Ir para conteúdo

Renato Teruo

Membro
  • Postagens

    2
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Upvote
    Renato Teruo deu reputação a EduBacha em ATADOS - Fly Fishing   
    Olá pessoal, segue alguns atados desse ano:






















     
    Essas são algumas iscas selecionadas, conforme for atando mais eu posto aqui! 
    Finalizo o tópico com uma imagem de um dos peixes mais bonitos que já fisguei, voltando para a àgua

     
    Grande abraço! 
     
     
  2. Upvote
    Renato Teruo deu reputação a Jansen F. irioda em Redai Custom R1 12lb...muito leve...67g   
    Blank Redai Custom R1 12lb.
    Projetada para arremessos de precisão com iscas leves.
    Montagem priorizando leveza.
    Todos componentes de qualidade top.
    O peso final ficou em 67,12g.
    Será utilizada principalmente com uma carretilha Aldebaran BFS XG.
    Peso da vara + carretilha: 199,76g.
    Especificações:
    -Blank Redai R1 12lb
    -Comprimento: 5'8"
    -Passadores Fuji Torzite
    -Cabo em cortiça portuguesa classe FLOR
    -Reel seat Fuji SK2
    -Foregrip exclusivo Jansen modelo 4
    -Metais de acabamento exclusivos Jansen
    Uma das grandes vantagens desse blank é que apesar de leve é muito resistente.












  3. Upvote
    Renato Teruo deu reputação a Odirlei Borin em 2 Phenix M1 25lb ( carretilha) e 1 Ultra 20lb. (Molinete)   
    Fala amigos pescadores.  Seguem 3 montagem q fiz, para meu uso e de um grande amigo. 
    Varas de carretilha
    Blank M1 5'7" 25lb
    passadores alconite 
    cabos de cortiça AAA e EVA
    reel seat sk2 Fuji
    adeaivos personalizadas 
    metais CBM
     
    Vara molinete 
    Blank ultra mbx 20lb 6'0"
    passadores alconite
    reel seat sk2 fuji
    cabo EVA
    metais CBM
    adesivos personalizados 
     


     

     

     

    Quem venham os açús.  
     
    Abraços.  
  4. Downvote
    Renato Teruo deu reputação a JuniorBsb em Carretilha para iscas leves (até uns 6g)   
    Prezado Miguel, se me permite, ouso discordar.
    A situação não é bem assim.
    Pesco atualmente praticamente só no finesse (para que é o objetivo do Vicente_SennaJR) e o que a minha experiência diz é que nenhum dos componentes do conjunto pode ser analisado isoladamente. Um interfere no outro, para melhor ou para pior, por isso, um equipamento bem equilibrado (e não significa necessariamente muito dinheiro) é que vai determinar a qualidade da sua pescaria no finesse. Aqui o equilíbrio a que me refiro é de tudo: vara, isca, linha e vara.
    De nada adianta uma vara média/lenta e de baixa libragem, como vc cita, se a carretilha for pesada (estamos levando em conta iscas muito leves, ou seja, o finesse. Logo, qualquer coisa acima de 170 gramas já fica bem difícil e, por incrível que pareça, cansativo) a isca não sairá com facilidade. Na verdade, ela até sai, mas não serão arremessos bons. A isca não é colocada, mas "jogada".
    E o inverso também é verdadeiro, vale dizer, uma isca pesada em uma carretilha de finesse provavelmente fará com que o carretel rode muito rápido correndo-se o risco até de a linha acabar.
    Em resumo, como tudo na vida, o equilíbrio é tudo.
    PS.: No fizesse o importante é colocar a isca que é muito leve onde se quer e não "jogar" a isca (de regra, os peixes menores ficam em lugares mais escondidos). Carretilha/molinete arremessa até pedra amarrada na linha (kkk), mas dificilmente se consegue colocar onde se quer.
  5. Upvote
    Renato Teruo deu reputação a Eduardo Chedid em Qual a Cota de Tucunarés em Paulicéia, SP ( Rio Paraná )   
    Na verdade não existe cota pra tucunaré por não ser peixe nativo e sim introduzido , então se vc tirar um caminhão deles não será indagado na estrada por ninguém , MAS COMO O DAIR COLOCOU BEM :
    ¨A cota depende da sua consciência ¨
     
    Isso vale pois temos que manter os espécimes na água para reprodução e nosso retorno para a pescaria.
    Chedid , então vc é ecochato ?
    Não , apenas fico triste quando vou pescar e vejo a turma tirar aquela fieira de peixes do rio sabendo que vão ficar no freezer por meses a fio , e as vezes acabar sendo jogados no lixo.
    Como faço então ? pois gosto de peixe
    Trago 3 peças (peixes ) para consumo no FDS com a família , alego que a pescaria foi péssima , e aproveito no meio do almoço e já marco a próxima para trazer mais peixes.
    Pra mim funciona que é uma maravilha.
  6. Downvote
    Renato Teruo deu reputação a Fabrício Biguá em Desaprovado - O Boto   
    Amigos...boa noite...Tudo bem com vcs?!?! O Brasil ganhou por aí?!?! hehee
    Olha, eu geralmente me abstenho de postar nestes tópicos...As coisas q são postadas aqui são dignas de análise psicológica/sociológica...é sério...rsrs. Como estou de fora lendo tudo, chego a achar engraçado como nós, TODOS NÓS, estamos nos tornando seres cada dia mais insuportáveis...rsrs...É sério...E não levem isso para o lado pessoal, pois não estou falando nada direcionado para alguém, estou falando de uma forma genérica, q serve pra mim também, mas de quem, há pouco mais de 05 anos, resolveu fechar as portas do seu comércio pq não aguentava mais olhar na cara de cliente chato.
    Ah, só para começar, gostaria de dizer q o FTB não tem nada com O Boto. Sequer anunciante eles são mais, ok?!?! Mas o pouco tempo em que estivemos juntos, posso dizer q eles são sim, uma das empresas mais sérias que já tive a oportunidade de trabalhar. Ele falham e vão falhar?!? Com certeza...mas, como sou imparcial no negócio, tenho certeza q muitos clientes deles tb são uns péla saco (tb estou sendo genérico, ok?!?! Não me refiro aos q acima postaram).
    Como não temos nada com eles (e não queremos nada deles), assim como vcs, vou dar a minha opinião pessoal ao caso, ok?!?! A do Fabrício...(nada a ver com o administrador do fórum).
    A primeira coisa q vou pedir é para q leiam e interpretem tudo o q foi postado acima...Tudo, desde o primeiro post.
    1 - Email Marketing
    É um saco?!?! Sim, é...mas se vc abrisse uma loja amanhã, vc usaria essa ferramenta para atrair clientes?!?!? SIM, A RESPOSTA É SIM....então, seja mais tolerante se pensa o mesmo.
    Se no email marketing tem 2 opções para se descadastrar, use-as. Se não der certo, jogue o email para a lista BLACK do seu email...É mais rápido e consome menos de nós.
    Pra mim isso não é motivo para DESAPROVAR uma empresa...Mas isso é meu.
    2 - Black Friday brasileiro...O famoso "metade do dobro".
    Se isso é feito, pra mim é sacanagem. É por essas e outras q um dia vou embora desse País (mesmo ele sendo maravilhoso)...Tivemos até um tópico aqui no fórum onde falamos disso.
    Já o Gustavo fala q a promoção é preço de custo + impostos...Então, uma coisa é diferente da outra. Ele chega a falar q mostra a nota de compra dos produtos. Isso é transparência.
    Por outro lado, quem hoje vende (qualquer q seja a loja), com essa pegada de "metade do dobro" vai se lascar...Pois o malho vai comer em cima.
    Isso é motivo para DESAPROVAR uma empresa...Mas acredito q só deva ser feito, se o cliente compra e, depois de comprar o produto, constate q foi ENGANADO...Aí sim, acho uma desaprovação bem colocada. Agora, se vc apenas constatou a prática e não caiu nela...Caberia sim, algum tópico descendo o malho nesse tipo de prática, e, preferencialmente, mostrando fotos, os preços, a "enganação"...fato é q apenas soltar uma desaprovação "aos 4 ventos", sem amarrar certinho as pontas...não vai gerar bons frutos pra ninguém (nem pro lojista, nem pro cliente).
    Se vc constatou q se trata de uma "pegadinha", simplesmente não compre. Quer algo pior q isso para uma empresa?!?!
    Agora, se constatou a sacanagem, tire fotos, anote tudo e meta o pau...Se o lojista te ameaçar e tals, finja-se de morto e deixe ele te jogar na justiça. Prove a fraude, e lasque um dano moral no lombo dele. Lembre-se q o Direito serve para os dois lados.
    3 - Advogar sem procuração legal...rsrs
    Falo isso em tom de brincadeira, ok?!?! Até pq achei o Astra muito tranquilo nos comentários...Na verdade - impressão repassada - é q ele foi tentar ajudar a situação e acabou falando demais. O Walter estava estressado com alguma coisa, e conseguiram "juntar a fome com a vontade de comer"...rsrs....
    Vamos friamente analisar este tópico:
    Um amigo posta uma desaprovação da prática de uma empresa....E, por conta disso, dois outros amigos (q nada tem a ver com o problema principal a ser discutido), acabam se tornando "inimigos". Até brigas interestaduais aconteceram por causa de q mesmo?!?!?!? Pergunto, compensou o tópico?!?! Pra mim, não!!!
    Se não conseguimos nos entender como amigos de pesca (e somos poucos), como podemos crer q uma loja conseguirá agradar milhares?!?!
    4 - A maldita pecinha de prender remo..rsrs
    Puts...essa é segunda ou a terceira vez q ouço falar dessa peça. Sabe aquela coisa q não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe?!?! É exatamente o q sinto por essa peça sem ao menos conhece-la....rsrs.
    Eu não entendo como uma peça q custa uma bagatela (acredito q seja barato), consiga trazer esse assunto vez ou outra no fórum.
    Respeito a posição do Renato, e devemos SEMPRE EXIGIR NOSSOS DIREITOS, mas se o remo era mais grosso q as medidas descritas nas especificações...Não importa se 99% dos remos do planeta são mais grossos...Aquele q vc comprou, só serve para o 1% dos remos. Na minha opinião pessoal, isso tb não é motivo para desaprovar uma empresa. Digo isso pq estava escrito nas especificações, ou seja, não houve má-fé.
    Desculpa a minha sinceridade...mas vc está errado até em querer justificar o ocorrido. Nesta hora temos q aprender com os NOSSOS ERROS...e não cometer isso novamente. Agora, se a peça omitia essa informação, vale a pena uma briguinha...
    5 - A carretilha q descasca.
    Felipe Sousa...por favor não leve para o lado pessoal, ok?!?! Somos amigos e gostaria muito de pescar um dia contigo....mas amigo, quer comprar uma carretilha q não descasque?!?! Compre uma Daiwa ou uma Shimano (Abus, Quantuns e etc, tb servem)....mas não há como exigir q um produto barato se comporte como um top de linha.
    E nem vamos entrar pelo lado de q foi na segunda, terceira vez de uso. Fato é q tem preço pra tudo.
    Vc comprou e se lascou, tenho certeza q na próxima vai pensar duas vezes se foi mau uso, ou se o produto é q não presta mesmo, e chegará a melhor conclusão. 
    6 - Resposta mal criada da O Boto...rsrs
    Ri demais da conta quando li o tópico postado pelo Gustavo...
    E pq eu gostei demais!?!? Pq eu penso exatamente como ele. Talvez seja por isso q não consegui manter a minha loja de motos no mercado (mesmo ela sendo show de bola e dando lucro)...mas não aguentava mais olhar para a cara de clientes (estou me referindo aos meus clientes, ok?!?!)...mas antes de ter a loja, antes de me colocar do outro lado do balcão de um comércio, eu pensava de uma maneira. Bastou em ralar o bucho alguns anos e tratar com centenas de pessoas diferentes, que aprendi a respeitar muito mais os nossos comerciários. 
    Fato é a cada dia eu chegava em casa morto de cansado tentando entender o q esse nosso povo doido quer. Sabe o q descobri??? 
    Q 50,1% deles são uns chatos de primeira. Na verdade eles não respeitam o fato de que vc investiu dinheiro e tempo num negócio e precisa LUCRAR com aquilo para garantir o seu sustento. O cara quer te lascar de qualquer jeito. Ele pechincha, chora, reclama, resmunga, exige e faz de tudo para vc fazer CARIDADE pra ele. Acho q tudo tem um limite...Todo negócio deve ser bom para os dois lados.
    A maioria dos clientes adoraria ganhar 20mil por mês em salário, mas não aceita de forma alguma q um lojista ganhe isso. Digo isso pq para se conseguir tirar um pró labore de 20mil é preciso vender mais de 200mil num mês (falar em quanto foi investido então seria insano)......então, me digam aí qual o comércio hoje se consegue vender esse volume pq vou lá conferir....rsrs...Hj nossos lojistas estão sofrendo como nunca sofreram neste País. De um lado o cliente dando na cabeça dele, enquanto q do outro, o Governo o escruvela de todas as formas para manter esse País.
    Os clientes ao invés de agradecerem por ter sido criado um comércio de qualidade perto de sua casa, eles vão lá para conferir preço e sair fazendo leilão na internet (como acontecia isso na minha loja, aff...).... E olha, isso é algo perfeitamente normal ok?!?!...mas e depois, quando o produto dava um defeito, ou o tamanho GG não servia no cara e ele vinha com cara de babaca pedir para eu trocar para uma tamanho M pra ele?!?! A vontade q eu tinha era de jogar ele pra fora no chute!!! ....kkkkkk.... Isso foi só um exemplo de dezenas ou centenas.
    Então, quando vi o Gustavo chutar o pau da barraca, já sabia q ele estava a um passo de se sentir exatamente como eu me sentia (se já não está sentido).....Sabe quando vc luta todos os dias para tentar fazer uma loja ir pra frente, quando vc faz de tudo para ter um comércio saudável para ambos os lados (lojista e cliente) e, quando pensa q conseguiu e daí surgem pequenas coisas q tiram a sua paz?!?!
    Sei q muitos q estão lendo este tópico falarão "Ué, pq vc escolheu esse ramo?!?!"...mas saiba q não é bem assim, não.
    Nós, pescadores, consumidores de produtos e serviços diversos, PRECISAMOS SIM...dos lojistas. Aquela cartilha babaca do SEBRAE que fala "O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO" foi escrita por algum babaca q nunca esteve do lado de dentro de um balcão tratando com cliente chato todos os dias.
    Claro q existem comércios onde os clientes tem menos contato com os gerentes/donos...E isso é o melhor q um comerciante pode fazer. Se ausentar desse contato. Ele deve estar focado em fazer a coisa andar e cobrar dos seus funcionários a postura acordada....mas se ele é muito acessível, problemas q "não existem" aparecerão o tempo todo pra ele resolver, e ah se ele não resolver na hora!!!
    Bem....já falei demais....rsrs...Quanto mais falamos, mais corremos o risco de sermos criticados...mas achei q o Gustavo estava de cabeça quente e certamente se arrependerá do q disse, não pq ele não tenha razão, mas pq o comércio atual (e chato) q temos hj, exige isso dos lojistas.
    Não quis aqui defender O Boto, até pq não devo nada a eles, mas q achei, e acho, q a grande maioria das reclamações feitas contra eles, na maioria das vezes, descabidas ou desproporcionais.
    No mais, acho q devemos ser um pouco mais tolerantes com quem quer q seja. Estamos nos tornando seres cada vez mais chatos e incompreensíveis. Pensem nisso!!!
    Até agora vi "enormes"...... problemas decorrentes de lista de SPAM e a maldita pecinha porta remo...Será q isso merece realmente todo esse barulho??? Será q uma loja q tem esse tipo de problema é tão ruim assim?!?! Tirem suas próprias conclusões...
    Um fraterno abraço em todos...
  7. Upvote
    Renato Teruo deu reputação a Claudemir Liuti Júnior em Desaprovado - O Boto   
    Tarde. Acho que o o Sócio e (creio) Administrador já deu a resposta à sua postura: removeu seus comentários. Isso demonstra que ele se excedeu, errou e provavelmente sofram pelo erro, pois foram dias certas coisas que reputo inimagináveis para dizer o mínimo.
    Discordo de que o cliente sempre tem razão, mas como se diz, até pra mandar alguém tomar no C , se feito com jeito, o cara entende e até dá risada e te elogia.
    Comércio não comporta truculência, você tem que ter tato e tino comercial e isso quem está no e-Commerce às vezes se esquece porque deixa de tratar no cara-a-cara e fica só no responde por e-mail.
    Lamentável que a empresa não tenha dito: CAROS CLIENTES E AMIGOS DO FTB, A O BOTO PEDE DESCULPAS SE O PREÇO NEM SEMPRE É O MELHOR DO MERCADO, MAS CIENTES DE QUE CONHECEM NOSSA SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA, FAREMOS O POSSÍVEL PARA OFERECER AS MELHORES CONDIÇÕES SEMPRE. CONTINUAREMOS MELHORANDO E CONTAMOS COM VOCÊS QUE SÃO A RAZÃO DE NOSSO SUCESSO!!
    Acho que já deu...pra não me estender muito...
     
  8. Upvote
    Renato Teruo deu reputação a Felipe Sousa.´. em Desaprovado - O Boto   
    Eu tb gostaria ,de pescar contigo te conhecer e bater muitos papos sobre pesca,mas vc citou que minha reclamação foi pq a carretilha descascou !! Não foi por isso. Por exigência do dono da empresa,na época em que trocávamos e-mails sobre uma possível solução do caso, ele quis por escrito a lista de todos os problemas que haviam sido encontrados na carretilha e acredite, eram muitos, principalmente, levando em consideração o tempo de aquisição e o pouquíssimo uso. Eu disse que nem estava reclamando disso. Aliás, tenho várias outras carretilhas, até mesmo de custo inferior ao investido naquela que não apresentaram esse problema,mesmo com uso severo.
     Acho lamentável vc ,mesmo que na figura de membro e não administrador,dar risada de uma resposta desse nível,dirigida a outro membro,até pq eu pensava, que o fórum tem como uma de suas diretrizes, não comungar que membros  se ataquem com ofensas pessoais, quando em debate.
     Mas é um direito que te assiste.
    Tem quem ache cômico.Eu e muitos outros, achamos péssimo. 
     Não estou de mimimi,pois ao contrário do que o dono da empresa alegou, eu não vim aqui no fórum pedir nada.Vim apenas relatar minha insatisfação a respeito do produto e do atendimento que recebi da empresa.Fica a critério dos leitores desse relato, acatarem ou não minha opinião.
     
     
     
  9. Upvote
    Renato Teruo deu reputação a Fabrício Biguá em [Vídeo] Pq eu gosto de pescar?!?! Fantástico..   
    Amigos...eu acompanho esta série por alguns anos...rsrs...
    Uma imagem vale por mim palavras...então, cliquem e vejam abaixo...
     
     
    Massa né?!?
  10. Upvote
    Renato Teruo deu reputação a Mark em Venator Lite   
    Desculpe a sinceridade, quem mais cria polêmicas na maioria das vezes é você. 
  11. Upvote
    Renato Teruo deu reputação a MarcosAER em meu barco de madeira artesanal .   
  12. Upvote
    Renato Teruo deu reputação a Rodrigo Sgambatti em PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA PESCAR, FOTOGRAFAR E SOLTAR   
    A cada dia a pesca esportiva ganha mais adeptos, ampliando a preservação do meio ambiente e das espécies nele existente, com isso temos o principal atrativo do nosso esporte, o peixe, sendo mantido e conseqüentemente a possibilidade de praticar nosso tão estimado esporte por muito tempo nesses locais.
    Indiscutivelmente a conscientização quanto ao PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE é o primeiro grande passo a ser dado em prol da preservação das espécies, porém sabemos que para isso ocorrer não dependemos exclusivamente da consciência, mais também de alguns procedimentos a serem praticados no ato da prática do PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE, isso para que tenhamos o correto procedimento sendo feito com o peixe para que esse seja solto em condições de sobrevivência, fazendo assim a prática do PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE ser consumada com sucesso.
    A seguir iremos expor alguns dos principais procedimentos que devem ser feitos pelo pescador esportivo para a correta prática do PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE.
    1. O Equipamento de pesca
    A escolha do equipamento é de suma importância, pois com a correta escolha minimizamos o estresse e ferimentos que podem ser causados aos peixes, tais equipamentos devem sempre estar de acordo com a espécie, tamanho e o ambiente de captura do peixe.
    1.1. A vara, carretilha e molinete
    Caso um desses equipamentos estiver superdimensionado poderá ser causado danos ao peixe, por exemplo no momento da fisgada de um peixe pequeno, a força aplicada na mandíbula pode ocasionar danos a sua estrutura ou aos seus ligamento, causando maior dificuldade de recuperação do animal. Lembre-se que a escolha correta do equipamento minimiza os danos ao peixe também proporcionará maior emoção ao pescador na “briga” com o exemplar.
    1.2. A linha
    A resistência da linha é um item bastante importante para garantimos a sobrevivência do peixe após sua devolução a água, a linha ideal faz com que tenhamos minimizado ou até mesmo o tempo ideal de “briga” com o peixe, ajudando assim sua recuperação já que não ocasionado ou ocasionamos pouco estresse ao exemplar. Já a linha subdimensionada irá prolongar o tempo de briga com o peixe, deixando o mesmo estressado, diminuindo assim sua chance de sobrevivência após a soltura, também poderá ocasionar o seu rompimento no ato da “briga” deixando assim o peixe com anzol ou isca presa a sua boca ou parte do corpo, podendo levá-lo a morte por diversos motivos.
    1.3. O Anzol e a garatéia
    Independente da utilização de anzóis ou garatéias deve-se retirar ou amassar as farpas, tal procedimento aumenta em muito a sobrevivência do peixe após sua captura e posteriormente soltura, isso devido o tempo de manuseio até sua soltura ser diminuindo consideravelmente, uma vez que o anzol ou garatéia é retirado do peixe com mais facilidade. O procedimento de retirar ou amassar as farpas também contribui para a diminuição da lesão causada pelo anzol ou garatéia na boca ou corpo do peixe, conseqüentemente teremos uma cicatrização mais rápida, evitando assim a probabilidade de processos inflamatórios ou mesmo a presença de fungos no local da lesão.
    A utilização de anzóis e garatéias degradáveis ou que se decompõem rapidamente é outra alternativa para aumentarmos a sobrevivência do peixe caso a haja rompimento da linha, evitando assim a permanência do material na boca ou corpo do peixe por tempo prolongado.
    1.4. Alicate de contenção
    Recomenda-se a utilização de alicates de contenção, tipo “boca grip”, que possuam suas extremidades em forma de esfera, revestidas com material plástico ou borracha. Não é recomenda o alicate de pressão “tipo jacaré” por provocar lesões na boca do animal capturado.
    A seguir (fig.01) a foto do alicate não recomendado (“tipo jacaré”) e o recomendado (“boca grip”).

    fig.01
    1.5. O Puçá ou passaguá
    Pouco se preocupa com tal material, porém se esse for feito de material abrasivo ou linha de náilon pode ocasionar a retirada do muco e escamas do peixe, assim os locais que sofrerem tais lesões estarão propícios ao desenvolvimento de fungos e bactérias, essas que podem debilitar seriamente esses peixes, sendo esses presas fáceis para predadores e outros.
    Deve-se sempre optar pela utilização de alicates de contenção do tipo “boca grip”, porém quando a utilização do puçá se fizer necessária, opte por aqueles confeccionados com tecido de algodão ou, se for sintético, deverá ser de linha entrelaçada, sem nós, pois esse material é macio e não provoca danos aos peixes capturados. Assim, devem ser evitados como já comentado os puçás confeccionados com material abrasivo ou com linha de náilon.
    A seguir o passaguá não recomendado (fig.02) e o recomendado (fig.03).

    fig.02

    fig.03
    1.6. O Bicheiro
    Nunca utilize tal acessório por maior cuidado que se tenha, tal acessório tem seu uso preferencial para a contenção de peixes grandes, pois sempre provoca lesões ao peixe, onde podem ocorrer a empreguinação de fungos e bactérias, tendo como conseqüência a debilitação do animal e por fim a sua exposição maior a seus predadores . Sugere-se preferencialmente a substituição do bicheiro pelo uso de alicates de contenção tipo “boca grip”, podendo ser substituído pelo passaguá em uma segunda opção de substituição do acessório.
    A seguir a imagem do bicheiro (fig.04) acessório esse não recomendado ao praticante do PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE.

    fig.04
    2. A manipulação do peixe
    Acredito serem os procedimentos mais importantes para a correta idealização do PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE, pois como sempre comento: “Literalmente, o peixe e sua vida está em nossas mãos nessa hora!”.
    2.1. Posição e retirada do peixe da água
    Deve-se retirar o anzol ou garatéia de preferência com o peixe dentro da água, isso para minimizar seu tempo de exposição fora dela. Após, não retire o peixe na vertical, procedimento muito comum entre nós pescadores, tal pode causar seqüelas e comprometer a sobrevivência do mesmo, retire sempre o peixe na horizontal e com o apoio da mão levemente em sua barriga. A seguir imagens sobre o comentado.

    2.2. Tempo de exposição fora da água
    Como comentado no item 2.1 caso haja necessidade de retirar o peixe fora da água para retirada do anzol ou garatéia esse que seja o mínimo necessário. Tal cuidado evita a união momentânea dos filamentos branquiais e a desidratação da pele do peixe, bem como a alteração na composição do muco que envolve toda a superfície corporal. Nunca deixe o peixe “largado”no chão (ver imagem a seguir), isso compromete muito já que o muco apresenta funções de proteção contra doenças, principalmente fungos e bactérias. Quando o peixe é demasiadamente manuseado, observasse uma liberação excessiva de muco, indicando aumento do estresse e de sua vulnerabilidade. Também comentamos que o muco é vital para a locomoção do peixe, já que reduz o atrito com a água.

    2.3. Manuseio do peixe
    O correto manuseio do peixe é aquele que dura o menor tempo possível, sempre com o alicate de contenção do tipo “boga grip”, também deve ser na posição horizontal, com o mínimo de contato possível com as mãos do pescador, isso para evitar a retirada do muco, escamas e alteração do PH do peixe, a seguir a posição correta para segurar o peixe, tirar a foto e logo soltá-lo.

    2.4. Cuidado com as Brânquias (guelras)
    Nunca coloque as mãos nas brânquias ou também conhecida como guelras dos peixes, essas são responsáveis pela respiração e osmorregulação dos peixes, também poderá provocar ferimentos nos filamentos branquiais, comprometendo o seu funcionamento e favorecendo a proliferação de organismos oportunistas (fungos e bactérias), o sangramento do peixe após sua soltura pode atrair predadores. A seguir a imagem do que nunca deve ser feito por parte do pescador.

    2.5. Pedúnculo caudal
    O pedúnculo caudal é o local onde muitos pescadores seguram o peixe, procedimento esse inadequado, pois pode causar lesões na musculatura do peixe, isso devido à pressão exercida no local devido ao peso do próprio exemplar, também é muito comum fazer movimentos para colocar o peixe na água para soltá-lo, isso pode deslocar sua coluna vertebral causando fatalmente sua morte, a seguir a ilustração no que nunca deve ser feito pelo pescador.

    2.6. Soltura
    O peixe deve ser solto sempre o colocando na posição horizontal lentamente na água, tal posição pode ser feita com a mão colocada na região ventral do peixe, não devendo jogar o exemplar na água. Com o peixe na correta posição dentro da mantenha-o nessa até que se recupere e nade normalmente. Muito importante também colocar sempre que existir o peixe na posição correta com a boca voltada contra a correnteza, isso para uma maior quantidade de água circular em suas brânquias e conseqüentemente auxiliar em sua recuperação. O peixe somente deverá ser solto quando completamente recuperado, isso devido ficar um alvo fácil aos predadores ou até mesmo ser levado pela correnteza a locais que fatalmente morrerá. Muitos pescadores acreditam que o movimento de vaivém com o peixe na água é a melhor maneira de recuperá-lo antes da soltura. Ao contrário, esse procedimento compromete a sua recuperação, pois na respiração dos peixes, a água entra pela boca, passa pelas brânquias (guelras) e sai pelo opérculo. Durante esse percurso ocorre uma diferença de pressão de oxigênio em nível sanguíneo, celular e intracelular. Durante a soltura, se a passagem da água for na direção contrária, a captação de oxigênio fica comprometida, podendo haver sangramento nas brânquias e dificuldade na recuperação do peixe. Assim, deve-se evitar sempre a contenção pelo pedúnculo caudal e a execução de movimentos de vaivém durante o tempo de recuperação.
    Gostaria de finalizar com uma frase do nosso grupo, o Tucunas Brasil Fishing Team, isso para que possamos refletir sobre a necessidade de praticarmos o PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE e conseqüentemente preservar no meio ambiente.
    "Pesque, fotografe e solte! Como o próprio nome diz é o ato de pescar, admirar, fotografar e devolver o peixe à água em perfeitas condições de sobrevivência. É fundamental entender que na pesca esportiva o maior atrativo do turista pescador é o peixe, de preferência em quantidade e de bom tamanho. A atitude de devolver o peixe com vida à água, independentemente de estar ou não dentro das medidas estabelecidas pela legislação, deve ser praticada por todas as pessoas que dependem da manutenção da pesca esportiva, como garantia de seu lazer ou emprego."

  13. Upvote
  14. Upvote
    Renato Teruo deu reputação a Custom by Marco em Cabo em Carbono feito pela CBM 1º no Brasil   
    Até que enfim fizemos ele, desde a primeira vez que fui nos EUA na primeira feira de rodbuilding comprei os materiais para fazer e nunca fiz. Esta ai, acho muito legal para varas custom personalizadas. Da trabalho mas conseguimos! #cbm #custombymarco


×
×
  • Criar Novo...