Blz pura, João?!?!?
Uhmm...vamos lá, vou tentar te ajudar mesmo não entendendo como o hidrofólio atua em um motor 50hp, uma vez q a minha experiência na utilização deles foi em motores maiores.
Primeira pergunta, como se dá essa "cavitação" q você fala?!?! Na arrancada, em velocidade de cruzeiro, fazendo curvas, em que situação?!?!?!
No meu caso, com um motor 300hp 2T, e rabeta sportmaster, eu tinha dificuldade em fazer o barco decolar. O barco levantava a proa e o motor não tinha força para tirar-lo da água (hélice grande)...Instalei o hidrofólio e melhorou muito esse tempo de planeio.
No seu caso, o que me causa estranheza, é que o jack plate lhe dá muito mais opções de altura do motor, comparado ao que você tinha antes (apenas os furos de regulagem de altura no cavalete do motor). Então, se você está com problemas de cavitação, bastaria abaixar a altura do jack. Pq você não faz isso ao invés de investir num hidrofólio?!?!?!
Caso esta relação entre altura do jack e do trim, não se ajustem, a utilização do jack foi inútil para a sua situação.
Jackplate em cascos de alumínio e com motores de baixa cilindrada, em minha opinião são desnecessários.
Vamos trocando idéia para entendermos melhor o q pode estar ocorrendo. 😉