Esse ano a turma resolveu em vez de partir pra um pescaria com iscas artificiais , partir para uma pescaria de peixes de couro . Destinos seria voltar ao Araguaia pela terceira vez ou Xingu .
Destino marcado, fomos na Pousada Recanto do Xingu em Canarana MT. A Pousada se situa no Rio 7 de setembro , porém com um adicional na díaria pode se pescar na Reserva Navorutu - Pequizal onde ele junta com o Culuene formando o Xingu.
Partimos aqui do interior de Sp em 4 pessoas, Primeira parada Nova Xavantina MT pra dormir 1250km , tomar umas boas, botar o papo em dia já que só restaria 300km para o outro dia, sugiro quem for pra Região melhor dormir em Barra do Garças MT pois como o check in na pousada é somente as 16h se torna mais fácil .
Famosa Serra do Roncador
Outro dia restariam 200km de asfalto e os 90km de terra muito bem pavimentados,
A Pousada excelente, com pensão completa , barcos novos , comida top ,
Vamos a Pescaria que é o que interessa:
Compramos um Pacote com 4 dias na Reserva e 1 fora . Lembrando que dentro da reserva é proibido o consumo de bebida alcoólica.
A frente fria tinha chegado na região 2 semanas antes, gelando a água , as notícias não era tão boas, peixe diminuiu acão.
Saíamos todos dias as 6h da pousada navegando cerca de 50 minutos até formação do Xingu.
Os dois Rios formando o Xinguzão
O almoço era realizado num posto avançado no Xingu , todo dia com churrasco , peixe assado e ensopados pegos frescos pela turma.
Como o foco eram os Peixes de Couro tentamos quase que exclusivamente eles, sairam alguns Cacharas, Mandubés, muitas Pirararas porém de pequeno porte e alguns Jaús. Sairam alguns Jaus acima de 30kg pelo pessoal da pousada, o Gil meu primo chegou a engatar uma Piraiba que na ferrada levou td conjunto dele pra dentro do rio a vara saiu quicando, ai levou o apelido de mão de alface, kkkkkk. Realmente o tempo frio mudou o comportamento dos peixes, varas tobavam e o peixe não entravam, parecia curimba mamando massa.
Na volta da pescaria sempre recepcionados com aquela cerva gelada , peixes fritos e um jantar top, inclusive uma costela fogo de chão
Agora o plus, quando o Peixe de Couro parava ou as Piranhas atacavam muito a isca branca , nós apelamos pras cachorras e curvinas pescando com tuvira fornecida no pacote da pousada , pegava se demais, Curvinas entre 2 a 4kg e Cachorras de até 10kg, era diversão pura, teve gente que só pescou elas, meu irmão e meu primo chegaram a pegar 30 em 1h de pesca
,
E foi isso, um relato meio que resumido. A pesca fora da reserva não compensou, ao não ser for divertir com os Pacus Pevas nas cevas e ver 2 onças pintadas.
Material utilizado Por mim:
-Peixe Couro: Carretilhas MS Black Max 30 e 20 , Vara Maruri Procarbon 60lbs e Pesca Brasil 80lbs munidas de Linha maxforce 0.70 e 0.74mm e anzois 10 a 12/0.
-Cachorras Mandubés e Curvinas : Vara venza BG 50lbs, carretilha Titan bg com linha mono 0.47mm anzois 6 a 8/0 usando Tuviras .
O local achei uma opção particularmente bem melhor que o Araguaia, pois além de ter Pirararas, Jaús e até Piraíbas, se consegue pegar peixes na faixa de 3 a 12 kg com certa facilidade como as cacharas, corvinas e cachorras e lá não tem Boto pra atrapalhar e como só essa pousada tem liberação pra operar na reserva no maximo são 12 barcos na região .
Conheci o Xingu , quase na sua foz em Altamira , seus afluentes como Suiá Miçu e agora sua Nascente , um rio espetacular com uma variedade de peixes enorme. Resta agora com a liberação da Funai conhecer sua porção média dentro da reserva praticamente inexplorada. Unico contra da região do Xingu é que inexiste grandes aeroportos pertos ficando restritos a voos de aviões de pequeno porte ou tocar de carro como fizemos.
Se quiserem ver mais fotos na página Face Doutores da Pesca tem todas as fotos.