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Rio Tocantins 2022 - A última nas corredeiras
Cristiano Rochinha e um outro reagiu a Rafael Takahiro por um tópico
Fala pessoal, como alguns amigos sabem, sou aficcionado nessa pescaria de Cachorras, bicudas e apapás na superfície do Rio Tocantins, na cidade de Peixe/TO. Já está ficando chato eu insistir com meus amigos pra irem, e eles só querem Amazonia, então, estou à procura de novos amigos pra continuar indo pra Tocantins (rsrsrs). Vamos lá: a pescaria pra lá tem uma logística um pouco cansativa que passa por descer em Palmas, alugar um carro e andar cerca de 300km até a cidade de Peixe - TO, perto da usina Angical. Ficamos num rancho indicado pelo amigo e guia Beiçola, que opera na Pousada Peixe Demais e operava no Kojak. Com ele, tem a opção de pescar os azulões no lago angical e buscar apapás, cachorras e bicudas no rio Tocantins. Como sempre pescamos azuis aqui perto de SP, e já uns anos em Tocantins, dessa vez, optamos em ficarmos 5 dias no rio. Essa pescaria no rio é muito desafiadora e é bem fácil sair de um dia de pesca sem embarcar nenhum peixe - principalmente se a modalidade for bait na superfície - , porque mesmo com muita ação, os peixes tem a boca muito óssea e saltam muito. E foi EXTAMENTE o que aconteceu no primeiro dia....rsrs, só consegui embarcar uns tucunarés que atacaram as iscas, sem sucesso na fuga. No almoço me diverti pescando uns piaus, mas pensa nos peixes ariscos.... Segundo dia insistindo nos poppers enquanto meu parceiro Luis ficava nas hélices, muita ação, mas embarcando muito pouco....o rio estava bem cheio e como fica perto da usina, a mudança no volume de água é quase frequente, o que torna a pescaria ainda mais desafiadora, sem poder ter as pedras como ponto de referência. Insistindo num ponto de apapás com uma Pop Queen, trabalhando bem stickando....entra um bicho mais forte que apapá, e sai a minha primeira cachorra: Cerca de 70-73 cm e muito trabalho pra tirar do meio da correnteza! Ufa, tenho sempre a meta de embarcar pelo menos 1 por dia, que já é difícil pra mim! Depois do almoço, batendo num conhecido ponto de pedrais, a mágica acontece: entra uma cachorra no meu popper e meu amigo que arremessava perto da pedra sua Rip Holler 525, entra um gigante!!! Beiçola nos contou que seria a primeira vez em mais de 15 anos operando que saía um dublê de cachorras na superfície - o que deixou a captura mais tensa ainda! Vendo que a do parceiro era maior, deixei o Beiçola retirar a dele primeiro e depois embarcamos a minha, duas bitelas! Era a primeira Cachorra do meu parceiro e amigo de infância Luis, então essa hora foi emocionante! E uma baita de 83cm!!!! No terceiro dia, batendo isca, tomando porrada atrás de porrada e nada entrava, ficava, só tomando baile das apapás e cachorras.....rsrs, na tarde, consegui embarcar mais uma! Detalhe pra essa bela apapá que entrou tbm, os cardumes de apapás são gigantes e sensacionais, era comum acertarmos apapás de mais de 70cm. No quarto dia ainda faltava eu acertar uma bicuda e elas estavam ariscas!! Muita ação, choveu bastante, era dia do jogo do Brasil, então a tarde nos limitamos a pescar após as 16h. E saiu!!! Essas flechas brigam demais! Quinto e último dia, trocamos as duplas, o peixe maior da viagem seguia sendo o de 83cm - fazemos uma pequena competição pra premiar o piloteiro campeão e estávamos já bem satisfeitos, tínhamos pegos muitos apapás, algumas cachorras e bicudas e tudo na superfície, com 100% do grupo pegando peixe! Eram comum fazer dublê de apapás, quando não escapavam.... Eu confesso que estava até cansado e comecei a arremessar minha reserva da reserva, com carretilha com manivela que não uso, pra descansar um pouco e, eis que entra um bicho pesado, de novo no ponto dos apapás, num remansão atrás das pedras!!! Não conseguia enrolar direito, estava com jig e dizem que os peixes brigam muito quando entram no jig, e com a manivela contrária ao que uso e contra a corredeira, estava bem difícil trazer o peixe! Imaginei um apapá gigantesco, pego de lado, não sabia....quando pranchou....a emoção! 86cm de emoção!!!! Olha aí o cara responsável por toda pescaria, e que tem a preservação no sangue! Tava muito feliz, pq queria muito uma cachorra 80up, mas já estava satisfeito em ter pego as 4 espécies (apapá, tucunaré, bicuda e cachorra), então foi um bônus! Eu sempre acordo cedo chamando a turma falando: Bóra acordar, pq Deus ajuda quem cedo madruga e hoje é dia de 80 up! E a tal da Lei da Atração funciona! Na parte da tarde, ainda pescamos bastante, entrou mais uma bonita: Ao fundo a ponte da cidade de Peixe/TO. No fim do dia, pra coroar um lindo por-do-Sol, pescando com um amigão-irmão e um guia que já virou da família! Entra mais uma: Alguns peixes dos parceiros: A primeira Cachorra Larga do meu amigo de infância Luis, 83cm na High Roller! Felicidade é ser feliz vendo a felicidade do amigo!!! Bom demais!! Uma das enormes bicudas que o fia da mãe conseguiu embarcar, todo dia uma....e eu sofrendo pra embarcar uma nos dias todos....rsrs Num dos dias fomos ao lago e ele acertou esse azulão de 58cm!! Na bonnie 107 Silent Último dia com meu amigo Cocão, acertou essa barra de ouro de Apapá, quase 80cm! Quarteto maravilhoso! Pescar é bom, mas pescar com os amigos é melhor ainda!!! Materiais utilizados: Varas de 20 a 25lbs da Redai (Black Mamba 25lbs PE 6´0, Viking 20lbs 5´8) Carretilhas MS (Venator Se, Black Widow) Linhas 8x YGK e 4x JBraid - que indicado pelo amigo Akira, gostei mais pra essa pescaria), ambas 50lbs Iscas: Minotauro Zagaia 13cm, Popqueen 105, Jig Braguinha 30g, entre outras Tô postando mais fotos e vídeos no instagram @fishway.pesca (https://www.instagram.com/fishway.pesca/) Alías, quem precisar de tráfego pra anúncios pra negócios de pesca no instagram, sou especialista no assunto! Sò me chamar pelo instagram! E quem quiser pescar no Tocantins ou outros lugares, pode chamar também! huahuahuahu Agradeço a Deus e principalmente a minha família, que me apoia e me aguenta nesse vício de pescar!2 pontos -
Maravilha: finalmente, parece que o DENATRAN resolveu fazer alguma coisa pra dar início ao fim da p****** que ocorre com as carretinhas. E sua caríssima carretinha de marca, cheia de blablabla, pode estar IMPEDIDA de rodar. Mesmo emplacada. Sim, finalmente, o denatran, resolveu limpar a baba da boca e ler algum dos papéis que estão nas mesas, e finalmente, alguma coisa (pouca), fez em relação a palhaçada (ia falar putaria mas isso é feio num forum de cavalheiros...) das carretinhas. Há ANOS, senão DECADAS, denunciamos, mostramos, provamos que uma parcela IMENSA do mercado é ilegal. Usam-se chassis, NF, e documentação das empresas para licenciarem carretinhas de fundo de quintal, sem o menor constrangimento. Isso causa acidentes por todo Brasil. Chegamos ao cúmulo que basta entra no mercadolivre que você consegue negociar a documentação de fábrica (sim, são as fábricas que fazem isso!), para licenciar sua tranqueira feita com solda de portão, metalon, e gabarito usando o zóio do Tião da serralheira que seu avô fazia vitro nos anos 80.... As empresas criaram há alguns anos uma entidade para protege-las e denunciar, mesmo assim, a palhaçada (p*******) continuava . E o denatran dormindo em berço explendido. Finalmente o mesmo emitiu uma portaria: https://detran.pb.gov.br/arquivos/sei_minfra-4705912-oficio-circular.pdf (bem tosqueira) proibindo algumas marcas e modelos de serem produzidas e impedindo outras de serem licenciadas ou transferidas . Uma tentativa fraca mas finalmente uma tentativa de melhorar o mercado. Eu sou o cara que mais fala de carretinha no forum, talvez o único... Mas a verdade é que 99% das carretinhas vendidas, são verdadeiras gilhotinas móveis, prontas pra decepar pessoas, desde erros crassos de engenharia, até erros propositais pra barateamento em detrimento de qualidade e PBT, até engambramentos (gambiarras mesmo) que não deveriam passar. Isso de grandes e consagradas marcas. Já vi de chassi com material visivelmente degradado ou danificado ser produzido, meter tinta e vendido, as porcarias de suspensões (topico recente sobre isso), pneus remolds, towbar mal desenhado, peças de sucata repintadas ganhando vida nova, e por aí vai.... Isso mesmo em grandes marcas. Enfim, fica o alerta, sua carretinha cara, de fábrica, pode estar impedida de andar. E algumas que voce pode comprar, não irão ser emplacadas. Um belo peso de papel. Algumas reportagens: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/07/29/interna_gerais,1290968/policia-civil-faz-operacao-contra-fraudes-na-regularizacao-de-reboques.shtml http://www.gazetasbs.com.br/site/noticias/confira-se-sua-carretinha-esta-regular-ou-corre-o-risco-de-ser-apreendida-11423 Algumas mudanças (preciso estudar direito pra confirmar, mas pelo pouco que vi em alguns videos, carece de fonte oficial): os ganchos das carretinhas agora tem que ser fechados (ganchos abertos não podem mais) amarração por cordas proibidas , somente com fita catraca (caminhões já estão assim há alguns anos) numeraçao do chassi precisa estar nos dois lados do chassi plaquetinha original da montadora obrigatória (informando modelo, pbt, etc, ano, etc) parabarro vi muita reclamacao qto a esses itens nos videos que vi, mas nao é nao, qdo vc ve uma carretinha sendo usada como um missil sem controle, percebe que poucas coisas ja fariam sentido. os ganchos (que a minha sao abertos), qdo fechados, tem o dobro de resistencia, por exemplo pra nao afrouxar ou se enganchar algo e nao partir... muitas vezes os ganchos sao super usados de forma errada, especialmente em carretinhas baus ou fazendinha, entao o dobro de força por uma besteira a mais de centavos, ajuda muito. as cordas sao outra coisa complicada, pessoal odeia fita pq nao sabe usar, se travada e obviamente DIMENSIONADA (nao resolve usar fita pra segurar bike de 2cm de largura pra segurar 500kilos de carga)... e ainda acha que corda grossa é solucao... entenda: CORDA GROSSA É IMPOSSIVEL ESTICAR CORRETAMENTE COM AS MÃOS, ASSIM QUE O VENTO BATE, TREPIDAÇÃO ELA AFROUXA! mil vvezes uma fita bem dimensionada e travada! numeracao do chassi : comum demais eles enferrujarem e aí a dor de cabeça vai longe... plaquetinha: é sempre uma maneira simples, didatica e visivel de ver peso maximo, se o dono nao ta fazendo merda (o que mais ocorre...), alem de ajudar a fiscalizacao a saber os dados... qto mais informacao mais vc se garante... ate de uma PRF maliciosa. parabarro: nao apenas o que naturalmente tem, mas tb akeles de borracha pra evitar sair pedras e agua em chuva , igual caminhao... item horrivel mas custa barato e daria pra por... Só pra ajudar, eu ainda exigiria: - iluminacao interna de led no chassi (a maioria das carretinhas sao escuras e com iluminacao ruim, isso a noite as torna perigosas, por 2x qse bateram em mim achando q eu ja tinha ultrapassado e ai perceberam q eu trafegava com uma carretinha atras)... um led iluminando o chassi ou a carga (barco no meu caso) mesmo fraquinho, deixaria muito mais seguro! Nao custa nem $30 isso... - obrigatório uso de faixas refletivas pelo chassi, parabarros e parachoque.... Nem precisa explicar o pq... Outra coisa barata, qqr loja de caminhao tem... -uso proibido de pneus remold... Nem precisa explicar. - Uso proibido de molas, eixos, suspensoes, amortecedores remolds, sucatas, remanufaturados ou a encrenca q quiser nomear... td zero... - retirar o uso do cadeado para segurar as correntes de seguranca (cadeado abre muito facil), teria que ser parafusos ou algum tipo de grampo, mosquetao, sei la, algo mais forte que um cadeado que abre ate com calor ou ferrugem... - alias , falando em corrente de seguranca: uma de cada lado... - proibicao de carretinha fazendinha de madeira.... madeira estraga, apodrece, voa na estrada, bate em qm vai atras, causa morte e o dono da carretinha nem ve que matou alguem... fora q nao bate com a parte ecologica da coisa.. - proibicao daqueles nichos sobre o towbar, ai entra engenharia, se alguem quiser eu explico depois... entre outras coisas..1 ponto