O que falar de um circo? sim, pois o Brasil é o país circo.
Pagar para pescar na região do município ou numa determinada região de uma comunidade?
O fato de o barco operar na região já faz com que o comércio local seja movimentado e impostos recolhidos.
Mas será que os supermercados dão NF? os postos de abastecimento de combustível? Os operadores de turismo dão NF? A prefeitura, as comunidades......?
Digo isso pois tive uma experiência: fui pescar no meio dos pântanos dos Everglades, local de 100 habitantes, fiquei em um quarto lá, na hora de ir embora paguei e fui saindo, o dono correu atrás de mim de me entregou o ticket com a descrição do valor cobrado e o devido imposto. A partir daí eu comecei a refletir como somos atrasados, porque um sujeito no meio do nada faria questão de recolher impostos? a resposta veio esse ano com o furacão Irma, ele passou, acabou com tudo, deixou esse mesmo local a um metro abaixo da água, e, passados 4 meses está tudo normal, tudo reestruturado, arrumado. A pergunta que fica é: E se fosse aqui no país circo? Claro que estaria tudo arrebentado ainda, o governo pagando bolsa aluguel para alguém estar embolsando algum...
Fora o fato de estarmos anos luz atrasados em relação fiscalização/preservação, coisa que nem vou dissertar para não ficar massante.
Na verdade, o que quero dizer é que penso estar tudo errado, ninguém tem que pagar nada para andar ou navegar em território da união, e mais, está cheio de opções de pesca, todas com seus problemas e peculiaridades e as maiores são, a cada dia mais a escassez de boas pescarias e por conseguinte, bons exemplares em quantidade e tamanho. Infelizmente a realidade é: não gostou, procura outro.....uma pena.