Tenho uma 15lbs a 1 ano..nada a reclamar. Realmente a vara é muito leve mas eu não tenho muita confiança no blank dela com peixe grande...peguei um tucunaré de 46cm, dobrou tanto a vara que tive de deixar correr para o espinheiro com medo de quebrar......
Das varas ocas que tenho, a que mais tenho confiança é a lubina......boa, forte, barata
A Venator é mais leve realmente mais a ergonomia da nova Tatula ficou muito boa e quase não sente a diferença, diferente da Tatula antiga que o tamanho incomodava sim, eu pincho com as duas e dou umas alternadas então acabo não sentindo muito mais isso é questão de gosto a quem prefere ter equipamento iguais, eu preferi assim é To bem feliz com as duas
Dudu,
você já recebeu algumas dicas e aqui vão mais algumas. Defina que tipo de pescaria de robalo: jig head, stick ou isca viva (camarão ou manjuba). Para cada tipo eu utilizo varas diferentes, mas no meu caso só uso as carretilhas da Abu Garcia Stx (questão de gosto pessoal, qualidade e resistência a corrosão).
As varas variam um pouco, conforme seu gosto pessoal, o local e tamanho dos robalos, mas em geral 14 libras é suficiente e a pescaria mantém a esportividade e a sensibilidade que é necessária para pegar os malditos. As varas para pindocar (pesca com camarões artificiais) devem ser mais longas (6.2") e rápidas (dê uma olhada na descrição da Mamushi no site da Redai para ter uma ideia do material ideal). Já para uso de stick e isca viva você pode usar varas mais curtas (5.8"), mas sempre com boa sensibilidade e resistência na base das 14 até 17 libras.
Anzóis para viva só uso Gamakatsu Shiner 2/0 e 3/0. As linhas devem ser sensíveis e preferencialmente de multifilamento (23 libras), mas quando tiver pedra envolvida é bom colocar um líder curto e não exagerado em resistência (25 libras) e que não atrapalhe muito o trabalho da isca.
Camarões artificiais (soft baits) da DOA ou da Monster 3X com cores variadas (chá, ferro, coca-cola, leitoso,...) e jig heads de pesos variados.
Iscas artificias tipo stick. Eu gosto das Magic Stick do Nelson Nakamura. Comprei algumas modificadas no ML que deram ótimos resultados também, mas a produtividade para robalos grandes na soft é bem superior.
No mais é praticar e aproveitar, mas como o pessoal já falou, a pescaria é muito técnica e cheia de dicas e segredos para cada pesqueiro. Tipo pescar na Lua nova em Antonina e na luas de quarto não muito lentas em Guaratuba, e assim por diante.
Boa sorte!