-
Postagens
1.594 -
Registro em
-
Última visita
-
Dias Ganhos
45
Histórico de Reputação
-
Renato Barreto deu reputação a Astra-Taranis em A MECA DO TUCUNARÉ.ONDE É ATUALMENTE??
a meca eu nao sei..
mas lendo seu relato, vejo o tanto de burrice os pescadores cometem.. dizimam td em anos, poucos anos e cada vez indo mais longe e menos peixe.
fruto de justamente isopores lotados de peixes, como se brotassem por magica.
o pior? milhares de empregos q poderiam estar gerando e so geram pobreza, putaria e desespero depois que acaba. Um rastro de destruicao. Ambiental, social, politica, economica e educacional.
Isso tem que parar. PRecisamos entender o valor do turismo sustentavel e cobrar e fazer coisas ativamente contra isso.
Poderiamos ser um oasis financeiro só com o turismo, Nao precisa de minerio, de agro, de industria nada.. so com o turismo teriamos mais que qualquer outra terra neste planeta, e conseguimos fazer justamente o contrario.
enfim.. segue o jogo.
-
Renato Barreto deu reputação a Renato Weverton em Desaprovado - Operação Ney Pesca em Barcelos - (sonho virando pesadelo)
Fala Turma, participei dessa empreitada junto ao meu amigo de pesca de Longa data Fabricio, e fui bastante prejudicado, eu e o meu outro parceiro de pesca, passamos mal por 03 dias, praticamente só pescamos 03 dias.
No 04° dia de pesca subimos 04 voadeiras para um local distante do Barco Hotel, conhecido como " Cachoeirinha", confesso que nesse dia foi o ápice, na subida 02 motores estragaram, o meu parceiro de barco estava muito mal, no qual não tivemos alternativa a não ser de parar de pescar mais cedo que o previsto na parte da manhã e encostarmos no ponto definido para o almoço.
Na chegada do almoço, uma dupla composta por Pai e Filho, o barco estragou e ficou a deriva por mais de 01:30 hr, onde o Senhor começou a ter insolação devido o forte sol quente e estresse.
Resumindo o estresse tomou conta desse grupo de 08 pescadores, 13:00 encerramos a pescaria e optamos por volta para o barco hotel. Chegou ao ponto de um guia ameaçar uma dupla de pescadores.
Nunca passei por um perrengue tão grandes desses, e não desejo que ninguém passe por isso, por isso a importância de relatar e alertar os companheiros dessa operação desastrosa.
-
Renato Barreto deu reputação a Cristiano Rochinha em DOURADINHOS E TABARANAS DE BARRANCO!
Pessoal,bão com 6???!!!
Tenho uma casa no município de Colômbia,SP, as margens do rio Grande...Ali fiz a maior parte das pescarias da minha vida...Porém esse ano andei com a paciência um pouco mais curta que o normal (idade avançando) e devido à isso,pouco pesquei no Grande....
Sabe quando você está sem saco pra dividir espaço no rio com centenas de matadores e tarrafeiros???Pois é,eu purinho....Optei por pescar bem menos no Grande esse ano que em anos anteriores,e olha que não foi um ano ruim de peixe por essas bandas não hein...Saiu quantidade até razoável de bons pintados,dourados,corvinões,barbados e peixes de ceva...
Mas eu realmente queria um lugar com mais sossego pra pescar,e depois de tantos anos na região,somente na virada de 2023 para 2024 que descobri um ponto num riozinho afluente do Grande,que apesar de não ter muito peixe,dá pra pescar (de barranco) quase sempre sozinho,ou pelo menos sem enxesão de saco....
Uma boa corredeirinha onde vez por outra alguns predadores estão espreitando lambaris....E apesar do tamanho reduzido do peixes,com uma varinha de 14lb e isquinhas de 7cm,deu pra brincar até bem....
Foram alguns douradinhos e tabaranas ao longo de algumas pescarias nesse ponto...
O riozinho...
A corredeirinha...
E seus pequenos,mas esportivos moradores...
Teve dourado de barranco com isca artificial também no rio Grande...
E outro ponto positivo do riozinho...Seus habitantes não nos enchem o saco na pescaria...
E o voltar pra casa nos fins de tarde são sempre fantásticos....
É isso galera,só pra não passar batido mesmo o ano sem nenhum relatinho...Espero daqui uns dias poder fazer um mais top sobre uma pescaria que vou fazer agora em Dezembro.
E só por curiosidade,com exceção de 2 peixes que foram pegos na colher Lori,todos os outros foram na meia água,em Inna 70 e principalmente na Papa Black.
Um abraço e fiquem com Deus!!
-
Renato Barreto deu reputação a Fabrício Biguá em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
Tenho evitado postar esses assuntos aqui no fórum, na verdade a correria dos últimos meses tem me deixado bem ausente de todo e qualquer assunto...Mas já já retorno!!!
Pois bem...tentarei se o mais direto possível. Não estou atacando ninguém, minha ideia é abrir uma reflexão e orientar principalmente aqueles q sonham em conhecer a região do médio Rio Negro....e até mesmo abrir a mente daqueles que já conhecem a região, mas vez e outra caem em golpes por lá (sim, e tem muita gente experiente q cai).
Tudo está caro $$$$...então, não adianta querer pagar R$ 1.200,00 numa diária de pesca em Barcelos (e região próxima), sendo que no GO, MT, MS e etc, a diária de pousadas bem mais próximas aos grandes centros custam isso, ou até mais.
O q mais tem nesse País é aventureiro (me refiro agora aos pseudo empreendedores)...pois basta ver alguém crescendo para q guias resolvam ser empresários, pescadores queiram ser empresários, até mesmo sonhadores sejam empresários do ramo....e tá tudo bem com isso...O problema é q essa turma investe dinheiro por lá (sem estudo nenhum), faz com q o "ticket médio" de valor (e lucro tb) de toda aquela região caia a níveis insustentáveis...Geralmente eles quebram após alguns anos .Resumindo, ninguém ganha dinheiro.
E se ficasse só na quebradeira do comércio, ainda estava bom, mas o problema é a quantidade de amigos pescadores que enfiam de cabeça nesses esquemas "baratos", levam seus amigos juntos, e depois a bomba estoura. Já vi tanta gente tomando cano q vcs não imaginam.
As chances de acertar uma boa pescaria na AM já são baixas (comparadas até mesmo com outras regiões do Brasil), os pacotes geralmente possuem muitos dias de pesca (geralmente 1 semana inteira em razão do "casamento" de voos)...ou seja, baixa chance de capturar aquilo q se espera e, no caso de descumprimento do acordado com a operador, a pancada de frustração será enorme.
O pescador tb não é santo...tem muito pescador por aí q não sabe zarar uma isca numa piscina e, depois de não pegar nada de peixe grande (sim, o cara acha q na primeira vez q vai pra AM vai pegar um 2 dígitos), sai de lá frustrado....E tá tudo bem com isso tb, se não fosse o fato de boa parte desse tipo de pescador tentar colocar a culpa da frustração dele nos outros, seja no operador, no parceiro de barco/quarto, no isso, no aquilo.
Então é isso...poderíamos passar o dia aqui falando das falhas dos operadores, das falhas dos pescadores, das falhas do universo, mas essa não é a intenção...afinal:
- O que é bom é caro;
- Conforto tem preço/valor;
- O objetivo do empresariado é lucrar, não o condene por isso, afinal, vc tb adora lucrar;
- Confie, desconfiando, até mesmo de empresas que há anos operam nessa região. 90% delas já quebraram, mudaram de nome e iniciaram de novo;
- Guias q te levam para pescar não vão cumprir 100% o q foi acordado;
- Temporada excelentes e perfeitas (2005, 2007, 2013, 2015, 2023) arrastam multidões de pescadores para o ano seguinte a elas, ou seja, no ano seguinte as grandes pescarias teremos um monte de picaretas e sonhadores reunidos;
- Algo deu errado na pescaria!??! Lembre-se, vc só precisa de uma isca na água, vc só precisa pescar...o resto é detalhe...muitos destroem 1 semana inteira de pesca pq algo deu errado no primeiro dia...Tente manter a calma e use a cabeça para tentar reverter a situação. Não destrua a sua paz e a do grupo por qualquer situação q saiu do controle momentaneamente. Seja proativo sempre.
- E não tente ser o "espertão" onde vc não conhece, sempre há alguém mais esperto q vc.
Abs...e espero ter contribuído um pouco com a turma.
Fabrício Biguá.
-
Renato Barreto deu reputação a Guilherme Stival em Desaprovado - Operação Ney Pesca em Barcelos - (sonho virando pesadelo)
Atualização:
-
Renato Barreto deu reputação a Fabricio.Passos em Desaprovado - Operação Ney Pesca em Barcelos - (sonho virando pesadelo)
Olá pessoal, espero que estejam todos bem!
Me sinto na obrigação de vir aqui alertar aos amigos para ficarem muito atentos a operação citada acima. Por diversas vezes o fórum me salvou de enrascadas e espero ajudar outros a não cometer o mesmo erro.
Infelizmente o grupo do qual fizemos parte teve uma semana muito ruim a bordo dessa operação em Barcelos.
Praticamente todo o grupo com intoxicação alimentar severa (graças à Deus só eu e meu companheiro escapamos), vários integrantes do grupo perderam 3 ou mais dias de pesca.
Barcos com problemas no motor. Foram várias quebras ao longo da semana e chegamos ao ponto de um dos barcos de pesca ficar à deriva por um bom tempo até ser socorrido por outra operação.
Eu sou acostumado a comer marmita diariamente e tenho zero frescura com comida, mas o almoço fornecido diariamente para almoçar no barranco era muito ruim.
Um dos guias da operação era completamente inexperiente e pescou os 6 dias usando apenas o fishing points do turista que estava com ele.
Preciso dizer que eu e meu parceiro de barco tivemos uma semana excelente de pesca, pegamos no sorteio um guia profissional e experiente “Rodolfo” e seguramos MUITO a mão na alimentação. Mas vendo todos os amigos passando mal, perdendo dias de pesca, com medo de comer o tempo todo foi uma experiência muito ruim.
Outro ponto importante: Não fechamos o pacote direto com barco hotel olhando apenas preço. Contratamos via agência de pesca bem reconhecida no mercado e mesmo assim recebemos uma assistência zero. Vou por hora deixar de falar o nome da agência até que as questões sejam resolvidas.
Fica aí o relato da minha experiência.
Um abraço e boas pescarias!
-
Renato Barreto deu reputação a Julinho em Metalglass x Fluvimar
Bom dia amigos, estou em dúvida entre o fluvimar boto e o metalglass karib 550, ambos com motor 50 Mercury
-
Renato Barreto deu reputação a Rafael Takahiro em IGARATÁ: Out/2024 - Chuva, peixe manhoso, poucas ações - do jeito que a gente gosta!
Desde criança, aficcionado por pescar tucunaré perto de SP, sempre tive a curiosidade a vontade de conhecer Igaratá, a represa que fica cerca de 70km de São Paulo,
Acompanhando nas redes sociais os guias da região, e vendo que um amigo esteve na região com ótimas histórias e fotos, resolvi chamar um amigo e ir conhecer.
Marquei com o guia experiente e com ótimas recomendações, marcamos as 08h na Marina.
Eu e meu amigo Akira, saímos cedo de SP e chegamos a tempo de pegar um bom café da manhã e gelo pra manter as bebidas e os obentôs que levamos.
Previamente, os aplicativos de tempo estavam marcando cerca de 60mm de chuva e pouco vento, como costumamos dizer, chuva seleciona o pescador. rsrsrs
Chegando na Marina, me surpreendi com a beleza da represa. E nada do chuva, nem pingava!
A notícia era de que os tucunarés estavam em casais, e o guia falava de encontrar uma média de 3-4 casais por dia....indicou levar iscas de meia água sinking e superfície estava bem difícil.
O Akira ficou na Corisco e eu na Megabass de 3 garatéias. Água parada, perfeito pra bater uma zara...rsrs, um stick....rsrsr, mas vamos ouvindo o guia experiente.
E nada....10h da manhã e nenhuma ação, até que o Akira praticamente joga a corisco dele na boca de um bonito amarelinho! Na caída!
Como a gente costuma dizer: cada ação renova o braço pra mais 1.000 arremessos! A chuva já estava dando as caras, tempo fechava....
Almoçamos um delicioso obentô gelado, muito onigiri, salmão grelhado, sushis....comeria isso todos os dias! Mas durante a parada em um flutuante pra comer, a chuva apertou forte e não tinha nada de ação ainda. Ponto positivo pro guia, que já quis voltar a pescar! Aliás, o guia tinha fome de ver a gente pegar peixe, se não tivesse ação, logo mudava o ponto.
Após o almoço, chuva forte, dava umas paradas de 10-15 minutos....mas levamos capa de chuva, então não parávamos.
Achamos um casal, e, pra minha surpresa, arremessei a isca e peguei!
Achei que era um Jacundá, um Apaiari (Oscar), um Cará (Geophagus Brasiliensis), Tucunaré, mas era uma Tilápia. No visual, nas isca quase do tamanho dela. Que briga bacana! Nunca tinha visto tilápia nessa coloração, nem tinha pego na artificial em represas.
Renovado pra mais 1.000 arremessos.
Achamos mais um ou outro casal, peixe não entrava, refugava Corisco, Jig, Megabass, Xrap, Squadminnow...etc.
Aí resolvi mudar de isca, já estava cansado de trabalhar a Megabass com a ponta da vara pra cima, fugindo dos enroscos. Fui teimoso, peguei uma Bonnie 95 e comecei a bater nas esquinas, nas cercas, nas prainhas (aliás, que lugar lindo), nas cachoeirinhas....
Tomei uma pancada na entrada de uma cachoeira. Não consegui segurar o peixe no enrosco e perdi.
Felicidade de ter ação e frustração de ter perdido. Já levei uma dura do guia rsrsr. Outra pancada num pedral e o peixe não entrou. O apelido de mão de alface já começava a fazer sentido. rsrsrs
O akira tbm resolveu por uma zara e ficamos: eu e ele de superfície e o guia de corisco rsrsr
Então, a surpresa:
Batendo pro meio de uma entrada de grota/pedral, uma explosão!
Briga braba, tomada de linha na varinha 14 lbs! Nisso, o Akira tbm tomou uma porrada na Zara dele!
Vieram os dois amarelinhos - não era casal - pra foto.
Felicidade!
Como aprendi com um amigo do Tocantins, não é o tamanho do peixe, e sim, como você o captura.
Chuva veio mais forte, frio, vento, acabou a pescaria! Ufa, nunca tomei tanta chuva na vida!
Mas que pescaria! Na saída, a marina possui estrutura pra banho quente, trocar de roupa, salvou!
Voltamos pra SP com a sensação de uma super pescaria: no roteiro que gosto: chuva, peixe manhoso, pouco peixe e qualidade as ações.
Materiais utilizados:
Varas de 12 a 16lbs da Majorcraft (Speedstyle 5´8)
Carretilhas MS (Liger) e Aldebaran BFS
Linhas 8x YGK
Iscas: Bonnie Silent 95, 85 e com ratlin, Megabass x80, Corisco 80, entre outras
Quem quiser, pode me adicionar que trocamos ideias https://www.instagram.com/rafatako/
Tô montando uma turma pra Amazonia e Tocantins em 2025 e novos amigos serão bem vindos!
Agradeço a Deus e principalmente a minha família, que me apoia e me aguenta nesse vício de pescar!
-
Renato Barreto deu reputação a Pedro Henrique Orlando F em PEIXES EXTINTOS NAS REPRESAS PAULISTAS COM A INVASÃO DAS CORVINAS E TUCUNARES
Que viagem esse tópico, acredito que a grande maioria aqui são pescadores esportivos e a maioria matava tudo o que pegava, porém evoluíram e passaram a soltar os peixes, pois ele representa nosso hobby e retirar da natureza é acabar com a diversão do amanhã. Infelizmente os políticos da região mencionada não sabem o potencial da pesca esportiva no fomento econômico, mas espero que um dia hajam leis e fiscalizações. Evidentemente que soltar o peixe, ele não morre e estará livre para dar continuidade no ciclo reprodutório e garantir a pesca para futuras gerações.
-
Renato Barreto recebeu reputação de Carrão em Pesca de Jau no São Benedito
Na minha opinião para pesca mais bruta a linha multifilamento 4X é mais indicada que a 8X .
-
Renato Barreto deu reputação a Adalberto Magrao em Bate Volta Barcelos - Nova Opção - Out2024
Olá Amigos.
Desde 2009 eu frequento a região de Barcelos( Ja fui de Barco Hotel, Pousadas Diversas, Flutuante).
A partir de 2017 começei a fazer bate volta de Barcelos( Hotel Cidade ou Amazonita) por opção simples de não querer mais ficar preso com horarios, etc. Se quiser subir ou descer o rio, fica a meu critério.
Então nesses passos da vida eu fiz amizades com Izaias um guia local, nascido na Comunidade Dom Pedro II que fica a 1 hora descendo o rio na mesma margem que Barcelos.
Ja tinha ido 4 x com ele no esquema citado acima, mas esse ano eles começaram a fazer uma pousada para 10 pessoas lá na Comunidade onde ja tem energia eletrica e internet.
Praticamente fui inaugura-la .
Fomos eu e Meu amigo Silvio que mora em Campinas.
Nossa data foi de 25.10 a 01.11.2024
.trashed-1733399888-20241025_110449.mp4
Rio Bem Seco, visto de cima .
VID-20241103-WA0053.mp4
Ficamos na Pousada Paca Açu, ainda em construção, mas em breve com 5 aptos duplos . Ja tem ar condicionado e internet.
Esta sendo feita pelos proprios familiares e gente da terra.
Para quem não se incomoda com muito luxo, e gosta de coisa mais simples, é uma boa opção.
Ela ainda em construção. As mercadorias que eles compraram em Manaus não chegaram pois o Barco Comandante Natal que iria leva-las não esta navegando entao eles tiveram que transferir a carga para balsas.
Pousada Paca Açu.mp4 Pousada Paca Açu Acomodações.mp4
A pescaria foi dificil, praticamente pescamos nas praia. Dificil entrar nas lagoas, e quando conseguimos a agua estava barrenta e QUENTE....MUITO QUENTE.
20241030_144425.mp4
Entrada de Lagoa.mp4 Pego.mp4 Pego1.mp4 Pinchando.mp4
Baixou 60 cm nos 2 primeiros dias depois estabilizou.
Indo a pé para lagoa.mp4
VID-20241026-WA0095.mp4
Pessoal, me desculpem mas não sei porque tem fotos que ficou de lado.......acho que é a idade..kkkkkkkkkk não sei arrumar.
Mas resumindo para vcs a pescaria foi dificil.
Irmão do nosso Guia estava trabalhando no Caurés e falou para gente nem ir para lá que estava tudo seco( da pousada lá são 1h e meia de voadeira motor 25 HP)
Num dia subimos para o Aracá( 1 h e meia) e tinha muito barco hotel navegando por lá, pois não conseguiram subir para o Alto Aracá
O que resta é rezar para chover bastante esse ano e que 2025/ 2026 Seja melhor.
Abrçs a todos e fiquem em paz.
Caso queiram o contato da Pousada Paca Açu podem falar com Izaias o proprietario.
Izaias (92) 9355.96.22
.trashed-1733399886-20241101_105851.mp4
.trashed-1733399888-VID-20241103-WA0001.mp4
-
Renato Barreto deu reputação a Joao Manoel Leonello Lucas em PESCADORES DAS REPRESAS DE IGARATA E PARAIBUNA
Faço das palavras do amigo Renato as minhas, o cara é matador descarado, que graças a deus nao sabe pescar kkkk, vem aqui querendo chupinhar os pontos de pesca dos outros. Definitivamente o cara nao faz ideia de onde ele está e para quem está perguntando. Poderia até falar aonde desço o barco lá em paraibuna, logo de cara já tem uma placa dizendo que lá nao se mata tucunaré, e se viesse com essas gracinhas já ia tomar um esfrega do dono e nunca mais voltava. Sou adepto que o Sol nasceu para todo mundo, o pessoal aonde eu guardo meu barco sempre troca figurinha de comportamento do peixe, iscas e tudo mais, pq tudo mundo quer e tem o direito de se divertir, agora caras como esse ai nem se criam lá, que todo mundo já poe para correr kkk
-
Renato Barreto deu reputação a Guto Pinto em PEIXES EXTINTOS NAS REPRESAS PAULISTAS COM A INVASÃO DAS CORVINAS E TUCUNARES
Se não existisse Tucunaré e curvina não existiria mais pesca no sudeste inteiro praticamente . Quase todos rios possuem represas , praticamente impossibilitando a piracema da maioria das espécies. Fora o fato ambiental, como achar um Dourado, Pintado, Piaus num Rio que hj chega a quilômetros de largura de agua parada que anteriormente tinha no máximo 100m, 200m de agua corrente?
Além do que curvina, tucunaré e tilapia são liberados durante periodo da piracema, podemos nós aqui do sudeste pescar ano todo.
E viva tucuna e curvina , kkkkkkkkk. Se não fosse eles aqui onde pesco td semana eu voltaria com dedo atolado direto, eles não são os vilões.
-
Renato Barreto deu reputação a Leandro Gofert em PEIXES EXTINTOS NAS REPRESAS PAULISTAS COM A INVASÃO DAS CORVINAS E TUCUNARES
Desculpa te corrigir amigo, mas pescar e soltar raramente mata o peixe, a prova disso são os peixes de pesqueiro que são pescados e soltos quase todo dia e vivem anos e anos.
Quanto a sua queixa de sumiço das espécies nativas, lembro a vc que só o represamento já foi responsável pela extinção de várias espécies, pois todas aquelas que faziam piracema, não são capazes de reproduzir em aguas paradas do represamento.
Vc cita as tilápias como se fossem espécies nativas...não são...vieram da Africa.
O Homem interfere tanto na biologia das espécies já faz muito tempo e os peixamentos de espécies esportivas em represas visa fomentar a pesca esportiva, já que economicamente a pesca nesses ambientes represados é insignificante.
Não estou aqui para formar juizo, se tal espécie é mais importante que outra, se devemos ou não interferir dessa forma na natureza, mas a realidade é essa, tucunarés e corvinas vieram para ficar...
-
Renato Barreto recebeu reputação de Jean.Posser em Nova Carretilha Maruri Lince Carbon - Mesmo projeto da MS Liger GTS
E outro ponto positivo dessa Lince é que dá para colocar mais um rolamento de apoio do pinhão, tenho 2 liger GTS e nas minhas tirei a bucha que vem apoiando o pinhão e coloquei rolamento.
-
Renato Barreto deu reputação a Bruno Rodrigo Nogueira em Operação Asa Branca Amazon - Desaprovado
Um pequeno relato apenas para servir de alerta para futuros interessados. Acabei de finalizar uma semana de pesca no Rio Anauá na operação Asa Branca Amazon. O novo flutuante deles é muito bem estruturado, com comida boa e outras coisas a elogiar. O problema é que fechei um contrato com eles para pescar no barco hotel, e simplesmente jogaram minha dupla para o flutuante. Tal situação também ocorreu com outra dupla. O que causa enorme estranheza é que ninguém da operação sequer me avisou( tive conhecimento da situação no dia anterior a nossa entrada, e foi o motorista do micro ônibus que me avisou). A outra dupla sequer foi avisada! Ao questionar o motivo da alteração, fui informado que o barco hotel não estaria operando por causa da seca, porém p nossa surpresa o Asa branca Amazon estava operando normalmente e com a lotação máxima, o que nos levou a crer que a operação vendeu mais vagas do q sua capacidade! Diante do exposto, ficamos com o sentimento de termos sido enganados, e que a operação não tem qualquer consideração por seus clientes!!
-
Renato Barreto deu reputação a Danilo Dias Garcia em Pescaria na Amazonia , Operação PRINCESA ALICIA.
Acabei e chegar de uma pescaria na Amazônia, com a operação Princesa Alicia, cuidado para quem for pescar com eles , o Welison que é o que faz a operação é um picareta, ele vai fechando pessoas pra ir , e aí quando chega lá ele aluga outros barcos e te coloca em um barco totalmente diferente do que ele mostra na hora de fechar o pacote, a comida era pessima , e com falta de opção, cerveja nunca mandava a quantidade que a gente pedia pra canoa, o barco hotel ficava economizando combustível, e aí não se afastou muito de Barcelos, e os piloteiros sem experiência nenhuma, eu viajo pra pescar a mais de 20 anos e posso garantir que foi a pior pescaria de todas que já fui, tomem muito cuidado com esse nome : Welison , do PRINCESA ALICIA , em Barcelos.
-
Renato Barreto deu reputação a Gabriel Bragatto em Pescaria Barcelos 2023 - RELATO ATRASADO
Fala mentirosos.
Bão?
Após um ano da realização da pescaria, decidi fazer um relato para alegrar a galera do fórum e fomentar as loucuras da pesca.
A pescaria foi realizada na ultima semana de outubro de 2023.
Tudo se iniciou em maio de 2023 ao analisarmos os elevados preços praticados pelas operações de pesca nas regiões dos rios amazônicos.
Infelizmente tudo está cada vez mais caro em nosso país.
Eu e meu parceiro de guerra, Marcio Paulo @MarcioPaulo, mais conhecido como (Costelinha) na região centro-oeste do Brasil ou (Sonho de Cozinheiro) para os cozinheiros das pousadas de pesca de Barcelos, resolvemos nos aventurar novamente pela região de Barcelos.
Tendo em vista que os pacotes das operações estavam cada vez mais salgados e os níveis do rio Negro e seus afluentes nas últimas 3 temporadas eram desanimadores, resolvemos realizar um bate e volta mas que acabou virando uma operação independente
Estávamos em um dilema pois era muito desanimador gastar seus 10, 12K em uma pescaria e pegar o rio bufando água.
Cito 10 ou 12 mil no valor total, pacote + taxi aere MaoxBCL + Avião SPXMao + hotel +....
Dessa vez decidimos que seria diferente, seria na raça.
Aguardaríamos as notícias do nível do rio e das pescarias e se fossem animadoras compraríamos a passagem em cima da hora e faríamos um bate e volta em Barcelos.
Eu e meu parceiro fomos alinhando os pontos que achávamos necessário e a pescaria mudou de bate volta para Barco Hotel privado.
Contatamos um piloteiro que tinha um barco de apoio pequeno e dispunha de uma lancha com motor e elétrico.
Pelos valores calculados gastaríamos em torno de 3,5 a 4 k por pescador para pescarmos 6 dias.
Já sabíamos que não teríamos conforto pois o baixo custo já evidenciava isso.
O nosso piloteiro, o qual eu prefiro nem citá-lo aqui, já havia pilotado para o meu amigo em uma operação de pesca em Barcelos mas não estava mais pilotando para nenhuma operação.
Confiar em alguém praticamente desconhecido é algo um tanto quanto difícil, ainda mais quando ele está a 4.000 km de você, mas nós fomos amarrando as pontas e tentando nos assegurar como o que era possível.
Pois bem, após alguns meses de preparação chegou a data tão esperada.
Eu sairia de SP, meu amigo de Goiânia e nos encontraríamos no aeroporto de Brasília.
Chegamos em Manaus numa quinta-feira à noite.
Para deixar os custos ainda mais baixo resolvemos subir de expresso para Barcelos.
Acordamos na sexta-feira e às 9:00 já estávamos no Porto de São Raimundo esperando a nossa limousine.
(Porto de São Raimundo)
O expresso em regra deveria sair às 10:00 ou 10:30, mas devido ao atraso acabou saindo após às 12:00.
Pra quem não conhece o expresso, segue abaixo algumas fotos.
A barca tem ar-condicionado, TV com Netflix e até internet. A internet você paga a parte.
Chegamos em Barcelos às 20:00 de sexta-feira e nosso Yacht já estava a nossa espera.
No outro dia acordamos cedo, terminamos de comprar as coisas faltantes e partimos.
Encontrei o nosso querido Nelson Nakamura no mercado municipal de Barcelos. Uma pessoa fantástica, humilde e sempre atendendo os fãs.
Ele me disse que a pescaria dele não tinha sido fácil.
Vixi, se a dele não tinha sido fácil já fiquei apavorado.
Aqui abaixo está o nosso querido barco, vulgo Pérola Negra, que nos proporcionou uma semana de grande alegria.
Barquinho confortável, com uma beliche para descansarmos durante a noite, se bem que quando estávamos no barco meu parceiro pedia para ficar apoiando ele pelas costas na proa do barco. Disse que queria sentir a mesma sensação que a Rose em Titanic quando o DiCaprio estava atrás dela.
Achei estranho mas prontamente atendi seu pedido.
Ao embarcarmos o nosso querido piloteiro informou que aquele não era o barco dele, mas era alugado. O dele tinha dado problema no motor.
Perguntamos se tudo estava certinho e fomos citando as coisas que deveríamos ter a bordo. Quando chegamos no motor elétrico ele disse: -Rapaz, não vou conseguir levar o elétrico pois eu emprestei pro meu amigo e ele não me devolveu. Disse que devolveria ontem mas não apareceu e não está atendendo o celular.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu já sabia que enfrentaríamos percalços, mas não desanimaria.
O piloteiro disse que comandaria o barco no remo.
Ao saímos do píer atracamos em um dos postos para abastecer o tanque do nosso magnifico Perola Negra e meu amigo foi com o piloteiro buscar gelo para semana.
Enchemos o tanque do pérola e ficamos aguardando eles voltarem.
Passou-se 20, 30, 40, 50 minutos e nada.
Depois de um bom tempo vejo eles vindo lentamente e meu parceiro com um bico na cara. Achei estranho.
Ao chegarem no barco o piloteiro disse: -Vamos ter que parar ali na frente para arrumar o motor de poppa pois ele deu um problema.
Pqp, o cara se quer testou o motor que ele disse que era dele. Custava muito ligar o motor um dia antes para verificar se estava funcionando normalmente?
Bem, lá fomos nós, paramos em uma mecânica de motores e o mecânico resolveu o problema.
Aparentemente era um problema na hélice. Ela estava girando em falso.
Agora sim, finalmente voltamos ao barco e estávamos navegando a toda velocidade em águas profundas (mentira pq o Negrão estava mais seco que copo de buteco).
Resolvemos pescar e acampar na boca do demeni na primeira tarde de pesca.
Pegamos alguns peixes acardumados em um ponto do rio.
As notícias eram de seca brava e sem lugar para navegar em boa parte do rio negro, mas como nosso barco era pequeno e resolvemos subir até próximo do Itu.
O rio estava seco e achávamos que os peixes iriam atacar que nem louco, mas não foi bem assim.
No primeiro dia de pesca meu amigo acertou um 72 na Pop queen.
Os peixes estavam manhosos e percebemos que eles estavam preferindo o popper e na paradinha.
Meu parceiro fazendo jus a sua fama pegou esse belo tucunaré com ferrão. kkkkkk
No terceiro dia de pesca meu parceiro acertou outro Paca (71 cm).
Eu ainda só nos pequenos até 60cm.
No quarto dia acordamos cedo e fomos para o ponto. Chegando lá não tivemos muita ação e resolvemos ir para outro lugar.
O piloteiro tentou ligar o motor de popa mas não conseguiu.
Só faltava essa, o motor quebrar no meio da floresta amazônica a uns 7 km do barco de apoio.
Imagina a nossa cara de CU nessa hora.
Tenta, tenta, tenta e nada do motor ligar.
Puxava e puxava a corda mas nada, fumaçava e desligava.
Como o motor fumaçava muito eu fiquei pensando: “Será que esse corno não abasteceu com diesel? Não é possível, se fosse eu era bem possível que acontecesse mas esse cara é profissional. Será que eu pergunto ou é uma pergunta muito Tonta? Phodis-se, vou perguntar”.
-O fulano, você não abasteceu com diesel ao invés de gasolina?
Imagina aquela cena em câmera lenta, o piloto virando o pescoço e perguntando: -Será?
Ele abriu o tanque para conferir e adivinhem.
Mais batizada que posto de gasolina. Era Diesel puro.
Ai já sabe, ele disse que a culpa era do dono do barco de apoio que misturou.
Pois bem, já tínhamos identificado o problema e agora era só remar 7 km e trocar o combustível.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Após remarmos uns 5 km encontramos o Alvaro Scotti da Marreco Floating Lodge, que eu agradeço grandemente, e nos guinchou até o barco de apoio.
Álvaro, muito obrigado pela ajuda.
No quinto dia resolvemos subir ainda mais o rio Negro e ao adentrarmos num braço do rio meu amigo acertou esse belo baguá de um 71 cm.
Soltamos o bicho e continuamos nos arremessos. Ele arremessava de um lado e eu do outro.
Do nada vi aquela sombra verde saindo da pauleira e vindo em direção a minha Bonnie 128.
Kabuuuuum! O bocudo agarrou a isca e saiu tomando linha.
Aí já sabem, era só trabalhar com calma e correr pra alegria.
Um belo 79 Cm.
Bem, e esse foi o nosso relato de pesca.
4 peixes na casa dos 70 e o restante abaixo.
Segue algumas fotos.
Starlink ajudando a matar a saudade da família. (ao lado está o banco que meu parceiro usou durante toda a pescaria. Não sei pq mas ele só usava o banco dobrado e com esse pino pra cima) gosto é gosto.
Agradeço a DEUS e minha família por ter me proporcionado essa viagem fantástica.
Essa temporada não conseguirei ir pois meu filho acaba de nascer, mas espero ansiosamente a chegada da próxima.
Já meu parceiro está planejando ir em janeiro.
-
Renato Barreto deu reputação a Guilherme Stival em PESCARIA DE TUCUNARÉ AMARELO (CICHLA KELBERI)
Prezados amigos do fórum, venho aqui compartilhar mais uma experiência divertida, pescaria de tucunaré-amarelo 😁!
O Lago Corumbá IV é um reservatório localizado no estado de Goiás, no Brasil, e foi criado a partir da construção da Usina Hidrelétrica Corumbá IV, que aproveita as águas do Rio Corumbá. A área do lago abrange diversos municípios, como Luziânia, Silvânia, Abadiânia, Alexânia e Corumbá de Goiás.
Além de sua importância para a geração de energia, o Lago Corumbá IV é bastante utilizado para o turismo e atividades de lazer, como esportes náuticos, pesca esportiva e passeios de barco. A região ao redor do lago oferece belas paisagens, com áreas de cerrado preservado e algumas opções de ecoturismo, pousadas e ranchos. Para quem gosta de pesca, o lago é um atrativo importante, com espécies como tucunaré, traíra e outros peixes de água doce.
Há relatos da presença e pesca também de dourado e surubim pintado, porém, não é tão fácil encontrá-los, já que o lago é muito extenso, sendo possível localizá-los mais próximo do Rio Corumbá.
O lago fica bem próximo de Goiânia-Go e Brasília-DF, sendo plenamente possível fazer uma pescaria de apenas 1 dia, o famoso bate e volta.
Domingo passado, dia 22/09, fui fazer uma pescaria dessas para matar aquela ansiedade da Amazônia e também para ganhar experiêcia. O lago possui vários tipos de estrutura, pedra, pau, poços fundos, praias, árvores submersas, sendo possível praticar e testar todos os tipos de iscas. Uma vez ouvi alguém dizer e tenho que concordar, o lago corumbá é uma escola...pescaria é difícil mas quando acerta dá pra se divertir bastante.
Dessa vez, o sol estava muito quente, a água também estava quente mas o peixe não estava comendo na superfície, pegamos todos os peixes com iscas de fundo (barbeludas) e também com iscas soft com jighead, porém, em outras oportunidades já tive resultado na superfície e meia água.
Utilizei uma vara intergreen 14lbs, linha multi de aproximadamente 30lbs (0.23mm).
Essa bela fêmea mediu 43cm, estava muito gorda e sadia, foi uma briga muito divertida, inclusive deu mais trabalho que o peixe de 48cm 😂.
}
O maior peixe do dia foi esse de 48cm. Há relatos e fotos de tucunarés amarelos no lago com mais de 60cm!
Pra finalizar a pescaria com chave de ouro, eu e o guia tiramos um belo dublê, que foi filmado pela gopro e profetizando antes de acontecer 😂 sempre falo que a confiança do pescador é tudo!
Como o video da gopro é muito pesado não consegui incluir aqui na postagem vou tentar reduzir o tamanho ou cortar alguns pedaços e postar aqui pra vocês na continuação dessa postagem.
Abraços meus amigos.
-
Renato Barreto deu reputação a Guto Pinto em Lago do Peixe
É mesma sequencia como todos reservatorios, isso aconteceu com Serra da Mesa, Lago do Peixe e algumas do sudeste. Represa nova, muita materia organica, peixes forrageiros aumentam devido a oferta de comida, tucunaré devido a esse fato e tb ao ambiente ideal pra reproducao aumenta a quantidade tb. Com tempo a materia organica diminui, os peixes forrageiros tb e consequentemente o tucunaré. Fora o fato com grande quantidade de peixe o turismo aumenta, e com isso a pressao de pesca tb deixando peixe mais veiaco.
Com tempo o local entra em simbiose e acontece como qualquer rio normal, vão ter temporadas boas e ruins e a certeza de acertar uma pesca top não vai mais.
Eu conheci lago do peixe em 2011, existia apenas 1 pousada na epoca, pegava tucuna ate na bituca de cigarro. Kkkkkkk.
Hj as novas represas do Telespires estao nesse processo de inicio, muito peixe, menos pescadores. Mas como as outras logo entrarão em simbiose.
Em tempo conheço varios colegas que vão no Peixe ainda, muitos erraram e poucos acertaram, é um lugar top ainda pra quem quer pegar uns azuloes, mas nada proximo que foi no passado.
-
Renato Barreto deu reputação a Guto Pinto em A eficácia das iscas sub superfícies nas pescarias...
Aqui no quintal de casa a 85 ta matando a pau nos amarelos. E a 95 nas últimas 3 pescarias no xingu e afluentes atras melinae e pinima. Mas realmente eu perdi um bruto provavelmente up 65cm melinae q abriu argola.
-
Renato Barreto deu reputação a Guto Pinto em Atrás dos Dourados do Pardo.
Semana passada eu e meu primo Markin resolvemos ir atrás dos Dourados no Rio Pardo, o Pardo passa aqui no quintal de casa onde pesco td semana, porem devido a inumeras barragens o Dourado aqui praticamente é inexistente.
Resolvemos ir na Pousada do Dourado, unica que existe no Rio a 220km daqui. A pousada se situa no Pardão logo após ele se juntar com Mogi formando o Pardão e a 60km de sua foz no Rio Grande, pousada se situa a 15km cidade de Jaborandi e a 100km de Ribeirão Preto.
Pousada do nosso amigo Junão
. A pousada é simples mas conta com tudo que o pescador precisa.
São 5 suites .
Pensão completa com café almoço e jantar feitos fogão a lenha, comida de primeira.
Quartos com tv e ar condicionado.
A pousada dispoe de guia,motores e barcos, alem de opcao de aluguel de barco ou um carrinho pra descer seu barco caso queira levar( eu já passei dessa fase kkkkkkk) , um lugar sensacional na beira do rio.
Tb fornece iscas pros Dourados e peixes de ceva.
E pros viciados o Wifi funciona no Rio . Kkkkkkk
Saimos 8h da manhã domigo pra chegar pro almoço e ja partir pro rio
O ponto é em frente a pousada , num lugar que o Rio Pardo chega a 20m de profundidade. Uma laje de pedra onde o Pardo afunila, conhecido como estreito.
Uma pescaria de dourado totalmente diferente de qualquer uma de dourado que fiz, nada de corredeiras, boca de pedreiras, etc.
Uma pescaria apoitada onde se solta a Tuvira com chumbo pequeno e vai pindocando o fundo de pedra ate encontra los, fisgamos dourados a 120m do barco.
Primeira tarde de pesca pasmem 14 dourados fisgados, tamanho variando entre 3 a 5kg .
A primeira tarde de pesca foi mais que objetivo desejado pra pescaria toda.
Chegamos com alma lavada, jantamos e tomamos uma.
Fomos pro Segundo dia, pasmem mais 11 dourados , com direito a duas naves de 7.5kg pego por mim e um de 9kg pelo meu primo
Literalmente enjoamos do dourados. Outro dia fomos atrás dos peixes de ceva Piapara e Pacu que somos viciados tb, mas infelizmente estava fraco, meu Primo pegou um Pacu de 3kg a qual o guia preparou de um jeito top.
Pescaria sensacional, do lado casa, totalizamos 27 dourados pegos em 2 dias de pesca só deles, 1 ficamos nos de ceva.
A pousada não permite abate do Dourado , pena que infelizmente aqui no estado de Sp ainda é permitido.
Rio Pardo provando que tem muito peixe ainda. Uma Pescaria de dar inveja nos pescadores da Argentina e Pantanal, kkkkkk
Agradecimento ao Junão e Guia Eron Kamada.
Materias utilizados:
Vara Pb Impacto 6.6' 30lb, Maruri Ganges 6' 40lb, carretilhas Titan bg e Contender Bg munidas com 200m de Manster 8x 40lb, 6m de leader vexter 0.62mm , anzois encastoados 50lb 1971 7/0.
Pra Pacu Vara Saint Feeder e Monteiro 2.10m carretilhas com 150m de nylon 0.33mm , anzois chinu e massa soja ou carangueijo.
É animal a pancada na Superfície de um Tucunaré, a tombada de vara de um Pirarara, a tomada de linha de um Pacu de rio mas o salto do Dourado eu ainda acho a coisa mais espetacular no mundo da pesca.
No face doutores da pesca , tem videos e mais fotos da pescaria
Dourados pulando;
https://www.facebook.com/share/r/aRgNknw1HFX1B2pV/?mibextid=D5vuiz
Dourado guto:
https://www.facebook.com/share/r/MH42FrqVyy3Fnnwa/?mibextid=D5vuiz
Dourado MARKIN:
https://www.facebook.com/share/r/ikCu8xmJe3VWxBVQ/?mibextid=D5vuiz
-
Renato Barreto deu reputação a Guto Pinto em A eficácia das iscas sub superfícies nas pescarias...
Nas 3 ultimas pescarias a sub que mais deu resultado foi a Rei do Rio da Ms, ta batendo tds essas citadas que já usei.
-
Renato Barreto deu reputação a Ladislau Tenório em ALIEXPRESS (materiais super aprovados)
Pessoal, o Fabin da Salminus Fishing Aliexpress, tem vários vídeos no Youtube e também grupos no whatsapp com links, dicas e informações sobre produtos e compras do Aliexpress.
Facilita muito a compra de artigos para pesca.
-
Renato Barreto deu reputação a Kid M em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25
Atenção pescadores da Amazônia
Há ameaça do acesso fluvial na capital de Manaus ficar seriamente afetado.
As perspectivas por lá não são boas, principalmente para aqueles que aguardam a hora de desfrutar dos seus pacotes de pesca.
Não se trata mais de navegabilidade, mas do equilíbrio do ecossistema, onde as lagoas ficam isoladas e os barcos perdem o acesso aos seus destinos.
Sem querer atrapalhar a quem quer que seja, até por ser um dos que ainda pretende ir nos arredores de Barcelos, é preciso reconhecer as dificuldades.
Ainda não chegou ao meu conhecimento algum caso de "cancelamento", melhor dizer "adiamento", mas a temporada de pesca ainda se inicia !
Os gráficos e acompanhamentos realizados indicam que a normalização dessa situação só após muita chuva nas cabeceiras (mas não é época disso).
A preocupação maior é com a rapidez com que os níveis descem a cada dia que passa ! Tiraram de fato a tampa do ralo nos rios Negro e Amazonas.
Mas, apesar de tudo, permaneço otimista em conseguir superar essa situação, se não na sua totalidade, mas de forma a termos um período de alegrias.
Claro que a busca dos grandes bocudos é a "a meta" (sempre), mas peixes menores com equipamentos light também são ótimos de serem embarcados.
A "grande verdade" é que muitos de nós já está na "contagem regressiva" para seguir até Manaus e de lá para seus pontos de pesca.
Usufruir da oferta gastronômica da Amazônia é algo que ajuda a compensar "as perdas" (sejam elas quais forem).
Desfrutar dos amigos e parceiros que também manifestam suas apreensões e ansiedades, até por também terem apostado nessa aventura, é preciso!
Vamos aguardar que não demora a termos algum dos nossos amigos postando suas aventuras, alegrias e observações ! Nada mais a fazer !