Nos dias 05,06 e 07 de julho de 2016 ocorreu no município de Jacundá no Pará o segundo encontro dos pescadores do lago da UHE-Tucuruí onde foi realizada uma reunião de pescadores de varias cidades do entorno desse grande lago, o objetivo era a pesca do tucunaré porem vários peixes deram o ar da graça.
Segue algumas fotos desse encontro, espero que gostem, grande abraço a todos!!!
Olá amigos,
este é meu primeiro relato. Na verdade já faz muitos anos que acompanho o fórum mas nunca fui muito de participar, vou melhorar neste sentido agora que me cadastrei...
De fato, no meu caso (assim como na vida de muitos aqui), a pesca esta totalmente ligado a vida familiar. Meu pai sempre foi aquele pescador simples, cresceu na roça, cresci mesmo em São Paulo ouvindo as modas de Tião Carreiro e Pardinho, Milionario e José Rico entre muitos outros. Então pescar com meu pai sempre foi uma opção gostosa na minha infância. Fui crescendo e perdendo essa paixão pela pesca. A historia se torna curiosa quase 20 anos depois com o nascimento do meu filho Ricardinho, hoje com 10 anos de idade.
Quando ele tinha 5 anos, assistiu um video no youtube sobre iscas artificiais. Até então eu nunca havia o incentivado a pescar, a verdade é que com o interesse dele, ele que com 07 anos quem me ensinou a usar carretilhas, a trabalhar iscas artificiais, a pescar e soltar. Fez isso comigo, e fez isso com o avô. Meu pai era do tipo pega o peixe e bota no congelador, nao importa o tamanho, não importa a especie, não importa a quantidade. Não o fazia por maldade, era mais falta de instrução de esclarecimento. Tenho na memoria quantas vezes sai na rua e os garotos jogando bola enquanto o Ricardinho treinando arremesso na calçada, com um parafuso amarrado na linha.
Diante de todos esses anos de dedicação, eu e meu pai planejamos fazer uma viagem a amazonia, que era o sonho dele. Em contato com um amigo aqui do forum, o João Medeiros, do site Historia de Pescador, no qual meu filho é fã, ele nos ajudou de bom coração na montagem do material e na escolha do local pois era importante um estrutura preparada para receber também uma criança que na epoca tinha 9 anos.
Rio Sucunduri foi o destino escolhido, no mês de setembro de 2015, Vila Nova Amazon do irmão Victor Vilanova foi operação eleita pra nos ajudar neste sonho.
Então, bóra pras fotos (como tirei muitas, vou postar 10% delas) :
Saindo de São Paulo...
Já em Manaus, conhecendo a cidade e descanso no grande hotel Tropical...
Partindo de Manaus para Nova Olinda onde embarcaremos no Angler Boat da Vila Nova Amazon
cabines com ar condicionado e banheiro...
Já a bordo do Angler. Conforto e alegria em meio a natureza... e resenha com novos amigos. Fiz amizades que levo no coração pra sempre.. trataram meu pai e meu filho como se fosse a familia deles
Ricardinho preparando a tralha enquanto subiamos o Madeira. Um dia de viagem, tempo se sobra para fazer amigos, aprender e se preparar...
saindo para o primeiro dia de pesca.. uma emoção que nao sei descrever.. tres gerações realizando o mesmo sonho...
Momentos marcantes...
Nem na hora do almoço (farto) o garoto dava um tempo...
mulher ribeirinha na sua luta diária...um exemplo...
Vida simples...
"gangue" reunida...
Antoniel nosso guia indo tirar o peixe do enrosco e tirando a isca do macaco..rs
A operação do Victor é sensacional. Voadeiras novas, os guias são extremos conhecedores do local, com uma paciência e sensibilidade fora do comum. Ficamos encantados... nosso guia foi o Antoniel, rapaz incrivel, aprendi muito com sua forma de levar a vida.
O Ricardinho fez um diario dos dias que estivemos lá. Ele guarda isso a 7 chaves, até hoje nunca consegui ler..quem sabe um dia..rs
Em setembro do ano passado, quando chegamos ao sucunduri estava tudo muito cheio ainda, alagado, ainda sim todos os dias tivemos muitas capturas.
Foram 5 dias de pesca, então vou postar abaixo um resumo dos peixes que capturados nestes dias como eu quem tirava as fotos enquanto pescava, só consegui tirar mais fotos dos peixes deles praticamente, segue alguns, espero que gostem;
Antes do Ricardinho, esse ia pra geladeira... essa foto diz muito...
Uma pequena pausa aqui, pois no penultimo dia de pesca o Ricardinho na parte da manha por só pescar com superficie nao havia obtido exito pegando apenas 2..3 peixes pequenos. Aquele, até o momento era o pior dia. Após o almoço estavamos arremessando num local a pedido do Antoniel, eu com meia agua junto com meu pai ja tinhamos arremessado no local mais de dez vezes, eu guardei a vara e pedi pro guia mudar de local pois ao me ver ali ja estava esgotado. Foi então que no ultimo arremesso do Ricardinho, usando uma zig zara, escutamos uma pancada numa parte super rasa...a carretilha fazia um barulho absurdo com a tomada de linha, estava ali o troféu da pescaria. Não seria só o maior peixe do Ricardinho, mas seria o maior da temporada no barco. Ele trabalhou o peixe sozinho, sofreu, sofri junto até embarcar o gigante Pinima... pernas bambas ...alma lavada... Deus resolveu premiar o mascote da turma com o troféu. Houve festa e regozijo naquela noite quando nos reunimos.
Eu e meu pai também aproveitamos pra tirar fotos com o gigante;
Ainda pegamos mais alguns :
Realizados porém cansados...rs
Quero agradecer a Deus em primeiro lugar, ao meu pai e meu filho por plantar em meu coração esse esporte maravilhoso. Agradeço ao João Medeiros pela parceria e amizade, também quero a agradecer ao Eduardo Monteiro do programa Pura Pesca, que numa feira de pesca ano passado conheceu o Ricardinho e de lá pra cá tem incentivado ele nesta caminhada, assim como o querido Jhonny Hofman, que tem abraçado o garoto desde esta mesma feira e tem sempre o acompanhado de perto, ao Victor Vilanova pelo esforço em nos atender com amor, ao nosso guia Antoniel que se transformou num grande amigo e irmao e não posso deixar de agradecer a este fórum pois contribuiu e muito com as informações aqui disponilizadas.
Eu já era extremamente próximo do meu filho e do meu pai, após essa aventura tudo ficou ainda mais estreito. Jamais esqueceremos aqueles momentos.
Material que usamos;
Iscas; as que mais usamos : Zig Zara ( a campeã),Rover 128, Intergreen Arari , Curisco 110, Perversa, Biruta 110, Borá 12, Inna 110, Xrap 12, Jig e Devassa
Olá Rodrigo
me encanta ver o pai junto ao filho desfrutando de momentos assim!
parabens amigo !
esses dias postei aqui um relato também com o meu pequeno na Amazônia;
Parabéns Rodrigo, principalmente pelo fato de estar com seu filho, faço isso constantemente e é muito gratificante....top!!!
Ainda vou esticar umas linhas em Tucuruí....me falta......