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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 27-07-2020 em todas áreas

  1. João, bom dia. Vou tentar ajuda-lo, pois vejo que está cometendo erros simples de conceito, e obvio, o conceito muda tudo, ainda que possa parecer iguais. Cavitar é diferente de ventilar, embora pareçam iguais, segue definição: Cavitação[editar | editar código-fonte] Danos de cavitação evidentes num hélice de um barco de giro esquerdo A cavitação pode ocorrer quando se tenta transmitir demasiada potência ao hélice. A grandes velocidades de rotação ou sob grandes cargas (coeficiente de sustentação elevado nas pás), a pressão do lado da entrada de escoamento nas pás pode descer abaixo da pressão de vapor da água criando uma bolsa de vapor, que deixa de transmitir força à água eficientemente. Este efeito dissipa a energia, torna o hélice ruidosa devido ao colapsar das bolhas de vapor e erode a superfície das pás devido às ondas de choque localizadas contra a superfície. No entanto, a cavitação pode ser usada como uma vantagem na projecção de hélices de alto desempenho. Um efeito semelhante dá pelo nome de ventilação, que ocorre quando um hélice que opera perto da superfície da água atrai o ar para as pás formando pequenas bolhas, causando uma perda de impulso e uma vibração acrescida do veio, sem no entanto causar qualquer dano à superfície das pás. Ambos os efeitos podem ser amenizados se for aumentada a profundidade a que o hélice está submersa: a cavitação é reduzida porque a pressão hidroestática aumenta a margem da pressão de vapor; a ventilação é reduzida pois está mais longe das ondas da superfície e de outras bolsas de ar que poderiam ser atraidas para o escoamento. Para maiores informações, inclusive entender melhor o problema de cavitação, sugiro ler a matéria: https://www.clubedoarrais.com/cavitacao-de-helices/ ------------ Resumindo, sao coisas distintas causadas por problemas distintos que vão gerar consequencias distintas. Cavitar: diminua a potencia aplicada e/ou aplique mais suavemente, gradativamente, OU reveja o raco ou passo da helice que também geram cavitação por estarem super ou subdimensionadas Ventilar: abaixe a helice. OU em alguns casos, use um torpedo mais fino, bicudo, de competição. -------- Sobre o hidrofolio, acho que esse video é bastante esclarecedor: EM resumo é um estabilizador simples que funciona permitindo que se conserte um trim erroneo, ou seja, ele joga o "motor pra baixo" em baixas e medias velocidades, permitindo que o barco endireite na agua pela forca da agua, com isso vc da motor e ele nao sobe a proa, depois de certa velocidade, perde-se o efeito pq o barco flutua mais acima e o hidrofolio perde sua sustentabilidade. Genial. Se teu motor ta ventilando (e nao cavitando), o fato dele ajudar o barco a se manter "reto" na agua, vai por consequencia ajuda-lo a nao ventilar, mas isso so em baixas e medias rpm, depois nao tera efeito. MAs isso é uma consequencia "bonus" e nem sempre vai ocorrer (depende do modelo do hidrofolio). ISso deve ser corrigido por trimagem e altura. --- Velas de Iridium: Motor não ganha desempenho, o que eu senti, mas ai é sem nenhum tipo de mensuração é que com elas na baixa o motor "tosse" menos, e de baixa e média aceleração a economia de combustível é maior. Vela de Iridium nao aumenta potencia, ela pode ajudar na queima em motores com deficiencia eletrica (o que é raro) o que ela ajuda e muito é na durabilidade da vela, que chega a ser o dobro ou triplo devido aos materiais nobres, tamém há relatos de queima melhor em baixa rpm e subida de giro melhores, o que é causado pela centelha mais facil causado pelos materiais melhores envolvidos, isso se da pq de modo geral os motores (sejam eles quais forem) produzem faiscas mais fortes e falham menos em alta rpm, logo, se vc tem um material na vela que seja mais condutivido, ajuda em baixa rpm, mas nao gera mais potencia. Hélice de inox: essa foi a grande surpresa, investi mais de 2 mil em uma vengeance da mercury original um passo maior do que a black max e adivinhem, o motor andou menos, por incrível que pareça, e outro ponto, tive que descer mais um estágio do trim, porque a hélice estava cavitando, perdi velocidade e rotação com ela (tenho tacômetro instalado antes que perguntem). Helice de inox nao da potencia, muitas vezes por ser mais pesada, ate dificulta o motor a girar, se vc aumentar o passo a menos que esteja num motor superdimensionado pro casco e peso envolvido, so vai piorar o desempenho, nao tem segredo, é física: area maior, peso maior = maior esforço pra girar.... Sem entrar no merito que aluminio deforma e inox nao (pq isso é bastante subjetivo, inclusive desejavel em alguns casos de velocidade), num motor 50hp que nao produz potencia extravange, um helice maior só ira diminuir desempenho. Gasolina com mais octanagem: dinheiro jogado fora, testei com a podium da BR mesma coisa da gasolina normal, não ganha desempenho nem autonomia. Num motor de baixa compressao e ainda 2tempos (onde a mistura nao é o ideial e ainda é banhado a oleo), a podium nao produzirá efeito algum. Talvez em propriedades de limpeza, duracao de vida util etc... fora isso esquece. Jack plate: este sim foi um bom investimento, coloquei o de motores pequenos da nitro imports e tive um ganho de aproximadamente 300 rpm com ele e uns 4 km/h de final. Porem as regulagens dele são mais limitadas, quando vc coloca ele naturalmente ele já suspende o motor a altura de uns 4 dedos mais ou menos, tenho que andar assim, pq se suspender um cm que seja a hélice cativa, alem disso tive que baixar um estagio do trim (mesmo assim ganhei performance). Pontos negativos, não posso andar com o motor meio erguido pq se não ele não mija, as entradas de água ficam fora, e em curvas mais acentuada, tenho que fazer mais na manha, pq a hélice cavita com facilidade nas curvas (nada de cavalinho de pau mais kkk). Jack Plate em cascos de aluminio devem ser rigorosamente estudados e analisados, cascos de aluminio via de regra possuem um desenho muito diferente de fibra o que muitas vezes pode piorar o desempenho geral. Um casco de aluminio normalmente nao cria um cavalo dagua atras igual os de fibra (nao é pelo material e sim pelo design), o que vai te gerar superaquecimento do motor , ventilação e ate memso perca de desempenho e regulagem ou tudo junto. QUe é mais ou menos o que vc ta sentindo aí.
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  2. Fala Fabrício bão? Cara seguinte.... Fiz diversos testes para tentar puxar o máximo de desempenho de um barco de alumínio, dentre eles alguns que vou destacar para você: Velas de Iridium: Motor não ganha desempenho, o que eu senti, mas ai é sem nenhum tipo de mensuração é que com elas na baixa o motor "tosse" menos, e de baixa e média aceleração a economia de combustível é maior. Hélice de inox: essa foi a grande surpresa, investi mais de 2 mil em uma vengeance da mercury original um passo maior do que a black max e adivinhem, o motor andou menos, por incrível que pareça, e outro ponto, tive que descer mais um estágio do trim, porque a hélice estava cavitando, perdi velocidade e rotação com ela (tenho tacômetro instalado antes que perguntem). Gasolina com mais octanagem: dinheiro jogado fora, testei com a podium da BR mesma coisa da gasolina normal, não ganha desempenho nem autonomia. Jack plate: este sim foi um bom investimento, coloquei o de motores pequenos da nitro imports e tive um ganho de aproximadamente 300 rpm com ele e uns 4 km/h de final. Porem as regulagens dele são mais limitadas, quando vc coloca ele naturalmente ele já suspende o motor a altura de uns 4 dedos mais ou menos, tenho que andar assim, pq se suspender um cm que seja a hélice cativa, alem disso tive que baixar um estagio do trim (mesmo assim ganhei performance). Pontos negativos, não posso andar com o motor meio erguido pq se não ele não mija, as entradas de água ficam fora, e em curvas mais acentuada, tenho que fazer mais na manha, pq a hélice cavita com facilidade nas curvas (nada de cavalinho de pau mais kkk). Ai entra o hidrofilo, queria saber se alguém já teve experiencia com ele, pelo formato dele, acredito eu (sem nenhum conhecimento técnico) que ele ajude a direcionar água para hélice especialmente nas curvas, e talvez ajude a voltar um estagio do trim do motor deixando ele mais erguido e tendo mais performance (+segurança +desempenho) perto do que eu ja gastei ele nem é significante, já teria testado, porem a ideia de furar o motor para fixar ele não me agrada, por isso gostaria da opinião dos universitários. Att João Leonello
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