Ir para conteúdo

Renato Barreto

Membro
  • Postagens

    1.594
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    45

Histórico de Reputação

  1. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Edmar Alves em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Adoro ler os comentários, cada qual com sua experiência, angulo de visão diferente, dados cientificos e também achismos...tudo é valido né para contarmos nossas historias de pescador hehe...
     
    Determinado fator vai fazer diferença para um, mais que para outro, não tenho dúvidas...do pouco de Amazônia já presenciei tanta coisa imagino aos mais experientes rsrs...
     
    Uma das coisas relacionadas mais inusitadas, na ultima turma que fui, o pescador que voltou mais reclamando foi o que pegou o maior peixe, um 83cm, pego com um toco (pedaço) de shad jogando no meio da filhoteira no meio do lago...
    Meu companheiro de barco pegou dois açus lindos de 79cm na Helice, explosões fascinantes! Na insistência demais...memoraveis, mas não parava de falar do 80up que havia pego no primeiro dia, no stick onde o peixe só sugou a isca e brigou também, mas nem pulou...sem dúvida um duelo memoravel, mas não esqueço das duas pancadas que tomei na hélice, uma debaixo de chuva forte e outro que foi pro mato, mas foi embora...no ultimo dia pescamos com o melhor guia, o guia "salvou" dois peixes (Um 79 e outro 76 cm que eu não conseguiria tirar e dificilmente outro guia pularia no lugar que foi para busca-los). A isca tambémn fez a diferença nesse dia e lugar, bonnie 128mm trabalhando rapido....braço ardia de dor kkkk...
    Por fim, talvez o melhor dia de pesca foi um dia que saimos para pescar tempo todo aberto, peixes sumiram, dali a pouco tempo fechou de uma vez, caiu um toro dagua, 15 minutos tempo abriu de novo, entramos numa lagoa e fizemos a festa com cardumes de popocas e borboletas estourando na superficie a manhã toda nessa lagoa....sem nenhum peixe acima de 50cm...
    Outro barco com dois amigos mais velhos, pescaram pedaços de dia descontraidos, dormiam, nadavam, comiam e bebiam bastante...pegaram um 80up também e alguns na casa dos 70, mas nem pescaram o ultimo dia...voltaram felizes da vida...
     
    Enfim, o Açu de 80Up é diferenciado, sem dúvida, mas tem muita coisa na pescaria que nos pode fazer felizes, dependendo de nossas escolhas e prioridades.
    O 80Up é a cereja do bolo, mas acho que precisamos saborear cada pedaço do bolo em cada ingrediante...isso faz toda a diferença né...com ou sem cereja do bolo, afinal já estaremos saciamos de barriguinha cheia hehe... 
     
    Claro que quero mais 80Ups, muito mais, mas principalmente não vejo a hora de estar lá no meio da floresta pescando naqueles rios....lugar maravilhoso...ce ta doido...
     
    Inclusive tenho uma saudade do lago do Juma, lugar maravilhoso demais, mas "não pega peixe" facil, contudo não pretendo voltar lá tão cedo...olha como é a cabeça da gente né....kkkk 
     
    Enfim, quem puder e tiver oportunidade de ir pescar seja onde for, que vá e aproveite cada instante pescadores! 
     
    Ps.: Com os meus 5 anos de terapia uma das coisas que minha terapeuta mais fala é para não criar Expectativas com coisas que não temos controle e também para não ter Apego a padrões que a civilização tenta nos implantar...sentimento é tudo então sinta cada processo!
     
     
     
  2. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Guto Pinto em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Gabriel eu não entendo muito da Amazonia,  fui poucas vezes pescar por lá, mas eu pesco direto aki no quintal de casa, alem de outros locais,  a pressão de pesca é fundamental na produtividade de pescaria,  eu vejo  isso td semana aki, onde praticamente só eu pesco tucuna, e não abato quase  nenhum.  Barcaiada pra lá e pra cá,  isca na cabeça dia todo, peixe fica muito veiaco, ao simples fato de una tarde aki eu tirar 25 a 30 tucunarés  e no outro dia ir nos mesmos pontos e não tirar 5, entao aqui eu aprendi qdo for pescar tucuna eu tenho que dar um " descanso " pra eles de pelo menos 10 dias, se eu e meu companheiro sozinhos estragamos os pontos imagina locais que tem gente pescando td dia.  Outro exemplo que vivenciei :  vou muito ao Suiá Miçu um afluente do Xingu,  um Rio que não é muito grande e só uma pousada opera lá, a melhor pescaria que fiz lá foi justamente uma semana que fui onde a turma anterior só pescou peixes de couro e na nossa semana a outra turma teve um problema e 12 pessoas não foram, ou seja dos 12 barcos no rio sobraram só 6 pinchando, ai foi uma farra.  A pressão de pesca é muito importante  na pesca com iscas artificiais. 
    Ano passado mesmo nós fomos a primeira turma da pousada, no primeiro dia pegamos 102 tucunas só no meu barco, no último ja custava pegar 30 .
    E os peixes com isca viva tb, com menos intensidade mas tb influencia,  barcaiada pra lá e pra cá, poita arrastando no fundo.  Nao adianta é complicado.  Essas pescarias de pincho qdo vou eu torço pra turma anterior ser um bando de linguiceros e ou cachaceiros, com certeza tirando os efeitos climaticos e da natureza a pescaria vai ser boa. 
    Rio Grande mesmo um local que ia demais no passado, era só Superfície as vezes meia agua, arremessando do barco pra margem, das ultimas vezes inverteu deixava barco na margem e arremessava pro meio com iscas de fundo,  as vezes tendo que apoitar e pescar Tucunaré na vertical com lambari igual se pesca curvina, não adianta é inegável que a pressão de pesca faz o peixe mudar o comportamento. 
  3. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Matheus Assoni em Lago de Furnas: Fevereiro/2025   
    Boa noite pescadores, espero que esse relato, os encontre com muita saúde e já se planejando para a próxima pescaria.
    Faço hoje minha estreia aqui nos relatos, e, nada melhor que começar tendo o relato da quebra de recorde pessoal de tucunaré azul, bom, vamos lá.
    Saímos de São Paulo na sexta feira por volta das 20:00, mais precisamente do bairro Ipiranga, rumo à Carmo do Rio Claro, distante aproximadamente 430 km, viagem tranquila e já rotineira. Nosso destino, é a excelente pousada Jatobá, que sempre nos acolhe da melhor maneira, com acomodações confortáveis, ar condicionado e tudo o que um pescador precisa pra se recuperar com uma boa noite de sono, para poder encarar a briga com os fortes azuis do mar de minas.
    Meu parceiro de pesca e de vida, é meu pai, mais conhecido por Mazinho, com quem faço questão de pescarmos juntos, sempre que possível. Digo que ele é o astral da pescaria, sempre de bom humor, e sempre com pensamento positivo na busca dos peixes.
    Chegamos na pousada por volta das 02:30, e, como a ansiedade já não nos deixava dormir, ficamos tomando algumas, arrumando a tralha e já pensando no primeiro dia de pesca que iniciaria dentro de poucas horas.
    A pescaria seria com o mestre Leandro Silva, que na minha humilde opinião, é o melhor guia profissional de pesca com quem já tive a oportunidade de pescar. Barco excelente, conhecimento do lago de furnas e do comportamente do tucunaré, humildade, e o que mais nos empolga, ser apaixonado pela pescaria, ele literalmente se empolga mais que nós, a cada rebojada na isca, fazendo com que o sarrafo da pescaria fique cada vez mais alto. Para quem não o conhece, indico de olhos fechados e com a certeza que a experiência completa de um final de semana de pesca sensacional.
    Mas vamos à pescaria, que é o que mais importa nesse relato.
    Já no sabado pela manhã, depois do café reforçado feito pela Claudia e as meninas da cozinha, partimos rumo ao lago. Nossa pescaria deveria ser realizada no final de semana anterior, mas, pela intensidade das chuvas, foi cancelada devido à estrada de terra que dá acesso a pousada.
    Com a esperança de boas ações, iniciamos nossa pescaria. Lago enchendo aproximadamente 20cm por dia, e estruturas ficando menos visíveis na superfície da água, o Leandro indicou que usassemos iscas de superfície, e com o barco afastado da margem, arremessando as iscas entre o bico do barco e a margem, no primeiro ponto, já tive a honra de quebrar meu recorde pessoal, 58cm de Tucunaré explodindo na superfície e já deixando as pernas bambas logo pela manhã.

     
    Pra eternizar à lembrança, o momento mais importante da pesca, à soltura de quem tanto nos alegra e nos faz percorrer muitos quilometrôs.

    WhatsApp Video 2025-02-11 at 20.09.18.mp4  
    Depois de abrir o boteco (indispensável depois de quebrar um recorde), e com a adrenalina já abaixando, voltamos a pescaria, o peixe estava mais afundado, aproximadamente em locais com mais de 2,5 metros de profundidade, mas, não atacava iscas de meia água, apenas subia em iscas de superfície, se acertasse a isca, bem, se não, não voltava mais para atacar e só nos deixava na saudade e no imaginário do tamanho do peixe pelo rebojo que deixava na água.
    Um pouco antes do almoço, meu pai, ainda acertou um belo peixe, de 54cm, que já deixava a pescaria da manhã feita, e, prontos pro churrasco, ponto forte da operação do Leandro Silva também, não é atoa que o chamamos de mestre.

     

     
    Depois de alimentados e descansado, partiu segundo tempo do primeiro dia de pesca.
     
    Conforme o sol esquentava, as ações diminuiam, mas, estávamos lá, batendo isca e hora ou otra, engatanado os azuis do lado sul mineiro.

     
    Final de pescaria no primeiro dia, mesmo diante das dificuldades, a pescaria pra nós, estava mais do que suficiente no primeiro dia, era, só voltar à pousada, tomar uma ducha e apreciar uma boa comida mineira da pousada e aguardar o próximo dia.
     
    Domingo cedo, pós café, e lá estávamos rasgando a água novamente em busca dos azuis, a pescaria se manteve parecida com o dia anterior pela manhã, com algumas boas ações, mas, o peixe não queria se dar ao luxo de aparecer pras fotos, até que uma pancada no stick e ele veio pra foto.

     
    O dia ia passando e íamos topando com alguns peixes de menor tamanho, mas, que renderam boas porradas na superfície e alegria dentro do barco.

    Destaque pra essa fêmea, que o macho deu uma pancada, a femea pegou antes dele, ele veio até próximo ao barco acompanhando, e não pegou, mas, o tamanho dele assustou, pelo olho do pescador, beirava os 60cm.

     
    E assim, encerramos mais uma pescaria, sempre agradecendo a Deus pela oportunidade de continuar fazendo o que somos apaixonados e ter a presença do meu incentivador e meu espelho vivendo esses momentos comigo, e, com a certeza que viveremos muito mais enquanto papai do céu permitir.
     
    Materiais Utilizados:
     
    Varas: 12, 14 e 16 libras
    Carretilhas: Perfil Baixo, tamanhos 101 e 151
    Iscas: Zaras e Sticks de 8,5cm à 11 cm.
  4. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Guto Pinto em Funcionando Motores de popa parados   
    Ideal quem tem um Motor de Popa que não use funcioná -los as vezes,  evitando problemas futuros como borras, ressecamentos de mangueiras e rotores de bomba dagua, e até engripamento de anéis. Isso diminui a chance de quando forem pra agua não deixarem  na mão.  
    Pois bem esses dias fiz isso com dois motores do meu Véio.  Um Mariner 15hp ( by Yamaha) ano 93 que não vai pro rio faz 7 anos e um Mercury 5hp ano 2008 que já não usa há uns 2 anos, ambos tirados zero.  Meu pai não quer desfaze-los,  mas não adianta deixar no quartin empoeirando tb.  Uso gasolina nova, com mistura dobrada,  funciono uns 25min , esgoto, dreno carburador e boa. Não gosto orelhão, apesar q esses motores  deke tb ele não encaixa. 

     
     

    FB_VID_3568854666041988915.mp4  
    Bonus,  estreia desse motor em 1993 no Rio São Francisco em 3Marias, eu então com 11 anos, tempo passa... 
  5. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Vagner em Tucunaré Azul na Represa Sergio Motta , Presidente Epitacio   
    Fala Pessoal , passando aqui pra compartilhar mais uma pescaria
    Local escolhido represa Sergio Motta , ficamos em um hotel na cidade de Presidente Epitácio
    Entrei em contato com guia Lobão, achei uma brecha na agenda dele e marcamos a pescaria
    Meu Parceiro da vez foi Anderson , um amigo de infância que nunca tinha feito uma pescaria em Epitácio e nem focada em artificial, foram 3 dias de pesca , muito vento e chuva kk mas de muitos peixes, primeiro dia saíram mais de 4 peixes de 50 up tanto amarelo como azuis e muitos pequenos.
    Segundo dia  chegamos de manha na Marina Porto Príncipe o embarcávamos para nossa pescaria, muito vento e quem já pescou por la sabe o perigo, o Lobão não nos Deixou desanimar falou que já ia passar e faríamos uma boa pescaria , por volta das 9:30 ele falou vamos pra agua , vento diminuiu , eu já estava pensando em ir embora , caímos na agua , neste dia ação apenas de peixes era cada amarelão e azulão de dar gosto, mas a maior emoção foi a tarde , taquei uma Top Gun 100 cor verde translucida, foi poucas zaradas e uma pancada peixe correu pra estrutura no fundo eu seguei o bixu ate o primeiro Pulo , quando pulou era um Gigante azul bem escuro , nessa hora o Lobão falou e pra peixe pra 62 a64 cm já falou pro Andersom  cobrir meu peixe ele já engatou a Femea , ia ser um duble top ate que o meu azulão deu uma forte corrida pra baixo e pra minha tristeza escapou , fui verificar a garateia e estava aberta , a gente teima em não trocar a garateias ta ai o Resultado , Anderson foi firme na briga dele , uma rei do rio 95 verde , e tirou a femae que médio 54cm, já era bem tarde e o vento voltando ,hora de ir embora , já no caminho Lobão falou vamos parar aqui, que é lugar de peixe grande , vento apertou Lobão já me falou joga ali , coloquei uma Joker 98 osso , depois de algumas zaradas o estouro, o primeiro jogou minha isca pra cima , continuei o trabalho e outra jogada pra cima Lobão falou da toque seco pra da uma afundadinha na isca , ai foi so alegria azulão de 56 com a Joker xarutada na boca.
    Ultimo dia vento e uma pancada de chuva que tivemos que correr pro mato embaixo de um acampamento, mais de  hora de chuva , dia menos produtivo mas com menos produtividade mesmo assim com bons peixes.
    Vou deixar aqui o Telefone do Lobão 18 99708-7695
     
                                  
  6. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Cristiano Rochinha em PARAIBUNA SURPREENDENDO   
    Fala galera,tudo bão com 6???!!!
    Venho aqui só deixar um breve relatinho de minha primeira pescaria embarcada na represa de Paraibuna,atrás dos tucunas que lá vivem.
    Sempre soube da existência deles por lá,mas confesso que não sabia que eles já estavam num excelente tamanho,ainda mais se comparado com outras represas próximas à essa ,como Igaratá,Bragança Pta ou Nazaré.....E só fiquei sabendo de bons peixes por lá através desse fórum.
    Ainda aqui pelo fórum conheci o @Rafael Takahiro,conversando sobre outros locais de pesca,até que ele marcou a primeira pescaria lá e me disse dos bons peixes fisgados.
    Depois de uma troca de conversas,conseguimos marcar uma data pra irmos lá dar uma pescada juntos,com o guia Romualdo.
    Romualdo vem se destacando nas pescarias de tucuna por lá,e fica aqui minhas recomendações e elogios à ele.Realmente,um excelente guia de pesca.
     
    Como eu estava em Atibaia e o Rafael em SP,marcamos de nos encontrar num ponto de café já próximo ao local da saída da pescaria,e quero aqui destacar que esse local fica a apenas 1:45m de minha casa em Atibaia e +ou- mesma distância de muitas regiões da grande São Paulo,ou seja,um ótimo divertimento bem perto de casa.
     
    Uns dias antes,pescando com o Romualdo,o Rafael já tinha acertado um azulão de 58cm,então,fomos esperançosos pra nossa empreita.
     
    O local do embarque.....
     

     
    No período da manhã a água da represa estava um espelho.Sol quente e sem vento,então o Romualdo iniciou a pescaria procurando os casais em beiradas de barrancos...Uma pescaria feita no visual.É procurar os peixes,parar o barco e insistir com iscas que afundam até que eles ataquem...
     
    Os primeiros peixes logos foram localizados pelo olhar atento do Romualdo,mas estavam bem manhosos...Não digo ariscos,pois sempre que achávamos algum,mesmo com muitos arremessos sem sucesso,eles sempre ficavam no mesmo local.Saíam,afundavam,mas rapidamente voltavam pro local,muitas vezes,ninhos já inativos.
    A estratégia então no período da manhã foi essa.Achar os peixes e insistir naquele peixe até pegar.E deu resultado.
    Pelo o que me lembro,todos os peixes que vimos no barranco conseguimos pegar.Só lembrando que como tínhamos que acertar na cara dos bichos,nessa modalidade de pescarias as melhores iscas são de profundidade,como aquelas de 3 garateias de barbelas longas e jigs...Iscas como Mega Bass Oneten e Lori Mais,na cor verde limão e jigs de 10g branco.
    Inclusive,logo nessa minha primeira pescaria já consegui um belo amarelão no jig....Peixão de 54cm..Peixão pois estamos falando de uma represa a menos de 200km da capital...
    Pescaria começou num excelente padrão.
    Seguem as fotos...

     
    O Rafael acertou esse lindo azurelo...

     
    E o amarelão que rendeu uma boa briga..E por cima,ainda deu dublê...Toopppp!!!

     
    Já surpreendido com o resultado da manhã,paramos pra um almoço as margens da represa e partimos pro segundo tempo.
    No período da tarde o vento começou a atrapalhar e houve uma pequena mudança no clima.
    Aí como ficou difícil achar os peixes no visual ,começamos a pinchar em fundos de grotas mais abrigados do vento,e em locais com mais estruturas de pauleiras e capim...
    E mais uma vez acertamos bons peixes....Inclusive alguns na superfície (Bonnie 85 e Alabama).
    Mas alguns lindos peixes embarcados,inclusive belos dublês...Mais um período produtivo!!

     
    Encerramos a pescaria por volta das 17h...Um temporal parecia se aproximar,e já estávamos super satisfeitos com o resultado.Dia realmente top!!!
    Acredito que não tem mais como "esconder" esse ponto.A proximidade com grandes cidades torna a divulgação bem rápida,mas se ao menos todos fizerem sua parte de devolver esses peixes à água,quem sabe não teremos um ótimo ponto de pesca próximo de nossas casas por mais uns bons anos???!!!!
     
    Quero agradecer mais uma vez ao @Rafael Takahiro pelo convite e aproveitar para deixar o contato do Romualdo aqui à quem se interessar.
    Romualdo - 12-99774-1092
     
    Abraços e fiquem com Deus!!!
     
     
     
     
     
     
  7. Haha
    Renato Barreto deu reputação a Leonardo Squinzani em Procuro motores de popa antigos   
    ctza que ta procurando poita
  8. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Darlan Vinicius Meinerz em Alguém pode explicar?🙂   
    É a lei de Lenz.
     
    Em resumo:
     
    O movimento de um objeto metálico que seja condutor elétrico (no caso o alumínio conduz eletricidade mesmo sendo paramagnético), dentro do campo magnético do imã causa uma variação do fluxo magnético, de tal forma que este gera uma força de oposição ao movimento e induz uma corrente elétrica no objeto metálico. Essa força de oposição ao movimento é a chamada frenagem magnética. Veja o vídeo abaixo:
     
    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.facebook.com/fisikaosexperimentos/videos/sabemos-que-o-alum%C3%ADnio-n%C3%A3o-sofre-influ%C3%AAncia-de-um-ima-mas-ser%C3%A1-mesmoexiste-uma-r/246085444207281/&ved=2ahUKEwj1742O4oqLAxVWBLkGHXpvCt4QwqsBegQIEBAF&sqi=2&usg=AOvVaw1TZGX0wImND-nCBpsHksvY
     
     
  9. Thanks
    Renato Barreto deu reputação a Astra-Taranis em A MECA DO TUCUNARÉ.ONDE É ATUALMENTE??   
    a meca eu nao sei..
     
    mas lendo seu relato, vejo o tanto de burrice os pescadores cometem.. dizimam td em anos, poucos anos e cada vez indo mais longe e menos peixe.
     
    fruto de justamente isopores lotados de peixes, como se brotassem por magica. 
     
    o pior? milhares de empregos q poderiam estar gerando e so geram pobreza, putaria e desespero depois que acaba. Um rastro de destruicao. Ambiental, social, politica, economica e educacional.
     
    Isso tem que parar. PRecisamos entender o valor do turismo sustentavel e cobrar e fazer coisas ativamente contra isso.
     
    Poderiamos ser um oasis financeiro só com o turismo, Nao precisa de minerio, de agro, de industria nada.. so com o turismo teriamos mais que qualquer outra terra neste planeta, e conseguimos fazer justamente o contrario.
     
    enfim.. segue o jogo.
  10. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Renato Weverton em Desaprovado - Operação Ney Pesca em Barcelos - (sonho virando pesadelo)   
    Fala Turma, participei dessa empreitada junto ao meu amigo de pesca de Longa data Fabricio, e fui bastante prejudicado, eu e o meu outro parceiro de pesca, passamos mal por 03 dias, praticamente só pescamos 03 dias.
    No 04° dia de pesca subimos 04 voadeiras para um local distante do Barco Hotel, conhecido como " Cachoeirinha", confesso que nesse dia foi o ápice, na subida 02 motores estragaram, o meu parceiro de barco estava muito mal, no qual não tivemos alternativa a não ser de parar de pescar mais cedo que o previsto na parte da manhã e encostarmos no ponto definido para o almoço.
    Na chegada do almoço, uma dupla composta por Pai e Filho, o barco estragou e ficou a deriva por mais de 01:30 hr, onde o Senhor começou a ter insolação devido o forte sol quente e estresse.
    Resumindo o estresse tomou conta desse grupo de 08 pescadores, 13:00 encerramos a pescaria e optamos por volta para o barco hotel. Chegou ao ponto de um guia ameaçar uma dupla de pescadores.
     
    Nunca passei por um perrengue tão grandes desses, e não desejo que ninguém passe por isso, por isso a importância de relatar e alertar os companheiros dessa operação desastrosa.
  11. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Cristiano Rochinha em DOURADINHOS E TABARANAS DE BARRANCO!   
    Pessoal,bão com 6???!!!
     
    Tenho uma casa no município de Colômbia,SP, as margens do rio Grande...Ali fiz a maior parte das pescarias da minha vida...Porém esse ano andei com a paciência um pouco mais curta que o normal (idade avançando) e devido à isso,pouco pesquei no Grande....
    Sabe quando você está sem saco pra dividir espaço no rio com centenas de matadores e tarrafeiros???Pois é,eu purinho....Optei por pescar bem menos no Grande esse ano que em anos anteriores,e olha que não foi um ano ruim de peixe por essas bandas não hein...Saiu quantidade até razoável de bons pintados,dourados,corvinões,barbados e peixes de ceva...
    Mas eu realmente queria um lugar com mais sossego pra pescar,e depois de tantos anos na região,somente na virada de 2023 para 2024 que descobri um ponto num riozinho afluente do Grande,que apesar de não ter muito peixe,dá pra pescar (de barranco) quase sempre sozinho,ou pelo menos sem enxesão de saco....
     
    Uma boa corredeirinha onde vez por outra alguns predadores estão espreitando lambaris....E apesar do tamanho reduzido do peixes,com uma varinha de 14lb e isquinhas de 7cm,deu pra brincar até bem....
    Foram alguns douradinhos e tabaranas ao longo de algumas pescarias nesse ponto...
     
    O riozinho...

     
    A corredeirinha...

     
    E seus pequenos,mas esportivos moradores...

     

     
    Teve dourado de barranco com isca artificial também no rio Grande...

     
    E outro ponto positivo do riozinho...Seus habitantes não nos enchem o saco na pescaria...

     
    E o voltar pra casa nos fins de tarde são sempre fantásticos....

     
    É isso galera,só pra não passar batido mesmo o ano sem nenhum relatinho...Espero daqui uns dias poder fazer um mais top sobre uma pescaria que vou fazer agora em Dezembro.
    E só por curiosidade,com exceção de 2 peixes que foram pegos na colher Lori,todos os outros foram na meia água,em Inna 70 e principalmente na Papa Black.
     
    Um abraço e fiquem com Deus!!
     
  12. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Fabrício Biguá em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.   
    Tenho evitado postar esses assuntos aqui no fórum, na verdade a correria dos últimos meses tem me deixado bem ausente de todo e qualquer assunto...Mas já já retorno!!!
     
    Pois bem...tentarei se o mais direto possível. Não estou atacando ninguém, minha ideia é abrir uma reflexão e orientar principalmente aqueles q sonham em conhecer a região do médio Rio Negro....e até mesmo abrir a mente daqueles que já conhecem a região, mas vez e outra caem em golpes por lá (sim, e tem muita gente experiente q cai).
     
    Tudo está caro $$$$...então, não adianta querer pagar R$ 1.200,00 numa diária de pesca em Barcelos (e região próxima), sendo que no GO, MT, MS e etc, a diária de pousadas bem mais próximas aos grandes centros custam isso, ou até mais.
    O q mais tem nesse País é aventureiro (me refiro agora aos pseudo empreendedores)...pois basta ver alguém crescendo para q guias resolvam ser empresários, pescadores queiram ser empresários, até mesmo sonhadores sejam empresários do ramo....e tá tudo bem com isso...O problema é q essa turma investe dinheiro por lá (sem estudo nenhum), faz com q o "ticket médio" de valor (e lucro tb) de toda aquela região caia a níveis insustentáveis...Geralmente eles quebram após alguns anos .Resumindo, ninguém ganha dinheiro. 
    E se ficasse só na quebradeira do comércio, ainda estava bom, mas o problema é a quantidade de amigos pescadores que enfiam de cabeça nesses esquemas "baratos", levam seus amigos juntos, e depois a bomba estoura. Já vi tanta gente tomando cano q vcs não imaginam.
    As chances de acertar uma boa pescaria na AM já são baixas (comparadas até mesmo com outras regiões do Brasil), os pacotes geralmente possuem muitos dias de pesca (geralmente 1 semana inteira em razão do "casamento" de voos)...ou seja, baixa chance de capturar aquilo q se espera e, no caso de descumprimento do acordado com a operador, a pancada de frustração será enorme. 
    O pescador tb não é santo...tem muito pescador por aí q não sabe zarar uma isca numa piscina e, depois de não pegar nada de peixe grande (sim, o cara acha q na primeira vez q vai pra AM vai pegar um 2 dígitos), sai de lá frustrado....E tá tudo bem com isso tb, se não fosse o fato de boa parte desse tipo de pescador tentar colocar a culpa da frustração dele nos outros, seja no operador, no parceiro de barco/quarto, no isso, no aquilo.
     
    Então é isso...poderíamos passar o dia aqui falando das falhas dos operadores, das falhas dos pescadores, das falhas do universo, mas essa não é a intenção...afinal:
    - O que é bom é caro;
    - Conforto tem preço/valor;
    - O objetivo do empresariado é lucrar, não o condene por isso, afinal, vc tb adora lucrar;
    - Confie, desconfiando, até mesmo de empresas que há anos operam nessa região. 90% delas já quebraram, mudaram de nome e iniciaram de novo;
    - Guias q te levam para pescar não vão cumprir 100% o q foi acordado;
    - Temporada excelentes e perfeitas (2005, 2007, 2013, 2015, 2023) arrastam multidões de pescadores para o ano seguinte a elas, ou seja, no ano seguinte as grandes pescarias teremos um monte de picaretas e sonhadores reunidos;
    - Algo deu errado na pescaria!??! Lembre-se, vc só precisa de uma isca na água, vc só precisa pescar...o resto é detalhe...muitos destroem 1 semana inteira de pesca pq algo deu errado no primeiro dia...Tente manter a calma e use a cabeça para tentar reverter a situação. Não destrua a sua paz e a do grupo por qualquer situação q saiu do controle momentaneamente. Seja proativo sempre.
    - E não tente ser o "espertão" onde vc não conhece, sempre há alguém mais esperto q vc.
     
    Abs...e espero ter contribuído um pouco com a turma. 
    Fabrício Biguá.
     
     
  13. Upvote
  14. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Fabricio.Passos em Desaprovado - Operação Ney Pesca em Barcelos - (sonho virando pesadelo)   
    Olá pessoal, espero que estejam todos bem!
    Me sinto na obrigação de vir aqui alertar aos amigos para ficarem muito atentos a operação citada acima. Por diversas vezes o fórum me salvou de enrascadas e espero ajudar outros a não cometer o mesmo erro.
     
    Infelizmente o grupo do qual fizemos parte teve uma semana muito ruim a bordo dessa operação em Barcelos.
    Praticamente todo o grupo com intoxicação alimentar severa (graças à Deus só eu e meu companheiro escapamos), vários integrantes do grupo perderam 3 ou mais dias de pesca.
     
    Barcos com problemas no motor. Foram várias quebras ao longo da semana e chegamos ao ponto de um dos barcos de pesca ficar à deriva por um bom tempo até ser socorrido por outra operação.
     
    Eu sou acostumado a comer marmita diariamente e tenho zero frescura com comida, mas o almoço fornecido diariamente para almoçar no barranco era muito ruim.
    Um dos guias da operação era completamente inexperiente e pescou os 6 dias usando apenas o fishing points do turista que estava com ele.
     
    Preciso dizer que eu e meu parceiro de barco tivemos uma semana excelente de pesca, pegamos no sorteio um guia profissional e experiente “Rodolfo” e seguramos MUITO a mão na alimentação. Mas vendo todos os amigos passando mal, perdendo dias de pesca, com medo de comer o tempo todo foi uma experiência muito ruim.
     
    Outro ponto importante: Não fechamos o pacote direto com barco hotel olhando apenas preço. Contratamos via agência de pesca bem reconhecida no mercado e mesmo assim recebemos uma assistência zero. Vou por hora deixar de falar o nome da agência até que as questões sejam resolvidas.
     
    Fica aí o relato da minha experiência.
    Um abraço e boas pescarias!
     
     
     
  15. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Julinho em Metalglass x Fluvimar   
    Bom dia amigos, estou em dúvida entre o fluvimar boto e o metalglass karib 550, ambos com motor 50 Mercury 
  16. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Rafael Takahiro em IGARATÁ: Out/2024 - Chuva, peixe manhoso, poucas ações - do jeito que a gente gosta!   
    Desde criança, aficcionado por pescar tucunaré perto de SP, sempre tive a curiosidade a vontade de conhecer Igaratá, a represa que fica cerca de 70km de São Paulo, 
    Acompanhando nas redes sociais os guias da região, e vendo que um amigo esteve na região com ótimas histórias e fotos, resolvi chamar um amigo e ir conhecer.

    Marquei com o guia experiente e com ótimas recomendações, marcamos as 08h na Marina.
    Eu e meu amigo Akira, saímos cedo de SP e chegamos a tempo de pegar um bom café da manhã e gelo pra manter as bebidas e os obentôs que levamos.

    Previamente, os aplicativos de tempo estavam marcando cerca de 60mm de chuva e pouco vento, como costumamos dizer, chuva seleciona o pescador. rsrsrs
     


    Chegando na Marina, me surpreendi com a beleza da represa. E nada do chuva, nem pingava!



    A notícia era de que os tucunarés estavam em casais, e o guia falava de encontrar uma média de 3-4 casais por dia....indicou levar iscas de meia água sinking e superfície estava bem difícil.
    O Akira ficou na Corisco e eu na Megabass de 3 garatéias. Água parada, perfeito pra bater uma zara...rsrs, um stick....rsrsr, mas vamos ouvindo o guia experiente.

    E nada....10h da manhã e nenhuma ação, até que o Akira praticamente joga a corisco dele na boca de um bonito amarelinho! Na caída!
     

     
    Como a gente costuma dizer: cada ação renova o braço pra mais 1.000 arremessos! A chuva já estava dando as caras, tempo fechava....
    Almoçamos um delicioso obentô gelado, muito onigiri, salmão grelhado, sushis....comeria isso todos os dias! Mas durante a parada em um flutuante pra comer, a chuva apertou forte e não tinha nada de ação ainda. Ponto positivo pro guia, que já quis voltar a pescar! Aliás, o guia tinha fome de ver a gente pegar peixe, se não tivesse ação, logo mudava o ponto.
     
    Após o almoço, chuva forte, dava umas paradas de 10-15 minutos....mas levamos capa de chuva, então não parávamos.
    Achamos um casal, e, pra minha surpresa, arremessei a isca e peguei!
    Achei que era um Jacundá, um Apaiari (Oscar), um Cará (Geophagus Brasiliensis), Tucunaré, mas era uma Tilápia. No visual, nas isca quase do tamanho dela. Que briga bacana! Nunca tinha visto tilápia nessa coloração, nem tinha pego na artificial em represas.
     

     
    Renovado pra mais 1.000 arremessos.
    Achamos mais um ou outro casal, peixe não entrava, refugava Corisco, Jig, Megabass, Xrap, Squadminnow...etc.

    Aí resolvi mudar de isca, já estava cansado de trabalhar a Megabass com a ponta da vara pra cima, fugindo dos enroscos. Fui teimoso, peguei uma Bonnie 95 e comecei a bater nas esquinas, nas cercas, nas prainhas (aliás, que lugar lindo), nas cachoeirinhas....

    Tomei uma pancada na entrada de uma cachoeira. Não consegui segurar o peixe no enrosco e perdi.
    Felicidade de ter ação e frustração de ter perdido. Já levei uma dura do guia rsrsr. Outra pancada num pedral e o peixe não entrou. O apelido de mão de alface já começava a fazer sentido. rsrsrs

    O akira tbm resolveu por uma zara e ficamos: eu e ele de superfície e o guia de corisco rsrsr

    Então, a surpresa:
    Batendo pro meio de uma entrada de grota/pedral, uma explosão!
    Briga braba, tomada de linha na varinha 14 lbs! Nisso, o Akira tbm tomou uma porrada na Zara dele!
     

     
    Vieram os dois amarelinhos - não era casal - pra foto.
     

     
    Felicidade!
    Como aprendi com um amigo do Tocantins, não é o tamanho do peixe, e sim, como você o captura.

    Chuva veio mais forte, frio, vento, acabou a pescaria! Ufa, nunca tomei tanta chuva na vida!
    Mas que pescaria! Na saída, a marina possui estrutura pra banho quente, trocar de roupa, salvou!

    Voltamos pra SP com a sensação de uma super pescaria: no roteiro que gosto: chuva, peixe manhoso, pouco peixe e qualidade as ações.

    Materiais utilizados:
    Varas de 12 a 16lbs da Majorcraft (Speedstyle 5´8)
    Carretilhas MS (Liger) e Aldebaran BFS
    Linhas 8x YGK 
    Iscas: Bonnie Silent 95, 85 e com ratlin, Megabass x80, Corisco 80, entre outras
     
    Quem quiser, pode me adicionar que trocamos ideias https://www.instagram.com/rafatako/
    Tô montando uma turma pra Amazonia e Tocantins em 2025 e novos amigos serão bem vindos!
     
    Agradeço a Deus e principalmente a minha família, que me apoia e me aguenta nesse vício de pescar!
     
     
     
  17. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Pedro Henrique Orlando F em PEIXES EXTINTOS NAS REPRESAS PAULISTAS COM A INVASÃO DAS CORVINAS E TUCUNARES   
    Que viagem esse tópico, acredito que a grande maioria aqui são pescadores esportivos e a maioria matava tudo o que pegava, porém evoluíram e passaram a soltar os peixes, pois ele representa nosso hobby e retirar da natureza é acabar com a diversão do amanhã. Infelizmente os políticos da região mencionada não sabem o potencial da pesca esportiva no fomento econômico, mas espero que um dia hajam leis e fiscalizações. Evidentemente que soltar o peixe, ele não morre e estará livre para dar continuidade no ciclo reprodutório e garantir a pesca para futuras gerações. 
  18. Like
    Renato Barreto recebeu reputação de Carrão em Pesca de Jau no São Benedito   
    Na minha opinião para pesca mais bruta a linha multifilamento 4X é mais indicada que a 8X .
  19. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Adalberto Magrao em Bate Volta Barcelos - Nova Opção - Out2024   
    Olá Amigos.
    Desde 2009 eu frequento a região de Barcelos( Ja fui de Barco Hotel, Pousadas Diversas, Flutuante).
    A partir de 2017 começei a fazer bate volta de Barcelos( Hotel Cidade ou Amazonita) por opção simples de não querer mais ficar preso com horarios, etc. Se quiser subir ou descer o rio, fica a meu critério.
    Então nesses passos da vida eu fiz amizades com Izaias um guia local, nascido na Comunidade Dom Pedro II que fica a 1 hora descendo o rio na mesma margem que Barcelos.
    Ja tinha ido 4 x com ele no esquema citado acima,  mas esse ano eles começaram a fazer uma pousada para 10 pessoas lá na Comunidade onde ja tem energia eletrica e internet.
    Praticamente fui inaugura-la .
    Fomos eu e Meu amigo Silvio que mora em Campinas.
    Nossa data foi de 25.10 a 01.11.2024
    .trashed-1733399888-20241025_110449.mp4
    Rio Bem Seco, visto de cima .
     
    VID-20241103-WA0053.mp4
    Ficamos na Pousada Paca Açu, ainda em construção, mas em breve com 5 aptos duplos . Ja tem ar condicionado e internet.
    Esta sendo feita pelos proprios familiares e gente da terra.
    Para quem não se incomoda com muito luxo, e gosta de coisa mais simples, é uma boa opção.
    Ela ainda em construção. As mercadorias que eles compraram em Manaus não chegaram pois o Barco Comandante Natal que iria leva-las não esta navegando entao eles tiveram que transferir a carga para balsas.
    Pousada Paca Açu.mp4   Pousada Paca Açu Acomodações.mp4  
     
     
    A pescaria foi dificil, praticamente pescamos nas praia. Dificil entrar nas lagoas, e quando conseguimos a agua estava barrenta e QUENTE....MUITO QUENTE.
    20241030_144425.mp4
     
    Entrada de Lagoa.mp4   Pego.mp4   Pego1.mp4   Pinchando.mp4  
     
    Baixou 60 cm nos 2 primeiros dias depois estabilizou.
    Indo a pé para lagoa.mp4
     

     

     
     
     
     
     
     
     
     

     
     
     
     
     
     
     
     
    VID-20241026-WA0095.mp4
     
     
     
     
     
     

     
     
     
     
     

     
     
     
     

     
     
     
     
     

     
     
     
     
     
     
     
     
     

     
     
     
     
     

     
     
     
     

     
     
     
     
     

     
     
     
     

     
     
     
     

     
    Pessoal, me desculpem mas não sei porque tem fotos que ficou de lado.......acho que é a idade..kkkkkkkkkk  não sei arrumar.
    Mas resumindo para vcs a pescaria foi dificil.
    Irmão do nosso Guia estava trabalhando no Caurés e falou para gente nem ir para lá que estava tudo seco( da pousada lá são 1h  e meia de voadeira motor 25 HP)
    Num dia subimos para o Aracá( 1 h e meia) e tinha muito barco hotel navegando por lá, pois não conseguiram subir para o Alto Aracá
     
    O que resta é rezar para chover bastante esse ano e que 2025/ 2026 Seja melhor.
     
    Abrçs a todos e fiquem em paz.
     
    Caso queiram o contato da Pousada Paca Açu podem falar com Izaias o proprietario. 
     
    Izaias (92) 9355.96.22




    .trashed-1733399886-20241101_105851.mp4

    .trashed-1733399888-VID-20241103-WA0001.mp4





  20. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Joao Manoel Leonello Lucas em PESCADORES DAS REPRESAS DE IGARATA E PARAIBUNA   
    Faço das palavras do amigo Renato as minhas, o cara é matador descarado, que graças a deus nao sabe pescar kkkk, vem aqui querendo chupinhar os pontos de pesca dos outros. Definitivamente o cara nao faz ideia de onde ele está e para quem está perguntando. Poderia até falar aonde desço o barco lá em paraibuna, logo de cara já tem uma placa dizendo que lá nao se mata tucunaré, e se viesse com essas gracinhas já ia tomar um esfrega do dono e nunca mais voltava. Sou adepto que o Sol nasceu para todo mundo, o pessoal aonde eu guardo meu barco sempre troca figurinha de comportamento do peixe, iscas e tudo mais, pq tudo mundo quer e tem o direito de se divertir, agora caras como esse ai nem se criam lá, que todo mundo já poe para correr kkk
  21. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Guto Pinto em PEIXES EXTINTOS NAS REPRESAS PAULISTAS COM A INVASÃO DAS CORVINAS E TUCUNARES   
    Se não existisse  Tucunaré e curvina não existiria mais pesca no sudeste inteiro praticamente .  Quase todos rios possuem represas , praticamente  impossibilitando a piracema da maioria das espécies.  Fora o fato ambiental,  como achar um Dourado, Pintado, Piaus  num Rio que hj chega a quilômetros de largura de agua parada que anteriormente tinha  no máximo 100m,  200m de agua corrente?  
    Além do que curvina, tucunaré e tilapia são liberados  durante periodo da  piracema,  podemos nós aqui do sudeste  pescar ano todo.  
    E viva tucuna e curvina , kkkkkkkkk. Se não fosse eles aqui onde pesco td semana eu voltaria com dedo atolado direto,   eles não são os vilões.  
     
  22. Like
    Renato Barreto deu reputação a Leandro Gofert em PEIXES EXTINTOS NAS REPRESAS PAULISTAS COM A INVASÃO DAS CORVINAS E TUCUNARES   
    Desculpa te corrigir amigo, mas pescar e soltar raramente mata o peixe, a prova disso são os peixes de pesqueiro que são pescados e soltos quase todo dia e vivem anos e anos.
    Quanto a sua queixa de sumiço das espécies nativas, lembro a vc que só o represamento já foi responsável pela extinção de várias espécies, pois todas aquelas que faziam piracema, não são capazes de reproduzir em aguas paradas do represamento.
    Vc cita as tilápias como se fossem espécies nativas...não são...vieram da Africa.
    O Homem interfere tanto na biologia das espécies já faz muito tempo e os peixamentos de espécies esportivas em represas visa fomentar a pesca esportiva, já que economicamente a pesca nesses ambientes represados é insignificante.
    Não estou aqui para formar juizo, se tal espécie é mais importante que outra, se devemos ou não interferir dessa forma na natureza, mas a realidade é essa, tucunarés e corvinas vieram para ficar...
  23. Like
    Renato Barreto recebeu reputação de Jean.Posser em Nova Carretilha Maruri Lince Carbon - Mesmo projeto da MS Liger GTS   
    E outro ponto positivo dessa Lince é que dá para colocar mais um rolamento de apoio do pinhão, tenho 2 liger GTS e nas minhas tirei a bucha que vem apoiando o pinhão e coloquei rolamento.
  24. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Bruno Rodrigo Nogueira em Operação Asa Branca Amazon - Desaprovado   
    Um pequeno relato apenas para servir de alerta para futuros interessados. Acabei de finalizar uma semana de pesca no Rio Anauá na operação Asa Branca Amazon. O novo flutuante deles é muito bem estruturado, com comida boa e outras coisas a elogiar. O problema é que fechei um contrato com eles para pescar no barco hotel, e simplesmente jogaram minha dupla para o flutuante. Tal situação também ocorreu com outra dupla. O que causa enorme estranheza é que ninguém da operação sequer me avisou( tive conhecimento da situação no dia anterior a nossa entrada, e foi o motorista do micro ônibus que me avisou). A outra dupla sequer foi avisada! Ao questionar o motivo da alteração, fui informado que o barco hotel não estaria operando por causa da seca, porém p nossa surpresa o Asa branca Amazon estava operando normalmente e com a lotação máxima, o que nos levou a crer que a operação vendeu mais vagas do q sua capacidade! Diante do exposto, ficamos com o sentimento de termos sido enganados, e que a operação não tem qualquer consideração por seus clientes!!
  25. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Danilo Dias Garcia em Pescaria na Amazonia , Operação PRINCESA ALICIA.   
    Acabei e chegar de uma pescaria na Amazônia, com a operação Princesa Alicia, cuidado para quem for pescar com eles , o Welison que é o que faz a operação é um picareta, ele vai fechando pessoas pra ir , e aí quando chega lá ele aluga outros barcos e te coloca em um barco totalmente diferente do que ele mostra na hora de fechar o pacote, a comida era pessima , e com falta de opção, cerveja nunca mandava a quantidade que a gente pedia pra canoa, o barco hotel ficava economizando combustível, e aí não se afastou muito de Barcelos, e os piloteiros sem experiência nenhuma, eu viajo pra pescar a mais de 20 anos e posso garantir que foi a pior pescaria de todas que já fui, tomem muito cuidado com esse nome : Welison , do PRINCESA ALICIA , em Barcelos.
×
×
  • Criar Novo...