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Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Igor Noleto em Entupimento Carburador - Mercury
Saudações,
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Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Romulo Zogaib em Motor de Popa - Aproveitamento da energia gerada por ele
Só para ilustrar; nada se cria e energia elétrica retirada do motor é transformação de potencia mecânica ( hp - perdas por oposição a geração desta potencia ) para gerar 12 volts e 5 amperes são necessários perda de pelo menos 12 v. x 5 a. = 60 w equivalente a 1/11.5 de hp isso quando o motor estiver em seu torque máximo . em baixa rpm a perda aumenta. Para obtermos energia elétrica em motores de pequenas potencias deveriamos utilizar placa solar que convertem outra forma de energia em elétrica e utilização de lampadas de led que consomem baixíssimas potencias. um grande abraço aos participantes deste forum.
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Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Glauco Fortini em Motor MERCURY 40HP com comando. Como pilotar sem power trim?
Saudações Marcelo ; eu também tinha na mente que colocar console e comando a distancia seria oneroso e não traria vantagem. em 1998 um amigo viajou para os EUA e trouce um protótipo de painel de comando adaptável a qualquer pequeno barco. solicitou se eu poderia confeccionar e instalar para o barco dele. O painel é tão simples que desenvolvi melhorias e só não coloquei em linha de produção porque utilizei material reciclado que faz parte da ideia e não permitiu galvanizar. É confeccionado a partir de trÊs curvas metálicas de 90° e duas que dependeram do modelo do barco e inclinação do painel que o proprietário desejar. Utilizei por 15 anos e vendi no equipamento em 2014. Ao contrario do que se pensa é muito mais fácil equilibrar a carga e vazio atinge o planeio muito rápido . á diversas opções de caixas de direção mas da Ultra flex supera qualquer caixa não hidráulica e consegue comprar no ML .abaixo de r$ 500,00 . Caixa de comando de marchas se possivel compre de uma alavanca porque ela engata a marcha e acelera movendo a alavanca para frente e caso engate por acidente algo na alavanca ela tende a reduzir e não acelerar que é o caso das caixas de duas alavancas. dá para instalar acredito que com R$ 1500,00 a R$ 2000,00 e com certeza aconselho a quem puder que instale. Compre um console e divirta-se. um grande abraço.
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Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Alovisi em Ajuda Motor Mercury 50hp
Concordo contigo Guto embora o motor seja Tohatsu quem compra e comercializa é a Mercury devendo zelar pelo seu nome . o problema não é de hoje. a algum tempo li que estes motores foram projetados para funcionar com no máximo 10% de etanol e usamos mais que o dobro. A Mercury deveria resolver este problema , também li que o mercado nacional responde apenas por 1% das vendas nos colocando em enorme desvantagem. Se a Yamaha desenvolveu adequações para nosso combustível os órgãos fiscalizadores deveriam proibir a venda enquanto não houvesse adequação. Sofremos por essa péssima qualidade de combustível.
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Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Felipe Sousa.´. em Instalação do retificador Yamaha 15
saudações; sou eletrotécnico aposentado e gostaria de te ajudar . aqui no sul do pais acredito que 30% dos motores utilizam a bobina de energia para repor energia da bateria. temos um custo em torno de R$ 50,00 com componentes ,fios e fusivel de proteção. Sei que você tem peças de moto e se possivel venda e compre o material que descreverei e tenho certeza que você ficara feliz. Em loja de componentes eletrônicos compre : ponte retificadora de 16 amperes ,uma peça que vale uns R$ 20,00 ,quatro terminais de conexão tipo terminal de fiação de carro, um porta fusivel de rosquear e fusivel de vidro de 6A, alguns metros de fio vermelho e preto 2 x 1,5mm flexivel tipo usado em som automotivo, quantidade equivalente a distancia motor a bateria +- 3metros. ,duas garrinhas jacaré para conexão a bateria ,vermelha + , preta -. fita isolante 1m. vou descrever o passo a passo para qualquer leigo executar. a ponte retificadora tem que ser fixada em posição afastada das velas ,melhor lado do motor próximo ao carburador. observe que na ponte retificadora tem dois sinais ~~ e outros dois + - . onde tem os dois sinais ~~ ligue os dois fios vindos do motor . no sinal + ligue o fio vermelho para positivo da bateria e no sinal - ligue o fio cor preto ,negativo da bateria. Eu prefiro fixar ao terminal sinal+ uma ponta do porta fusivel e ligar o fio cor vermelha a outra ponta do porta fusivel tendo assim protegido algum curto circuito indesejável. ligue as garrinhas a bateria observando a polaridade + positivo , - negativo antes de ligar o motor para evitar faiscas. Bom trabalho e qualquer duvida solicite. a corrente de recarga é determinada e maxima dividindo os watts da bobina por 12 volts. exemplo .: 60 w quer dizer 60/12 = 5 amperes máximo.
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Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Fabio Giovanoni em [Mercury 40 p/ 50hp] Talvez Você Também Tem Essa Dúvida...
Saudações Rodrigo; desculpe não ter respondido anteriormente. Resolvi ler as 70 e poucas paginas deste fórum e acabei de reiniciar a leitura quando vi o seu post. Talvez você já tenha até alterado seu motor mas se não o fez acredito que consegui atingir o objetivo que é máximo de rendimento sem alterar fisicamente peças do motor. Inicialmente deve definir se é velocidade ou força que você almeja para dai partir para alterações . Eu fiz uma pesquisa grande e selecionei tudo que li e houvi de bom para não trocar de motor do Mercury para Yamaha que sou fã; agora depois desta pesquisa e ajustes obtidos já me ofereceram um Yamaha zero e acabei ficando com o Mercury 2016. se você quiser posso te ensinar tudo que foi feito para obter o resultado. o custo é muito pequeno,eu gastei em peças e mão de obra uns r$ 200,00 porque precisei de serviço de torno . Sei fazer a transformação do sr. Reginaldo Herera da TI náutica mas por respeito a este profissional não poderei lhe ensinar. Oque desenvolvi com este fórum posso publicar sem constrangimento. Durante A leitura deparei com textos que informam que este motor tem tecnologia de 1980...e que é troglodita,já li a respeito de que é o top porque é super usado em competições onde sofre todo tipo de fuçadas para estourar potência e corresponde. Bom estou a seu dispor . um grande abraço.
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Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Transformação Mercury 40 para 50
Saudações ;como postei para mim valeu como experiência . O ajuste de ponto para este motor e para o 50hp é 3° negativos em lenta e 18° positivo na aceleração máxima no 40 hp e 24° no 50hp com a trans formação não ha respeito por estes valores nem em lenta e nem na alta. A lenta fica acelerada e a alta tem que ser limitada pela hélice para não ultrapassar o giro. como 50 Km/h com +- 500 kg dá para obter mantendo ajustes do manual de manutenção da tohatsu optei por ajustes deste manual que está disponível na internet gratuitamente. um grande abraço.
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Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Upgrade Mercury/Tohatsu 40hp para 50hp
Saudações aos amigos do fórum; fazem dois anos que busco dados da transformação sitada acima. concordo com todo o exposto e gostaria de colaborar informando as alterações que fiz buscando melhorar a performance do motor . inicialmente coloco que iniciei a gostosa atividade de navegar na década de 80 como atirador em caçadas aqui no sul do pais.No inicio da década de 90 deixei de ser atirador e passei a navegar e curtir com algum peixe. comecei com um motor monark 7.5 hp e a cada ano fui melhorando com honda 10 hp,monark 14, suzuki 15 ,yamaha 25 hp meu primeiro zero. usei este motor por 17 anos e foram só alegrias mas sou obeso e a tralha e companheiros ficava no limite do equipamento. No final de 2014 resolvi trocar barco e motor; houveram muitas opiniões porque a região não é propicia a mais potencia, rios pequenos e baixos, mas conversei com o pessoal da Fluvimar e realizaram algumas alterações no modelo boto lx e acabei comprando com eles. Na hora da troca do motor houve uma enorme decepção com a revenda Yamaha ' Motoryama' que no inicio de 2015 suspendeu as vendas do quarenta por conta da instabilidade do dólar;mesmo tendo garantido prazo de cinco dias no terceiro dia fui executar o repasse e o funcionário simplesmente disse que o diretor de vendas suspendeu as vendas. Recorri ao senhor João Carlos da Martinelli ;que me socorreu e garantiu o preço do motor mercury 40 hp EO. Recebi tudo ok inclusive com bolsa de bride. Dez o atendimento e a atenção deste diretor de vendas. Lendo esse e outros fóruns vi que o maior problema é a sobra de gasolina nos carburadores e que esse motor só tem sinalização para baixo nivel de óleo e não tem proteção alguma para sobretemperatura . alem é claro dos relógios de rpm / velocidade serem imprecisos. Resolvi fazer adaptações . : 1º . retirei os parafusos de purga dos carburadores fui a um torneiro mecânico que fez três niples adaptadores de mangueira para ligar a tres registros pequenos de bicicleta com motor. que instalei em uma placa lateral dentro do capo do motor. utilizei algumas conexões para saida e uma peira de borracha para suquição . 2º instalei um sensor de temperatura com programa e relé auxiliar para desligamento R$ 100,00. O ajuste do rpm deixei em 3 p conforme dica do colega de forum de São João Del Rei. obs.: no yamaha 25 adaptei um sensor de temperatura da termostática do passat que opera em 86° para proteção de sobreaquecimento encima da termostática do motor de popa. Se ajustarmos carburação, ponto , hélice e angulo na popa chegaremos ao rendimento máximo de qualquer motor. retirar mais potencia acredito implicar na vida útil desta maquina. para chegar a 50 hp temos de realizar muitas trocas e talvez não compense pelos riscos. um grande abraço. observem que a marca mercury tem 50 hp porem mais pesado. Nissan e tohatso entraram com o 50 hp neste mesmo bloco de motor mas não tenho encontrado relatos desses motores.
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Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Rodrigo Coutinho em Motor MERCURY 40HP com comando. Como pilotar sem power trim?
Saudações Marcelo ; eu também tinha na mente que colocar console e comando a distancia seria oneroso e não traria vantagem. em 1998 um amigo viajou para os EUA e trouce um protótipo de painel de comando adaptável a qualquer pequeno barco. solicitou se eu poderia confeccionar e instalar para o barco dele. O painel é tão simples que desenvolvi melhorias e só não coloquei em linha de produção porque utilizei material reciclado que faz parte da ideia e não permitiu galvanizar. É confeccionado a partir de trÊs curvas metálicas de 90° e duas que dependeram do modelo do barco e inclinação do painel que o proprietário desejar. Utilizei por 15 anos e vendi no equipamento em 2014. Ao contrario do que se pensa é muito mais fácil equilibrar a carga e vazio atinge o planeio muito rápido . á diversas opções de caixas de direção mas da Ultra flex supera qualquer caixa não hidráulica e consegue comprar no ML .abaixo de r$ 500,00 . Caixa de comando de marchas se possivel compre de uma alavanca porque ela engata a marcha e acelera movendo a alavanca para frente e caso engate por acidente algo na alavanca ela tende a reduzir e não acelerar que é o caso das caixas de duas alavancas. dá para instalar acredito que com R$ 1500,00 a R$ 2000,00 e com certeza aconselho a quem puder que instale. Compre um console e divirta-se. um grande abraço.
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Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Joao Manoel Leonello Lucas em Transformação Mercury 40 para 50
Saudações ;como postei para mim valeu como experiência . O ajuste de ponto para este motor e para o 50hp é 3° negativos em lenta e 18° positivo na aceleração máxima no 40 hp e 24° no 50hp com a trans formação não ha respeito por estes valores nem em lenta e nem na alta. A lenta fica acelerada e a alta tem que ser limitada pela hélice para não ultrapassar o giro. como 50 Km/h com +- 500 kg dá para obter mantendo ajustes do manual de manutenção da tohatsu optei por ajustes deste manual que está disponível na internet gratuitamente. um grande abraço.
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Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Joao Manoel Leonello Lucas em Transformação Mercury 40 para 50
Saudações Marcelo . O Guto me indicou que devido a distancia e a custos valeria a pena comprar as instruções para transformação no site da TI naútica. comprei e o custo foi de R$ 149,00 e acabei não executando a referida transformação porque acredito que o resultado acarretara menor vida útil do motor. Como vinha pesquisando e discutindo muito com mecânicos aqui do sul do país consegui ajustes satisfatórios sem alterar ajustes de ponto e aceleração feitos pelas instruções da TI . Sei que foram feitas inúmeras transformações mas não concordo . Consegui 50 km/h em gps com casco Fluvimar boto lx 5,50m x 1,15 m ,215 kg ,carga de 220kg. total 435kg. Feliz alteração e posta o resultado depois para conhecermos. Você é de longe também quem sabe não vale a pena tentar fazer você mesmo ,é muito fácil.
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Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Reginaldo Ti Náutica em [Transformação do 40hp Mercury p/ 50hp] FAÇA VOCÊ MESMO
Saudações sr. Reginaldo; gostei muito da clareza com que expõe o conteúdo do curso o seu profissional Julio. É muito conciso. enviei email para contato TI. Sou eletrotécnico de formação e eletromecânico de vocação ; surgiram algumas duvidas e se possível solicite ao sr. Julio para dar um parecer. Hoje fiz algumas verificações com relação ao exposto no curso e esta sendo muito proveitoso .Muito obrigado por esta iniciativa de transmitir conhecimento e experiência .
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Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Reginaldo Ti Náutica em [Mercury 40 p/ 50hp] Talvez Você Também Tem Essa Dúvida...
Saudações aos amigos deste fórum; obrigado pela dica Guto, comprei o curso que voce indicou e não transformei o motor ainda porque como descrevi anteriormente sou perfeccionista e para melhorar com técnica solicitei ao sr. Julio ,mecânico da TI alguns esclarecimentos com referência a ponto e temperatura das velas. Acredito que temos de evoluir porque ha muitos pontos a discutir não somente alcançar velocidade final maior. Exemplo .: este fim de semana naveguei com diversos barcos de 40 hp ,YAMAHA ,MERCURY, TOHATSU, e com quatro adultos e uma criança corri na frente mantendo 5200 rpm e o amigo que vinha tocando o yamaha 40 falou que estava dificil me alcançar. então concluo que para superar ajustes feitos anteriormente realmente tem que ter muito conhecimento para melhorar sem comprometer durabilidade e integridade do motor.
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Sandro R. S. Buzatti deu reputação a Vladimir Chatalov em Nova porcentagem de etanol
ola pessoal , no manual do mercury eles recomendam a premiun e no manual de serviço tohatsu tambem e la no manual de serviço tohatsu ensinam a transformar 40 para 50 e facil eu fiz e ficou otimo.