Rio Aracá - Barcelos (AM) - Carnaval de 2015
Eu e meu parceiro Claudemir iniciamos nossa aventura no dia 16/02, à noite, rumo a Manaus (AM). No dia seguinte fomos para o porto de São Raimundo, para embarcar na lancha Expresso Taylor. Numa jornada que durou 11 horas até a cidade de Barcelos (AM), onde nos hospedaríamos no Hotel Cidade.
Na quarta-feira (18) de manhã o piloteiro Branco nos aguardava com a lancha Tracker e assim podermos iniciar nossa tão esperada pescaria. Branco nos levou para pescar no Rio Negro - Lago do Itú.
Como o dia não foi muito produtivo, Branco nos convenceu que deveríamos acampar no Rio Aracá, pois, segundo ele, nossas chances de nos deparar com os “bocudos” seriam muito maiores. Locamos outra lancha para apoio, que seria pilotada pelo Aldo (piloteiro indicado pelo Branco), fizemos as compras para os 3 dias de pesca, os piloteiros arrumaram as tralhas para acampar e fomos descansar para no dia seguinte encarar a aventura que nos aguardava.
Na manhã de quinta-feira (19) arrumamos as tralhas e abastecemos as lanchas e começamos a subir o Rio Negro rumo ao seu afluente, o Rio Aracá. O Aldo ficou para trás a fim de organizar os últimos preparativos.
O Rio estava muito baixo e quanto mais subíamos, mais praias apareciam. Ficamos com o pressentimento que faríamos uma boa pescaria.
Pescamos muitos peixes, mas ainda de porte não tão grande.
Ao cair da noite fomos acolhidos pelo “Seu Paulo”, que gentilmente nos permitiu passar a noite em seu rancho. Os piloteiros prepararam nossa janta e depois arrumamos nosso canto para dormir. Muito calor, o que incomodava um pouco para pegar no sono e na madrugada esfriava a ponto de ter que se cobrir com cobertor.
Amanhece o dia, sexta-feira (20), tomamos café e “bora” continuar subindo o rio Aracá. Passamos por vários trechos em que o rio estava muito baixo, com menos de meio metro de água. Em um dos pontos tivemos que descer da lancha, erguer o motor e empurrar para poder seguir viagem.
Mas valeu à pena, era uma lagoa mais bonita que a outra e começamos a nos deparar com os tão esperados açusões, além dos muitos pacas e borboletas, que eram tantos que pegava de penca.
Vieram 2 açus de 6,8 kg e 1 de 7,1 kg.
Mas foi chegando o final do dia e os piloteiros já tinham combinado nosso ponto para acamparmos, uma praia na boca do Rio Curuduri. Enquanto pescávamos o Aldo preparou o acampamento.
Amanhece nosso último dia de pescaria, sábado (21), que seria até a hora do almoço, pois a viagem de volta à Barcelos era longa. Mas o que não sabíamos é que o dia nos reservava uma grata surpresa.
Uma aruanã também deu o ar da graça.
Paramos em uma lagoa, que no dia anterior tínhamos avistado vários peixes grandes, e de tanto insistir ele apareceu, um Açu de 10 kg, o troféu para fechar com chave de ouro nossa aventura. Entrei em êxtase ao ver o tamanho do peixe que havia pego, a adrenalina foi a mil. Só os amigos pescadores entenderão a emoção que senti naquele momento.
Bora comer porque ninguém é de ferro.
Queremos deixar aqui nossos agradecimentos aos 2 profissionais que nos proporcionaram essa aventura, Branco e Aldo.
Agradecer também ao grande mestre Rogério Severino, que montou as varas utilizadas por mim nessa pescaria. Em minha opinião o melhor Custom da atualidade na montagem com blank’s Phenix.
Varas:
ULTRA 20 lbs 5’8”
MBX 25 lbs 5’8”
M1 17 lbs 5’10”
Recon 25 lbs 5’10”
Shaula 25 lbs 5’10”
Recomendamos os trabalhos dos prestativos e profissionais Guias/Piloteiros
- Branco - (97) 99179-7784 / (97) 99198-4294 (Chica - irmã)
- Aldo - (97) 99143-1836