Maravilha: finalmente, parece que o DENATRAN resolveu fazer alguma coisa pra dar início ao fim da p****** que ocorre com as carretinhas.
E sua caríssima carretinha de marca, cheia de blablabla, pode estar IMPEDIDA de rodar. Mesmo emplacada.
Sim, finalmente, o denatran, resolveu limpar a baba da boca e ler algum dos papéis que estão nas mesas, e finalmente, alguma coisa (pouca), fez em relação a palhaçada (ia falar putaria mas isso é feio num forum de cavalheiros...) das carretinhas.
Há ANOS, senão DECADAS, denunciamos, mostramos, provamos que uma parcela IMENSA do mercado é ilegal.
Usam-se chassis, NF, e documentação das empresas para licenciarem carretinhas de fundo de quintal, sem o menor constrangimento. Isso causa acidentes por todo Brasil.
Chegamos ao cúmulo que basta entra no mercadolivre que você consegue negociar a documentação de fábrica (sim, são as fábricas que fazem isso!), para licenciar sua tranqueira feita com solda de portão, metalon, e gabarito usando o zóio do Tião da serralheira que seu avô fazia vitro nos anos 80....
As empresas criaram há alguns anos uma entidade para protege-las e denunciar, mesmo assim, a palhaçada (p*******) continuava . E o denatran dormindo em berço explendido.
Finalmente o mesmo emitiu uma portaria: https://detran.pb.gov.br/arquivos/sei_minfra-4705912-oficio-circular.pdf (bem tosqueira) proibindo algumas marcas e modelos de serem produzidas e impedindo outras de serem licenciadas ou transferidas .
Uma tentativa fraca mas finalmente uma tentativa de melhorar o mercado.
Eu sou o cara que mais fala de carretinha no forum, talvez o único... Mas a verdade é que 99% das carretinhas vendidas, são verdadeiras gilhotinas móveis, prontas pra decepar pessoas, desde erros crassos de engenharia, até erros propositais pra barateamento em detrimento de qualidade e PBT, até engambramentos (gambiarras mesmo) que não deveriam passar.
Isso de grandes e consagradas marcas. Já vi de chassi com material visivelmente degradado ou danificado ser produzido, meter tinta e vendido, as porcarias de suspensões (topico recente sobre isso), pneus remolds, towbar mal desenhado, peças de sucata repintadas ganhando vida nova, e por aí vai.... Isso mesmo em grandes marcas.
Enfim, fica o alerta, sua carretinha cara, de fábrica, pode estar impedida de andar. E algumas que voce pode comprar, não irão ser emplacadas. Um belo peso de papel.
Algumas reportagens:
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/07/29/interna_gerais,1290968/policia-civil-faz-operacao-contra-fraudes-na-regularizacao-de-reboques.shtml
http://www.gazetasbs.com.br/site/noticias/confira-se-sua-carretinha-esta-regular-ou-corre-o-risco-de-ser-apreendida-11423
Algumas mudanças (preciso estudar direito pra confirmar, mas pelo pouco que vi em alguns videos, carece de fonte oficial):
os ganchos das carretinhas agora tem que ser fechados (ganchos abertos não podem mais)
amarração por cordas proibidas , somente com fita catraca (caminhões já estão assim há alguns anos)
numeraçao do chassi precisa estar nos dois lados do chassi
plaquetinha original da montadora obrigatória (informando modelo, pbt, etc, ano, etc)
parabarro
vi muita reclamacao qto a esses itens nos videos que vi, mas nao é nao, qdo vc ve uma carretinha sendo usada como um missil sem controle, percebe que poucas coisas ja fariam sentido.
os ganchos (que a minha sao abertos), qdo fechados, tem o dobro de resistencia, por exemplo pra nao afrouxar ou se enganchar algo e nao partir... muitas vezes os ganchos sao super usados de forma errada, especialmente em carretinhas baus ou fazendinha, entao o dobro de força por uma besteira a mais de centavos, ajuda muito.
as cordas sao outra coisa complicada, pessoal odeia fita pq nao sabe usar, se travada e obviamente DIMENSIONADA (nao resolve usar fita pra segurar bike de 2cm de largura pra segurar 500kilos de carga)... e ainda acha que corda grossa é solucao... entenda: CORDA GROSSA É IMPOSSIVEL ESTICAR CORRETAMENTE COM AS MÃOS, ASSIM QUE O VENTO BATE, TREPIDAÇÃO ELA AFROUXA! mil vvezes uma fita bem dimensionada e travada!
numeracao do chassi : comum demais eles enferrujarem e aí a dor de cabeça vai longe...
plaquetinha: é sempre uma maneira simples, didatica e visivel de ver peso maximo, se o dono nao ta fazendo merda (o que mais ocorre...), alem de ajudar a fiscalizacao a saber os dados... qto mais informacao mais vc se garante... ate de uma PRF maliciosa.
parabarro: nao apenas o que naturalmente tem, mas tb akeles de borracha pra evitar sair pedras e agua em chuva , igual caminhao... item horrivel mas custa barato e daria pra por...
Só pra ajudar, eu ainda exigiria:
- iluminacao interna de led no chassi (a maioria das carretinhas sao escuras e com iluminacao ruim, isso a noite as torna perigosas, por 2x qse bateram em mim achando q eu ja tinha ultrapassado e ai perceberam q eu trafegava com uma carretinha atras)... um led iluminando o chassi ou a carga (barco no meu caso) mesmo fraquinho, deixaria muito mais seguro! Nao custa nem $30 isso...
- obrigatório uso de faixas refletivas pelo chassi, parabarros e parachoque.... Nem precisa explicar o pq... Outra coisa barata, qqr loja de caminhao tem...
-uso proibido de pneus remold... Nem precisa explicar.
- Uso proibido de molas, eixos, suspensoes, amortecedores remolds, sucatas, remanufaturados ou a encrenca q quiser nomear... td zero...
- retirar o uso do cadeado para segurar as correntes de seguranca (cadeado abre muito facil), teria que ser parafusos ou algum tipo de grampo, mosquetao, sei la, algo mais forte que um cadeado que abre ate com calor ou ferrugem...
- alias , falando em corrente de seguranca: uma de cada lado...
- proibicao de carretinha fazendinha de madeira.... madeira estraga, apodrece, voa na estrada, bate em qm vai atras, causa morte e o dono da carretinha nem ve que matou alguem... fora q nao bate com a parte ecologica da coisa..
- proibicao daqueles nichos sobre o towbar, ai entra engenharia, se alguem quiser eu explico depois...
entre outras coisas..