clientes: Puts, é um diferencial único, em concordo em 100% com iniciativa e as suas intenções. Mas agora vem a pergunta, até quando você conseguirá fazer isso?!?! Imagine uma operação que comporte 30 pescadores por semana durante 5 meses?!?! São 600 pescadores...rsrs...como você vai treinar tudo isso?!?! Como fará este atendimento personalizado?!?! Você só faz isso pq ainda é pequeno. Espero q você seja gigante 🙏 (e nem sei se é isso q você quer), mas quanto maior for o seu negócio, mais problemas você encontrará. Por mais q você faça vídeos explicativos ensinando cada um deles (o q seria fantástico e teoricamente daria o "mesmo" resultado final), mas temos ainda a figura daquele pescador reclamão e q varia de grupo para grupo. Darei só um exemplo deste cara aqui pra baixo: Numa semana entra um pescador que diz o seguinte: "- Puts, todos os dias os guias nos levaram para comer fora do barco (na praia). Aposto que é para economizar comida ou combustível do gerador". Mas na outra semana entra outro pescador que já diz: "- Puts, todos os dias comemos no barco, se fosse para eu comer dentro de restaurante eu ficaria em Manaus ou em casa". 🤪 Mesmo com regras claras, temos a figura daquele q não lê nada das regras, ou finge não le-las, só para reclamar. - Sobre ter um "líder" na pescaria: Excelente dica. Confiar naquele mais experiente é sinal humildade e inteligência. Já passei 40 dias por ano com grupos na AM. Queria adquirir ensinamentos e era um taradinho em pescar mesmo...rsrs...Queria conhecer todos os rios e lagos do médio Rio Negro. Cheguei a ser responsável por 13 grupos de pesca em um único ano em SIRN. Muita responsabilidade sobre meus ombros, muita visibilidade entre os amigos, muita "notoriedade" que não faço a mínima questão de ter. Gosto sim, de ver todos os meus amigos com um peixe gigante na ponta da linha....mas sabe o que aconteceu?!?! Comecei a não pegar mais peixes grandes. Todos sempre preocupados se eu iria subir ou descer o rio. Se subisse na frente, era para pegar lagos virgens, se subisse atrás, era pq sabia de algum lago top que deixei para trás e não disse pra turma.🤦♂️ Comecei a ser odiado pelos "midiáticos" ou ser confundido como sendo um deles. O que antes era um dos maiores prazeres que tinha, acabou se tornando uma chatice pra mim. Hj vou para a AM uma única vez por ano, com 15 grandes e verdadeiros amigos de pesca. Tudo o q posso fazer eu faço para q a pescaria seja a melhor de nossas vidas. Todos já são experientes e tb são líderes no grupo. Todos fazem de tudo para deixar a pescaria divertida, mesmo que caia neve na AM. Iria tb outra semana com amigos desconhecidos, claro, pois nestes 15 anos, não encontrei meia dúzia de insuportáveis...Mas tb estou tendo problemas em conseguir o tempo q tinha antes para pescar. São 6 anos sem montar grupos aleatórios. Claro q durante os 10 anos montando grupo, tive a felicidade de conhecer centenas de pessoas incríveis e que até hj somos grandes amigos. Mas me dedico a agradar primeiro aquelas boas pessoas. Hj em dia não suporto muito críticas infundas. Já mando logo o babaca para a concorrência ou mando ele TNC. 🤭 Humildemente falando, tenho duas virtudes que considero fundamentais. A de não precisar da pesca para sobreviver, e a de não fazer a mínima questão de ser midiático. Hj no Brasil temos um enorme grupo de pessoas que "adoram ser enganadas". E o q não faltam são pescadores neste grupo. Poucos são os que valorizam o tipo de trabalho prestado por você. Quer um exemplo prático?!?! Lá vai..rsrs.. Esta semana (ago/19) um amigo voltou de Barcelos. Pescou 3h de voadeira acima do Repartimento no Alegria. Nunca pegou tanta chuva na vida. Tempo horrível e repiquete forte no rio. O q mais tenho visto são operadores, grupos e pescadores, se preparando pra ir pra lá daqui 10 dias como se fossem pescar com rio no ponto certo. 🤦♂️ Se começar a abaixar agora (o q não vai acontecer), pode esperar 30 dias aí para o rio ficar na caixa. E você acha q vou criar tópico aqui no fórum para falar disso?!?! Vou nada, cansei de dar força para os midiáticos, aos sabidões, aos que nasceram do FTB mas hoje não perdem a chance de falar mal dele. Vamos deixar que cada um siga com a sua vida, acertando e errando como a grande maioria de nós sempre o fez. Descobri, assim como você, que falar a verdade é fundamental nas relações, doa a quem doer, chore quem chorar, e que se lasque o mundo. Claro q não estou falando daquele babaca que fala a verdade nua e crua, a todo tempo e a toda hora, ao ponto de machucar desnecessariamente o próximo. Talvez seja por isso q você ainda é "pequeno" comercialmente falando....mas pra mim, é um grande pescador e uma grande pessoa. Não vamos ficar ricos nunca, mas vamos morrer felizes e com amigos verdadeiros chorando pq perderam um cachaceiro q fará falta... É isso... Sei q o tópico não tinha esta "pegada" down dos meus comentários mas, como ele será muito acessado por novatos, é bom eles saberem onde estarão metendo os pés neste tipo de pescaria, e a reconhecer os baba-ovos parciais, ou os midiáticos que estão atrás de uma boquinha para fazer mais uma foto bonita no Insta ou no zap...rsrs Temos ainda um conjunto de dicas muito top q fala como ter sucesso (dentro do possível) nas pescarias do tucunaré açu, até pq, os assuntos se mesclam com outros. Tucunaré Amazônico - Como obter sucesso - AQUI - [Resenha] Como tirar o tucunaré do igapó - AQUI - Tucunaré - sabia todos o recordes mundiais - AQUI - 10 Dicas de Ouro para se capturar o tucunaré amazônico - AQUI - Homologar recorde mundial na IGFA. Aprenda AQUI o passo-a-passo. Planilha: Tralha amazônica mínima - AQUI - BOA SORTE A TODOS.2 pontos -
Planilha: tralha amazônica mínima
Edson C. Martins reagiu a Marcel Werner por um tópico
Sabemos que pescar na Amazônia requer um material específico, com características que inspirem confiança. O quesito principal é resistência, seguido de performance e conforto. Baseado na minha experiência, misturando um pouco com o que é mais popular nos fóruns, elaborei uma planilha de tralha econômica, sem abrir mão de qualidade. Porque dá, sim, para ir pescar com menos confiabilidade e performance, mas tem zero luxos na tabela abaixo e somente equipamentos amplamente utilizados. E coloquei míseras 13 iscas artificiais, que sabemos que não é a realidade, nunca vi ninguém levar menos de 30 e a média é umas 60 iscas em dois estojos grandes, sendo que usamos somente 10 mesmo. Fiz as pesquisas na internet, considerando os menores preços encontrados. Como eu comprei bastante material recentemente para alguns clientes do Vazzoleri Camp, também levei em consideração preços promocionais que encontrei em SP. Ou seja, essa é uma tabela bem econômica e enxuta. Vejam que só tem carretilhas baratas, a vara confiável mais barata de todas, quantidades mínimas. Notem que não coloquei ferramentas, como alicates de bico e contenção, tapetes de medição, as caríssimas bolsas de pesca, protetores de varas e carretilhas, tubo de vara - que aliás, me custou 140 Reais a mais na ultima viagem, então podemos somar 280 extras aí nessa conta, caso o pescador viaje pela LATAM. Também não tem nada de reserva. Tudo no limite: perdeu, fica sem. Obviamente, na prática, esse valor dobra muito facilmente. Tem as propagandas influenciando com novidades; tem a isca que, misticamente, matou a pau "na última pescaria" de alguém; tem aquela compra por impulso às vésperas da pescaria; pitaco de amigo e de fórum; e pensa no tanto de material que você já comprou e não usou - isso é uma fortuna se o seu operador não acompanha cada passo seu, cada snap que você compra. Eu faço isso, meus clientes podem falar. Feito esse levantamento, já dá para ter uma noção de quanto você vai gastar para ir pela primeira vez pescar na Amazônia. Mas eu não fiz isso à toa, ou por ociosidade. Decidi incluir no meu pacote de pesca todo este material. Caso o cliente perca ou quebre algo, deverá pagar apenas por aquilo que será preciso repor. A ideia é que alguém que esteja indo pela primeira vez opte pela minha operação, já que sai mais barato me pagar 9.000 do que fechar pela metade desse preço em outro lugar e gastar ainda mais com tralha de pesca. Nada será patrocinado, eu vou disponibilizar exatamente o que eu uso nas minhas pescarias. Aqui não vai ter viés de patrocinador nenhum, meu negócio é turismo. Se algum fabricante resolver botar suas iscas, snap, vara, seja lá o que for, eu poderei abrir espaço e identificar o que está sendo fornecido por mim e o que é cortesia de algum fabricante para que as pessoas conheçam seus produtos e os coloquem à prova - com o risco da minha avaliação sincera! Mas não tenho nada nesse sentido e acho que poucos estariam interessados em avaliações sinceras, então a chance de isso ocorrer é baixa. É muito mais fácil vender porcaria através de marketing pesado. Usaremos carretilhas Curado K e algumas outras que quero testar, mas sempre vai ter Curado K, que eu sei que não vai deixar na mão. Varas serão de 25 lb, a maioria de 6'a 6'6", e algumas mais curtas para os pescadores que insistem em pescar com 5'6", 5'8". Colocarei algumas Enzo, Venator, comprei algumas Major Craft, talvez compre algumas Falcon. Nada de varas muito caras, opto pela grande resistência com custo razoável, leveza se possível. Iscas são T20, Realis Pencil 110, Rip Roller, Jet120 e outras hélices pequenas e reforçadas, iscas nacionais que tenham proporcionado bons resultados em nossa região etc. Obviamente, caso haja desgaste natural de um equipamento, não será cobrado. Uma peça de carretilha que se desgaste naturalmente ou uma isca que envelheça, fazem parte. A reposição pelo cliente se dará quando o peixe quebrar a linha a levar a isca, quando o pescador quebrar uma vara, deixar cair e quebrar/amassar/danificar uma carretilha, coisas assim, mesmo que por acidente (a pessoa está assumindo o risco). As varas, numeradas, serão testadas uma por uma, quando receber e quando devolver. Este ano de 2019, estarei testando as metodologias para aplicar em 2020. Não será proibido levar o material que o pescador já tem - exceto garatéias, estas estão proibidas, só permito o uso de anzóis. Fazendo mais contas simples, baseado em meus grupos de 8 pessoas: 50 iscas ociosas, em média, por pescador, somam 400 por semana. Alguns milhares de iscas na temporada. 8 tubos de vara, que podem ser reduzidos para 4 se as duplas juntarem. Passa de mil ou dois mil Reais só de taxas de tubo. Nem vou calcular quantos metros de linha sobram nos restos de carretéis. Mais do que economizar, também estamos gerando menos lixo ao fazer esse uso mais racional dos recursos. E sem desperdício de dinheiro. Resumindo: pode vir só com a bagagem de mão. Se você for para outra operação, eu já ajudei com esta tabela e se tiverem mais dúvidas, é só me perguntar aqui no tópico. Abraços e bom proveito.1 ponto -
O que está acontecendo no mercado de Bassboat?!?!
Rogério Araujo Pinheiro reagiu a Fabrício Biguá por um tópico
Este tópico começou com uma desaprovação feita pelo nosso amigo @Nerooo a um estaleiro de bassboats que não entregou o combinado na compra. Aqui o tópico: https://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/46317-xtreme-boats-reprovado/ Daí fiz esse blá-blá-blá-blá aqui pra baixo, e misturei um assunto com o outro. Então, dividi o tópico. Nero...sabe um problema q temos hoje acontecendo no mercado de bassboats no Brasil?!?! Vou postar aqui pra baixo algumas impressões minhas, isso pq muita gente nos lê e tira proveito do q vamos aprendendo neste mercado. Já vou avisando, o texto é longo e chato. Tb não quero ser o dono da verdade. Vamos lá...Nos últimos anos tenho observado o motivo da maioria dos problemas que acontecem entre estaleiro/vendores/clientes!??! Uma das principais causas, se deve ao fato de q todo mundo q tem um bassboat se acha vendedor de um. Claro q não estou falando do caso do Neroo, estou sendo generalista. Deixa eu ver se consigo explicar melhor. Um dos grandes problemas ocorridos entre o estaleiro e o cliente, diria que em 90% dos casos, a culpa é do cliente mesmo, que quer se dar bem sempre. Sei q muita gente vai querer me jogar pedra, mas q se lasquem. NÃO ESTOU FALANDO DA XTREME em si, irei incluir todos o envolvidos no mesmo "balaio", inclusive OS ESTALEIROS DO BRASIL.... A maioria dos problemas se devem primeiramente ao estaleiro, passa pelo tal do "cliente vendedor/representante" da marca, e termina lá no cliente final. A coisa é tão complicada, que TODOS SAEM PERDENDO. O ESTALEIRO O estaleiro solta no ouvido do seu novo cliente que qualquer amigo dele q comprar um barco da empresa ele poderá ganhar comissão (ou até mesmo desconto para trocar de barco futuramente). Essa é a propaganda mais barata que eles podem fazer. É barata porque é praticamente de graça, o boca a boca é enorme, e essa propaganda é feita a todo tempo e a qualquer hora (24h nas mídias sociais, pescarias, encontros e etc). Em minha humilde opinião os estaleiros estão dando um tiro no pé ao abrir essa percentagem de comissão paga para todos. Hj todo mundo sabe o quanto se pode barganhar no valor do barco (seja o vendedor, seja o cliente). Uma merda!!! Hj quase nenhum estaleiro consegue ganhar dinheiro vendendo um conjunto completo de "cabo a rabo", isso pq todo mundo sabe onde encontra mais barato cada pecinha a ser instalada, afinal, se ele paga comissão no casco, certamente paga no resto do conjunto, então, lá se vai o cliente atrás de quem não cobre comissão. Na verdade os estaleiros deram força pro "inimigo" ao divulgar o que não deveria. Detalhe, acaba que NINGUÉM GANHA DINHEIRO neste processo, a não ser o próprio estaleiro (q tb não ganha o suficiente para manter uma indústria e dezenas de funcionários)....Demorei a entender isto, mas é a mais é a pura verdade, eu acho...hehe O CLIENTE "VENDEDOR/REPRESENTANTE" Ou o que acha que vai conseguir vender algum barco. Na grande maioria das vezes o novato só quer mesmo mostrar o novo barco, mas como o assunto é muito interessante e o pouco que ele aprendeu ser torna "muito" em um curto espaço de tempo, e os amigos mais próximos acabam querendo comprar um conjunto tb, ou seja, o novato acredita que é um vendedor realmente. Este cara veste a camisa da empresa e quem contrária-lo, aff...sai dando porrada pra todo lado. Ocorre q este cara tb é um perigo, pois ele, diferentemente de você, q ao ter uma decepção com a empresa logo veio e mandou a porrada nela (1% apenas faz isso ), mas o "cliente vendedor" geralmente e, em pouco tempo, fica sabendo dos defeitos do barco escolhido (pois todos tem vantagens e desvantagens; defeitos e soluções), mas neste caso ele omite todos os defeitos para não se queimar com o estaleiro, e tentar ganhar um $$$$ sabe-se lá quando, ou quanto. Ele tb omite a insatisfação para não perder numa futura revenda. T tem muito cara bom neste grupo, mas diria q entre 80% a 90% (chutando), é totalmente PARCIAL com os erros do estaleiro, assim como é parcial com as lojas/marcas de motores de popa, motor elétrico, e tudo o q você pensar de um barco. Tem cara querendo ganhar dinheiro do parafuso ao sonar (o q é compreensível). O CLIENTE Este geralmente só quer comprar um barco e pescar. Só isso?!?! Mais ou menos. Temos uma pancada deste tipo de cliente q sabe destas "jogadas" de mercado q postei acima, ou acha que sabe, e tenta de todas as formas se aproveitar da situação. Ele usa e abusa do cliente representante que falei acima (o q tb é compreensível, afinal, quem vai dar 100 mil ou mais num conjunto sem barganhar?!?!), mas se esquece que existem inúmeras variáveis na compra de um bom conjunto, como o valor da comissão de cada estaleiro, situação financeira de cada estaleiro, prazo de entrega, amizades envolvidas, necessidade de vender, frustrações e acertos envolvidos em tudo, e por aí vai...São zilhões de variáveis. O modelo de casco a ser escolhido é o mais fácil de todas as etapas de escolha de um conjunto, tenham certeza disso. ...mas o q este cliente "esperto" faz?!?!? Ele suga o máximo de informações conseguidas e depois vai direto no estaleiro fechar a compra. Em toda a conversa que ele teve com os vários "clientes vendedores/representantes" foram feitas de forma "indireta", ou seja, cada um fingindo não saber das intenções do outro...rsrsrs...mas ele vai lá, chupar toda informação de quem ele pode, de fazer "leilão" com os todos os estaleiros, e negocia diretamente para não pagar comissão pra ninguém (o q tb é compreensível). Tem algum problema em tudo isso?!?!? Claro que não!!! Ah, e volto a frisar, não estou falando isso de você ou de qualquer outro amigo pescador. Estou é tentando alertar todos os envolvidos no processo, por já ter feito parte de todos os grupos e constatar que isso tem atrapalhado toda a cadeia. O estaleiro não decola, e uma grande parte dos clientes se frustam. Já fui cliente, cliente "vendedor", e já estive representando o estaleiro, ou, os estaleiros. HJ SOU PESCADOR! Todos os q espremem ao máximo esta cadeia de produção se lascam. Não existe milagre no comércio. Todos precisam ganhar, principalmente o estaleiro. Estamos em um Pais com 210 milhões de habitantes, e deveremos ter uns 3.000 bassboats na água (somados todos os estaleiros), ou seja, representatividade ZERO. Temos um Governo que não valoriza a indústria, pior, um povo que não valoriza sua indústria. Como eles podem reverter isto?!?! Vixi, sei lá. Conheço apenas uma meia dúzia de dois "clientes vendedores", ou pseudos representantes de estaleiros que são pessoas com conhecimento verdadeiro do que falam e que vendem. Estes, podem sim, ajudar e muito a indústria e o cliente final, pois, usando da verdade, consegue entregar o que realmente o cliente precisa. Aí alguém pode falar...."este Fabrício é prego, tá falando dele mesmo!!"...Aí eu respondo, "Ô coitado!!" O segundo bassboat mais top q vendi foi uma lástima. Tudo deu errado. O que era para ser "a" propaganda da empresa foi um fiasco.😱 A pintura saiu errada e ruim (aplicação horrível), os cheques dos pagamentos entraram antecipadamente, não teve capricho na produção/instalação, nada. Cagaram para a oportunidade. Na época compramos tudo de mais top q tinha no mercado. Até para os EUA eu fui buscar peças. Ah, e o preço do conjunto foi cheio. Era para todos saírem satisfeitos, até o cliente, que apenas pagou pela comodidade e confiou em mim...mas não, foi uma merda só. Eu fiquei puto. Aloprei no estaleiro e falei q daquele jeito não indicava mais nenhum amigo e blá-blá-blá-blá. Ninguém ganhou nesta negociação, ninguém....Todo o trabalho foi jogado fora. TODO. Como ficou faltando parte do pagamento, o estaleiro resolveu abri mão deste valor em face das pertinentes reclamações feitas. De bom é q isso serviu como experiência. Foi assim que, aos poucos, fui começando a entender este mercado, fui aprendendo onde estava pisando e o que os clientes buscavam. Hj, ainda novato, mas já com uns 7 anos aprendendo, uns 30 barcos montados (a maioria de amigos), e menos afoito, descobri que tá quase "tudo errado" ou q fiz muita coisa errada. Quem é o culpado disso todo!??! Acho q todos...rsr O cliente final se aproveitando da situação passa dias e noites tentando sugar informações de um vendedor/representante inexperiente que se deixou levar pelo prazer do assunto ou pela proposta do estaleiro, que acaba não ganhando nada pq "prostituiu" o mercado dele. O ideal seria o estaleiro ter público suficiente para q ele fizesse e vendesse apenas o casco. Ou que o estaleiro vendesse tanto que a própria indústria de motores, acessórios, carretas, o procurasse fazendo com que o preço de compra destes itens pra ele fossem realmente diferenciados. Isso pq não é justo que um representante/vendedor passe dia e noite para fazer uma venda de casco, indicando qual o melhor motor, hélice, elétrico, sonar, carreta, e etc, para depois ver o "espertão" comprando tudo "por fora". Claro q estou falando isso do verdadeiro vendedor/representante da marca. Conversa entre amigos e donos de barcos, isso tb é muito prazeroso (talvez até mais q vender) e é a parte mais top de todo este mercado. Agora, quanto vale a comodidade ou a informação imparcial que irá colocar em prática exatamente aquilo que você quer ou que você pode pagar neste momento!??! Quanto custa o repasse destas informações que são feitos no final da noite e se arrastam pela madrugada seja escolhendo os detalhes das cores (chega a levar 15 dias para decidir apenas a cor do barco), indicando lojas, produtos, melhor preço, e zilhões de dicas, para não ganhar nada. Pergunto: - QUANTO VALE TUDO ISSO?!!? Depende... Vou usar agora o seu exemplo, me permita. Sou fã do capricho usado nos barcos da XTREME. É um barco interessante sim...mas tem um detalhe aí, EU FABRÍCIO (OPINIÃO MINHA), acho o estaleiro muito humilde/simples/precário, para o tipo de negócio dele. Talvez o de todos?!? Não disse q o dono é nada, me refiro unicamente ao estaleiro, ok?!?! Fato é que todos os usuários de bassboats, q sabem um pouquinho o que acontece no mercado, sabiam que o dono estava vendendo a fábrica e indo para o exterior. TODOS!!! O Vinícius tb não escondeu isso de ninguém. Ah, e não estou dizendo que ele seja desonesto (pois tenho certeza q não é)...mas você vai passar um pouquinho de raiva para conseguir tudo o q combinou pq do exterior ele não vai conseguir resolver o seu problema. Transom, selim, pedestal e documentos?!?!? Me perdoe, mas isso não é "prejuízo". Fique tranquilo, você vai receber o q pagou, só vai passar um pouco de raiva (q tb é prejuízo, claro)...rsr. O combinado não sai caro. Ah, quer ver um problema de verdade, no seu caso mesmo??! E a garantia do seu conjunto!?! E o Pós-Venda?!?! Quanto isso vai desvalorizar o suado investimento que você acabou de fazer?!?! Por baixo digo q você já perdeu uns 10 mil na brincadeira só pelo fato do dono ter ido embora do País. E olha, isso é apenas a minha opinião, tá!?!? Digo isto para que daqui a pouco não venha o dono com o pé na minha cara...rsrs...Não sei se ele foi definitivamente. Mas relaxe, tem muita, mas muitttaaa coisa pior aí neste mercado. Já vi barco na estreia dele ir para o fundo de lago (não disse o estaleiro). 😱 Em 12h o dono do estaleiro já estava na margem do lago com o cliente. Pegaram o barco de volta, e deram-lhe um novinho 15 dias depois. Quanto vale isso?!?! Uhmmm, eu acho q vale muito, outros acham q não passou da obrigação do estaleiro...rsrs. Ocorre q depois da poeira abaixada, constataram que as falhas foram de ambos. O estaleiro não colocou espuma expansiva suficiente nas partes ocas do casco, além de ter colocado apenas 01 (uma) única e mediana bomba de porão. Do outro lado o dono do barco estacionou o novo barco bem na saída de água da calha de um enorme telhado. Ele estava num flutuante, choveu muito a noite inteira, a bomba de porão não conseguiu jogar aquela quantidade de água pra fora e o barco foi pro fundo. O prejuízo?!?! Aff...imagina aí?!?! Barco top, como 250hp, sonares, elétrico, tudo top... Olha, sou de perguntar pra você.... que estaleiro nos dias de hoje teria $$$ para bancar este prejuízo?? Além de grana o cara teve culhão pra caramba. Quanto vale isso!??! Hj, pela dificuldade do mercado, respeito muito todos estes caras. Também valorizo muito mais meu tempo, o pouco q aprendi e as pessoas que me respeitam. Se percebo que alguém quer me explorar, ou me usar para lá na frente atravessar uma venda, ou fazer uma compra no caladinho para economizar mixaria, respondo apenas o q ele me perguntou, procuro ser o mais educado e imparcial possível, e deixo ele ser feliz. Constatei que na maioria das vezes em que o cliente não tinha condições $$$$ para comprar exatamente aquilo q podia pagar, ele se lascou. Passados 1 ou 2 anos ele percebe q errou na escolha, compra tudo novamente, e se lasca. Vende tudo, começa de novo, e se lasca. Tudo pq o maior prazer dele não é o de ter um barco legal. Ele gosta mesmo é da sensação de ter conseguido aprender tanto, sem pagar nada ou por ter conseguido economizar 5 ou 10 mil pela sua esperteza....rsrs...É sério, tem muita gente assim. Alguns que atendi anos atrás voltam a me procurar para dizer que se arrependeram, ou que gastaram 2 ou 3 vezes mais, por não terem seguido as dicas. Para aqueles que acreditaram no que eu repassei, a grande maioria se tornaram meus amigos próximos e estamos sempre pescando e nos falando. Nunca fui um vendedor "nato", que, para ganhar comissão, vende um casco de 20 pés com motor de 30hp. E olha que tem gente que valoriza este tipo de vendedor. Na maioria dos barcos que ajudei a montar, sabe quanto eu ganhei?!?! Em 90% dos casos, NADA!!!. Em outros ganhei uma capa (quando liguei lá para comprar e acabei ganhando), ou um selim, ou sou atendido de forma mais atenciosa. Em 5% ou menos da ajuda prestada eu ganhei algum dinheiro. O q me deixa mais satisfeito não é ganhar 1 mil, ou 3 mil, ou mais em uma negociação (claro q isso é bom tb, valoriza o trabalho. Não seria hipócrita de dizer que numa o fiz por dinheiro). Agora, como sou humano, tb tenho meu lado capeta..rsrsr...já ri demais ao ver vários e vários "espertões" se lascando e perdendo rios de dinheiro pq fizeram a escolha errada ou buscaram o mais fácil. Tá já errei, deixo claro. O espertão não quis dar força ou comissão para ninguém, mas em contrapartida perdeu 10 mil, 30 mil, 50 mil, lá na frente, além de ter perdido muito tempo e passado muita raiva...rsrs Acho q é isto...Misturei um monte de assuntos, escrevi mal pra caramba e tive q reorganizar novamente o texto (e nem sei se está compreensível ainda). Desculpa o textão chato....Como muita gente lê o que postamos, ainda mais um tópico de DESAPROVAÇÃO, escrevi mesmo assim. Espero que ele ajude os novatos neste fantástico mundo dos barcos de alta performance. Fato é que tudo é caro. A escolha errada do passo de uma única hélice pode gerar um gasto/perda de 3 mil reais. Imagina o tanto de acessórios que tem num barco destes que pode nos dar prejuízo pela escolha errada?!?! Mas temos tb o lado bom disso tudo. Além do prazer inenarrável de navegar rápido e em segurança, o de arrumar amigos incríveis. Já dei a sorte de me deparar com alguns na água, vários com barcos fantásticos que, ao me reconhecerem aqui do fórum, me falaram que hj tem aquele modelo "X" de barco pq leram tópicos como este que o ajudaram na melhor escolha. Pra mim isso não tem preço. Por isso perdi todo este tempo para fazer este textão bem aqui no seu tópico. Eu tb já passei muita raiva tb...rsrs... Só para deixar registrado, em uma certa ocasião, ainda como "representante" novato, consegui a proeza de vender 4 bassboats tops e completos em apenas 3 horas. Cheguei a pensar que havia nascido para aquilo (ô coitado...kkk). Detalhe, quase tudo com preço cheio. Me recordo que na época eles custaram R$ 420.000,00 (fora sonares, elétricos e carretas). Passei 3 meses trabalhando igual um cachorro para escolher a cor de todos (faixa, filetes, fundo, cor de banco, painel, e etc), indicar melhores acessórios, pintura de carreta, tipo de pneu, de led, de bomba de porão, de volante, das lojas de peças nacionais e internacionais que compensavam mais a compra de tudo, mandado cheques para a empresa, além de ter sido arrochado centenas de vezes quanto a data de entrega, onde cada coisa seria instalada, feito entrega técnica, ensinado a pilotar, e etc...quando, ao final de tudo, sabe quanto eu ganhei?!?! R$ 4.500,00 😱 Sim, ganhei pouco mais de 1% para ter toda esta dor de cabeça. Depois, só na negociação que fiz dos 4 elétricos, eu ganhei R$ 5.000,00, Isso pq o estaleiro não quis me dar comissão e eu fui lá e comprei por fora. Pense num mercadinho complicado este viu. Se não ficar esperto, vai perder dinheiro com força. Abs...e aos poucos vamos trocando ideias aqui pra baixo, caso alguém da turma queira se alongar ainda mais...rsrs 🤪1 ponto -
TABELA DE ISCAS x GARATEIAS - SUBSTITUIÇÃO
Marcos Juliano reagiu a Octávio Amaral por um tópico
Amigo, A Realis 130 é uma isca grande e tem boa flutuabilidade... Como você gosta da isca? Zara? Stick? Eu arriscaria a mesma configuração que eu utilizo na Rover128... N1 atrás e N2 no primeiro pitão... Garateias Decoy S81. Se tiver oportunidade.. leve a isca + as garateias para um lago e teste o trabalho... eu acertei varias iscas minhas dessa forma... Caso não tenha possibilidade, tente essa configuração que te passei... na hora da pescaria se a isca não tiver trabalhando como você gosta, troca ali na hora... Sobre as argolas, para esse tamanho de isca eu uso as CCM 130lbs com trava. Para as iscas menores, CCM 80lbs com trava.1 ponto -
Passo-a-passo para planejar pescaria amazônica
Tammer Mendes reagiu a Guilherme Oliveira Barion por um tópico
Marcel, Parabéns pelo tópico! com certeza servirá para tirar muitas dúvidas de quem vai pela primeira vez, mas que também servirá para reflexão. No meu caso como ja fui algumas vezes para Amazonia, ja tenho o material de pesca e toda vez dou mais uma reforçadinha. (mas a questão dos custo de transporte do tubo é de se pensar, se mais operações assim como a sua, empreste ou até alugue material de qualidade, com certeza eu seria um cliente potencial ao serviço). Além disso vários amigos que me procuram para conhecer a Amazônia, me questionam quando ao material, se lá tem para alugar e o que levar. Nas ultimas pescarias para lá, sempre tem pessoas que não querem gastar muito com material, seja porque não pretende voltar (muitos dizem isso, mas após a primeira pescaria, geralmente bichinho pica e a idéia muda) ou simplesmente porque não tem idéia que se precisar de algo na Amazônia não tem para onde recorrer senão outros pescadores do grupo. Com certeza um serviço como esse é diferencial das demais operações, pois a cada dia surgem novas operações e diferenciais como esse realmente seleciona. Admiro seu trabalho e a forma que trata a pesca esportiva, você tem uma cabeça inovadora, sempre pensando em formas de fazer a mesma coisa com formas diferentes, assim com certeza sempre prestará um serviço melhor. Aqui vou abrir parênteses, aproveitando a deixa de outro tópico que está rolando no forúm, onde o @Fabrício Biguá comenta um pouco sobre o mercado de Bass Boat. É importante todo pescador saber que o mercado da pesca é um mercado amador, quando digo isso, não estou menosprezando e dizendo que o nível de serviço é ruim, mas a maioria das empresas e prestadores de serviço nesse meio são pequenas empresa que nascem geralmente de pescadores que gostam de pescar e se arriscam em empreender no meio, muitos no inicio fazem isso para ter recursos e pescar mais, quando outros fazem para sobreviver. Como todo mercado amador é normal que se encontre por todos lado empresas que não estão aptas a prestar aquele serviço que se espera, por vários motivos, como falta de conhecimento ou recursos mesmo do empresário. Ao mesmo tempo o pescador está o tempo todo tentando economizar (todos nós estamos sempre fazendo isso, até porque nosso dinheirinho é suado) seja para fazer mais pescarias ou seja para ganhar um "troco"mesmo, quem aqui não foi no paraguai para comprar material de pesca porque é mais barato. E isso se estende na compra de um barco, no momento de procurar uma operação na amazonia onde custa "x" reais mais barato que a operação "Y"e em todos os elos desse mercado. E porque estou dizendo isso?? porque vejo o tempo todo as pessoas reclamando, dizendo que a pesca esta se tornando isso, ou está se tornando aquilo, que fulano pede para pousada X dar uma pescaria, em troca de video no youtube, que ciclano só gosta da carretilha Y porque é patrocinado pela marca. Vejo muito mimimi de pessoas que só ficam pregando o pau no mercado de pesca esportiva (que vem crescendo exponencialmente), mas que não fazem nada para que o negocio prospere. Ninguém é obrigado a isso, porém é sabido que todo dia o esporte tem novos adeptos, tenho vários amigos que nunca pescaram e nos últimos tempos me procuram dizendo que andam estressados e queriam algo para ocupar a mente, essas pessoas entram sem informação e buscam aprender com quem já pesca há anos. Porém raras as pessoas como voçê que dão a cara a tapa e encara o negócio como deve ser. Devemos fazer isso pensando sempre pensando que vamos ajudar o próximo a fazer uma pescaria melhor, a ter uma experiencia que seja impar pra ele. Eu penso que devemos fazer assim como fazemos com nosso filhos, sempre procuramos mostra o lado bom da vida, independente de todos problemas que sabemos que existe, mas sempre mostrar a eles como a vida é boa! Desculpa o desabafo, mas todo dia vejo pessoas em foruns reclamando, nas rodas de conversa falando mal da pescaria do outro, mal da marca do ciclano e que a operação X é uma merda porque o piloteiro não colocou ele na cara do peixe. Continue mostrando o lado bom da pescaria! Foi assim que meu pai me ensinou... e ele nem se quer imagina o tamanho disso tudo, ele viveu a vida inteira pescando ao redor da minha cidade e graças a Deus esse ano vou leva-lo a conhecer o paraíso (a amazônia). Menos mimimi e mais pescaria! te desejo sucesso!1 ponto -
Passo-a-passo para planejar pescaria amazônica
Max Xabregas reagiu a Guilherme Liotti por um tópico
@Marcel Werner Tem algum tópico que você fala a respeito dessa troca da garateia pelo anzol ? O que mais pode dizer a respeito disso ( eficiência, preservação do peixe e etc )? Vídeo adicionado pela Moderação em resposta a pergunta:1 ponto -
VILANOVA AMAZON - O ESPETACULAR CAMAIU CAMP
FabianoTucunare reagiu a Eder Nascimento por um tópico
Obrigado Fabiano preciso pescar mais para meus dias não serem contados e assim viver mais.1 ponto