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Eloy

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  1. Valeu a dica Fabrício, Como meu motor é pequeno não tem relógio de temperatura. Então sempre verifico se está circulando água corretamente e evito pilotar muito tempo em aceleração máxima. Meu objetivo em obter o máximo desempenho não é para correr, mas para poder ter a melhor relação consumo/velocidade possível. Mas fiquei curioso com esses 4 graus a mais. Até pensei em comprar um termometro, rsrsrs. Qual seria a temperatura ideal de funcionamento? Abraço.
  2. Boa noite, Tinha colocado a mensagem abaixo no tópico do Mercury 25hp Sea Pro, mas tem muita coisa que serve para este tópico também. Aproveito e atualizo as informações já que tem algum tempo e já pude testar mais. Gostaria de fazer algumas considerações sobre hélice, giro máximo, velocidade, altura do motor, inclinação do motor (trim) Há alguns meses fiz uma reforma no barco, um Karib 500 (1993), instalei plataformas, o peso do barco aumentou e a velocidade diminuiu. Estou usando o hélice original 9 7/8 x 13. Como levei só o barco o Levi, que fez a reforma (www.levinautica.com.br), não pode alterar a altura do motor, mas me orientou a deixar a placa antiventilação de 1 a 1,5 polegadas acima do fundo do barco, ao contrário do que indicam os manuais. Ele disse que talvez tivesse que regular novamente a inclinação do motor (trim) para não cavalgar (o que é extremamente simples de se fazer: basta deixar na regulagem o mais alto possível sem que o barco cavalgue/pule). E que provavelmente iria ventilar nas curvas em alta velocidade, mas como a maior parte do tempo navega-se em linha reta ou curvas suaves e não devemos fazer curvas em alta velocidade isso não seria um problema. Como ele tem mais de 20 anos de experiência com barcos e motor, resolvi testar. Comprei um tacometro xing-ling no Ebay (que não é pra motor 2 tempos 2 cilindros, e mostra o rpm em dobro) e pude testar diferentes configurações medindo velocidade (com GPS) e RPM. Depois da reforma o barco não passava dos 43 km/h (eu sozinho = 110kg). Levantei o motor 1,8 cm, o barco manteve os 43 km/h a 5000 RPM (máximo). Levantei o trim um ponto, a velocidade aumentou para 46 km/h, mas o motor ventilava muito. Levantei o motor mais um pouco cerca de 2,5 cm acima do fundo do casco. A velocidade pulou para 49 km/h e o giro foi a 5.200 RPM. Levantei o trim e o barco ventilava direto, abaixei o trim e a velocidade diminuiu para 44km/h. Deixei o motor com a placa anti-ventilação a 1 polegada acima do fundo do barco. Tenho usado assim desde junho de 2011, já reparei que o giro e velocidade variam dependendo do dia, pelo o que li é conforme temperatura do ar, pressão atmosférica, vento, maré, distribuição de peso no barco. A distribuição do peso no barco muda a velocidade, agora o parceiro vai ao meu lado durante a navegação, em geral aumenta de 3 a 4 km/h a velocidade máxima do que se o parceiro fosse sentado no meio do barco. Se tiver um pouco de marolas e o barco cavalgar peço pro parceiro ir pro banco do meio do barco, ou diminuo a aceleração. A velocidade máxima que alcancei até agora foi 51.4 km/h com duas pessoas no barco. E o giro máximo até agora foi 5.400 RPM. Mas na maior parte do tempo a velocidade máxima fica em 48 km/h e o giro em 5100 RPM. Reduzindo um pouco a aceleração, para economizar combustível, ando a 43 km/h e o RPM varia de 4.700 a 4.800. O manual indica RPM máximo de 5.600 a 6.000. E pelo o que pesquisei para cada polegada de passo que se reduz o hélice teoricamente aumenta 200 rpm. Estou considerando trocar o hélice para um de passo 12. O que teoricamente aumentaria o giro, a velocidade e reduziria o consumo. O objetivo é navegar mais rápido em cerca de 80% de aceleração. E assim diminuir o consumo sem diminuir muito a velocidade. Se conseguir economizar 1 litro de combustível por pescaria, considerando que pesco quase todo fim de semana, o custo do hélice novo se pagaria em menos de 1 ano. Porém ainda tenho uma dúvida: maior RPM não significa maior consumo? Ou a velocidade compensa? Enfim, daqui um tempo vou testar, mas provavelmente só ano que vem, pois fiz uma cirurgia de quadril e estou proibido de pescar. No sábado emprestei o barco pra um amigo, bem mais leve do que eu, e ele pegou 58 km/h com o meu barco. RESUMINDO: O motor com a placa antiventilação 1 polegada abaixo do casco dá mais estabilidade, por isso os fabricantes recomendam assim. Mas se você quer desempenho suba o motor, quanto menos rabeta na água menos atrito, menos atrito = mais velocidade (e RPM também), mas tem um limite de quanto subir. Quanto subir: tem que testar, subir o suficiente pra que o barco continue estável. Uma dica é que em curvas em alta velocidade vai ventilar um pouco, se não ventilar dá pra subir mais, se ventilar muito, foi demais. Em barcos com motores acima de 50hp também é recomendável afastar o motor do casco, uma peça que faz isso é conhecida como jack plate. Mas não vou falar sobre, porque não tenho conhecimento suficiente. Somente depois de ajustar a altura do motor, a inclinação do motor, a distribuição do peso dentro do barco (ítem que a maioria ignora mas faz muita diferença) e fazer vários testes com tacômetro e velocímetro (GPS) é que vai ter informações suficiente pra saber se precisa ou não trocar o hélice.
  3. O motor é bom mesmo mas e o transporte? Não se arrependeu? Lembro que voce queria comprar um 15hp justamente por esse motivo. Compartilha a experiência para ajudar outros a decidirem (eu já tenho o meu. rs)
  4. Maicon, O motor é bem maior que um 15hp e transportar não é tão simples, mas já que tocou no assunto: Se levar no porta malas verifique que o motor tem que ser levado em uma posição certa pra não vazar óleo (tem no manual). Os carros sedans tem porta malas com maior capacidade para bagagens pequenas, mas tem dificuldade de acomodar itens grandes, por causa da pequena abertura da porta. (http://ig.vrum.com.br/app/301,19/2011/1 ... lume.shtml) Se levou em pé, na área para passageiros, não esqueça de prender o motor com o cinto de segurança, no caso de uma batida o deslocamento do motor pode machucar seriamente os ocupantes. Carros 4 portas tem portas menores que 2 portas e isso também dificulta para colocar itens grandes dentro do carro.
  5. Olá Leonardo, A altura do motor vai variar conforme o formato do fundo do casco e peso do barco também. Não esqueça de fixar bem o motor. O meu depois que acertei a altura fixei com parafusos na popa e não apenas com as borboletas. O bom deste motor é que se o giro ultrapassar muito ele corta o motor. Mas se já está ventilando muito, provavelmente já está no limite. Ajustou a inclinação do motor? No meu, depois que levantei o motor tive que abaixar um pino a regulagem de altura (trim). Outra coisa que esqueci de escrever na outra mensagem, quando estou so eu, agora o barco entra em planeio em 5 segundos, em dois plana em 8 segundos. Tá bonzinho né. rs. alegre:: danca::
  6. Olá Biguazada, Postei uma mensagem no tópico do Sea Pro 25hp, mas acho que serve para esta questão também, talvez até mais para esta. Para não repetir segue o link: viewtopic.php?f=74&t=1528&p=201613#p201613
  7. Olá Biguazada, Reativando esse excelente tópico, para acrescentar informações e alterar uma coisa que escrevi antes. Informações relacionadas a: hélice, giro máximo, velocidade, altura do motor, inclinação do motor (trim) Há alguns meses fiz uma reforma no barco, um Karib 500, instalei plataformas, o peso do barco aumentou e a velocidade diminuiu. Estou usando o hélice original 9 7/8 x 13. Como levei só o barco o Levi, que fez a reforma (www.levinautica.com.br), não pode alterar a altura do motor, mas me orientou a deixar a placa antiventilação de 1 a 1,5 polegadas acima do fundo do barco, ao contrário do que indicam os manuais. Ele disse que talvez tivesse que regular novamente a inclinação do motor (trim) para não cavalgar (o que é extremamente simples de se fazer: basta deixar na regulagem o mais alto possível sem que o barco cavalgue/pule). E que provavelmente iria ventilar nas curvas em alta velocidade, mas como a maior parte do tempo navega-se em linha reta ou curvas suaves e não devemos fazer curvas em alta velocidade isso não seria um problema. Como ele tem mais de 20 anos de experiência com barcos e motor, resolvi testar. Comprei um tacometro xing-ling no Ebay (que não é pra motor 2 tempos 2 cilindros, mostra o rpm em dobro) e pude testar diferentes configurações medindo velocidade (gps) e RPM. Depois da reforma o barco não passava dos 43 km/h (eu sozinho = 110kg). Levantei o motor 1,8 cm, o barco manteve os 43 km/h a 5000 RPM (máximo). Levantei o trim um ponto, a velocidade aumentou para 46 km/h, mas o motor ventilava muito. Levantei o motor mais um pouco cerca de 2,5 cm acima do fundo do casco. A velocidade pulou para 49 km/h e o giro foi a 5.200 RPM. Levantei o trim e o barco ventilava direto, abaixei o trim e a velocidade diminuiu para 44km/h. Deixei o motor com a placa anti-ventilação a 1 polegada acima do fundo do barco. Tenho usado assim há uns 2 meses, já reparei que o giro e velocidade variam dependendo do dia, pelo o que li é conforme temperatura do ar, pressão atmosférica, vento, maré, distribuição de peso no barco. A distribuição do peso no barco muda a velocidade, agora o parceiro vai ao meu lado durante a navegação, em geral aumenta de 3 a 4 km/h a velocidade máxima em relação a ele sentado no meio do barco. Se tiver um pouco de marolas e o barco cavalgar peço pro parceiro ir pro banco do meio do barco, ou diminuo a aceleração. A velocidade máxima que alcancei até agora foi 51.4 km/h com duas pessoas no barco. E o giro máximo até agora foi 5.350 RPM. Mas na maior parte do tempo a velocidade máxima fica em 48 km/h e o giro em 5100 RPM. Reduzindo um pouco a aceleração, para economizar combustível, ando a 43 km/h e o RPM varia de 4.700 a 4.800. O manual indica RPM máximo de 5.600 a 6.000. E pelo o que pesquisei para cada polegada de passo que se reduz o hélice teoricamente aumenta 200 rpm. Estou considerando trocar o hélice para um de passo 12. O que teoricamente aumentaria o giro, a velocidade e reduziria o consumo. O objetivo é navegar mais rápido em cerca de 80% de aceleração. E assim diminuir o consumo sem diminuir muito a velocidade. Se conseguir economizar 1 litro de combustível por pescaria, considerando que pesco quase todo fim de semana, o custo do hélice novo se pagaria em menos de 1 ano. Porém ainda tenho uma dúvida: maior RPM não significa maior consumo? Ou a velocidade compensa? Enfim, daqui um tempo vou testar, mas por questões pessoais, só vou poder testar daqui uns 3 meses.
  8. Gostaria de começar pedindo desculpas por estar ausente do fórum e por estar ressucitando um tópico antigo. Mas ao procurar pela Matsu no google achei o link pra cá e não pude deixar de ver. E agora não posso deixar de complementar a informação. A Matsu é uma excelente loja. O estoque pode não ser tão grande quanto de outras lojas, mas tem boa variedade, excelente preço e atendimento sem igual. Já comprei algumas vezes pela internet e outras vezes na loja física que fica em Curitiba. Gostaria de relatar um caso Fiz um pedido à noite, com vários ítens, no dia seguinte logo cedo o Marcos me ligou dizendo que os shads que eu tinha pedido tinham acabado e que ele não tinha tido tempo de atualizar no site (coisa rara de acontecer). Eu disse que poderia mandar de outra cor, que não tinha problemas, pois shad nunca é demais, mas pedi pra ele me avisar quando recebesse da outra cor. O produto veio com substituição da cor dos shads. Uns 15 dias depois de receber a compra, recebi um novo pacote, com 8 shads da cor que eu tinha pedido e em quantidade maior. Mandei e-mail perguntando quanto devia, e ele disse que não devia nada, pois tinha sido erro dele não atualizar o estoque do site. Tem várias outras situações agradáveis que já ocorreram ao comprar na Matsu, mas acho que a experiência acima é suficiente pra demonstrar o que é respeito ao consumidor. Uma dica: tem coisas que nem chega a entrar no site e o pessoal de Curitiba compra antes, então se não achou o que quer, vale a pena ligar ou mandar e-mail perguntando se ele tem na loja e não está no site.
  9. No dia 17 de abril realizamos a I Etapa do Campeonato Interno 2010. A raia de pesca foi limitada a região das ilhas da Baía da Babitonga, não valia pescar no mangue. O maior peixe desta etapa foi um badejo, com peso estimado entre 2,5 a 3 kg. Mas só valiam robalos, valeu pela emoção. O badejo mira não foi levado para a pesagem na balança oficial, foi fotografado e solto no mesmo local onde foi capturado. Quanto aos robalos, todas as duplas conseguiram fechar a cota de 7 espécies. Os peixes estavam ativos, mas os grandões não apareceram o que resultou em uma prova muito disputada. As equipes se esforçaram muito e pescaram até o final da etapa, ninguém quis arriscar a parar de pescar antes das 16 horas. Se quiser ver mais fotos acesse a galeria do campeonato. Para ver a classificação acesse a página dos campeonatos. Se você quer participar dos próximos eventos do PEBA, junte-se a nós.
  10. Tem gente que troca, eu mantive a original. Trocar o hélice não é uma tarefa simples, precisa tem um bom medidor de RPM e testar vários modelos para achar o melhor desempenho no RPM ideal de funcionamento. Senão corre o risco de ter desempenho inferior e até mesmo causar problemas no motor, por rotação excessiva. Eu fiz algumas contas e o custo de um hélice novo só compensaria a economia de combustível após vários anos de uso e o ganho de velocidade seria mínimo. Na minha opinião é desnecessário e não compensa. Mas... tem gente que trocou e está satisfeito. Agora a manguei tem que trocar, a mangueira original não resiste ao álcool da nossa gasolina.
  11. Sim, esqueci disso, tem um parafuso que regula a aceleração. O meu ficava acelerado demais mesmo quando em aceleração mínima. Regulei para ficar só o suficiente pra não morrer, assim quando em lenta consome menos combustível.
  12. Na fase de amaciamento, pelo fato de usar o dobro de óleo o desempenho fica um pouco pior mesmo e faz muita fumaça. Segundo o manual nas primeiras horas não é recomendado usar aceleração máxima por mais de 1 minuto. Não lembro de cabeça, veja no manual, tem uma tabela de amaciamento dizendo o que fazer nas primeiras horas. Embora muitos digam que não precisa, eu prefiro não arriscar. Eu fiz o amaciamento do meu motor e nunca tive problemas com ele. Quanto a trocar a junta, não sei se faz muita diferença, pois o meu mandei trocar na loja mesmo, antes de pegar o motor. O que pode fazer muita diferença é o ajuste da inclinação do motor. O meu, nas primeiras vezes que saí não passava dos 35 km/hora. Subi o motor em 1 ponto e alcancei os 50 km/h. Tentei subir mais um, mas o barco ficou pulando. A dica pra ajustar é: levante o motor o máximo que der sem que o barco fique pulando.
  13. A gasolina aditivada (ou não) só vai degradar o óleo, alegação dos que não usam aditivada, se ficar muito tempo misturado. Por outro lado a aditivada previne a formação de borra e de carbonização. Sempre que posso (dá tempo de ir no outro posto que é fora do caminho) uso podium. A performance fica pouco melhor e o consumo pouco menor (na prática só dá pra perceber quando muito carregado ou andando distâncias maiores). Não é a toa que o manual recomenda gasolina de alta octanagem.
  14. Essa mesmo. Essa é a junta para 30 hp, veja que ela é aberta do mesmo tamanho da entrada do carburador. A de 25 hp, tem uma abertura bem menor. Já a gosma que parecia areia, tem cara de ser goma mesmo. O motor ficou parado por muito tempo? Usar o motor com frequencia maior (no mínimo a cada 30 dias), não usar gasolina com mais de 30 dias de armazenamento e usar gasolina aditivada ajuda a evitar este tipo de problema. O meu motor, depois de um ano usando em média 3x por mês, fiquei 45 dias sem usar. Ficou horrível, o motor perdeu potência e consumiu mais. Não cheguei a desmotar ou limpar, bastou 2 pescarias com gasolina nova aditivada (supra) que voltou ao normal.
  15. Dá uma olhada no fórum da Caterva, lá tem várias pessoas que tem este barco.
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