simples.. devido as caracteristicas basicas do metal..
o peso desses itens sao baixos, pouco impactam no resultado final.
mas o latao é superior em resistencia mecanica, possui grau maior de resistencia a corrosao em comparacao ao aço mas menor em relacao ao aluminio. Mas conduz muito calor ou seja, dependendo de onde for, num drag forte ou numa pancada maior, ele literalmente vai moer todas as engrenagens q estao em contato com ele... o aluminio tende a ser mais macio e quebradico em relacao ao latao, mas corroi menos em relacao ao latao (bom pra lugares mais umidos ou com sal).
Ai entra outras questoes tb, como o tamanho e a direcao dso dentes das engrenagens, dentes menores, sao mais macios porem mais delicados, dentes maiores sao mais rusticos porem vc vai sentir mais... ai vai da engenheria e precisao desejadas.
certamente em dentes muito pqnos, usarao latao, em dentes maiores o aluminio.
por fim, existem zilhoes de ligas de todos os materiais... cada uma com uma aplicacao melhor ou pior ..
so de aluminio devem ter umas centenas, por exemplo o duraluminio eh um aluminio mais fraco, bom pra moldar, por exemplo frisos... aguenta uma barbaridade de corrosao mas pouco de tracao mecanica... o aluminio naval em relacao ao aluminio normal, eh mais forte, aguenta mais receber pancadas, bom pra barcos q sao sempre judiados com tocos, carretinhas, etc.... o aluminio aeronatico tem caracteristicas de dureza e maleabilidade distintos e por ai vai...
latao imagino ser igual...
entao vc comparar um latao com um aluminio sem saber qual tipo de latao e qual tipo de aluminio, eh o mesmo que comparar avestruz com batatas... certamente vai errar logo no inicio da conceitualizacao da peça...