-
Postagens
14.410 -
Registro em
-
Última visita
-
Dias Ganhos
168
Histórico de Reputação
-
Fabrício Biguá deu reputação a Willian Furlanetto em [Relato] Serena Rio Preto Lodge - Rio Preto da Eva
Fala turma, venho relatar mais uma pescaria na Amazônia.
Nesse ano de 2024, escolhemos uma operação próxima a Manaus, a Serena Rio Preto Lodge, que se localiza no Rio Preto da Eva.
A pescaria foi realizada entre os dias 17/11/2024 a 23/11/2024
E mais um ano seguido a seca extrema atingiu a Amazônia, batendo todos os recordes já registrado de níveis de rios secos, em algumas regiões como Juma, Mutuca e Pantaleão, várias operações foram obrigadas a cancelar suas semanas de pesca.
Chegando em Manaus como sempre avistamos o gigante Rio Negro, que nesse ano estava bem seco !
Nesse momento já sabíamos que não seria uma pescaria fácil.
Vista: Rio Negro - AM
A logística até a pousada é bem simples, saímos de Manaus por volta das 10:00 horas, aproximadamente as 13:30 paramos no município de Rio Preto da Eva para almoçar. Após o almoço embarcamos novamente no ônibus, pegamos uma estrada de chão até o ramal onde os barcos estavam nos esperando. Do ramal até a pousada levamos aproximadamente 20min, chegando na pousada por volta das 16:30
Esse ano nossa turma estava bem grande, com 19 homens e 03 mulheres totalizando 22 pescadores.
A pousada Serena é muito boa, com quartos confortáveis, uma ótima alimentação e barcos excelentes, todos plataformados e com motores 30hp, que fazem a diferença na hora de ir de um ponto ao outro.
Infelizmente pegamos um rio bem torrado, em vários pontos conseguíamos ver todas as estruturas para fora do rio, mesmo com esse cenário conseguimos fazer uma pescaria relativamente boa.
Existem muitos pontos bons próximo a pousada, inclusive no deck da pousada um pescador capturou um peixe de 65cm. E bem em frente à pousada outro pescador embarcou um peixe de 78cm bem na hora do almoço, pensa a festa.
A pescaria foi muito ralada, mas diante desse senário de rio extremamente seco, volto a dizer que fizemos uma pescaria relativamente boa,. Como de costume, todo ano fazemos nosso torneio de pesca, esse ano só eram validados os peixes acima de 50 cm.
No total foram embarcados, medidos e filmados 89 peixes 50up.
80up – 01 Peixe
70up – 10 Peixes
60up – 26 Peixes
50up – 52 Peixes
Com certeza voltaria ao Serena, é um rio com grande potencial e muito próximo a Manaus, diferente do Mutuca e Juma, o Rio Preto da Eva ainda não tem tanta pressão de pesca.
Infelizmente pegamos a pior seca da história da Amazônia, não foi uma temporada de pesca fácil.
Mas acredito que são essas as situações que fazem a pescaria na Amazônia serem totalmente desafiadoras e gratificantes ao mesmo tempo.
-
Fabrício Biguá deu reputação a Rafael Takahiro em PARAIBUNA: Nov/2024 - Tempo ajudou!
A sensação das represas perto da capital de SP é definitivamente o destino que mais tem saído amarelos, azuis e azulrelos de bom porte nessa temporada.
Como estreei nas represas aqui perto em Igaratá há algumas semanas, pesquisando bastante, ouvindo relatos, estava ansioso por pescar em Paraibuna-SP.
Meu irmão e grande amigo Luis tinha feito o convite, pois estava de folga.
Previamente, os aplicativos estavam apontando chuva, mas um dia antes, abriu o tempo e marcavam 11mm, bem distribuídos durante o dia e pouco, quase nada de vento (mais importante). Notícias de peixe em casal, manhoso, muitos peixes já furados recusando iscas de todo tipo, recomendações de jigs bem pequenos (3g-4g) e as iscas de 3 garatéias.
Viagem tranquila, 2horinhas de sp.
Vista do local que deixamos o carro e subimos na embarcação.
A pesca prometia, acompanhando o guia nas redes sociais, todo dia peixes bons. Isso também traz uma boa expectativa e uma pressão natural.
Com menos de 10 arremessos, subiu o primeiro casal de azulão, atrás da Bonnie 95 com ratlin. Trabalhando rápido e errático, como gosto e os guias não gostam rsrs
Cubrimos na Jerkbait e caixa!
Que felicidade, meu primeiro azul de Paraibuna!!! Meu parceiro tentou pegar a fêmea, mas não conseguimos.
Um ponto depois, outra pancada na Bonnie, o Luis cobre e acerta o primeiro azul dele tbm!
A pesca caçando casal não é das minhas preferidas....exige muita atenção, olhar aguçado, paciência e técnica. Sou do time que gosta de bater isca, esperar o peixe bater...prefiro o peixe menor, na superfície, que um maior, no fundo....mas a gente pesca como o peixe quer, não como queremos, dizia o guia!
O guia ia achando os casais, e a gente ia revezando as tentativas, pra equilibrar as capturas!
Achamos mais uns dois casais de amarelos de manhã, bem manhosos...
Pescaria com bastante ação e muito aprendizado!
Paramos pra almoçar e depois o guia nos levou num ponto pra pescar de barranco, pros peixes não verem a gente chegando de barco. Local íngrime, escorregadio, o guia até levou um rola...rsrsrs, achamos uns 3 casais, um levou a Oneten que tinha emprestado pro meu parceiro....abriu no nó de leader. Eu acertei uns dois bonitos amarelos, os maiores que eu peguei.
Esse tava quadrado! Meu primeiro 50up amarelo!
Ainda perdi dois bonitos peixes, um levou pro enrosco e perdi, outro escapou na hora de tirar da água, estávamos sem os alicates e sem passaguá....não sou muito bom nesse tipo de pescaria, mas chego lá!
Ainda fim de tarde acertei mais um amarelo bonito!
Meu parceiro ainda acertou mais dois bons azuis, de quase 50cm.
Um rebojou na minha Bonnie 95 e ele stickou lá e acertou! Pra finalizar com chave de ouro!!!
O tempo ajudou demais! Só choviscou e pouco, zero vento! Água paradinha, ideal pra bater uma superfície!
Aprendi demais com essa pescaria e nesse local, muitos hábitos que tenho de pescar em outros lugares....aqui quando o peixe tá atrás da isca na superfície a recomendação é stickar ao invés de continuar zarando....arremesso muito próximo a margem e trabalhar a isca só por 2-3 metros, devido ao drop íngrime, essa ideia de ir no barranco pra ver o peixe sem que o peixe veja o barco achei fantástica também!
Surpreendidos com a quantidade, não pegamos quase nenhum peixe minúsculo - o que eu achava que aconteciam nas represas perto de SP.
Peixe muito manhoso, muitas vezes já furados - como eles dizem.
Volto logo, curti demais essa pescada!
Material utilizado:
- Varas Majorcraft Speedtyle 5'8 14lbs e 16lbs e Shimano Vengeance 15lbs 6'3
- Carretilhas Liger 2022, Aldebaran BFS
- Linhas de 30lbs YGK
- Iscas Bonnie 95 com ratlin, Megabass Vision e X80, Jig de 3g
Agradeço a Deus, e a minha família por me aguentar com esse vício de pescar. Sempre que pesco me conecto com meu avô, avó e meu pai, que já me deixaram e me tornaram pescador.
Quem quiser trocar uma ideia sobre essa pescaria,
https://www.instagram.com/rafatako/
Tô montando uma turma pra Amazonia e Tocantins em 2025 e novos amigos serão bem vindos até pra irmos durante a semana pra Igaratá ou Paraibuna!
-
Fabrício Biguá recebeu reputação de Pedro Dominguete em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
Tenho evitado postar esses assuntos aqui no fórum, na verdade a correria dos últimos meses tem me deixado bem ausente de todo e qualquer assunto...Mas já já retorno!!!
Pois bem...tentarei se o mais direto possível. Não estou atacando ninguém, minha ideia é abrir uma reflexão e orientar principalmente aqueles q sonham em conhecer a região do médio Rio Negro....e até mesmo abrir a mente daqueles que já conhecem a região, mas vez e outra caem em golpes por lá (sim, e tem muita gente experiente q cai).
Tudo está caro $$$$...então, não adianta querer pagar R$ 1.200,00 numa diária de pesca em Barcelos (e região próxima), sendo que no GO, MT, MS e etc, a diária de pousadas bem mais próximas aos grandes centros custam isso, ou até mais.
O q mais tem nesse País é aventureiro (me refiro agora aos pseudo empreendedores)...pois basta ver alguém crescendo para q guias resolvam ser empresários, pescadores queiram ser empresários, até mesmo sonhadores sejam empresários do ramo....e tá tudo bem com isso...O problema é q essa turma investe dinheiro por lá (sem estudo nenhum), faz com q o "ticket médio" de valor (e lucro tb) de toda aquela região caia a níveis insustentáveis...Geralmente eles quebram após alguns anos .Resumindo, ninguém ganha dinheiro.
E se ficasse só na quebradeira do comércio, ainda estava bom, mas o problema é a quantidade de amigos pescadores que enfiam de cabeça nesses esquemas "baratos", levam seus amigos juntos, e depois a bomba estoura. Já vi tanta gente tomando cano q vcs não imaginam.
As chances de acertar uma boa pescaria na AM já são baixas (comparadas até mesmo com outras regiões do Brasil), os pacotes geralmente possuem muitos dias de pesca (geralmente 1 semana inteira em razão do "casamento" de voos)...ou seja, baixa chance de capturar aquilo q se espera e, no caso de descumprimento do acordado com a operador, a pancada de frustração será enorme.
O pescador tb não é santo...tem muito pescador por aí q não sabe zarar uma isca numa piscina e, depois de não pegar nada de peixe grande (sim, o cara acha q na primeira vez q vai pra AM vai pegar um 2 dígitos), sai de lá frustrado....E tá tudo bem com isso tb, se não fosse o fato de boa parte desse tipo de pescador tentar colocar a culpa da frustração dele nos outros, seja no operador, no parceiro de barco/quarto, no isso, no aquilo.
Então é isso...poderíamos passar o dia aqui falando das falhas dos operadores, das falhas dos pescadores, das falhas do universo, mas essa não é a intenção...afinal:
- O que é bom é caro;
- Conforto tem preço/valor;
- O objetivo do empresariado é lucrar, não o condene por isso, afinal, vc tb adora lucrar;
- Confie, desconfiando, até mesmo de empresas que há anos operam nessa região. 90% delas já quebraram, mudaram de nome e iniciaram de novo;
- Guias q te levam para pescar não vão cumprir 100% o q foi acordado;
- Temporada excelentes e perfeitas (2005, 2007, 2013, 2015, 2023) arrastam multidões de pescadores para o ano seguinte a elas, ou seja, no ano seguinte as grandes pescarias teremos um monte de picaretas e sonhadores reunidos;
- Algo deu errado na pescaria!??! Lembre-se, vc só precisa de uma isca na água, vc só precisa pescar...o resto é detalhe...muitos destroem 1 semana inteira de pesca pq algo deu errado no primeiro dia...Tente manter a calma e use a cabeça para tentar reverter a situação. Não destrua a sua paz e a do grupo por qualquer situação q saiu do controle momentaneamente. Seja proativo sempre.
- E não tente ser o "espertão" onde vc não conhece, sempre há alguém mais esperto q vc.
Abs...e espero ter contribuído um pouco com a turma.
Fabrício Biguá.
-
Fabrício Biguá deu reputação a Vagner em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
tudo que vamos analizar quando e dos outros a gente acha sempre caro kkkk
tanto opereção de pesca quanto demais serviços
mecanico pedreiro calheiro etc ,as se esses cobram caro como nao estao todos ricos kkk
a gente so descobre quando a gente abre um comercio ou vai tentar fazer , ai aparecem os custos que a gente nunca imagina em ter e por ai vai
operaçao de pesca mesma coisa
se pergunta quanto ta o pacote pesca da pousada , valor e X
ai tu aluga um rancho pq a equipe que vai pesca acha que vai gasta menos, aluga barco motor corre atras de isca , compra alimento gelo Guia, no fim economiza 200,00 e fica com a baita dor de cabeça , e motor que estraga , e guia ruim , e falta de algum alimento e companheiro de pesca reclamando kkkk
ai na proxima voce ja prefere pegar pacote completo , Problema e quando se paga por isso pra nao ter dor de cabeça e acaba contratando gato por lebre
-
Fabrício Biguá deu reputação a Guto Pinto em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
Problema hj Cristiano que o custo do transporte ( aviao, transfer, hotel ) chega a ser 50% do valor do pacote em si.
Fora o fato que lá na Am as pousadas funcionam 4 meses no ano ( set a jan)
E como ja mencionei os custos apesar da inflação nominal ser de uns 50% de 2014 até hj , td que envolve pesca ( passagens, combustiveis, bebidas, aquisicão de equipamentos como barcos, motores e acessórios) tiveram um aumento fácil de 100 a 150% , e a renda da maioria população não acompanhou essa subida de preço dos últimos 10 anos,
Acho que hj dificilmente tem como montar uma operaçao decente por menos de 1500 a diária com td incluso( barco, gasolina, guia, bebidas, 3 refeições) , ou seja qq pacote de 5 dias vai morrer 7.5k pra fazer o básico, junta isso a um Aéreo que vai variar de 2 a 5k dependendo onde for. Então vai ser esse o preço mesmo. Eu to cotando pro ano quem vem vários locais , Xingu e afluentes, Teles, Am , e nao achei nenhuma pescaria de 5 dias com td incluso com o transporte que saia menos que 10k. Média essa msm entre 10 a 15k .
-
Fabrício Biguá deu reputação a Beto Caranha em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
"Pesca na Região Amazônica" essa se tornou a maior isca fisgadeira. A região amazônica é realmente fantástica. Alguns dos poucos lugares do mundo que vc pesca sem ver casas... sem ver bombas trabalhando captando agua do rio... um lugar onde ainda hoje a natureza esta meio intocável! Vc vai no "lago das pedras" e é recebido pelo Capitão do mato cantando seu fifiu... vc vai nesse lago em 2012, 2016, 2018, 2022 e o lago está exatamente igual... pega peixe inclusive nos mesmos lugares... É fantástico!
Agora vem o problema! Os operadores de pesca! Não me joguem pedra... vou explicar...
Não existe ainda um Tripadvisor das operações de pesca. E as operações em geral tem uma prestação de serviço que não condiz com o preço cobrado. A começar pelo "guia" de pesca que muitas vezes é só algum morador local... sem experiencia nenhuma com pesca... Quem nunca foi guiado por um piaçabeiro? O cara tem experiencia é com piaçava! Não com pesca! As vezes o "guia" é morador até de outra localidade... não conhece nem a área de pesca, e fica rodando com vc perdido... O pescador que já tem experiencia na região, passa a ser o guia do guia... kkk isso é um fiasco!
E por aí vai... Não quero generalizar mas na maioria o serviço é precário... Quem nunca recebeu como almoço uma marmita com arroz branco e 2 linguiças toscana cozidas?
E não estou falando de empresas baratinhas... Estou falando de empresas referencia no ramo!
"No prego" sem combustível por pane seca, quem aí já ficou? Eu já fiquei varias vezes...
Bateria do elétrico sem carga na primeira tarde de pesca é a coisa mais comum...
Aí nós temos que aceitar porque lá é assim mesmo? Não! Está errado!
O problema é o lugar! Como falei no início... O local é simplesmente viciante! Fantástico! Falta palavras para elogiar! Um lugar que não precisa de marketing!
Falando dos custos...
Hoje em 2024, um pacote em barco hotel padrão na região de Barcelos custa em torno de R$9.500, bote aí mais R$2.500 do voo Manaus/Barcelos/Manaus, mais R$2.500 das nossas casas/Manaus/Casa, estamos falando de um investimento de aproximadamente R$15.000 num pacote de 1 semana.
Esse é o valor aproximadamente de uma viagem de 1 semana para Europa( Portugal) com hospedagem em um hotel 4 estrelas.
Eu acho que os serviços na Amazônia precisam melhorar muito! Muito mesmo! Ideal era como falei um Tripadvisor expondo os defeitos e forçando cada operador melhorar seus serviços. A seção Aprovado ou Desaprovado? daqui do FTB já ajuda bastante! Mas muitos ainda tem vergonha de postar lá! La deveria ser postado sempre se você não gostou de um serviço, independente se os outros gostaram ou não! Também para elogiar caso vc tenha sido bem atendido....
Esse é meus 2 centavos no assunto... de um apaixonado pela pesca no médio Rio Negro!
Por dias melhores para nós pescadores!
E mestre Biguá, um abração pra vc meu amigão... saudades... faz anos que não vamos em uma juntos heim....
-
Fabrício Biguá deu reputação a Vagner em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
posso estar errado , mas acho que este ano foi apenas o estouro de um problema começado la na pandemia e os cara vieram empurrando com a barriga , muita operação teve que honrarr compromiços mesmo com muitos cancelamentos, ai começa a gastar o dinheiro das reservas antecipadas ( famoso sinal ) ai ia vendendo cafe pra janta , outros nao pela pandemia mas por ma administração mesmo, os problemas foram aparecendo mais do meio pro fim da temporada , ai o diheiro para de entrar , agora tem gente que nunca pegou dinheiro na mao pega 60 120 mil antecipado acha que ta rico ai fode os pescadores
-
Fabrício Biguá recebeu reputação de Edmar Alves em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
Tenho evitado postar esses assuntos aqui no fórum, na verdade a correria dos últimos meses tem me deixado bem ausente de todo e qualquer assunto...Mas já já retorno!!!
Pois bem...tentarei se o mais direto possível. Não estou atacando ninguém, minha ideia é abrir uma reflexão e orientar principalmente aqueles q sonham em conhecer a região do médio Rio Negro....e até mesmo abrir a mente daqueles que já conhecem a região, mas vez e outra caem em golpes por lá (sim, e tem muita gente experiente q cai).
Tudo está caro $$$$...então, não adianta querer pagar R$ 1.200,00 numa diária de pesca em Barcelos (e região próxima), sendo que no GO, MT, MS e etc, a diária de pousadas bem mais próximas aos grandes centros custam isso, ou até mais.
O q mais tem nesse País é aventureiro (me refiro agora aos pseudo empreendedores)...pois basta ver alguém crescendo para q guias resolvam ser empresários, pescadores queiram ser empresários, até mesmo sonhadores sejam empresários do ramo....e tá tudo bem com isso...O problema é q essa turma investe dinheiro por lá (sem estudo nenhum), faz com q o "ticket médio" de valor (e lucro tb) de toda aquela região caia a níveis insustentáveis...Geralmente eles quebram após alguns anos .Resumindo, ninguém ganha dinheiro.
E se ficasse só na quebradeira do comércio, ainda estava bom, mas o problema é a quantidade de amigos pescadores que enfiam de cabeça nesses esquemas "baratos", levam seus amigos juntos, e depois a bomba estoura. Já vi tanta gente tomando cano q vcs não imaginam.
As chances de acertar uma boa pescaria na AM já são baixas (comparadas até mesmo com outras regiões do Brasil), os pacotes geralmente possuem muitos dias de pesca (geralmente 1 semana inteira em razão do "casamento" de voos)...ou seja, baixa chance de capturar aquilo q se espera e, no caso de descumprimento do acordado com a operador, a pancada de frustração será enorme.
O pescador tb não é santo...tem muito pescador por aí q não sabe zarar uma isca numa piscina e, depois de não pegar nada de peixe grande (sim, o cara acha q na primeira vez q vai pra AM vai pegar um 2 dígitos), sai de lá frustrado....E tá tudo bem com isso tb, se não fosse o fato de boa parte desse tipo de pescador tentar colocar a culpa da frustração dele nos outros, seja no operador, no parceiro de barco/quarto, no isso, no aquilo.
Então é isso...poderíamos passar o dia aqui falando das falhas dos operadores, das falhas dos pescadores, das falhas do universo, mas essa não é a intenção...afinal:
- O que é bom é caro;
- Conforto tem preço/valor;
- O objetivo do empresariado é lucrar, não o condene por isso, afinal, vc tb adora lucrar;
- Confie, desconfiando, até mesmo de empresas que há anos operam nessa região. 90% delas já quebraram, mudaram de nome e iniciaram de novo;
- Guias q te levam para pescar não vão cumprir 100% o q foi acordado;
- Temporada excelentes e perfeitas (2005, 2007, 2013, 2015, 2023) arrastam multidões de pescadores para o ano seguinte a elas, ou seja, no ano seguinte as grandes pescarias teremos um monte de picaretas e sonhadores reunidos;
- Algo deu errado na pescaria!??! Lembre-se, vc só precisa de uma isca na água, vc só precisa pescar...o resto é detalhe...muitos destroem 1 semana inteira de pesca pq algo deu errado no primeiro dia...Tente manter a calma e use a cabeça para tentar reverter a situação. Não destrua a sua paz e a do grupo por qualquer situação q saiu do controle momentaneamente. Seja proativo sempre.
- E não tente ser o "espertão" onde vc não conhece, sempre há alguém mais esperto q vc.
Abs...e espero ter contribuído um pouco com a turma.
Fabrício Biguá.
-
Fabrício Biguá deu reputação a Bruno Rodrigo Nogueira em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
O Fabrício foi cirúrgico no seu comentário! Pescar na Amazônia é altamente complexo, então a chance de algo dar errado é enorme! O ser humano também é muito complexo, e tem por tendência enxergar mais os defeitos que qualidades. Se a comida está sem sal reclama, mas se está salgada reclama também!! Vai nos entender...
Mas na questão da pescaria em si, parei de sofrer quando desvinculei pescar de pegar peixe! É claro que vou atrás do peixe, mas se não pegar nada aproveito do mesmo jeito! Só o fato de estar pescando já é algo fantástico, então não deixo qualquer coisa( na verdade quase nada) prejudicar minha pescaria!
Se pescar já é ótimo, pescar na Amazônia é sensacional! Já fiz semana no médio negro em que peguei apenas 3 peixes, e a pescaria foi fantástica( apesar de horrível de peixe)! Na verdade, o que nos faz sermos tarados com pescaria são justamente os pequenos perrengues! Se fosse tudo muito perfeitinho possivelmente não seria tão bom!!
-
Fabrício Biguá deu reputação a Guto Pinto em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
"Algo deu errado na pescaria!??! Lembre-se, vc só precisa de uma isca na água, vc só precisa pescar...o resto é detalhe...muitos destroem 1 semana inteira de pesca pq algo deu errado no primeiro dia...Tente manter a calma e use a cabeça para tentar reverter a situação. Não destrua a sua paz e a do grupo por qualquer situação q saiu do controle momentaneamente. Seja proativo sempre"
Sábias palavras Fabricio. Falou tudo, eu acho que tds pescarias que fiz na vida teve algum problema, ate pilotar ja tive por falta de guia e não foi 1x só não. Kkkkkkkk. Se deixar um problema ou alguns problemas tomarem conta do psicológico da turma lá se foi 1 semana pro vinagre. Hj vivemos num mundo imediatista e perfeccionista, e encarar uma pescaria principalmente num local inóspito pode riscar essas duas palavras do vocabulario, problemas vão ocorrer. Negocio é encarar eles e tentar fazer o máximo pra que a empreitada seja boa.
-
Fabrício Biguá deu reputação a VitorMorais em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
é a tal lei da oferta e demanda. Um barco famoso aí de SIRN que é o sonho de todo pescador, sobe 20% ao ano e mesmo assim tem fila de espera. é complicado, mas no mundo que vivemos vale muito o "ta duro, dorme!" infelizmente. o empresário? está certo, vai abaixar o valor para que?
O que tenho visto em Barcelos são mtas operações, mtas mesmo! será que comporta tudo isso de embarcação batendo isca o dia todo por quase 5 meses? Não sei, já peguei o tão sonhado 80up, mas vejo uma questão muito midiática, vou explicar: a semana que eu peguei meu maior peixe foi a pior semana em qtd. Quem vê o instagram se convence a ir e gastar um caminhão de dinheiro!
Todo mundo que vai comigo eu sempre falo: "Amazonia é para quem ama pescar e que já tem uma experiÇencia com tucunaré" o ambiente é inóspito, 1) tem que saber arremessar, não tem jeito! tem cagão que não sabe jogar uma isca, tem! mas é raridade. 2) tem que ir com tralha ajustada e o mais importante! 3) vá com a cabeça que vc pode não pegar nada! é MTO difícil pegar o 80up, não se iluda com instagram/videos... não é facil pegar. por isso mtas pessoas se convence a não ir, eu até prefiro, pq as vezes a pessoa faz até divída para ir achando que é só jogar a isca que o bocudo vem...
Já fiz essa cagada de ir em um aventureiro, nunca mais na vida.
-
Fabrício Biguá recebeu reputação de Francisco Jr em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
Tenho evitado postar esses assuntos aqui no fórum, na verdade a correria dos últimos meses tem me deixado bem ausente de todo e qualquer assunto...Mas já já retorno!!!
Pois bem...tentarei se o mais direto possível. Não estou atacando ninguém, minha ideia é abrir uma reflexão e orientar principalmente aqueles q sonham em conhecer a região do médio Rio Negro....e até mesmo abrir a mente daqueles que já conhecem a região, mas vez e outra caem em golpes por lá (sim, e tem muita gente experiente q cai).
Tudo está caro $$$$...então, não adianta querer pagar R$ 1.200,00 numa diária de pesca em Barcelos (e região próxima), sendo que no GO, MT, MS e etc, a diária de pousadas bem mais próximas aos grandes centros custam isso, ou até mais.
O q mais tem nesse País é aventureiro (me refiro agora aos pseudo empreendedores)...pois basta ver alguém crescendo para q guias resolvam ser empresários, pescadores queiram ser empresários, até mesmo sonhadores sejam empresários do ramo....e tá tudo bem com isso...O problema é q essa turma investe dinheiro por lá (sem estudo nenhum), faz com q o "ticket médio" de valor (e lucro tb) de toda aquela região caia a níveis insustentáveis...Geralmente eles quebram após alguns anos .Resumindo, ninguém ganha dinheiro.
E se ficasse só na quebradeira do comércio, ainda estava bom, mas o problema é a quantidade de amigos pescadores que enfiam de cabeça nesses esquemas "baratos", levam seus amigos juntos, e depois a bomba estoura. Já vi tanta gente tomando cano q vcs não imaginam.
As chances de acertar uma boa pescaria na AM já são baixas (comparadas até mesmo com outras regiões do Brasil), os pacotes geralmente possuem muitos dias de pesca (geralmente 1 semana inteira em razão do "casamento" de voos)...ou seja, baixa chance de capturar aquilo q se espera e, no caso de descumprimento do acordado com a operador, a pancada de frustração será enorme.
O pescador tb não é santo...tem muito pescador por aí q não sabe zarar uma isca numa piscina e, depois de não pegar nada de peixe grande (sim, o cara acha q na primeira vez q vai pra AM vai pegar um 2 dígitos), sai de lá frustrado....E tá tudo bem com isso tb, se não fosse o fato de boa parte desse tipo de pescador tentar colocar a culpa da frustração dele nos outros, seja no operador, no parceiro de barco/quarto, no isso, no aquilo.
Então é isso...poderíamos passar o dia aqui falando das falhas dos operadores, das falhas dos pescadores, das falhas do universo, mas essa não é a intenção...afinal:
- O que é bom é caro;
- Conforto tem preço/valor;
- O objetivo do empresariado é lucrar, não o condene por isso, afinal, vc tb adora lucrar;
- Confie, desconfiando, até mesmo de empresas que há anos operam nessa região. 90% delas já quebraram, mudaram de nome e iniciaram de novo;
- Guias q te levam para pescar não vão cumprir 100% o q foi acordado;
- Temporada excelentes e perfeitas (2005, 2007, 2013, 2015, 2023) arrastam multidões de pescadores para o ano seguinte a elas, ou seja, no ano seguinte as grandes pescarias teremos um monte de picaretas e sonhadores reunidos;
- Algo deu errado na pescaria!??! Lembre-se, vc só precisa de uma isca na água, vc só precisa pescar...o resto é detalhe...muitos destroem 1 semana inteira de pesca pq algo deu errado no primeiro dia...Tente manter a calma e use a cabeça para tentar reverter a situação. Não destrua a sua paz e a do grupo por qualquer situação q saiu do controle momentaneamente. Seja proativo sempre.
- E não tente ser o "espertão" onde vc não conhece, sempre há alguém mais esperto q vc.
Abs...e espero ter contribuído um pouco com a turma.
Fabrício Biguá.
-
Fabrício Biguá recebeu reputação de Renato Barreto em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
Tenho evitado postar esses assuntos aqui no fórum, na verdade a correria dos últimos meses tem me deixado bem ausente de todo e qualquer assunto...Mas já já retorno!!!
Pois bem...tentarei se o mais direto possível. Não estou atacando ninguém, minha ideia é abrir uma reflexão e orientar principalmente aqueles q sonham em conhecer a região do médio Rio Negro....e até mesmo abrir a mente daqueles que já conhecem a região, mas vez e outra caem em golpes por lá (sim, e tem muita gente experiente q cai).
Tudo está caro $$$$...então, não adianta querer pagar R$ 1.200,00 numa diária de pesca em Barcelos (e região próxima), sendo que no GO, MT, MS e etc, a diária de pousadas bem mais próximas aos grandes centros custam isso, ou até mais.
O q mais tem nesse País é aventureiro (me refiro agora aos pseudo empreendedores)...pois basta ver alguém crescendo para q guias resolvam ser empresários, pescadores queiram ser empresários, até mesmo sonhadores sejam empresários do ramo....e tá tudo bem com isso...O problema é q essa turma investe dinheiro por lá (sem estudo nenhum), faz com q o "ticket médio" de valor (e lucro tb) de toda aquela região caia a níveis insustentáveis...Geralmente eles quebram após alguns anos .Resumindo, ninguém ganha dinheiro.
E se ficasse só na quebradeira do comércio, ainda estava bom, mas o problema é a quantidade de amigos pescadores que enfiam de cabeça nesses esquemas "baratos", levam seus amigos juntos, e depois a bomba estoura. Já vi tanta gente tomando cano q vcs não imaginam.
As chances de acertar uma boa pescaria na AM já são baixas (comparadas até mesmo com outras regiões do Brasil), os pacotes geralmente possuem muitos dias de pesca (geralmente 1 semana inteira em razão do "casamento" de voos)...ou seja, baixa chance de capturar aquilo q se espera e, no caso de descumprimento do acordado com a operador, a pancada de frustração será enorme.
O pescador tb não é santo...tem muito pescador por aí q não sabe zarar uma isca numa piscina e, depois de não pegar nada de peixe grande (sim, o cara acha q na primeira vez q vai pra AM vai pegar um 2 dígitos), sai de lá frustrado....E tá tudo bem com isso tb, se não fosse o fato de boa parte desse tipo de pescador tentar colocar a culpa da frustração dele nos outros, seja no operador, no parceiro de barco/quarto, no isso, no aquilo.
Então é isso...poderíamos passar o dia aqui falando das falhas dos operadores, das falhas dos pescadores, das falhas do universo, mas essa não é a intenção...afinal:
- O que é bom é caro;
- Conforto tem preço/valor;
- O objetivo do empresariado é lucrar, não o condene por isso, afinal, vc tb adora lucrar;
- Confie, desconfiando, até mesmo de empresas que há anos operam nessa região. 90% delas já quebraram, mudaram de nome e iniciaram de novo;
- Guias q te levam para pescar não vão cumprir 100% o q foi acordado;
- Temporada excelentes e perfeitas (2005, 2007, 2013, 2015, 2023) arrastam multidões de pescadores para o ano seguinte a elas, ou seja, no ano seguinte as grandes pescarias teremos um monte de picaretas e sonhadores reunidos;
- Algo deu errado na pescaria!??! Lembre-se, vc só precisa de uma isca na água, vc só precisa pescar...o resto é detalhe...muitos destroem 1 semana inteira de pesca pq algo deu errado no primeiro dia...Tente manter a calma e use a cabeça para tentar reverter a situação. Não destrua a sua paz e a do grupo por qualquer situação q saiu do controle momentaneamente. Seja proativo sempre.
- E não tente ser o "espertão" onde vc não conhece, sempre há alguém mais esperto q vc.
Abs...e espero ter contribuído um pouco com a turma.
Fabrício Biguá.
-
Fabrício Biguá recebeu reputação de CaioFonseca em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
Tenho evitado postar esses assuntos aqui no fórum, na verdade a correria dos últimos meses tem me deixado bem ausente de todo e qualquer assunto...Mas já já retorno!!!
Pois bem...tentarei se o mais direto possível. Não estou atacando ninguém, minha ideia é abrir uma reflexão e orientar principalmente aqueles q sonham em conhecer a região do médio Rio Negro....e até mesmo abrir a mente daqueles que já conhecem a região, mas vez e outra caem em golpes por lá (sim, e tem muita gente experiente q cai).
Tudo está caro $$$$...então, não adianta querer pagar R$ 1.200,00 numa diária de pesca em Barcelos (e região próxima), sendo que no GO, MT, MS e etc, a diária de pousadas bem mais próximas aos grandes centros custam isso, ou até mais.
O q mais tem nesse País é aventureiro (me refiro agora aos pseudo empreendedores)...pois basta ver alguém crescendo para q guias resolvam ser empresários, pescadores queiram ser empresários, até mesmo sonhadores sejam empresários do ramo....e tá tudo bem com isso...O problema é q essa turma investe dinheiro por lá (sem estudo nenhum), faz com q o "ticket médio" de valor (e lucro tb) de toda aquela região caia a níveis insustentáveis...Geralmente eles quebram após alguns anos .Resumindo, ninguém ganha dinheiro.
E se ficasse só na quebradeira do comércio, ainda estava bom, mas o problema é a quantidade de amigos pescadores que enfiam de cabeça nesses esquemas "baratos", levam seus amigos juntos, e depois a bomba estoura. Já vi tanta gente tomando cano q vcs não imaginam.
As chances de acertar uma boa pescaria na AM já são baixas (comparadas até mesmo com outras regiões do Brasil), os pacotes geralmente possuem muitos dias de pesca (geralmente 1 semana inteira em razão do "casamento" de voos)...ou seja, baixa chance de capturar aquilo q se espera e, no caso de descumprimento do acordado com a operador, a pancada de frustração será enorme.
O pescador tb não é santo...tem muito pescador por aí q não sabe zarar uma isca numa piscina e, depois de não pegar nada de peixe grande (sim, o cara acha q na primeira vez q vai pra AM vai pegar um 2 dígitos), sai de lá frustrado....E tá tudo bem com isso tb, se não fosse o fato de boa parte desse tipo de pescador tentar colocar a culpa da frustração dele nos outros, seja no operador, no parceiro de barco/quarto, no isso, no aquilo.
Então é isso...poderíamos passar o dia aqui falando das falhas dos operadores, das falhas dos pescadores, das falhas do universo, mas essa não é a intenção...afinal:
- O que é bom é caro;
- Conforto tem preço/valor;
- O objetivo do empresariado é lucrar, não o condene por isso, afinal, vc tb adora lucrar;
- Confie, desconfiando, até mesmo de empresas que há anos operam nessa região. 90% delas já quebraram, mudaram de nome e iniciaram de novo;
- Guias q te levam para pescar não vão cumprir 100% o q foi acordado;
- Temporada excelentes e perfeitas (2005, 2007, 2013, 2015, 2023) arrastam multidões de pescadores para o ano seguinte a elas, ou seja, no ano seguinte as grandes pescarias teremos um monte de picaretas e sonhadores reunidos;
- Algo deu errado na pescaria!??! Lembre-se, vc só precisa de uma isca na água, vc só precisa pescar...o resto é detalhe...muitos destroem 1 semana inteira de pesca pq algo deu errado no primeiro dia...Tente manter a calma e use a cabeça para tentar reverter a situação. Não destrua a sua paz e a do grupo por qualquer situação q saiu do controle momentaneamente. Seja proativo sempre.
- E não tente ser o "espertão" onde vc não conhece, sempre há alguém mais esperto q vc.
Abs...e espero ter contribuído um pouco com a turma.
Fabrício Biguá.
-
Fabrício Biguá recebeu reputação de Guto Pinto em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
Tenho evitado postar esses assuntos aqui no fórum, na verdade a correria dos últimos meses tem me deixado bem ausente de todo e qualquer assunto...Mas já já retorno!!!
Pois bem...tentarei se o mais direto possível. Não estou atacando ninguém, minha ideia é abrir uma reflexão e orientar principalmente aqueles q sonham em conhecer a região do médio Rio Negro....e até mesmo abrir a mente daqueles que já conhecem a região, mas vez e outra caem em golpes por lá (sim, e tem muita gente experiente q cai).
Tudo está caro $$$$...então, não adianta querer pagar R$ 1.200,00 numa diária de pesca em Barcelos (e região próxima), sendo que no GO, MT, MS e etc, a diária de pousadas bem mais próximas aos grandes centros custam isso, ou até mais.
O q mais tem nesse País é aventureiro (me refiro agora aos pseudo empreendedores)...pois basta ver alguém crescendo para q guias resolvam ser empresários, pescadores queiram ser empresários, até mesmo sonhadores sejam empresários do ramo....e tá tudo bem com isso...O problema é q essa turma investe dinheiro por lá (sem estudo nenhum), faz com q o "ticket médio" de valor (e lucro tb) de toda aquela região caia a níveis insustentáveis...Geralmente eles quebram após alguns anos .Resumindo, ninguém ganha dinheiro.
E se ficasse só na quebradeira do comércio, ainda estava bom, mas o problema é a quantidade de amigos pescadores que enfiam de cabeça nesses esquemas "baratos", levam seus amigos juntos, e depois a bomba estoura. Já vi tanta gente tomando cano q vcs não imaginam.
As chances de acertar uma boa pescaria na AM já são baixas (comparadas até mesmo com outras regiões do Brasil), os pacotes geralmente possuem muitos dias de pesca (geralmente 1 semana inteira em razão do "casamento" de voos)...ou seja, baixa chance de capturar aquilo q se espera e, no caso de descumprimento do acordado com a operador, a pancada de frustração será enorme.
O pescador tb não é santo...tem muito pescador por aí q não sabe zarar uma isca numa piscina e, depois de não pegar nada de peixe grande (sim, o cara acha q na primeira vez q vai pra AM vai pegar um 2 dígitos), sai de lá frustrado....E tá tudo bem com isso tb, se não fosse o fato de boa parte desse tipo de pescador tentar colocar a culpa da frustração dele nos outros, seja no operador, no parceiro de barco/quarto, no isso, no aquilo.
Então é isso...poderíamos passar o dia aqui falando das falhas dos operadores, das falhas dos pescadores, das falhas do universo, mas essa não é a intenção...afinal:
- O que é bom é caro;
- Conforto tem preço/valor;
- O objetivo do empresariado é lucrar, não o condene por isso, afinal, vc tb adora lucrar;
- Confie, desconfiando, até mesmo de empresas que há anos operam nessa região. 90% delas já quebraram, mudaram de nome e iniciaram de novo;
- Guias q te levam para pescar não vão cumprir 100% o q foi acordado;
- Temporada excelentes e perfeitas (2005, 2007, 2013, 2015, 2023) arrastam multidões de pescadores para o ano seguinte a elas, ou seja, no ano seguinte as grandes pescarias teremos um monte de picaretas e sonhadores reunidos;
- Algo deu errado na pescaria!??! Lembre-se, vc só precisa de uma isca na água, vc só precisa pescar...o resto é detalhe...muitos destroem 1 semana inteira de pesca pq algo deu errado no primeiro dia...Tente manter a calma e use a cabeça para tentar reverter a situação. Não destrua a sua paz e a do grupo por qualquer situação q saiu do controle momentaneamente. Seja proativo sempre.
- E não tente ser o "espertão" onde vc não conhece, sempre há alguém mais esperto q vc.
Abs...e espero ter contribuído um pouco com a turma.
Fabrício Biguá.
-
Fabrício Biguá recebeu reputação de Fabricio.Passos em Desgosto, chateações, frustrações. Pesca na Região Amazônica - Esteja atento.
Tenho evitado postar esses assuntos aqui no fórum, na verdade a correria dos últimos meses tem me deixado bem ausente de todo e qualquer assunto...Mas já já retorno!!!
Pois bem...tentarei se o mais direto possível. Não estou atacando ninguém, minha ideia é abrir uma reflexão e orientar principalmente aqueles q sonham em conhecer a região do médio Rio Negro....e até mesmo abrir a mente daqueles que já conhecem a região, mas vez e outra caem em golpes por lá (sim, e tem muita gente experiente q cai).
Tudo está caro $$$$...então, não adianta querer pagar R$ 1.200,00 numa diária de pesca em Barcelos (e região próxima), sendo que no GO, MT, MS e etc, a diária de pousadas bem mais próximas aos grandes centros custam isso, ou até mais.
O q mais tem nesse País é aventureiro (me refiro agora aos pseudo empreendedores)...pois basta ver alguém crescendo para q guias resolvam ser empresários, pescadores queiram ser empresários, até mesmo sonhadores sejam empresários do ramo....e tá tudo bem com isso...O problema é q essa turma investe dinheiro por lá (sem estudo nenhum), faz com q o "ticket médio" de valor (e lucro tb) de toda aquela região caia a níveis insustentáveis...Geralmente eles quebram após alguns anos .Resumindo, ninguém ganha dinheiro.
E se ficasse só na quebradeira do comércio, ainda estava bom, mas o problema é a quantidade de amigos pescadores que enfiam de cabeça nesses esquemas "baratos", levam seus amigos juntos, e depois a bomba estoura. Já vi tanta gente tomando cano q vcs não imaginam.
As chances de acertar uma boa pescaria na AM já são baixas (comparadas até mesmo com outras regiões do Brasil), os pacotes geralmente possuem muitos dias de pesca (geralmente 1 semana inteira em razão do "casamento" de voos)...ou seja, baixa chance de capturar aquilo q se espera e, no caso de descumprimento do acordado com a operador, a pancada de frustração será enorme.
O pescador tb não é santo...tem muito pescador por aí q não sabe zarar uma isca numa piscina e, depois de não pegar nada de peixe grande (sim, o cara acha q na primeira vez q vai pra AM vai pegar um 2 dígitos), sai de lá frustrado....E tá tudo bem com isso tb, se não fosse o fato de boa parte desse tipo de pescador tentar colocar a culpa da frustração dele nos outros, seja no operador, no parceiro de barco/quarto, no isso, no aquilo.
Então é isso...poderíamos passar o dia aqui falando das falhas dos operadores, das falhas dos pescadores, das falhas do universo, mas essa não é a intenção...afinal:
- O que é bom é caro;
- Conforto tem preço/valor;
- O objetivo do empresariado é lucrar, não o condene por isso, afinal, vc tb adora lucrar;
- Confie, desconfiando, até mesmo de empresas que há anos operam nessa região. 90% delas já quebraram, mudaram de nome e iniciaram de novo;
- Guias q te levam para pescar não vão cumprir 100% o q foi acordado;
- Temporada excelentes e perfeitas (2005, 2007, 2013, 2015, 2023) arrastam multidões de pescadores para o ano seguinte a elas, ou seja, no ano seguinte as grandes pescarias teremos um monte de picaretas e sonhadores reunidos;
- Algo deu errado na pescaria!??! Lembre-se, vc só precisa de uma isca na água, vc só precisa pescar...o resto é detalhe...muitos destroem 1 semana inteira de pesca pq algo deu errado no primeiro dia...Tente manter a calma e use a cabeça para tentar reverter a situação. Não destrua a sua paz e a do grupo por qualquer situação q saiu do controle momentaneamente. Seja proativo sempre.
- E não tente ser o "espertão" onde vc não conhece, sempre há alguém mais esperto q vc.
Abs...e espero ter contribuído um pouco com a turma.
Fabrício Biguá.
-
Fabrício Biguá recebeu reputação de GuilhermeLimahHB em Afluentes próximos a Barcelos
Alexandre...vou tentar ajudar um pouco.
Subindo o Demini vc encontrará o Aracá do lado esquerdo, sim, o Aracá é um afluente do Demini.
Eu não conheço, e não tenho vontade de conhecer o Demini...hehee...os mosquitos são insuportáveis, sim. E pra mim, Rio Negro é sinônimo de ausência completa de mosquitos...A coloração dos peixes do Demini tb são mais "apagadas" por conta da cor da água....então, por escolha pessoal mesmo, não tenho vontade de conhecer o Demini.
Entrando no Aracá, bem no barranco do hotel desativado, vc terá um afluente lá chamado Curuduri...Eu já subi um pouco nele, e, mesmo com as águas altas, achei o afluente bem interessante.
Subindo bastante, vc terá outro afluente do lado direito chamado Marari. Tb pesquei pouco nele...Existem bons lagos internos lá dentro e pequenas ressacas. Acredito q no começo da temporada valha a pena pescar nele.
E, acima da comunidade do Bacuquara, a qualquer momento vc pode engatar um gigantão.
Tenho muita vontade de acampar umas 3 horas (motor 40HP) acima da Serrinha e Cureiras (sim, lá pra cima vc terá a visão da Serra do Aracá)...pela distância e baixa pressão de pesca, acredito q dê para fazer a pescaria da vida.
O Arirrarrá é um rio muito bom. O Hotel pescava 90% lá dentro, então, como ele está fechado, acredito q os peixes fiquem mais ativos, contudo, os geleiros sempre estão por perto.
Como vc sabe, o Arirrarrá é um rio, digamos, bem largo, com centenas de grandes e médios lagos...mas lá pra cima ele muda completamente, passando a bem estreito e com lagos distantes um do outro.
Um colega aqui do fórum pegou um tucunaré com mais de 13kg lá em cima...então, vale a pena tentar.
O Cuiuni é o rio preferido de vários operadores de pesca na região. Alguns dizem q os grandões mesmo estão no Cuiuni. Eu não sigo esta regra, pois pra mim, quanto mais acima melhor. O repartimento fica há uns 200Km / 250Km de Barcelos...é muito distante...De lá eu já subi umas 5 horas de voadeira e gostei muito. Em um único dia de pescaria tomamos umas 20 porradas de peixes grandes.
Tb tenho vontade de acampar lá para as bandas dos lagos do Mandu, Trovão e Raio....Se acertar a mão no nível das águas tenho certeza q dá pra fotografar uns 5 peixes acima das 18lbs, por dia.
Toda a região de Barcelos é muito rica em afluentes, lagos e ressacas. Em qualquer um desses afluentes se consegue pescar em 10 / 15 voadeiras...ou seja, é muita água.
E em todos estes afluentes a quantidade de peixes não é o forte. Claro q se vc usar uma Jummping Minnow próxima ao barraco irá fisgar 200 peixes por dia, entre tucunas borboletas de 1kg / 2kg, e traíras de 1Kg...mas rapidamente estará arremessando para o meio do lago...hehee...
Barcelos é qualidade de peixe. joia:::
Abs...e estamos na área... joia:::
Fabrício Biguá
-
Fabrício Biguá recebeu reputação de MarcioPaulo em Seca em Barcelos - 2023/2024
Verdade...mas mudaria a estabilidade para a PREVISIBILIDADE...Eu acredito q o peixe sente uma drástica mudança e se atencipa a ela.
Entre o período da cheia e da seca milhares de variáveis são apresentadas... Costumo falar q numa temporada de pesca ideal temos entre 4 e 6 boas semanas de pesca!??! Se chove demais ou se seca demais isso atrapalha muito...e se temos ESTABILIDADE dentro dessas boas semanas, aí q surge q a "temporada de ouro".
Fato é as minhas piores pescarias na AM foram com nível altíssimo ou baixíssimo.
-
Fabrício Biguá recebeu reputação de Carlos Diego Train em Seca em Barcelos - 2023/2024
Verdade...mas mudaria a estabilidade para a PREVISIBILIDADE...Eu acredito q o peixe sente uma drástica mudança e se atencipa a ela.
Entre o período da cheia e da seca milhares de variáveis são apresentadas... Costumo falar q numa temporada de pesca ideal temos entre 4 e 6 boas semanas de pesca!??! Se chove demais ou se seca demais isso atrapalha muito...e se temos ESTABILIDADE dentro dessas boas semanas, aí q surge q a "temporada de ouro".
Fato é as minhas piores pescarias na AM foram com nível altíssimo ou baixíssimo.
-
Fabrício Biguá recebeu reputação de Arcer em Seca em Barcelos - 2023/2024
Verdade...mas mudaria a estabilidade para a PREVISIBILIDADE...Eu acredito q o peixe sente uma drástica mudança e se atencipa a ela.
Entre o período da cheia e da seca milhares de variáveis são apresentadas... Costumo falar q numa temporada de pesca ideal temos entre 4 e 6 boas semanas de pesca!??! Se chove demais ou se seca demais isso atrapalha muito...e se temos ESTABILIDADE dentro dessas boas semanas, aí q surge q a "temporada de ouro".
Fato é as minhas piores pescarias na AM foram com nível altíssimo ou baixíssimo.
-
Fabrício Biguá deu reputação a Kid M em Fomos à Barcelos enfrentar as condições de pesca - Out 2024
Prezados,
Um aproveitamento feito do material escrito para servir de feedback para o Super Açu, que retrata nossa aventura (Grupo 32)
Pelo início, a questão do planejamento é algo sempre sensível no grupo, pois a cada ano se eleva a demanda de conforto e/ou qualidade, daí as pesquisas e pleitos prévios, que se tornam realidade pelo trabalho do Coordenador e daqueles que o ajudam. Pegar uma VAN às 03 h com coleta e cerveja no trajeto sempre é motivo de animação dos embarcados. Voo até Manaus sempre parece ser muito distante, ainda mais com escala em Brasília, mas acaba-se chegando, passando pelo hotel para deixar as bagagens e seguir para o restaurante (neste caso o excelente CAXIRY no centro da cidade), onde almoçamos “divinamente”. Retorno para o Hotel (Vieira Alves) e a tradicional visita à Casa Sucuri (mais próximo impossível) onde ainda teve gente gastando...
Após uma noite de sono (AC bons), café da manhã (ótimo), embarque na VAN e ida para o embarque no Caravan, para um voo tranquilo até Barcelos, onde o receptivo da Super Açu estava presente com os bonés e líquidos gelados, já sob intenso calor (aeroporto repleto de aviões e pescadores). Notícias preocupantes sobre os resultados dos que estavam voltando, mas como era “ida”, tudo festa... O SA Boat nos aguardava para embarque imediato e saída no meio de uma quantidade enorme de outras operações. Nível das águas muito baixo já em Barcelos, mas esperamos tanto tempo, que acreditávamos numa superação desses obstáculos. Todos bem alojados nas cabinas, bebidas geladas com tira-gostos e não muito depois o almoço sendo servido (Leny – já nossa conhecida do ano anterior no Premium – dando um show a cada refeição). Conjuntos montados, um leve descanso após a decisão (Geraldo e Eurico) de subirmos o Acará, e já estávamos nos botes a procura dos brutos.
Pegamos alguns poucos exemplares, mas o suficiente para a “tarde da chegada”. A trovoada chegou numa rapidez impressionante e mesmo estando perto do Boat, não houve como escapar da navegação sob intensa chuva, entre raios (ainda distantes) e trovões (cada vez mais próximos). Todos a bordo com o Boat encostado (preso) na margem na espera de melhoria de tempo (que invadiu a noite), bebendo para aquecer e degustando... Não houve resistência para tão logo empanturrados pelo jantar, irmos dormir (todos ainda exaustos da viagem aérea).
Amanhecer com poucas nuvens no céu, depois que clareou (todos acordados por volta das 05 h) e tomamos um laudo café da manhã (que se repetiu todos os dias). Já havíamos feito a distribuição das duplas c/piloteiros, de modo que foi bem tranquilo embarcar, mesmo sendo a primeira manhã de pesca. Estávamos na “boca do acesso ao Acará” e a combinação era do Boat ir recolhendo os botes no final da tarde. Água fria e muitos ataques no decorrer do dia, inclusive com embarque de peixes acima dos 70 cm. Acho inclusive que foi um dos melhores dias de peixe que tivemos, com belos dublês e muita diversão, inclusive com a perda de um conjunto que caiu dentro d’água e afundou rapidamente e mesmo mergulhando, não foi encontrado (faz parte). Embarcamos no Boat que estava aquém do ponto marcado. Muita conversa, troca de experiências e resenhas, como convém cada retorno ao barco hotel, após um dia de pesca. Gelados (inclusive vinho que foi levado) e tira-gostos com jantar em seguida (e achavam alguns que não iríamos engordar...).
A rotina matinal era sempre muito similar, com as “novas duplas” buscando os botes & guias tão logo superada a comilança do café, selecionada os lanches feitos na hora, já que as escolhas das quentinhas (ou sanduíches) já haviam sido definidas de “véspera” (pós jantar), assim como as preferências de “líquidos” de cada integrante. Muito legal (sempre) essa saída dos botes pela manhã ainda fresca, deslizando com velocidade pelas águas serenas sem vento (um espelho). Desta feita uma situação mais estressante que foi a necessidade de verificação de profundidade no canal do rio, já que a vazante era intensa. Fomos pescar, e o Eurico iria ver como superar essa situação que era básica para subirmos o Acará. Infelizmente o Boat não teve como seguir adiante, pois não era só passar, mas lembrar que teríamos que voltar pelo mesmo local e como as águas continuavam a descer com muita intensidade, o mais sensato tanto para Eurico (o prático), quanto Geraldo (o responsável pela operação), era não arriscar... com isso, a esperança que tínhamos de pescar na parte das cabeceiras do Acará se foi... (poucas alternativas a escolher, nos fizeram retornar para o rio Negro, sempre bastante pressionado pelos diversos grupos de outras operações).
A produtividade na captura dos peixes diminuiu bastante, mesmo com os esforços dos guias em nos levar para pontos considerados “bons” na região. Seria injusto e leviano não reconhecer que tentamos muito nos barrancos, drops nos bancos de areia, nas praias de areias finas, nos lagos, nas margens do negro e tudo que pudesse ter peixe, e alguns de nós chegou a presenciar boas investidas de quando e vez, mas muito menos que o desejado. Importante salientar que as distâncias dos pontos (entre si) eram – quase sempre – muito distantes, gerando um tempo enorme de deslocamento, e não de pesca, o que me parece ser um paradoxo, mas foi assim que funcionou, mesmo com os botes Bass Pro e os motores de 60 HP’s (quebraram muito ao longo dos dias).
G32 - Drops.mp4
De diferente (e bom) tivemos as paradas para almoço (algumas espetaculares), o visual da região amazônica (sempre surpreendentemente bonito), as brincadeiras entre todos, fossem dos integrantes dos Mocorongos, fossem a disciplinada e interativa equipe do Super Açú. Registro uma estrutura coberta de uma pessoa já falecida que passou a ser usada – com consentimento pelas placas existentes no local – por outros guias e operadores (a recomendação – seguida - era de não deixar lixo, preservando as coisas existentes – mesa, bancos, churrasqueira, etc...), sempre sob a copa das árvores existentes. Nesse retorno ao Boat, que não ter subido um metro sequer, ficou bastante distante desse ponto do almoço, uma trovoada com muita chuva e vento, sem falar nos raios e trovões, cada vez mais próximos no nosso rumo de retorno. Não me lembro de ter enfrentado uma situação dessa com uma enorme sensação de frio (muito vento e motor de 60 HP’s funcionando a toda....) Finalmente chegamos com a intensidade da chuva bem mais amena... Ainda assim uns poucos foram tentar – sem sucesso – um peixe de couro. Trocar as roupas molhadas por secas e se resguardar da chuva é sempre ótimo.
Também tivemos um dia de muita diversão ao sermos levados para uma estrutura coberta de árvores, onde o pessoal do apoio preparou “um assado” num fogo acesso, mas com toda aquela mordomia que vemos os americanos usufruírem quando pescam na região, ou seja, espreguiçadeiras dentro do rio, sombrinhas de proteção contra o sol, garçom atencioso e prestativo que não esmorecia o levar e trazer as bebidas e comidinhas preparadas. Foi difícil sair desse local, principalmente com a barriga cheia e o sol rachando... (valeu por eventuais desconfortos). Por fim, concluindo esse festim alimentar, faz-se necessário mencionar o LUAL cuidadosamente preparado e servido com um padrão de qualidade sensacional (costela de boi e de tambaqui, linguiças variadas, filé, coxinhas de frango, farofa, tropeiro, etc...). Também foi nesta mesma data que um dos nossos botes ficou à deriva sendo “resgatados” por um grupo de indígenas que sequer falavam português e posteriormente entregues ao guia Acará, que rebocou o Bass Boat de volta para onde estávamos. Aventura pura que ficaria minimizada CASO existisse uma intercomunicação (rádio) ativa – pelo que é a operação, achamos incrível não haver...
Hora de sintetizar o que ainda poderia ser dito (já tem muita coisa escrita). Retorno à Barcelos, com hospedagem no cheio Amazonita, onde desfrutamos da tradicional pizza da casa, totalmente cercados por outros grupos de pesca (chegando e voltando) – aparentemente foi uma semana fraca de peixe. Retorno no Caravan da Rico, num ótimo voo até Manaus. Nosso embarque era às 16h, daí a necessidade de almoço no já tradicional e próximo restaurante O LENHADOR (abrimos os trabalhos às 11:30 h), que servia buffet de diversas comidas regionais (excelentes). Sugestão de indicação aos Grupo que retornarem por Manaus ! SHOW. Aquela espera insuportável, minorada pela presença de nosso amigo MAGAL que foi ao aeroporto para nos encontrar, despacho pela GOL (tivemos que pagar uma grana pelos tubos presos juntos). Voo com escala em BSB e nova pernada para Salvador e finalmente a chegada em casa com o corpo reclamando do esforço acumulado desses inesquecíveis dias.
Em nome dos Mocorongos, agradecemos a oportunidade de desfrute nesse período na Amazônia.
Muito mais a ser dito, resumido num MUITO OBRIGADO!
-
Fabrício Biguá deu reputação a Edu Menck em Pousada Temensis - APROVADÍSSIMA
Boa tarde meus amigos, gostaria de deixar um relato positivo referente a pousada Temensis, localizada no Lago do Maçarico -AM. Estivemos lá no período de 06 a 12/10/2024, infelizmente a seca estava severa e devido a isso poucos peixes foram embarcados, porem não podemos deixar de destacar a atenção e o profissionalismo dos guias que nos acompanharam, sempre incansaveis em busca de encontrarmos o peixe. Quanto a pousada só posso dizer que se não foi a melhor, foi sem dúvida nenhuma uma das melhores que já estive, alimentação e bebida de primeira qualidade, e a vontade, os proprietários Rhusyvel e sua esposa Jhana sempre estavam presentes quando retornavámos da pescaria, e começava ali a resenha do dia, regados a bebida e petiscos de qualidade impar, boas risadas e dicas de como pescar nas condições do rio, aliás os dois só iam se deitar quando o ultimo hospede se recolhia. Recomendo a todos que desejam fazer uma pescaria pela região do Juma que conheçam esta pousada, embora os valores sejam um pouco mais altos do que as concorrentes da região, vale cada centavo gasto. Os barcos são todos plataformados e com motores 50hp, os guias todos muito atenciosos e conhecedores dos pontos de pesca, os quartos espacosos e com ar condicionado que gela muito, enfim só tenho a agradecer, e dizer que ano que vem estaremos de volta.
-
Fabrício Biguá deu reputação a Marcelo Pupim em Pescaria Pousada Rei da Amazônia - Tucunarex Tean - Setembro 2024
Caros, a tempos não participo do fórum! segue um relato para iniciar as atividades novamente.
Grande abraço.
Fomos pescar em Barcelos, final de setembro e início de outubro, na pousada Rei da Amazônia. Pescaria difícil porém muito satisfatória.
Grande abraço a todos.
-
Fabrício Biguá deu reputação a Gabriel Bragatto em Pescaria Barcelos 2023 - RELATO ATRASADO
Fala mentirosos.
Bão?
Após um ano da realização da pescaria, decidi fazer um relato para alegrar a galera do fórum e fomentar as loucuras da pesca.
A pescaria foi realizada na ultima semana de outubro de 2023.
Tudo se iniciou em maio de 2023 ao analisarmos os elevados preços praticados pelas operações de pesca nas regiões dos rios amazônicos.
Infelizmente tudo está cada vez mais caro em nosso país.
Eu e meu parceiro de guerra, Marcio Paulo @MarcioPaulo, mais conhecido como (Costelinha) na região centro-oeste do Brasil ou (Sonho de Cozinheiro) para os cozinheiros das pousadas de pesca de Barcelos, resolvemos nos aventurar novamente pela região de Barcelos.
Tendo em vista que os pacotes das operações estavam cada vez mais salgados e os níveis do rio Negro e seus afluentes nas últimas 3 temporadas eram desanimadores, resolvemos realizar um bate e volta mas que acabou virando uma operação independente
Estávamos em um dilema pois era muito desanimador gastar seus 10, 12K em uma pescaria e pegar o rio bufando água.
Cito 10 ou 12 mil no valor total, pacote + taxi aere MaoxBCL + Avião SPXMao + hotel +....
Dessa vez decidimos que seria diferente, seria na raça.
Aguardaríamos as notícias do nível do rio e das pescarias e se fossem animadoras compraríamos a passagem em cima da hora e faríamos um bate e volta em Barcelos.
Eu e meu parceiro fomos alinhando os pontos que achávamos necessário e a pescaria mudou de bate volta para Barco Hotel privado.
Contatamos um piloteiro que tinha um barco de apoio pequeno e dispunha de uma lancha com motor e elétrico.
Pelos valores calculados gastaríamos em torno de 3,5 a 4 k por pescador para pescarmos 6 dias.
Já sabíamos que não teríamos conforto pois o baixo custo já evidenciava isso.
O nosso piloteiro, o qual eu prefiro nem citá-lo aqui, já havia pilotado para o meu amigo em uma operação de pesca em Barcelos mas não estava mais pilotando para nenhuma operação.
Confiar em alguém praticamente desconhecido é algo um tanto quanto difícil, ainda mais quando ele está a 4.000 km de você, mas nós fomos amarrando as pontas e tentando nos assegurar como o que era possível.
Pois bem, após alguns meses de preparação chegou a data tão esperada.
Eu sairia de SP, meu amigo de Goiânia e nos encontraríamos no aeroporto de Brasília.
Chegamos em Manaus numa quinta-feira à noite.
Para deixar os custos ainda mais baixo resolvemos subir de expresso para Barcelos.
Acordamos na sexta-feira e às 9:00 já estávamos no Porto de São Raimundo esperando a nossa limousine.
(Porto de São Raimundo)
O expresso em regra deveria sair às 10:00 ou 10:30, mas devido ao atraso acabou saindo após às 12:00.
Pra quem não conhece o expresso, segue abaixo algumas fotos.
A barca tem ar-condicionado, TV com Netflix e até internet. A internet você paga a parte.
Chegamos em Barcelos às 20:00 de sexta-feira e nosso Yacht já estava a nossa espera.
No outro dia acordamos cedo, terminamos de comprar as coisas faltantes e partimos.
Encontrei o nosso querido Nelson Nakamura no mercado municipal de Barcelos. Uma pessoa fantástica, humilde e sempre atendendo os fãs.
Ele me disse que a pescaria dele não tinha sido fácil.
Vixi, se a dele não tinha sido fácil já fiquei apavorado.
Aqui abaixo está o nosso querido barco, vulgo Pérola Negra, que nos proporcionou uma semana de grande alegria.
Barquinho confortável, com uma beliche para descansarmos durante a noite, se bem que quando estávamos no barco meu parceiro pedia para ficar apoiando ele pelas costas na proa do barco. Disse que queria sentir a mesma sensação que a Rose em Titanic quando o DiCaprio estava atrás dela.
Achei estranho mas prontamente atendi seu pedido.
Ao embarcarmos o nosso querido piloteiro informou que aquele não era o barco dele, mas era alugado. O dele tinha dado problema no motor.
Perguntamos se tudo estava certinho e fomos citando as coisas que deveríamos ter a bordo. Quando chegamos no motor elétrico ele disse: -Rapaz, não vou conseguir levar o elétrico pois eu emprestei pro meu amigo e ele não me devolveu. Disse que devolveria ontem mas não apareceu e não está atendendo o celular.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu já sabia que enfrentaríamos percalços, mas não desanimaria.
O piloteiro disse que comandaria o barco no remo.
Ao saímos do píer atracamos em um dos postos para abastecer o tanque do nosso magnifico Perola Negra e meu amigo foi com o piloteiro buscar gelo para semana.
Enchemos o tanque do pérola e ficamos aguardando eles voltarem.
Passou-se 20, 30, 40, 50 minutos e nada.
Depois de um bom tempo vejo eles vindo lentamente e meu parceiro com um bico na cara. Achei estranho.
Ao chegarem no barco o piloteiro disse: -Vamos ter que parar ali na frente para arrumar o motor de poppa pois ele deu um problema.
Pqp, o cara se quer testou o motor que ele disse que era dele. Custava muito ligar o motor um dia antes para verificar se estava funcionando normalmente?
Bem, lá fomos nós, paramos em uma mecânica de motores e o mecânico resolveu o problema.
Aparentemente era um problema na hélice. Ela estava girando em falso.
Agora sim, finalmente voltamos ao barco e estávamos navegando a toda velocidade em águas profundas (mentira pq o Negrão estava mais seco que copo de buteco).
Resolvemos pescar e acampar na boca do demeni na primeira tarde de pesca.
Pegamos alguns peixes acardumados em um ponto do rio.
As notícias eram de seca brava e sem lugar para navegar em boa parte do rio negro, mas como nosso barco era pequeno e resolvemos subir até próximo do Itu.
O rio estava seco e achávamos que os peixes iriam atacar que nem louco, mas não foi bem assim.
No primeiro dia de pesca meu amigo acertou um 72 na Pop queen.
Os peixes estavam manhosos e percebemos que eles estavam preferindo o popper e na paradinha.
Meu parceiro fazendo jus a sua fama pegou esse belo tucunaré com ferrão. kkkkkk
No terceiro dia de pesca meu parceiro acertou outro Paca (71 cm).
Eu ainda só nos pequenos até 60cm.
No quarto dia acordamos cedo e fomos para o ponto. Chegando lá não tivemos muita ação e resolvemos ir para outro lugar.
O piloteiro tentou ligar o motor de popa mas não conseguiu.
Só faltava essa, o motor quebrar no meio da floresta amazônica a uns 7 km do barco de apoio.
Imagina a nossa cara de CU nessa hora.
Tenta, tenta, tenta e nada do motor ligar.
Puxava e puxava a corda mas nada, fumaçava e desligava.
Como o motor fumaçava muito eu fiquei pensando: “Será que esse corno não abasteceu com diesel? Não é possível, se fosse eu era bem possível que acontecesse mas esse cara é profissional. Será que eu pergunto ou é uma pergunta muito Tonta? Phodis-se, vou perguntar”.
-O fulano, você não abasteceu com diesel ao invés de gasolina?
Imagina aquela cena em câmera lenta, o piloto virando o pescoço e perguntando: -Será?
Ele abriu o tanque para conferir e adivinhem.
Mais batizada que posto de gasolina. Era Diesel puro.
Ai já sabe, ele disse que a culpa era do dono do barco de apoio que misturou.
Pois bem, já tínhamos identificado o problema e agora era só remar 7 km e trocar o combustível.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Após remarmos uns 5 km encontramos o Alvaro Scotti da Marreco Floating Lodge, que eu agradeço grandemente, e nos guinchou até o barco de apoio.
Álvaro, muito obrigado pela ajuda.
No quinto dia resolvemos subir ainda mais o rio Negro e ao adentrarmos num braço do rio meu amigo acertou esse belo baguá de um 71 cm.
Soltamos o bicho e continuamos nos arremessos. Ele arremessava de um lado e eu do outro.
Do nada vi aquela sombra verde saindo da pauleira e vindo em direção a minha Bonnie 128.
Kabuuuuum! O bocudo agarrou a isca e saiu tomando linha.
Aí já sabem, era só trabalhar com calma e correr pra alegria.
Um belo 79 Cm.
Bem, e esse foi o nosso relato de pesca.
4 peixes na casa dos 70 e o restante abaixo.
Segue algumas fotos.
Starlink ajudando a matar a saudade da família. (ao lado está o banco que meu parceiro usou durante toda a pescaria. Não sei pq mas ele só usava o banco dobrado e com esse pino pra cima) gosto é gosto.
Agradeço a DEUS e minha família por ter me proporcionado essa viagem fantástica.
Essa temporada não conseguirei ir pois meu filho acaba de nascer, mas espero ansiosamente a chegada da próxima.
Já meu parceiro está planejando ir em janeiro.
-
Fabrício Biguá recebeu reputação de Edu Garcia em Veloster + Mercury 250hp + FortCar. Completaço.
Q fera...Parabéns pela nave e q ela lhe traga muitas alegrias...