ta estranho isso, uma coisa nao ta batendo com a outra...
A helice nao tem relacao com o cambio. Ao manusear o cambio tem uma haste que inverte as engrenagens que vao no eixo.
O eixo eh unido ao helice por ranhuras.
Se vc ta tentando engatar o neutro e cai em reverso, alguma coisa nao ta certo, talvez uma regulagem da haste que faz a troca ou algum dente dela esta errado. Nada tem haver com a helice.
Aqui tem um problema. Problema 1.
Problema 2: girar o/a/@ helice em falso. Ou as marchas nao estao engatando com precisao e força (e isso acredito ser regulagem), OU o helice fritou a fricção dele.
Se vc olhar o helice, vera que onde sai o escape, tem uma borracha que une o (normalmente) latão estriado e o helice em si... Essa borracha, cochim, união, como queira dizer, tem duas funcoes:
a) amortecer em caso de pancada todo o sistema e nao entortar o eixo do motor (que o conserto eh caro e poucos fazem)
b) em casos mais serios numa pancada o helice bate e fica parado eqto o eixo gira, nao estragando engrenagens mas derretendo a cola que os unem e dando tchau tchau pro helice.
Pode ser que com o tempo isso perdeu elasticidade, força, união? Sim.. especialmente do jeito que tava essa helice ai, é bem possível.
Veja ai nessa foto eh facil de ver a tal borracha entre o eixo estriado e o helice (alguns modelos tampam isso com metal)
Problema 3: vc montou o helice erroneamente, tem uma sequencia correta na montagem, onde o helice trabalha corretamente. o @Guto Pinto conhece de cabeça qual é... Se for isso é facinho de corrigir...
Mas a questao do engate de marchas é outra coisa no meu entender.
Se é que eu entendi direito ehehhe