Ir para conteúdo

MarcioPaulo

Membro
  • Postagens

    44
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Kid M em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Boa tarde Gabriel,
    Concordo com muito do que postou e também vou adicionar algumas coisas...
    Pegar os peixes com mais de 80 cm não é tarefa fácil, pois não teriam chegado a essa medida se não tivessem sido condicionados à sobrevivência.
    Depois de mais de 32 incursões de pesca, sempre me vi rodeado de grupos visivelmente desconfortáveis pela ausência de peixes + 80 cm em suas estatísticas.
    Não os condeno, principalmente após os custos de qualquer operação em torno da busca pelos troféus.
    Entretanto, quando ainda existiam "revistas de pesca esportiva", as imagens de grandes peixes eram em muito maior números, e nos faziam "sonhar em ficar nessas fotos".
    Tenho lembranças de grupos que conseguiram acertar as condicionantes de nível das águas, peixe atacando forte e locais de menor pressão, com resultados absolutamente "anormais" dentro do sistema de pesca semanal. Mas isso foram poucas vezes que tive acesso a esses registros.
    Há contudo um bom engajamento de diversas operações de pesca que proíbem de forma radical a retirada de qualquer exemplar.   
    Parece pouco, mas ajuda a manter o nível dos cardumes em quantitativos equilibrados pela própria natureza.
    Já estive(mos) avaliando as pescarias nos rios Passiva e Passimoni - sem dúvida excelentes rios preservados, mas com custo x benefício elevado.
    Temos dificuldade em fazer mudanças culturais no enorme grupo de pescadores esportivos no nosso país, mas a mudança (qualquer que seja) se inicia pela exemplificação e lideranças daqueles que servem de referência dos hábitos e costumes dos nossos estoques de cardumes.  
     
  2. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Gabriel Bragatto em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Fala Bruno,
     
    Bão? 
     
    Ainda não tirei meu 80 mas bati na trave (79).
    Foram 4 semanas até agora.
    Mas a pergunta que eu faço é a seguinte (-Os 80 estão cada vez mais difíceis de sair ou sempre foram?)
    A verdade é que anteriormente liamos mais relatos de pescarias com mais produtividade, mas será que as pescarias com baixa produtividade também eram relatadas?
    O bom de hoje é que muitas vezes o pescador mesmo tendo uma pescaria árdua acaba compartilhando sua experiência, pois na verdade, por mais que ele não tenha atingido a expectativa de pegar muito peixe, ele entende que ir pescar está além disso e que ele já é muito abençoado de poder ter tido essa oportunidade. 
    Claro que em épocas atrás haviam muito mais peixes em nossas aguas, o que aumentaria o numero de grandes exemplares.
     
    Por que não tiramos um 80UP por semana de pesca que realizamos? (Será que o motivo é a pressão de pesca? ou a predação humana? ou o clima muito seco ou muito úmido? Ou porque.....
     
    Sinceramente acho que não há um fator predominante, mas uma base de fatores que contribuem para uma melhor qualidade da pesca.
    Esses dias meu amigo me perguntou a mesma coisa (-Será que Pasiva e Passimoni tem aquela abundancia devido a baixa pressão de pesca?)
    Eu não acredito nisso, pois acho que esse é um dos fatores que contribuem, porém acredito que o principal seja a preservação dos animais.
    Parece que de uns anos pra cá Barcelos virou cota zero.
    Mas isso seria verdade?
    Digo isso porque no Brasil não existe lei e o ser humano é complicado. E nem vou acrescentar aquele tucunaré assado no barranco pelos pescadores que lá passam, mas essa matança também já entrariam na equação.
    Outro ponto é, adianta preservar só BCL e SIRN enquanto o pessoal soca o pau dali pra baixo?
    Isso não mudaria o comportamento dos peixes? Os tucunas não desceriam atrás das piabas e locais desabitados? Sei lá
    É tudo muito complexo.
    Talvez o @Guto Pinto saiba de algo, pois a explicação que ele deu, em um relato há um tempo atrás, sobre como funciona o ecosistema de uma represa recém formada foi fantástica. 
    Só sei que essas duas ultimas temporadas de pesca na região do Negro foram secas e todo mundo tinha a ideia que seriam fantásticas, mas pelos relatos, essa última foi bem aquém disso.
    Quando você diz que o Passiva e o Passimoni diminuiram na quantidade de 80Ups nos anos posteriores, está falando serio? Digo isso pq eu nem sabia que existiam esses lugares até o ano passado. kkkkkkkkkkkkkkkkkk.  
    Eu descobri essa pescaria num video do Fabio Bacca e fiquei impressionado com a quantidade de monstros que ele pegou.
    Se um dia eu ganhar na mega sena eu irei fazer uma pescaria lá e irei levar meu amigo @MarcioPaulo. Quero ver se ele vai manter hegemonia em pegar só jacunda com tantos tucunões na agua.
     
    Abraço.
     
  3. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Cristiano Rochinha em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Pressão de pesca.A tendência é ficar cada vez mais difícil mesmo.Olhe por exemplo a Colombia: À uns 4 ou 5 anos atrás estavam saindo varios peixes grandes assim...Agora,quase nem se ouve falar mais....
  4. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Bruno Rodrigo Nogueira em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Fala turma, após mais uma pescaria atrás dos tucunarés açus, cheguei a conclusão que os almejados " oitentões" estão cada vez mais difíceis!! Completei 19 semanas atrás dos bocudos ( 15 no médio Negro, 2 Juma, 1 Rio Preto da Eva e 1 Anauá/RR), e até o presente momento só peguei 2( 80 e 86 cm), e um parceiro de barco pegou um outro( 80 cm)! Dessa forma, e somando os dias pescados que já superam 100, concluí que o " bicho" está cada vez mais raro!! 
    Não acredito que esteja diminuindo a quantidade dos gigantes, mas sim ficando mais " arisco" devido a pressão de pesca! Digo isso pq é comum ver locais " virgens" explodirem no primeiro ano, e nos anos seguintes o tamanho dos bocudos diminuem drasticamente( Xeruini, Pasiva e Passimoni são provas disso)!! 
    O que acham?
  5. Thanks
    MarcioPaulo deu reputação a Cristiano Rochinha em [Relato] Rio Teles Pires - Dez2024   
    Fala galera,tudo bem??!!
     
    Vou deixar aqui um breve relatinho de uma pescaria realizada em dezembro de 2024,no rio Teles Pires,Sul do Pará!
     
    Fomos em 6 amigos conhecer essa região inédita para todos nós.Escolhemos pescar apenas 3 dias,sabendo que seria pouco tempo pra explorar a região que é muito farta em peixes,porém foi o que conseguimos...E deu pra ser divertir muito.
     
    Eu me encarreguei de toda a organização dessa viagem (como sempre né rs), e procurando voos de SP a Alta Floresta já me deparei com o primeiro problema: o valor absurdo das passagens,3,5k no mínimo.Pra mim e meus amigos meros mortais,totalmente fora de cogitação.Então me lembrei do aeroporto de Sinop,que sempre tem voos baratos partindo de SP.
    Foi o que fizemos.Passagens ida e volta compradas por apenas R$780,00.
    Partindo de Sinop,alugamos 2 carros e fomos para Alta Floresta,algo em torno de 315km.
    Viagem tranquila,estradas boas.Pernoitamos em Alta Floresta, e no dia seguinte,seguimos viagem de carro até o porto do rio São Benedito,já no estado do Pará,após uma rápida travessia de balsa entre a divisa de MT/PA sobre o rio Teles Pires.
     
    Em Alta Floresta

     
     
    A pousada que ficamos foi a Arara Azul Lodge,que fica na região da reserva indígena Kayabi.
    Do porto do rio São Benedito,seguimos de barco até a pousada ,chegando nela já no início da noite.Sempre aquela aventura!!

    WhatsApp Video 2024-12-23 at 13.00.42.mp4    
     
    Pousada sem luxo e sem frescuras,exatamente do jeito que gostamos.
    Dormitórios e refeitório em estilo de ocas indígenas.

     
    Como fomos no mês de dezembro,pegamos o início da subida das águas.Época muito especial pra pescaria de grandes bagres.E esse foi nosso foco durante a maior parte da pescaria.
     
    Começamos pescando num grande poço bem em frente à aldeia, e os resultados logo começaram a aparecer.Ainda pequenos,mas uma boa quantidade de jaús.

     
    A iscas utilizadas foram as mais variadas,entre pedaços de peixe ou peixes inteiros (jacundás,cabeça de tucunaré,piranha,cachorra,corvina),iscados em anzóis 12/0.
    Devido a pescaria ser realizada em grandes poços e locais de águas rápidas,tivemos que usar chumbadas de 400g.

     
    Terminamos o período da manhã com alguns "filhotes de gigantes" embarcados e algumas linhas quebradas.
    Partimos pro período da tarde.Mesma técnica,novos poços.E o primeiro gigante apareceu pro parceiro Alvaro,vulgo "Osvardão",já que o caboclo tem cara de Osvardão mesmo.
    E detalhe: jauzão fisgado pelo rabo.Muita caguira mesmo!!!


    WhatsApp Video 2024-12-10 at 20.38.12.mp4    
     
    Como no nosso barco não saiu nenhum gigante,nos restou apreciar o fim de tarde e as belezas do lugar!

     
    Foz do rio Cururu no Teles Pires!

     
    Da pousada que estávamos até a foz do rio Cururu eram cerca de 15 minutos de barco apenas,então,logicamente fomos conhecer esse famoso rio encravado na floresta amazônica.
    Na manhã do 2° dia,subimos o Cururu até uma cachoeira intransponível (à menos que se arraste barco e caminhe pela mata).
    E aí sim pudemos ver o que é um rio realmente preservado...Meus amigos,o local cheira pureza.Não há nenhum vestígio de civilização humana.As águas,apesar de escuras,são translucidas,de uma beleza inigualável.Valeu só de ter ido conhecer...
    Nele,fomos atrás dos tucunas pinchando em remansos com pedras e nas margens de mata ciliar intocadas.Alguns pescadores de outro grupo também fizeram a pescaria de varejão de bambu,usando coquinho araçá como isca,e conseguiram pegar algumas matrinxãs e pacus borracha.
    Segue imagens do local..

     
    Tucunas mirianae extremamente briguentos!!

     
    No período da tarde,voltamos ao Teles Pires atrás dos couros,e na espera dos grandes,sempre ficávamos com uma tralha de 25lb atrás de peixes menores.
    E uma boa variedade foi fisgada,entre elas grandes corvinas,cachorras,cacharas nos raseiros de ponta de praias,inúmeras arraias e em destaque para um belo jundiá fisgado pelo meu parceiro Scarelli e uma cachorra gigante fisgado por parceiros do outro barco.

     
    E mais uma vez,no finalzinho da tarde,outro jauzão fisgado,agora pelo parceiro Juliano.

     
    Terceiro e último dia,repetimos a estratégia atrás dos grandões,afinal ainda faltava o meu...
    E lá pelas 10h da manhã,desencantei rsrsrs...Ainda não era super gigante,mas um peixe com muita saúde e vigor...Brigou demais!!!!

     
    E o parceiro Alemão,em outro barco,conseguiu também uma "rainha das águas"...Uma piraíba!!

     
    No período da última tarde,seguimos para um ponto onde as pirararas são bem frequentes.
    Mas na minha isca,quem resolveu morder foi um baita jaú....Peixe realmente grande!!!put@ felicidade!!!!
    Devido a euforia no barco e o cansaço da briga,nem conseguimos tirar uma foto top que realmente representasse o tamanho do peixe.Mas os momentos foram eternizados!!


     
    Após a soltura do peixão,voltamos ao local onde eu havia pego o outro de manhã,e nesse ponto ainda conseguimos fazer uma excelente pescaria de peixes médios...Muito top!!!

     
    Os parceiros Juliano e Alemão foram atrás dos tucunas na entrada de um lago do Teles Pires,e se depararam com um grande cardume,onde pegaram cerca de 40 deles...Infelizmente na euforia,também não conseguiram nenhuma foto boa rsrsrs...
     
    É isso galera.Acho que falar que pescaria em locais preservados é outro nível, é chover no molhado!
    Sem preservação não há peixe.
    E esse trecho do rio Teles Pires realmente continua bem preservado.Um local que realmente vale a pena.Eu voltarei!
    Caso alguém queira mais detalhes sobre a operação de pesca ou encarar ir lá,podem me chamar no privado.
    Abraços e fiquem com Deus!!
     
     
     
     
     


  6. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Matheus Assoni em Lago de Furnas: Fevereiro/2025   
    Obrigado Marcio. Agora que fiz o primeiro relato, aparecerão outros, se Deus quiser.
  7. Thanks
    MarcioPaulo recebeu reputação de Cristiano Rochinha em [BARCELOS-AM Janeiro 2025] - Rios Aracá/Demeni/Itú/Negro   
    Recebi um convite do tio da minha espora, para fazer uma pescaria no rio Arirarrá em Barcelos, região onde ele e sua familia foram criados, então fui programando para ir na semana do festival do peixe ornamental, convidei mais um amigo que não havia pescado no Amazonas ainda e a ideia era fazer uma pescaria bem simples, ir e acampar, porem foram aparecendo outros amigos interessados e acabou virando uma turma de 11 pescadores, sendo que só um deles já havia pescado em Barcelos, então tivemos que mudar os planos e alugamos um barco hotel com capacidade para 14 pescadores, o barco já vem completo, faltando apenas contratar a tripulação e demais gastos como combustivel, alimentação, bebidas e etc. Dos 11 iniciais,  4 pessoas (dois casais) foram de SC, e o restante todos de Goiania-GO, faltando 1 semana pra pescaria um casal de amigos de Goiania, desistiram por motivos pessoais, então o grupo ficou com 9 pescadores. Os 4 que foram de SC, foram de taxi aéreo de Manaus/Barcelos, os demais optamos por ir e voltar de lancha expresso, mas acontece que devido ao festival do peixe ornamental, o barco expresso que ia de Barcelos para Manaus na sexta-feira as 20 hrs, mudaram a data de partida para dia 03/02/2025 que deu numa segunda-feira, e o nosso voo de volta para casa foi dia 02/02/2025, então tivemos que voltar de taxi aéreo.
     
     
       
     
      
    Agora a pescaria, como o rio Arirarrá estava um pouco cheio, tivemos que mudar a rota, ficammos entre o Padauari e Aracá/Curuduri/Demeni, o guia pratico sugeriu ir para o lado do Aracá, e assim fomos.
    Alguns peixes pegos nessa região:
     
      
      
      
      
    Como na região do Aracá/Demeni, o rio estava muito seco, e haviam umas 4 operações de pesca, decidimos sair dali e ir para o Negro, na boca do Itú, lá o rio estava na caixa, mas a pescaria continuava dificil, mesmo com o rio secando e em boas condições.
    Alguns peixes pegos nessa região:
     
       
     
     
      
      
     

     
     
     
      
     
         
      
     
    Esses guias são de um outro barco, um deles o que está ao centro abaixado, nos socorreu um dia que o combustivel acabou.
     
    E assim foram esse dias que serão inesqueciveis para todos nós!
     
  8. Thanks
    MarcioPaulo recebeu reputação de Edmar Alves em [BARCELOS-AM Janeiro 2025] - Rios Aracá/Demeni/Itú/Negro   
    Recebi um convite do tio da minha espora, para fazer uma pescaria no rio Arirarrá em Barcelos, região onde ele e sua familia foram criados, então fui programando para ir na semana do festival do peixe ornamental, convidei mais um amigo que não havia pescado no Amazonas ainda e a ideia era fazer uma pescaria bem simples, ir e acampar, porem foram aparecendo outros amigos interessados e acabou virando uma turma de 11 pescadores, sendo que só um deles já havia pescado em Barcelos, então tivemos que mudar os planos e alugamos um barco hotel com capacidade para 14 pescadores, o barco já vem completo, faltando apenas contratar a tripulação e demais gastos como combustivel, alimentação, bebidas e etc. Dos 11 iniciais,  4 pessoas (dois casais) foram de SC, e o restante todos de Goiania-GO, faltando 1 semana pra pescaria um casal de amigos de Goiania, desistiram por motivos pessoais, então o grupo ficou com 9 pescadores. Os 4 que foram de SC, foram de taxi aéreo de Manaus/Barcelos, os demais optamos por ir e voltar de lancha expresso, mas acontece que devido ao festival do peixe ornamental, o barco expresso que ia de Barcelos para Manaus na sexta-feira as 20 hrs, mudaram a data de partida para dia 03/02/2025 que deu numa segunda-feira, e o nosso voo de volta para casa foi dia 02/02/2025, então tivemos que voltar de taxi aéreo.
     
     
       
     
      
    Agora a pescaria, como o rio Arirarrá estava um pouco cheio, tivemos que mudar a rota, ficammos entre o Padauari e Aracá/Curuduri/Demeni, o guia pratico sugeriu ir para o lado do Aracá, e assim fomos.
    Alguns peixes pegos nessa região:
     
      
      
      
      
    Como na região do Aracá/Demeni, o rio estava muito seco, e haviam umas 4 operações de pesca, decidimos sair dali e ir para o Negro, na boca do Itú, lá o rio estava na caixa, mas a pescaria continuava dificil, mesmo com o rio secando e em boas condições.
    Alguns peixes pegos nessa região:
     
       
     
     
      
      
     

     
     
     
      
     
         
      
     
    Esses guias são de um outro barco, um deles o que está ao centro abaixado, nos socorreu um dia que o combustivel acabou.
     
    E assim foram esse dias que serão inesqueciveis para todos nós!
     
  9. Like
    MarcioPaulo recebeu reputação de Matheus Assoni em Lago de Furnas: Fevereiro/2025   
    Show de bola, parabens pela pescaria e obrigado por compartilhar esses momentos!
  10. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Matheus Assoni em Lago de Furnas: Fevereiro/2025   
    Boa noite pescadores, espero que esse relato, os encontre com muita saúde e já se planejando para a próxima pescaria.
    Faço hoje minha estreia aqui nos relatos, e, nada melhor que começar tendo o relato da quebra de recorde pessoal de tucunaré azul, bom, vamos lá.
    Saímos de São Paulo na sexta feira por volta das 20:00, mais precisamente do bairro Ipiranga, rumo à Carmo do Rio Claro, distante aproximadamente 430 km, viagem tranquila e já rotineira. Nosso destino, é a excelente pousada Jatobá, que sempre nos acolhe da melhor maneira, com acomodações confortáveis, ar condicionado e tudo o que um pescador precisa pra se recuperar com uma boa noite de sono, para poder encarar a briga com os fortes azuis do mar de minas.
    Meu parceiro de pesca e de vida, é meu pai, mais conhecido por Mazinho, com quem faço questão de pescarmos juntos, sempre que possível. Digo que ele é o astral da pescaria, sempre de bom humor, e sempre com pensamento positivo na busca dos peixes.
    Chegamos na pousada por volta das 02:30, e, como a ansiedade já não nos deixava dormir, ficamos tomando algumas, arrumando a tralha e já pensando no primeiro dia de pesca que iniciaria dentro de poucas horas.
    A pescaria seria com o mestre Leandro Silva, que na minha humilde opinião, é o melhor guia profissional de pesca com quem já tive a oportunidade de pescar. Barco excelente, conhecimento do lago de furnas e do comportamente do tucunaré, humildade, e o que mais nos empolga, ser apaixonado pela pescaria, ele literalmente se empolga mais que nós, a cada rebojada na isca, fazendo com que o sarrafo da pescaria fique cada vez mais alto. Para quem não o conhece, indico de olhos fechados e com a certeza que a experiência completa de um final de semana de pesca sensacional.
    Mas vamos à pescaria, que é o que mais importa nesse relato.
    Já no sabado pela manhã, depois do café reforçado feito pela Claudia e as meninas da cozinha, partimos rumo ao lago. Nossa pescaria deveria ser realizada no final de semana anterior, mas, pela intensidade das chuvas, foi cancelada devido à estrada de terra que dá acesso a pousada.
    Com a esperança de boas ações, iniciamos nossa pescaria. Lago enchendo aproximadamente 20cm por dia, e estruturas ficando menos visíveis na superfície da água, o Leandro indicou que usassemos iscas de superfície, e com o barco afastado da margem, arremessando as iscas entre o bico do barco e a margem, no primeiro ponto, já tive a honra de quebrar meu recorde pessoal, 58cm de Tucunaré explodindo na superfície e já deixando as pernas bambas logo pela manhã.

     
    Pra eternizar à lembrança, o momento mais importante da pesca, à soltura de quem tanto nos alegra e nos faz percorrer muitos quilometrôs.

    WhatsApp Video 2025-02-11 at 20.09.18.mp4  
    Depois de abrir o boteco (indispensável depois de quebrar um recorde), e com a adrenalina já abaixando, voltamos a pescaria, o peixe estava mais afundado, aproximadamente em locais com mais de 2,5 metros de profundidade, mas, não atacava iscas de meia água, apenas subia em iscas de superfície, se acertasse a isca, bem, se não, não voltava mais para atacar e só nos deixava na saudade e no imaginário do tamanho do peixe pelo rebojo que deixava na água.
    Um pouco antes do almoço, meu pai, ainda acertou um belo peixe, de 54cm, que já deixava a pescaria da manhã feita, e, prontos pro churrasco, ponto forte da operação do Leandro Silva também, não é atoa que o chamamos de mestre.

     

     
    Depois de alimentados e descansado, partiu segundo tempo do primeiro dia de pesca.
     
    Conforme o sol esquentava, as ações diminuiam, mas, estávamos lá, batendo isca e hora ou otra, engatanado os azuis do lado sul mineiro.

     
    Final de pescaria no primeiro dia, mesmo diante das dificuldades, a pescaria pra nós, estava mais do que suficiente no primeiro dia, era, só voltar à pousada, tomar uma ducha e apreciar uma boa comida mineira da pousada e aguardar o próximo dia.
     
    Domingo cedo, pós café, e lá estávamos rasgando a água novamente em busca dos azuis, a pescaria se manteve parecida com o dia anterior pela manhã, com algumas boas ações, mas, o peixe não queria se dar ao luxo de aparecer pras fotos, até que uma pancada no stick e ele veio pra foto.

     
    O dia ia passando e íamos topando com alguns peixes de menor tamanho, mas, que renderam boas porradas na superfície e alegria dentro do barco.

    Destaque pra essa fêmea, que o macho deu uma pancada, a femea pegou antes dele, ele veio até próximo ao barco acompanhando, e não pegou, mas, o tamanho dele assustou, pelo olho do pescador, beirava os 60cm.

     
    E assim, encerramos mais uma pescaria, sempre agradecendo a Deus pela oportunidade de continuar fazendo o que somos apaixonados e ter a presença do meu incentivador e meu espelho vivendo esses momentos comigo, e, com a certeza que viveremos muito mais enquanto papai do céu permitir.
     
    Materiais Utilizados:
     
    Varas: 12, 14 e 16 libras
    Carretilhas: Perfil Baixo, tamanhos 101 e 151
    Iscas: Zaras e Sticks de 8,5cm à 11 cm.
  11. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Fabrício Biguá em [BARCELOS-AM Janeiro 2025] - Rios Aracá/Demeni/Itú/Negro   
    Olha aí que legal, Marcio...Parabéns pela iniciativa e por compartilhar tudo conosco.
    A minha turma de pesca surgiu exatamente da mesma forma...Começamos com 4 pescadores e a coisa foi ficando séria.
     
    Essa temporada está sendo complicada em termos de peixe e constância do clima/rio...mas o bom mesmo é conhecer, rir e estar com a turma.
     
    E esse guia do centro é o Lôro...pra mim, um dos melhores da região. Ele está sempre disposto a ajudar, a pegar peixe grande e por aí vai.
     
    Abs...e que venham outras pescarias pra vc e sua turma. 
  12. Like
    MarcioPaulo recebeu reputação de Fabrício Biguá em [BARCELOS-AM Janeiro 2025] - Rios Aracá/Demeni/Itú/Negro   
    Recebi um convite do tio da minha espora, para fazer uma pescaria no rio Arirarrá em Barcelos, região onde ele e sua familia foram criados, então fui programando para ir na semana do festival do peixe ornamental, convidei mais um amigo que não havia pescado no Amazonas ainda e a ideia era fazer uma pescaria bem simples, ir e acampar, porem foram aparecendo outros amigos interessados e acabou virando uma turma de 11 pescadores, sendo que só um deles já havia pescado em Barcelos, então tivemos que mudar os planos e alugamos um barco hotel com capacidade para 14 pescadores, o barco já vem completo, faltando apenas contratar a tripulação e demais gastos como combustivel, alimentação, bebidas e etc. Dos 11 iniciais,  4 pessoas (dois casais) foram de SC, e o restante todos de Goiania-GO, faltando 1 semana pra pescaria um casal de amigos de Goiania, desistiram por motivos pessoais, então o grupo ficou com 9 pescadores. Os 4 que foram de SC, foram de taxi aéreo de Manaus/Barcelos, os demais optamos por ir e voltar de lancha expresso, mas acontece que devido ao festival do peixe ornamental, o barco expresso que ia de Barcelos para Manaus na sexta-feira as 20 hrs, mudaram a data de partida para dia 03/02/2025 que deu numa segunda-feira, e o nosso voo de volta para casa foi dia 02/02/2025, então tivemos que voltar de taxi aéreo.
     
     
       
     
      
    Agora a pescaria, como o rio Arirarrá estava um pouco cheio, tivemos que mudar a rota, ficammos entre o Padauari e Aracá/Curuduri/Demeni, o guia pratico sugeriu ir para o lado do Aracá, e assim fomos.
    Alguns peixes pegos nessa região:
     
      
      
      
      
    Como na região do Aracá/Demeni, o rio estava muito seco, e haviam umas 4 operações de pesca, decidimos sair dali e ir para o Negro, na boca do Itú, lá o rio estava na caixa, mas a pescaria continuava dificil, mesmo com o rio secando e em boas condições.
    Alguns peixes pegos nessa região:
     
       
     
     
      
      
     

     
     
     
      
     
         
      
     
    Esses guias são de um outro barco, um deles o que está ao centro abaixado, nos socorreu um dia que o combustivel acabou.
     
    E assim foram esse dias que serão inesqueciveis para todos nós!
     
  13. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Rafael Takahiro em IGARATÁ: Out/2024 - Chuva, peixe manhoso, poucas ações - do jeito que a gente gosta!   
    Opa, Marcio, ouvi falar que é top, tem uns verdões aí né?
    Já vi umas fotos de vários 50tões aí!

    Te mandei uma mensagem, Amazonia ainda estamos decidindo.
    Tocantins já até definimos data!
  14. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Guto Pinto em IGARATÁ: Out/2024 - Chuva, peixe manhoso, poucas ações - do jeito que a gente gosta!   
    Vcs que pescam tucuna amarelo, nessas represas interior de SP com agua mais gelada,  igual eu pesco aki td semana,  dia q peixe tiver manhoso , de casal ninhando, etc experimentem esse Shad, aqui ele é mortal com peixe assim, jogana cara do bicho e da uns toquinhos.  Só não rola lugar q tem muita
    piranha. Tem que ser o pratinha com rabo vermelho. 

     
  15. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Joao Manoel Leonello Lucas em IGARATÁ: Out/2024 - Chuva, peixe manhoso, poucas ações - do jeito que a gente gosta!   
    Romualdo é gente boa demais, já pesquei com ele algumas vezes, não tem como errar.
     
    Eu tenho um barco lá, vou por conta mesmo, as vezes quando estou de férias e é durante a semana chamo o Romualdo para guiar para mim.
     
     
  16. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Pedro Henrique Orlando F em PEIXES EXTINTOS NAS REPRESAS PAULISTAS COM A INVASÃO DAS CORVINAS E TUCUNARES   
    Que viagem esse tópico, acredito que a grande maioria aqui são pescadores esportivos e a maioria matava tudo o que pegava, porém evoluíram e passaram a soltar os peixes, pois ele representa nosso hobby e retirar da natureza é acabar com a diversão do amanhã. Infelizmente os políticos da região mencionada não sabem o potencial da pesca esportiva no fomento econômico, mas espero que um dia hajam leis e fiscalizações. Evidentemente que soltar o peixe, ele não morre e estará livre para dar continuidade no ciclo reprodutório e garantir a pesca para futuras gerações. 
  17. Like
    MarcioPaulo recebeu reputação de Guilherme Stival em PESCARIA MAIS DIFÍCIL DA MINHA VIDA   
    Muito obrigado por compartilhar da sua pescaria e aventura, o desafio foi enorme, cada peixe era um troféu!
  18. Thanks
    MarcioPaulo deu reputação a Guilherme Stival em PESCARIA MAIS DIFÍCIL DA MINHA VIDA   
    Já imaginou chegar na Amazônia (maior bacia hidrográfica do mundo) e se deparar com uma seca histórica onde todos os lagos, ressacas e igarapés estão TOTALMENTE secos?

    Pois é, esse foi o cenário que encarei no Rio Juma entre 13 e 19 de outubro de 2024.

    Eu e meu Pai sempre pescamos na região de Barcelos mas dessa vez resolvemos conhecer o Rio Juma, conhecido por ser um rio com grandes tucunarés-açus mas também por ser um local com grande pressão de pesca por ser mais próximo de Manaus.

    Antes de escrever sobre a parte "ruim" da viagem - coloco ruim entre aspas porque é sempre bom estar na Amazônia, independente das condições de pesca - , vamos falar sobre a parte boa.

    Eu e meu Pai chegamos um dia antes de seguir até a pousada (alto juma fishing), aproveitamos para almoçar no restaurante CAXIRI e a noite fomos até a famosa CACHAÇARIA DO DEDÉ, conversando e imaginando como seria nossa pescaria porque as notícias não eram das melhores, a pousada deixou bem clara as condições que enfrentaríamos e inclusive nos deram a opção de remarcar mas como moramos muito longe as passagens já estavam compradas, resolvemos encarar.

        

        No dia seguinte pegamos uma VAN seguimos para o porto do CEASA, embarcamos na balsa, atravessamos o encontro do Rio Negro e Solimões, depois mais uns 40 minutos de estrada até chegar no RAMAL de embarque na Lancha Rápida da Pousada.

        O trajeto de Lancha Rápida que normalmente demoraria no máximo 1hr30min, fizemos em 3hrs por conta da seca, estava muito difícil de navegar, o rio estava muito estreito. O prazer de estar na Amazônia é indescritível, mesmo sabendo que seria difícil, estávamos ali conhecendo um lugar novo, pessoas novas e vivendo aquele momento entre Pai e Filho.

       Chegamos na pousada e já fomos recebidos com cervejas geladas e petiscos. Não tenho nada para reclamar da operação Alto Juma fishing, pousada simples mas com o conforto necessário, comidas excelentes.

        
     
      Primeiro dia não teve pesca, ficamos conversando com os guias, organizando o material e preparando para a pescaria que começaria no dia seguinte.
     
    As notícias eram preocupantes, todos os guias falaram que o peixe não estava comendo, não estava ativo, não estava caçando. A água do Rio Juma MUITO QUENTE, suja, barrenta, em alguns pontos a água estava parada, ou seja, a água do rio  não estava correndo e o cenário era muito preocupante.

      Foi a pior seca já registrada na região e os peixes estavam literalmente lutando para sobreviver, água sem oxigenação, poucos locais para eles se abrigarem ficando mais expostos aos predadores naturais.

      Conversando com os nativos da região, percebi que estava acontecendo algo chamado como a Hipóxia em peixes. 

      A hipóxia em peixes de rio ocorre quando a concentração de oxigênio dissolvido na água diminui drasticamente, provocando estresse e podendo até causar a morte dos organismos aquáticos. Esse problema ambiental surge por diversos fatores que acabam interagindo e agravando a situação.. Em épocas de calor intenso, a situação se agrava, pois a água quente retém menos oxigênio, ao mesmo tempo em que o metabolismo dos peixes se acelera, aumentando sua demanda por oxigênio. A baixa circulação da água em períodos de seca ou em áreas represadas também intensifica a falta de oxigênio, pois a água parada dificulta a troca e a reoxigenação natural. 

      Resumindo, o peixe não estava ativo, para capturá-los a isca deveria passar literalmente na frente deles ou até mesmo encostar no peixe para que eles atacassem, situação muito difícil. 
      Isca de superfície? Apenas para testar as iscas novas da caixa mas sem esperança de captura. Até mesmo os pequenos tucunarés popocas e traíras estavam escondidos, não se via atividade nenhuma de peixe. Muito de vez em quando aparecia um pirarucu mas também não estavam comendo.

     Foto do Igarapé em frente a pousada TOTALMENTE SECO.
     
    Todos os pescadores de todas as pousadas da região estavam pescando nos mesmos pontos de pesca porque como estava tudo seco, tinha sobrado apenas o leito estreito e barrento do rio para tentar alguma coisa. 
     
           
     
      A situação do rio era essa, pouquíssimos pontos de pesca com os peixes totalmente inertes.

      Já imaginou em 5 dias de pesca na Amazônia e pegar apenas 3 peixes? Pois é, foi exatamente isso que aconteceu comigo.
      Nunca tive a minha fé, esperança, perseverança e força de vontade testadas dessa forma, foi algo que eu nunca imaginei que aconteceria...uma pescaria desanimadora na qual a gente tinha que lutar contra a nossa vontade de desistir o tempo todo...foi realmente muito difícil.
      Apesar disso, consegui encarar a viagem com otimismo e alegria. Na companhia de meu Pai, bebíamos umas cervejas, escutávamos músicas, trovácamos de iscas e íamos brincando, tentando, testando e aproveitando a oportunidade de estar ali.
      Até que o primeiro peixe saiu, no primeiro dia de pesca, na parte da tarde. 1 ação, 1 peixe embarcado.
        51cm.
       
     
      Segundo dia de pesca com NENHUMA AÇÃO. Simplesmente isso. Nada do que a gente fazia adiantava, a não ser a esperança de acertar a isca na boca do peixe porque como eu disse anteriormente, o peixe não estava caçando.
      Terceiro dia de pesca acertei mais um peixe, novamente, 1 ação 1 peixe.
        60cm.
     
      Todos os peixes eram como troféus, devido à dificuldade. Resolvi encarar o desafio, o treino foi insano, muitos arremessos e muita persistência.
       
      Quarto dia de pesca SEM AÇÃO.
     
      Quinto dia de pesca, por volta das 13hrs30min, achei o peixe que eu tanto procurava. Um única ação o dia todo, uma única chance de embarcar o peixe que eu tanto imaginei.
     
      Apesar de toda a dificuldade, apesar de todo o cenário preocupante de seca, eu encontrei o peixe que por um momento achei que não encontraria. Entretanto, a esperança do pescador é imbatível. 
     
     A minha isca enroscou em uma galhada no fundo do rio... fiquei dando toques de ponta de vara para tentar desenroscar enquanto o guia chegava com a canoa mais perto para tirar.

      Em um desses toques de ponta de vara, o peixe mordeu a isca. Foi um susto muito grande porque eu não estava esperando, já que a isca estava enroscada. Acreditamos que o peixe estava literalmente parado no local onde a isca enroscou e com os toques de ponta de vara o peixe não resistiu e mordeu a isca. No que ele mordeu, a isca desenroscou e a tomada de linha começou e logo de cara foi dando aquele salto espetacular do tucunaré-açu.
     
      O peixe  enroscou em galhadas, foi uma luta daquelas, rio muito seco, muitos galhos, medo da linha estourar, mas finalmente consegui embarcar o peixe.

             75cm.
     
     
      Esse peixe de 75cm teve gosto de um 80up. Vou guardar essa foto pra sempre. A natureza presenteia quem respeita e quem persiste. Jamais esquecerei desse peixe. 

      Apesar dos pesares, Rio Juma realmente é lugar de peixe grande. Já fui para Barcelos e voltei sem pegar um peixe desse tamanho, apesar de ter pegado muitos de outros tamanhos.

      Foi muito delicado devolver esse peixe, ele estava exausto, tive que ficar mais de 5 minutos segurando ele na água para que ele retomasse um pouco do fôlego e liberá-lo. Até hoje me pego pensando se ele sobreviveu ou não, mas acredito que sim, torço por isso.

     Foi uma viagem que entrou para a história. A pescaria mais difícil da minha vida mas que se tornou uma viagem inesquecível ao lado do meu Pai.

      
     
     
    Em janeiro de 2025 estaremos em Barcelos na esperança de pegarmos uma condição totalmente diferente mas com a mesma alegria e gratidão em estar vivendo momentos incríveis.



  19. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Adalberto Magrao em Bate Volta Barcelos - Nova Opção - Out2024   
    Olá Amigos.
    Desde 2009 eu frequento a região de Barcelos( Ja fui de Barco Hotel, Pousadas Diversas, Flutuante).
    A partir de 2017 começei a fazer bate volta de Barcelos( Hotel Cidade ou Amazonita) por opção simples de não querer mais ficar preso com horarios, etc. Se quiser subir ou descer o rio, fica a meu critério.
    Então nesses passos da vida eu fiz amizades com Izaias um guia local, nascido na Comunidade Dom Pedro II que fica a 1 hora descendo o rio na mesma margem que Barcelos.
    Ja tinha ido 4 x com ele no esquema citado acima,  mas esse ano eles começaram a fazer uma pousada para 10 pessoas lá na Comunidade onde ja tem energia eletrica e internet.
    Praticamente fui inaugura-la .
    Fomos eu e Meu amigo Silvio que mora em Campinas.
    Nossa data foi de 25.10 a 01.11.2024
    .trashed-1733399888-20241025_110449.mp4
    Rio Bem Seco, visto de cima .
     
    VID-20241103-WA0053.mp4
    Ficamos na Pousada Paca Açu, ainda em construção, mas em breve com 5 aptos duplos . Ja tem ar condicionado e internet.
    Esta sendo feita pelos proprios familiares e gente da terra.
    Para quem não se incomoda com muito luxo, e gosta de coisa mais simples, é uma boa opção.
    Ela ainda em construção. As mercadorias que eles compraram em Manaus não chegaram pois o Barco Comandante Natal que iria leva-las não esta navegando entao eles tiveram que transferir a carga para balsas.
    Pousada Paca Açu.mp4   Pousada Paca Açu Acomodações.mp4  
     
     
    A pescaria foi dificil, praticamente pescamos nas praia. Dificil entrar nas lagoas, e quando conseguimos a agua estava barrenta e QUENTE....MUITO QUENTE.
    20241030_144425.mp4
     
    Entrada de Lagoa.mp4   Pego.mp4   Pego1.mp4   Pinchando.mp4  
     
    Baixou 60 cm nos 2 primeiros dias depois estabilizou.
    Indo a pé para lagoa.mp4
     

     

     
     
     
     
     
     
     
     

     
     
     
     
     
     
     
     
    VID-20241026-WA0095.mp4
     
     
     
     
     
     

     
     
     
     
     

     
     
     
     

     
     
     
     
     

     
     
     
     
     
     
     
     
     

     
     
     
     
     

     
     
     
     

     
     
     
     
     

     
     
     
     

     
     
     
     

     
    Pessoal, me desculpem mas não sei porque tem fotos que ficou de lado.......acho que é a idade..kkkkkkkkkk  não sei arrumar.
    Mas resumindo para vcs a pescaria foi dificil.
    Irmão do nosso Guia estava trabalhando no Caurés e falou para gente nem ir para lá que estava tudo seco( da pousada lá são 1h  e meia de voadeira motor 25 HP)
    Num dia subimos para o Aracá( 1 h e meia) e tinha muito barco hotel navegando por lá, pois não conseguiram subir para o Alto Aracá
     
    O que resta é rezar para chover bastante esse ano e que 2025/ 2026 Seja melhor.
     
    Abrçs a todos e fiquem em paz.
     
    Caso queiram o contato da Pousada Paca Açu podem falar com Izaias o proprietario. 
     
    Izaias (92) 9355.96.22




    .trashed-1733399886-20241101_105851.mp4

    .trashed-1733399888-VID-20241103-WA0001.mp4





  20. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Alexandre Gomes de Almeida em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25   
    Boa tarde mestre Kid!!
     
    Primeiramente, parabéns pelo 32º semana!!  Espero um dia chegar lá !!
     
    Quanto a pescaria, acho que vc foi duas semanas antes que eu, né? Uma turma antes da minha já acampou no Araca um pouco mais para baixo de onde ficamos (Araca x Curunduri) !
     
    Lendo seu primoroso relato, entendi que a pescaria ali na boca do Araca foi melhor que no rio Negro.... Por incrível que pareça meu melhor dia de pesca foi na subida para o acampamento com captura de vários exemplares de respeito, ou seja, na parte baixa do rio os peixes estavam mais ativos que lá pra cima, tanto é que o maior peixe da semana foi capturado na descida do acampamento (quinto dia inteiro de pesca).
     
    Eu fui o único que optou pela Bass tracker ( pelo conforto, espaço e até então maior rapidez na navegação) e graças a Deus não tive qualquer intercorrência ! Um boa novidade é que na minha semana, foram instalados motores de 50HP novinhos nas voadeiras que se transformaram em verdadeiros canhões, andando bem mais que as trackers! Se colocarem aquele piso náutico nas voadeiras, que melhora e muito o conforto térmico para este tipo de embarcação, acho que abandonarei a tracker pois o tempo de navegação de um ponto para outro, principalmente quando se pesca no Rio Negro, será até mais rápido que com as trackers !! 
     
    A Leny é fantástica!!! Mesmo na rusticidade do acampamento, saíram jantares magníficos com direito a pudim quase todos os dias !
     
    Pesquei no Premium em 2022!! Sem comentários !! Diferenciado!! Mas ainda prefiro o Boat pelas possibilidades de pesca, ou seja, temos ao menos 5 afluentes para escolher além do Negrão, ao passo que no Premium ou se pesca no Preto ( se tiver em condições) ou no Negro.
     
    Mas sigamos.....
    Um grande abraço
     
     
  21. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Alexandre Gomes de Almeida em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25   
    Opa Marcio !
     
    Aracá, Demeni, Caurés, Cuiuni/Alegria e Arirarra.
     
    No Premium, podemos considerar também o rio Padauari, porém é uma segunda ou terceira opção para a operação pelos seguintes motivos (segundo alguns guias):
    - Se o Preto estiver pegando agua, há grandes chances do Padauari também estar na mesma situação;
    - O Padauari não é um rio exclusivo, então o Premium irá avaliar se entra nele ou se vai para o Negro, como opção ao Preto enchendo ( geralmente vão para o Negro).
    - Esta preferência do Premium em pescar no Negro e não no Padauari no caso de não dar pesca no Preto, vem da tese que por ele ter agua clara igual ao do Demeni, os peixes são menores, isto é, mais quantidade do que qualidade (trofeu).
     
    um grande abraço
     
       
  22. Haha
    MarcioPaulo deu reputação a Vagner em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25   
    Quanta Gente indo e voltando de pescarias , e o relato que bom nada kkk , bora pessoal  faz relato ai , esvreve so a data e taca foto pra gente ver
  23. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Alexandre Gomes de Almeida em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25   
    Pois é.... Segundo informações vindas de Barcelos, o Cuiuni pegou água esta semana e o alta Aracá vem nesta mesma pegada a mais de 15 dias. Quem estava no Cuiuni acabou voltando para o Negro.
     
    Se repararem nas publicações que estão saindo nas redes sociais, sempre tem alguém relatando que a pescaria não esta fácil....peixe somente rebojando sem atacar.... !! Acho que a maioria dos afluentes pegou agua nova nestes últimos dias e devido a isso, pararam de comer !!
     
    Tomara que melhore as condições de pesca daqui para frente !
     
     
  24. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Kid M em Seca em Barcelos - 2023/2024   
    Magrão,
    Que osso né ? 
    Parece ser um ralo sugando a água do rio...
    O problema é que do "ficar estável" ao "peixe estar comendo", já acabaram-se os dias de pesca... 
  25. Like
    MarcioPaulo deu reputação a Adalberto Magrao em Seca em Barcelos - 2023/2024   
    Estivemos entre 25.10 a 01.11 na região de Barcelos.
    1 hora para Baixo na Comunidade Dom Pedro II.
    Entre dias 27 e 28 o Rio Baixou 60 cm e depois ficou estavel.Pescaria foi dura e dificil muita seca não deu para entrar em muitas lagoas e a agua naquelas que conseguimos a agua estava fervendo  e muito Barrenta.
    Depois faço e envio o relato.
    Abrçs a todos amigos
     


×
×
  • Criar Novo...