Pescaria sensacional....infelizmente vimos muitos pescadores "limpando" o rio.
Como @Gutão disse, o local seria um Oásis para pescadores se não fosse tão depredado em termos de pesca e da poluição que desce pelos afluentes.
Mesmo assim, uma das melhores pescarias que já fiz em relação a Pousada (Extremamente bem recebido pelo Proprietário Rodrigo), loja de pesca (Comercial Piapara - Loja do amigo "Piapara" - Muito material de pesca com preço excelente) e piloteiros José Roberto e Cosme.
Voltaremos com certeza.
Há uns 20 dias atrás resolvemos ir no Rio Grande na Região de Planura. Meu irmão desde que nasceu o filho com apenas 1 ano e meio abandonou por enquanto as pescarias longes ( e eu serei o próximo) por um tempo. Através de contatos, vídeos ele anda frequentando a região faz um tempo. E já deu a dica que em Fevereiro é a época que sai muto Piauçu, estilo de pescaria que também curto muito.
Eu frequentei a região entre 20 anos atrás sendo a última foi há 10 anos . Porém fui atrás de tucunarés e principalmente Dourados e Peixes de Couro na pescaria de rodada, acabei abandonando o local pois além da estrutura na época ser meia boca meu foco de pescaria tinha mudado um pouco, além que a matança era demais.
Planura se situa do lado de MG do Rio Grande e o do lado de SP a cidade é Colombia. Apenas a 300km de casa.
Partimos Eu , Branco, Meu irmão e meu primo . Seriam 3 dias de pesca, o foco seria o Piauçu, porém se tivesse saindo Tucunaré tirariamos um dia pra dar uns Pinchos. Lembrando que o Piauçu é liberada a pesca lá essa época de piracema, mas apenas o pesque solte.
A S10 do Branco estava marcando 40 graus no painel, uma calor de matar.
Chegamos em Planura já fomos na loja Comercial Piapara, do nosso amigo Jeferson que faz videos semanais de como anda região. O cara é parceiro demais e loja dele é animal, umas das melhores lojas que já entrei em termos de diversidade e preços muito em conta, já deixamos uma graninha lá .
Branco Gil , Eu e o Piapara
Depois partimos pra pousada que fica do lado de Planura
Ficamos na Pousada Yokohama do Rodrigo, uma pousada num local muito bonito, bem cuidado, comida simples mas excelente, quartos com Ar condicionado, Tv, uma bela piscina . Rodrigo sempre muito gentil e solicito.
Já chegamos tomamos aquelas geladas na piscina com um peixinho frito e depois arrumar a tralha pro outro dia. Pousada estava cheia, porém de pescadores de Curvina
Vamos a pescaria.
Pegamos guias Zé Roberto, que meu irmão já pesca há um tempo e o Cosme. Ambos são terceirizados, sendo o aluguel do barco, motor, gasolina acertamos individualmente . Ambos guias tops, conhecedores do rio, sempre alegres e felizes, eles já vinham com os carros próprios pegavam a gente na pousada e desciamos no porto em frente a pousada
O Rio está muto baixo pra época formando até corredeiras e muita, mas muita pedra, não recomendo ir sem guia naquele local se estiver nessa situação. Olha a situação dos motores.
Barcos na água e Quarentões rasgando
Pescamos apoitados e de lado, tratador, guarda sol, cadeirinha, pito e cerveja gelada . Usando massa e milho de isca, iscas como minhoca e caranguejo são proibidas essa época
Muita gente vai achar que a pescaria é um porre, ficar lá sentado dia todo igual um trouxa esperando o peixe beliscar. Mas não amigos, pescaria foi uma coisa abominável, nunca vi tanto peixe na vida em nenhum outro local que fui .
Pegamos exatamente 537 Piauçus em 3 dias de Pesca !!!!! Fora 20 Pacus que lá chamam de Caranha e 3 Piaparas.
Pesque e solte 100%, como falei pro meu irmão, chegava dar nojo o tanto que pegava. Voltei com braço doendo.
Piauçus que variaram de 1 a 4kg, um peixe que briga absurdamente, pense num peixe ignorante, usando tralha leve o trem ficava mais emocionante ainda .
Olha o estado que a tralha ficava depois da pescaria pescando com massa
Meu irmão pescava com dois anzóis , pra comprovar que pegava demais
Pescaria sensacional, valeu a pena.
Se não houvesse tanta matança ainda , lá seria uma Ita ibaté dentro do Brasil em termos de diversividade. Pois tem muito Dourado, Pintado, Barbado e Jurupensem, os peixes de ceva ( Pacu Piauçu e Piapara) além de Curvinas e Tucunarés . Mas ainda sai muito peixe, tudo depende de acertar a época , o peixe que tá saindo e principalmente um guia bom de pesca.
Materiais utilizados por mim:
Carretilhas MS Titan Pro, MS Ventura vt5 e uma Saint sole judiadinha já ( nada de levar coisa boa pra moer assim né) e deram muito a conta, só vou ter que deixar elas imersas 4 dias no detergente)
Varas pra pesca curta Albatroz Pirangui 1.40m e Beija Flor 1.30m e pra pesca de arremesso Saint Mooi 1.68m, Mig Piapara 1.80m e Piapara Monteiro 1.80m
Linhas multi 0.18mm a 0.22mm de preferência 8x( 4x ralam muito no passador , piauçu briga muito embaixo do barco)
Anzol Maruseigo 12 e garatéia pequena 4x
Chumbos de 20 a 40 g, fluor 0.40 a 0.45 , girador e a pernada depende como esta correndo água.
Referencias :
http://pousadayokohama.com.br/
Canal do Piapara quem quer acompanhar a região
https://www.youtube.com/channel/UCvGySVqRtKqDXXwAAwz53yA
Mais fotos e vídeos da nossa empreitada:
https://www.facebook.com/pg/DoutoresDaPesca/photos/?tab=album&album_id=2075015692606218
OBS: Como conseguimos contar os 537? O Zé Roberto e o Cosme cada Piauçu pego colocava um grão de milho numa garrafa de água vazia, kkkkkkkkkkkk
Acabamos de voltar da Pescaria no Rio Uatumã na Reserva RDS
Vamos por tópicos.
A Viagem:
Saímos de SP rumo e Manaus . Eu mais 3 amigos que pescamos desde criança juntos fomos um dia antes pra conhecer a cidade. Fomos no Shopping no famoso empório do Dedé tomar umas. O Resto da Turma encontraríamos no outro dia no Aeroporto de Manaus. Seriam mais 4h de Van e 2h de barco até a pousada.
A Pousada:
Ficamos na Pousada Uatumã lodge do João Paulo. Pousada sensacional, comida excelente, todos quartos com ar condicionado, guias muito bons , barcos excelentes, não faltou nada em nenhum dia. Até a famosa escada foi tranquila
A Pescaria:
Já sabíamos que ia ser difícil, o Rio estava 2m acima pela época
Tivemos que batalhar muito, batendo isca das 6 as 18h parando só para o almoço rapido. Eu e meu parceiro pegamos em torno de 100 tucunarés em 5 dias de pesca variando entre 1.5kg a 3kg, e apenas 2 tróféus um de 68cm e outro de 70. Pessoal em geral tb pegou menos e alguns mais, mas sairam peixes acima de 5kg . Muitos escapavam, com rio cheio já se entocavam nas arvores submersas e adeus. Algumas fotos, tiramos poucas pois quando batia cardume esquece máquina, negócio é pegar. kkkk.
O Acidente:
Meu Primo encheu a lata num dia, escorregou no barco e caiu justo no "varal" de isca do barco, saiu com 5 T20 grudadas na bunda, foi feio, porém engraçado . Conseguimos tirar algumas no local, mas duas tive que levar ele pra pousada anestesiar e tirar as garatéias( sou médico anestesista), sempre levou um kit cirurgia pra esse tipo de pescaria . Infelizmente as fotos não devem ser publicadas, kkkkkkkk . Duro foi aguentar a gozação, que ele encharutou umas t20 , kkkkkkkk
Turma boa demais:
Material e iscas mais utilizadas por mim que foram mais eficientes:
Brava 110, Inna 90, Zig zara 110 e MS Snake. Carretilhas Venator GTS E SE, Liger. Varas Venator e Aird x 17lbs e Liger 20lbs. Linha Vexter 40lb 8x e Adoxp 44lb. Leader vexter 0.52 e 0.62mm ,snap Glico 60 a 80lbs
Quem quiser ver mais fotos :
https://www.facebook.com/pg/DoutoresDaPesca/photos/?tab=album&album_id=1894848687289587
Daqui 3 semanas estarei indo pra pousada Ecofishing no Rio Uatumã exclusivamente pesca de Tucunaré no pincho , gostaria se alguém aqui do Fórum já pescou no local e pode dar alguma forma ajudar, pois não conheço e nunca pesquei na região na verdade será minha primeira pescaria de Açu.
Estou baseando a tralha pelo pessoal da turma que foi ano passado me relatou, que a média de tamanho varia de 2 a 4kg , porem saiu alguns acima de 5 sendo o maior 7kg. . Basicamente estarei levando 6 varas duas de cada 17lbs 20lbs e 25lbs, linhas Vexter 8x e Ado xp 40 44 e 50lbs , Leader Vexter 0.52 e 0.62 . Iscas variadas mas basicamente High roller 5.25, T20, Dr. Spook Trairão, Zigzara, Firestick, Biruta 90 e 110, Perversa, Tan tan , Brava 110 , Inna 90 e 110, Prima gold , Borá 120 e Curisco 90 , alguns Jigs Streammer JH de 15 a 30g e alguns Shads 13cm da Black Pearl. Snaps Glico 60 e 80lbs e garatéias VMC 5x. Alguma sugestão de iscas ou se precisa fortalecer a tralha ou até ao contrário levar conjunto mais leve e iscas menores ? Obrigado