Fala Tiago, blz?
Tenho observado (e isso é algo pessoal) que a cada ano temos "surpresas" com esse tema de vazante do rio negro.
Nos dois gráficos que postou, de intervalos comparativos de 2023 e 2024, existe (nitidamente) uma "barriga" maior de vazante em 2024.
Mas me parece mais interessante pesquisar a situação em final de abril, onde os pontos (2023 e 2024) aparentam semelhança.
Em 2023 tivemos um período de rios baixos (seco) muito expressivo, mas nem por isso "ruins de pesca". Acesso sim, mas com bastante peixe.
Acredito que em 2024, ainda que em prazo distante da temporada de pesca, as condições devem se repetir de forma equivalente.
Terminamos adequando nosso período de pesca desta feita (2024 - Barcelos) em um mês antes do que em 2023 (SIRN).
Acabou acontecendo pela disponibilidade do pacote mas sem presumir melhorias na semana da pesca. É assim que funciona !
As chuvas que nessa época deveriam estar presentes na floresta tropical, incidem no estado de RS, com muito excesso de inundações...
Claro que estamos sob efeito de algum fenômeno climático (El Niño, La Ninha, etc...), dai essa dificuldade em "prever" como estará(o) o(s) rio(s).
Por fim, reitero SEMPRE que peixe é apenas uma consequência (sempre ótima) de uma incursão na Amazônia, onde há muito o que celebrar.
A ansiedade nunca deixa de se fazer presente, por mais que estejamos praticando e aprendendo sobre esse hobby e ainda bem que é assim...