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João Petersen

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Histórico de Reputação

  1. Haha
    João Petersen deu reputação a Armando Ito em Escolher um novo equipamento   
    estrada de chão ??? .... eu vou pra Miami pescar Marlim ow!!  ....
    kkkkkkkkkkkkkk ....
     
    zuera hein .... kkk
  2. Upvote
    João Petersen recebeu reputação de Batista em Tunar carretilha Venator SE   
    Ótimo material, Batista! Obrigado pelas dicas!
    Pelo que entendi, não tem muito o que melhorar na Venator SE, uma vez que ela já vem de fábrica com rolamentos cerâmicos no carretel, certo?
    Possebon, vou procurar o material do NaKamura! e obrigado pela dica. Vou desistir de investir na Venator e procurar uma Curado 70!
  3. Like
    João Petersen deu reputação a Fabrício Biguá em O que é um BassBoat? Saiba aqui.   
    Olá turma...

    Resolvi criar este tópico para retirar as dúvidas de vários amigos que, assim como eu, há bem pouco tempo atrás não sabia exatamente o q era um BassBoat.
    Vamos lá.

      O QUE É?
    Assim como existe o catamarã, a jangada, a lancha, a balsa e etc, existe o Bassboat....q nada mais é que um barco de pesca, projetado pelos norte americanos, q são específicos para a pesca em águas interiores.
     
    FINALIDADE:
    Como a pesca do Bass é uma verdadeira febre nos EUA, local onde são feitos centenas de torneios anuais que movimentam verdadeiras fortunas, é muito importante que o pescador chegue nos melhores pontos rapidamente. Para isto, o barco precisa ser rápido e totalmente otimizado para este tipo de pescaria.
    Nele são instalados sonares potentes, motores elétricos super tecnológicos e também potentes, motores de popa mais que potentes...hehee...viveiros com enorme capacidade de água e troca eficiente desta água (para não comprometer a saúde do peixe e, consequentemente, a desclassificação do pescador do torneio), e por aí vai.

    O MATERIAL UTILIZADO NA CONFECÇÃO:
    São barcos feitos em fibra ou alumínio e de tamanho reduzido, geralmente entre 5m e 6m de comprimento (ou 17 e 21 pés), pois, a grande maioria dos pescadores profissionais de bass pescam sozinhos no barco.
    Apesar de curtos, os bassboat são muito largos, são quase um disco dentro d'água, garantindo assim mais estabilidade em qualquer situação (navegando ou parado).

    É importante ressaltar que existe uma "briga" muito grande entre os barcos confeccionados em fibra e os confeccionados em alumínio. Fato é q a parte de baixo dos barcos de fibra não tem emendas, arrebites ou qualquer outra coisa q gere arrasto (além da própria superfície), já os barcos de alumínio, principalmente os brasileiros, possuem quilhas/canaletas, arrebites, soldas e etc, comprometendo assim a resistência do barco e fazendo com q ele navegue menos em relação aos barcos de fibra.
    Lá nos EUA existem chapas de alumínio muito largas, daí, boa parte dos fabricantes apenas estampam o fundo do barco, não precisando assim, fixar arrebites, canaletas e tals...o q garante uma maior durabilidade, e uma melhor navegação, mesmo assim, o grandes bassboats q aceitam motores acima de 150HP, são, quase q na totalidade, de fibra.
    As fábricas de barcos tem se empenhado muito em melhorar cada vez mais seus produtos. As fabricam barcos em fibra tem usado malhas de fibra cada vez mais eficientes (biaxiais, triaxiais e etc), que absorvem melhor a resina, deixando assim o barco muito mais leve e resistente.
    Já as que fabricam barcos em alumínio tem utilizado chapas cada vez maiores, robôs de solda e travamento mais eficiente.
    Então, ATENÇÃO, não adquira seu barco sem saber exatamente o material que foi utilizado em sua construção. Muitos descontos são dados em cima de construções menos eficientes.

    A HISTÓRIA:
    O primeiro bassboat foi lançado nos EUA pela empresa chamada Skeeter em 1948, mas apenas em 1961 é que foi fabricado o primeiro barco de fibra da marca.
    A ideia era criar um barco para águas interiores que não fosse empurrado facilmente pelo vento. Foi aí que Holmes Thurmond resolveu criar o seu próprio barco de pesca.
    O barco deveria ter a borda baixa, fundo mais largo e que não fosse empurrado facilmente pelo vento. Surgiu aí, o primeiro bassboat, que pelo seu formato ficou conhecido como Skeeter (mosquito).
    Pouco tempo depois Holmes lançou o "Super Skeeter" que recebia motores de 30HP e andava acima das 30MPH, o que era surpreendentemente rápido pra época.


     
    A primeira fábrica/estaleiro a construir um bassboat no Brasil foi a QuestBoats no início dos anos 90.
    Aqui no Brasil tínhamos uma fábrica de bassboats chamada BassBoat, então, muitas pessoas confundem a "categoria/estilo" de barco com o nome da empresa.
    Em 2012 esta fábrica passou a se chamar BARCOS MEGA BASS...e o nome bassboat passou a ser exclusivamente uma categoria de barco.

    De forma resumida, todos estes barcos de fibra ou alumínio, curtos, baixos e largos, rápidos, com viveiros grandes e otimizados para a pesca em águas interior, são chamados de BassBoat, ok?!?!

    Hoje no Brasil temos 4 grandes fabricantes destes modelos de barcos. Todos localizados no estado do Paraná.
     QUESTBOATS
    A mais antiga fábrica de bassboats do Brasil. 
    A Quest iniciou suas atividades no início da década de 90 com a marca Way Brasil, trazendo dos EUA para o Brasil, a forma de bassboats norte americanos. O estaleiro se manteve na mão de um proprietário até o ano de 2012, quando mudou de dono, tendo o novo proprietário assumido a empresa com a proposta de construir barcos muito mais eficientes.
    - New Angler 2016 (Confort e Speed)

    O  carro chefe da linha possui dois modelos, o Confort e o Speed.
    O Speed é baseado na hidrodinâmica do barco norte americano chamado Stroker, um barco totalmente otimizado para a altas velocidades.
    Ocorre q barcos otimizados para altas velocidades cavangam (ficam pulando), quando em baixa velocidade. Então, tentando atender ao mercado como um todo, a Quest lançou o modelo Confort, barco com casco mais alto, com uma quilha bem maior para cortar marolas, e que navega muito bem em todas as velocidades.
    Comprimento: 6.30m
    Largura: 2.40m
    Peso: 550Kg
    Motorização: 150hp a 300hp
     
    - QUEST Z21 e Z19-S

     
    Lazer e pesca num projeto único, o Z21 e o Z19-S são os bassboats para 5 e 4 pescadores sentados, respectivamente.
    Z21 (5 bancos)
    Comprimento: 6.26m
    Largura: 2.30m
    Peso: 600Kg
    Motorização: 150hp a 300hp
    Z19S (4 bancos)
    Comprimento:5.57m
    Largura: 2.30m
    Peso: 550Kg
    Motorização: 150hp a 250hp 
    - QUEST 290
    Talvez o barco mais vendido e consagrado da marca.

     Comprimento: 5.50m
    Largura: 2.25m
    Peso: 450Kg
    Motorização: 150hp a 250hp
     
    - QUEST 268 (a aposta da marca).
    Este é o barco perfeito pra quem está querendo entrar no mundo dos bassboats.

    Comprimento: 5.00m
    Largura: 2.12m
    Peso: 350Kg
    Motorização: 90hp a 175hp
     
    - BASS15 e BASS17 (barco para água salgada/costeira).
    Estes são barcos Bay Boats. É bom que se diferencie os Bay Boats dos BassBoats. Os primeiros possuem bordas bem mais alta, são utilizados em águas mais agitadas, na pesca com iscas artificiais e naturais, sendo mais baratos e rápidos de serem fabricados.

    Comprimento: 5.23m (Bass17)
    Largura: 1.81m
    Peso: 300Kg
    Motorização: 60hp a 115hp(Bass17)
    A Questboats ainda possui em sua linha os seguintes barcos:
    - Z21 (3 assentos)
    - Z19 (3 assentos)
    - Quest 270
    - K17
    - Quest 258
    - Quest 160
    Para saber mais sobre os barcos da empresa, acesse: http://www.questboats.com.br
     

     Barcos Mega Bass

    Mais uma fábrica localizada em Curitiba-PR. Possui uma linha completa de barcos estilo bassboat.

    - Mega Bass (o maior barco da linha)



    Comprimento: 6,12m.
    Largura: 2,44m.
    Material: Fibra de Vidro.
    Peso aproximado: 500 kg.
    Motorização: de 150 hp até 300 HP indicado pelo fabricante.


    - Sport Bass (o linguiçeiro da linha)



    Comprimento: 5,40m.
    Largura: 2,30m.
    Lotação: 04 lugares sentado(Os dois bancos de navegação da frente são giratórios)
    Material: Fibra de Vidro.
    Peso aproximado: 450 kg.



    - Grand Bass



    Comprimento: 5,40m.
    Largura: 2,30m.
    Material: Fibra de Vidro.
    Peso aproximado: 450 kg.
    Motorização: de 135 hp até 250 HP


    - Master 



    Ficha Técnica
    Comprimento: 5,30 m.
    Largura: 2,20 m.
    Material: Fibra de Vidro.
    Peso aproximado: 420 kg.
    Motorização: de 90 hp até 250 HP.


    Bass Classic



    Comprimento: 4,98m.
    Largura: 1,95 m.
    Material: Fibra de Vidro.
    Peso aproximado: 380 kg.
    Motorização: de 60 hp até 200 HP


    Bass Trick (o pequeno notável da marca).



    Comprimento: 4,70m.
    Largura: 1,80m.
    Material: Fibra de Vidro.
    Peso aproximado: 320 kg.
    Motorização: de 60 hp carburado até 115 hp OPTIMAX ou ETEC.


     Fibralar

    Fábrica localizada em Medianeira-PR que também fabrica uma linha completa de bassboats e algumas lanchas.
    - Família Brasilian Boat (F1, F2 e F3).



    - F3 Brazilian Boat
    (4.70m x 1.70m e motorização máxima de 90HP)


    - FX
    (5.50m x 2.30m e motorização máxima de 115hp a 300HP)

     
    - SKY  F

    Comprimento: 5.30m
    Largura: 1.90m
    Peso: 450Kg
    Motorização: até 300hp
    A Fibralar ainda fabrica os seguintes modelos:
    - Fibralar Full
    - Fibralar Mirage F
    - Fibralar F2+2
    Para saber mais sobre os barcos da empresa, acesse: http://ww.fibralar.com.br

     XTREME BOATS

    A última a ser instalada em Colombo - PR (Julho de 2011).
    Inovou ao criar o seu barco a partir do zero. Uma equipe de profissionais que entendem bem de hidrodinâmica colocou inicialmente o mercado o X1. A ideia era conquistar o mercado para depois lançarem barcos maiores e mais rápidos. 
    - X1 (com 4.80m x 1.80m e motorização máxima de 90HP).


     
    - RAPTOR (com 5.00m x 2.00m e motorização máxima de 175hp)

     
    - VIPER (com 5.40m x 2.40m e motorização máxima de 250hp)

     
    Para saber mais sobre os barcos da Xtreme acesse o link: http://www.xtremeboats.com.br


    Como vcs podem ver acima, a totalidade das fábricas se localiza no estado do Paraná. O Estado saiu na frente do restante do País e hoje se vê nos torneios realizados naquelas proximidades (SP, RS e sul de MG) lotados de bassboats.

    Nos Estados Unidos o número de fabricantes é infinitamente maior. Sendo que a Ranger Boats chega a fabricar/montar 24 conjuntos (barco + carreta + motor) por dia. .
    Dentre os grandes fabricantes escolhi estes abaixo para mostrar pra vcs as máquinas de pesca desenvolvidas pelos gringos.
    Cliquem abaixo e sonhem com as máquinas de pesca mais top do mundo.

    Skeeter = http://www.skeeterboats.com/

    Nitro = http://www.nitro.com/

    Bullet = http://www.bulletboats.com/

    Triton = http://www.tritonboats.com/

    Storm = http://www.stormboats.com/

    Gambler = http://www.gamblerbassboats.com/

    Legend = http://legendmarine.com/

    Ranger = http://www.rangerboats.com/

    Allison = http://www.gamblerbassboats.com/

    Phoenix = http://www.phoenixbassboats.com/

    BassCat = http://www.basscat.com/

    ProCraft = http://www.procraftboats.com/

    Blazer = http://www.blazerboats.com/boats/bass/

    Stratos = http://stratosboats.com/

    Lowe = http://www.loweboats.com/

    Charger = http://www.chargerboats.com/

    Stroker = http://www.strokerboats.com/

    G3 = http://g3boats.com/

    Xpress = http://www.xpressboats.com/view/142- em alumínio

    Tracker = http://www.trackerboats.com/


    A disputa pelo mercado brasileiros de bassboats é acirrada. O bom é q há bem pouco tempo atrás poucos pescadores brasileiros sonhavam em ter um barco destes.

    Aqui no Brasil vc consegue comprar modelos simples por aproximadamente R$ 12.000,00 ( + ou -)...Some aí mais R$ 20.000,00 de um bom motor de popa de 90HP, mais R$ 3.000,00 de um motor elétrico a pedal de boa marca (12v), e mais uns R$ 5.000,00 de montagem, sonar, luzes, bancos, volante, caixa de direção, cunhos, bombas de porão, temporizador de viveiro, e por aí vai, ou seja, um conjunto básico sai por + ou - uns R$ 40.000,00.

    Já os modelos mais top do mercado, com motores na casa dos 200Hp, direção hidráulica, jack plate hidráulico, motor elétrico de 24v ou 36v, sonares top, além de uma infinidade de outros acessórios, custam na casa dos R$ 80.000,00, mas, o dono querendo, essa cifra pode passar dos R$ 100.000,00. Uma verdadeira fortuna.

    Lembre-se de adicionar aí uma boa carreta, pois um conjunto simples pesa aproximadamente 500Kg e o top uns 1.000Kg...A carreta pra puxar este tipo de embarcação deve ser super reforçada.

    Como eu disse lá pra cima, estas informações são superficiais. Com certeza novas informações serão adicionadas abaixo pelos nossos amigos mais experientes.

    Bem...espero q tenham gostado do tópico.
    Abs.
    Fabrício Biguá
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