Ir para conteúdo

GuilhermeLimahHB

Membro
  • Postagens

    101
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    6

Histórico de Reputação

  1. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a Fabrício Biguá em Dicas de captura do grandes bocudos. Dica 6 - Calma -   
    Um dos fatores mais importantes e que podem decidir se você embarcará, ou não, o peixe da sua vida é a calma.
    Pegou o peixão. Calma, esse é o segredo.
    A grande maioria dos pescadores "não profissionais", assim como eu, ao fisgarem um bom peixe ficam extremamente nervosos. A falta de prática, e a ânsia de se retirar o peixe da água fazem com que a nossa visão feche o foco. Um fenômeno conhecido como Cone de Visão ( olha ele atrapalhando novamente ) :lol:
    Quanto mais nervoso estiver o pescador, maior será a chance dele deixar o peixe escapar. O cone de visão não deixará com que ele perceba detalhes importantíssimos para a obtenção do sucesso.
    O excesso de força imprimido em todo o material fará com que o equipamento fique sobrecarregado, podendo estourar linha, quebrar vara, abrir anzóis e argolas, além de poder, sem necessidade, fazer o peixe saltar fora da água, ou buscar um abrigo as margens do lago / rio, na intenção de afugentar, e dificultar, e muito, o seu embarque.
    Ao se fisgar um bom peixe tente agir com frieza. Além de facilitar o embarque mais rápido e objetivo do peixe capturado, você estará passando pelo momento decisivo da sua pescaria. Ficar nervoso de nada adiantará.
    Já presenciei situações engraçadísssimas, onde o meu parceiro de pesca, ou eu mesmo, ao fisgar um peixe, nos deixamos levar pelo nervosismo, e errarmos completamente ou seu tamanho e / ou peso.
    Casos em que o excesso de nervosismo fizeram com que um peixe de 8Kg ter, na verdade, apenas 3Kg... Assim como em outras vezes, quando o excesso de calma fez com que um peixe de 5Kg tivesse na verdade 10Kg. :lol:
    E como fazer para não ficar nervoso quando um peixão estiver na minha linha ?
    Difícil, hein ?!
    A dica que dou é:
    :arrow: Tente se lembrar desse texto... De nada adianta ficar nervoso, então, pra que apavorar ?
    :arrow: Outra dica é conversar bastante com o seu parceiro. Aos poucos esse entrosamento vai acontecendo, mas você, ao ver o seu parceiro com um grande peixe na linha, tente acalmá-lo.
    :arrow: Peça pra ele respirar fundo, se acalmar, tentar sentir todo o equipamento.
    :arrow: Peça para o guia ( piloteiro ) puxar o barco para o centro do lago / rio.
    :arrow: Esteja com o seu equipamento em condições de fisgar o peixe que você se propôs a pegar. Quando o pescador vê o bruto saltando ou tomando linha, e ele se lembrar que todo o equipamento está subdimensionado, ele começa a tremer... Caso ele mantenha a calma, o cuidado, e use a inteligência, ainda sim, poderá embarcar o peixão.
    :arrow: Muito cuidado na hora de embarcar o peixe, alí já na borda do barco. Tente levar o peixe, ainda dentro da água, para um lugar mais raso e sem estruturas. Esteja com o seu puça, e / ou alicate de contenção em condições.
    Essas são recomendações básicas, que poderão ajudar, e muito, você e o seu parceiro a se acalmarem, e embarcarem os grandes peixes.
    Abs. Fabrício Biguá :wink:
  2. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a Fabrício Biguá em Dicas de captura do grandes bocudos. Dica 5 - A fisgada -   
    Nunca vi algum comentário na internet sobre a hora da fisgada. Acho que por não haver um estudo ( e acho que nunca haverá ), esse item importantíssimo, acaba passando batido por muitos.
    Desde 2005 estamos ( eu e o Lance ) tentando reunir o máximo de informações para sabermos qual o procedimento correto que o pescador deverá adotar na hora de fisgar o peixe, e para falar a verdade, ainda não encontramos um padrão definitivo.
    Dar aquela famosa fisgada ( forte e firme ) assim que o peixe morde a isca, e corre logo em seguida, é o que todo mundo faz, mas com essas "novas" linhas de multifilamentos, que não esticam, essa fisgada pode ser muito mais forte do que deveria ser e pode acabar rasgando a boca do peixe, ou quebrando a sua vara.
    Se não sei qual seria o procedimento correto, então por que mencionar isso no Fórum?
    Resolvi criar esse tópico por achar de suma importância informar-lhes que metade das "pancadas" que tomamos de um grande tucunaré, o anzol não entra na boca / corpo do peixe. Portanto, não fique frustado se o anzol simplesmente soltar da boca do peixe, ainda em fuga, como num passe de mágica ( mesmo com a linha retesada ).
    Postarei abaixo apenas algumas observações e informações que fui coletando em minhas pescarias.
    :arrow: Fisgar ou deixar o peixe se fisgar ? Ainda tenho dúvidas de qual seria o melhor procedimento. Já perdi grandes peixes nos dois casos.
    :arrow: Se você fisga o peixe no momento da porrada, pode ser que apenas um anzol esteja dentro da boca dele, e dependendo da força dessa fisgada, esse único anzol poderá rasgar a boca do peixe, e consequentemente, você o perderá.
    :arrow: Se você deixa o peixe correr com a sua isca na boca, ele carregará essa isca lateralmente ao seu corpo, e, na hora em que der a primeira parada você dá a fisgada "fatal"... Nesse deslocamento com a isca na lateral do corpo do peixe outras garatéias podem prender levemente por baixo das escamas do peixe, e quando você der a pancada, ela entra no couro. Essa é uma teoria que tenho analisado com carinho.
    Complicado, não ?! :lol:
    Claro que existem milhares situações a serem analisadas sobre o momento certo de se fisgar o peixe, e em cada uma delas o pescador poderá dar a "pancada" em momentos diferentes. :lol:
    Como está descrito lá nas dicas de tralhas, quanto maior o GAP ( ângulo de abertura do anzol ), maiores serão as chances do peixe se fisgar ou ser fisgado. Todos os outros fatores dependerão de como o peixe atacou a sua isca, se por trás, ou de lado, ou de frente.
    Zaras / sticks e poppers geralmente são atacados por trás, enquanto as hélices são atacadas de qualquer lado. Se o ataque for perpendicular a isca as suas chances de fisgá-lo serão menores, e se ele encharutar, sua chance de embarcá-lo está quase garantida.
    O que tento usar como regra é o seguinte :
    :arrow: O peixe "porrou" na isca, e, caso eu o fisgue ou constate que está fisgado, correndo em um local sem grandes pauleiras, afrouxo um pouquinho a fricção da carrerilha. :shock:
    Com essa medida eu evito a ruptura de linha, anzol, snap, argola, vara, etc, e evito do peixe saltar. O Lance ( meu parceiro americano ) afrouxa muito a fricção, mas prefiro não perder a "força de tração" do conjunto vara / carretilha.
    :arrow: O novo conceito de fixação e espaçamento de passadores da FUJI ( New Concept Guide ) pode ser um grande aliado do pescador na hora da fisgada. Quanto maior for o contato da linha por todo o blank / haste da vara, maior poder de fisgada.
    Assim, concluo mais estas dicas de como "ferrar" os grandes bocudos amazônicos...
    Espero que possam lhe ter sido úteis :wink:
    Abraços. Fabrício Biguá
  3. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a Fabrício Biguá em Dicas de captura do grandes bocudos. Dica 4 - Observação -   
    Item quase nunca comentado. Geralmente os pescadores guardam segredo sobre temas tão importantes como esse.
    Observação geral / panorâmica do local após se fisgar um bom peixe.
    A análise do que se passa ao redor do peixe já fisgado é tão, ou mais importante, que o sucesso do seu embarque.
    A Amazônia é o lugar onde você encontrará os maiores tucunarés que existem. O Rio Amazonas, e seus afluentes, têm tanta água, mas tanta água, que impressiona a grande maioria dos pescadores que passam por lá, e isso torna a pescaria ainda mais difícil, afinal, onde estarão os peixões?
    Uma grande falha que observo na maioria das pessoas que pescam comigo, e até em mim mesmo, é que elas, ao pegarem um bom peixe, fecham o seu cone de visão e não observam o que está acontecendo em sua volta.
    O difícil foi acertar a cabeça do peixe em meio a tanta água !
    Se já acertou, porque não aproveitar ao máximo esse momento e esse lugar ?!
    O tucunaré é um peixe que anda em casal, ou em cardume, e se o pescador, e / ou seu parceiro, souberem aproveitar o momento, poderão "fazer a festa", e decidir o rumo da pescaria nesse instante.
    Ao se fisgar um bom exemplar o pescador deverá observar alguns ítens, dentre eles:
    Será esse, o único peixe do lago ?
    O peixe que eu fisguei é realmente um bom exemplar ?
     Será o macho ou a fêmea ?
     O seu parceiro(a) ( do peixe ), estará logo abaixo, observando tudo ?
    Vale a pena "perder" tempo com esse peixe, logo agora que eu acertei a "casa" dos bocudos ?
    Medir o peixe, pesar o peixe, fotografar o peixe, recuperar o peixe, e soltar o peixe, podem fazer com que você deixe de aproveitar, talvez, o melhor local e horário do seu dia de pescaria.... ( mas há controvérsias! )
    Como dica :
    Pegou um peixe que não é tão grande ? Procure soltá-lo o mais rápido possível.
    Caso veja o parceiro maior ( do peixe ) acompanhando-o, passe a sua vara para o seu parceiro ( ou peça-lhe para arremessar a isca dele em cima da sua isca ), ou até mesmo pegue a sua vara reserva e jogue em cima do "furdunço".
     Depois de passado o momento "crítico", arremesse dezenas de vezes nas regiões próximas ao local que o peixão bateu na sua isca. Geralmente outros bons peixes estão por ali. Vale a pena insistir !
    Agora, quem não ouviu aquele ditado:
    "É melhor um peixe na linha que dois outros rindo da sua cara ? "
    Caberá somente a você, escolher qual será sua postura e decisão.
    Abs. Fabrício Biguá
     
  4. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a Fabrício Biguá em Dicas de captura do grandes bocudos. Dica 3 - A tralha -   
    Possivelmente o mais controverso de todos os temas.
    Por mais equipado que você esteja, ainda continuará pensando. "Será que estou pronto ?"
    Esse pensamento é mais comum do que se imagina. O grande investimento feito no pacote e, a certeza de estar no paraíso dos grandes bocudos, fará com que compre compulsivamente tralhas e mais tralhas.
    Tentarei expôr aqui uma relação de materiais mais "enxuta" possível. Tralha essa que seja próxima da ideal, mas que não acabe ficando sem uso ou te deixando na mão... Vamos lá !
    Qual a tralha recomendada para se capturar os grandes bocudos amazônicos ?
    Antes de entrar no cerne da questão vale lembrar que os vôos realizados entre Manaus/Barcelos/Santa Izabel do Rio Negro disponibilizam muito pouca bagagem aos seus passageiros. Geralmente 13kg ou 15kg para Bandeirantes fretados, e uns 18kg para os vôos comerciais da Trip, portanto, leve apenas o necessário.
    Pese tudo em casa, pois cada quilograma de excesso irá lhe custar por volta de R$ 30,00, além de muita chateação, pois a sua tralha poderá ficar pra trás!
    Muitos pescadores especulam sobre equipamentos mais leves, iscas pequenas, varas de baixa libragem, etc... e até mesmo de que o pescador deve dar chance de fuga ao peixe, "que isso, que aquilo".
    A verdade é uma só. O tucunaré é um peixe que despeja toda a sua força nos primeiros 30 segundos de briga, portanto não o subestime. Imagine um peixe de 10Kg soltando toda a sua força na primeira tomada de linha ? Pois é, este é o peixe que você estará tentando embarcar.



    Na década de 70 e 80 vários pescadores brasileiros ganharam projeção no cenário internacional por quebrarem recordes e mais recordes de tucunarés ( na faixa de 9kg e 10Kg ) utilizando linhas de 10lb, 12lb, etc...
    Mas naquela época os grandes peixes eram facilmente encontrados.
    Perder um ou outro peixe não era grande coisa.
    A distância percorrida para se pegar um grandão era relativamente pequena, e a "especulação" pesqueira não era tão grande como nos dias de hoje.
    Não aconselho ninguém a pescar nessa região, depois de desembolsar boa quantia em dinheiro, a dar chance para o peixe.
    Chegar lá é muito difícil para a maioria dos pescadores brasileiros, então, esteja pronto em cada arremesso realizado.
    Ficar com peso na consciência por ter visto um gigante saltando com a sua isca na cara, lá no meio do lago, depois de ter estourado a sua linha é uma frustração. Não queira passar por isso...hehee.. ( experiência própria ! )
    Separando por ítens a fim de facilitar o entendimento :
    Varas:
    - Devem ser de 25lb, e pronto. Certa feita um tucunaré-paca de 9kg engatou uma "terceira marcha" na ponta da minha linha q eu senti o blank estalando na mão. Acabou que eu tive q dar ponta de vara pro peixe. Caso contrário ele teria estourado a minha vara/linha/isca. Claro q vc pode dar a sorte do peixe correr para o limpo, ou de não estar "com o diabo no corpo" e vc conseguir embarca-lo com uma vara de 14lbs, mas não estamos lá para contarmos com a sorte.
    - O tamanho da vara está condicionado a várias variantes. Já pesquei com varas de 6.3, 6' e, atualmente, só uso 5.7' ou 6´ pés. Como trabalho apenas com a ponta da vara pra baixo e em canoas de alumínio, varas com mais de 5.6' podem ficar tocando na água, borda do barco, e acabam atrapalhando o trabalho de isca, principalmente iscas q exigem um trabalho de ponta de vara pra baixo.
    Encontre o tamanho que mais lhe agrade e seja feliz.
    - Cheque o estado geral da vara antes da sua partida. Todos os passadores devem estar bem presos, o cabo da vara deve ser do tamanho que mais lhe agrada ( ou lhe dê conforto ), e a ponteira deve estar bem fixada.
    - Não vejo a necessidade de se levar mais de 3 ou 4 varas ( no máximo ), desde que de boa qualidade, para a pesca dos grandes tucunarés.
    - Se vai pescar de fundo, leve apenas uma boa vara maciça para mais de 50lb.
    Carretilhas/Molinetes
    - Devem ser de boa qualidade sim !
    Titan 6000 e outras carretilhas / molinetes mais baratos, são bons ?
    Sim, são ótimos, mas podem não aguentar 600 arremessos diários (ou mais) arremessando iscas pesadas (35g pra cima).
    Com 2 ou 3 dias estes equipamentos estarão fazendo barulhos internos, travando, ou algo semelhante.
    Tente levar 2 ou 3 carretilhas de boa marca, como Shimano, Daiwa, Quantum, Abu e etc.
    - As carretilhas / molinetes devem ter capacidade para 80m ou mais de linha. Não que o peixe irá levar isso tudo de uma vez, mas porque você estará constantemente cortando pedaços de linha desgastados, e isso comprometerá a sua pescaria lá para o meio da semana.
    Linhas e Snaps:
    - Use linhas entre 65lb e 80lb multifilamento. A bitola delas gira em torno de 0.38mm, 0.41mm. Eu já vi 03 pancadas seguidas em cima de uma linha 80lb da Power Pró e a linha estourar.. Comigo nunca aconteceu, mas para agradar a "Gregos e Troianos"... uso apenas 65lb.
    - Alguns usam líder de fluorcabono ou de monofilamento 0.50mm, e por aí vai. Respeito a opinião de todos, mas lá não há pedras nos lagos, então, pode usar apenas a linha amarrada diretamente no pitão q eu garanto (claro q uma linha 65lbs ou mais). A "serra" da boca do peixe dificilmente consegue cortar uma linha 4 fios de 65lbs. Agora, de uma forma geral, faça o que você estiver acostumado.
    - A principal vantagem de se usar linhas mais grossas ( 65lb, por exemplo ) é q elas são relativamentes finas ( 0.40 mm ) e se acomodam muito bem no carretel. Em arremessos mais longos e em ferradas de peixes já na borda do barco, elas não "encavalam", consequentemente, não perdem resistência com trancos e não estouram.
    - Se as suas carretilhas estiverem cheias de linha, linhas essas novas, vc não precisará levar mais q 01 carretel de linha sobressalente (300m)...normalmente um carretel de linha aguenta bem o trabalho de 1 semana de pesca.
    - Uso apenas snaps de 100lb da Berkley, isso, quando uso. O problema é q começaram a falsificar estes snap. A partir de 2010 comecei a usar os snaps canadenses da Strengease. O de 120lbs é muito pequeno.
    Iscas / Garatéias / Argolas:
    - A primeira coisa a se fazer é deixar todas as suas iscas pequenas em casa. Elas apenas ocuparão espaço extra nessa viagem. Pode acreditar.
    Lá você usará 10 iscas no MÁXIMO.
    - Isca grande atrai peixe grande ?!
    Pergunta / resposta que você ouvirá o tempo todo.
    Não é novidade que o tucunaré ataca qualquer tamanho de isca, então, isca grande não atrapalha. A maior vantagem que vejo na utilização de iscas grandes é que elas aceitam grandes garatéias.
    - Um "erro fatal" que grande parte dos pescadores comete é o de trocar argolas e garatéias por outras superdimensionadas. Reforçar garatéias e argolas é uma necessidade mas CUIDADO PARA NÃO EXAGERAR e fazer com que suas iscas não trabalhem direito.
    - Garatéias 6x são absurdamente pesadas e possuem "volta do anzol" ( GAP ) com um ângulo muito pequeno, o que dificulta o engate do peixe. Tente usar boas garatéias, como Gamakatsu, Owner, VMC ( Sure Set ), que são 3x ou 4x, dão conta do recado (quando não forçadas pelo pescador) e não atrapalham o trabalho das iscas. Fato é que garatéias pequenas fazem cócegas na cara dos grandes bocudos. Se ele encharutar, ótimo, caso contrário, irá destruir suas garatéias.
    - As cores das iscas devem ser vibrantes e opacas. Cor de osso, barriga amarela, barriga vermelha, alaranjado, são as cores que mais dei / dou sorte.
    - Nunca fiz boas pescarias usando iscas metalizadas, como cromadas e douradas...e também nunca vi os guias comentarem bem delas.
    Zaras/Sticks:
    - São excelentes. Funcionam otimamente quando o peixe está mais manhoso.
    - Devem ser arremessadas mais próximo as margens, estruturas, filhoteiros, e etc. Geralmente o peixe a ataca logo quando cai na água ou nas primeiros 3 ou 5 vezes com que são trabalhadas.
    - Jumpping Minnow da Rebel e Bonnie 115 da Jackall são as duas iscas de superfície mais matadeiras que existem. Coloquem uma garateia tamanho 1 na traseira e outra menor (mas reforçada) na barriga e tenha a certeza que elas pegam mesmo. Claro q existem várias outras iscas show de bola no mercado, como Dr. Spock da KV, SuperSpock da Heddon, as grandes Pencil da Daiwa, , e várias outras q vc está acostumado a usar, são as mais indicadas.
     
    Poppers
    - Boas em qualquer ocasião. O barulho do popper, quando bem feito, só atrai peixão. Infelizmente eu não sei trabalha-los corretamente... ( também não tenho paciência...  )
    - Tb deve ser arremessada o mais próximo das margens, estruturas e filhoteiros.
    - Pop Queen da Maria (tamanho 105 ou 130), Knuckle Head da Cheek Chub, Chug Bug da Storm, são super matadeiras.
     
    Hélices
    - São as minhas preferidas. Apesar de serem menos atacadas, quando o ataque acontece é inesquecível. Exige bom preparo físico do pescador.
    - Chama os peixões que estão "estacionados" no fundo de lagos de média profundidade e podem ser atacadas a qualquer momento. Inclusive lá no meio do lago.
    - Incrivelmente as hélices que fazem aquele barulhinho metalizado ( de metal contra metal ) são mais efetivas que aquelas que só fazem barulho de arrasto na água.
    - Rip Roller da HighRoller (5.5 e 6.25), Woodchooper Slim da Luhr Jensen (q retornou com toda a força ao mercado em 2015), Tucunarex 170 quando trocado os metais, Devassa 140 da Yara, são as mais matadeiras.
     
    Meia Água/Subsuperfície
    - Utilizar apenas iscas de meia na Amazônia, na minha opinião, é frustrante...
    O que mais gosto de ver em minhas pescarias de tucunaré são os ataques frenéticos. Se você quiser qualidade de peixe, use apenas iscas de superfície.
    - Utilizadas apenas quando os peixes não atacam na superfície, ou no caso de refugo.
    - Cristal Minnow da Yo-Zuri, Perversa da Borboleta, Prima da Zagaia e Nikita da Aicás são animais. 
     
    Jigs
    - Bons e grandes Jigs de cor amarela e rabo vermelho são ótimos quando o peixe refuga. Vale a pena levar alguns com anzóis reforçados.
    - Segundo informações recentes os Jigs pretos estão sendo bastante atacados por lá. Tentarei essa cor na próxima pescaria.
    - Existem muitos fabricantes top de jigs....mas os da Xtreme Jig são demais. Pode levar alguns q vc não se arrependerá.
     
     Dicas:
    - Não precisa levar todas essas iscas que foram citadas. Umas 20 / 25 iscas são mais que suficientes para uma boa pescaria.
    - Caso você insista em usar linha fina, aí sim, leve mais iscas. :twisted:
    - Leve 70% de iscas ( e respectivas forma de trabalho - superfície, hélice, stick, popper, etc... ) que realmente gosta, domina e utiliza. Os outros 30% serão de iscas que você "acha" que poderão dar certo.
    - Se possível use a linha diretamente amarrada no pitão. E se for usar snap, use os de 80lb / 100lb da Berkley.
    - O bom trabalho da isca, aliado ao lançamento no lugar correto, serão os responsáveis por 50% do sucesso da sua pescaria.[/b]
    Caixa / Bolsa de Pesca / Diversos
    - Caixas de pesca são mais resistentes, porém as bolsas com caixas plásticas para iscas ( aquelas transparentes ) acomodam melhor o seu material. Particulamente estou migrando para as bolsas de pesca.
    - Carteira de pesca embarcada ( IBAMA )
    - Alicate de contenção com balança aferida é fundamental. Se o alicate tiver aquela fita métrica melhor ainda.
    - Alicate para troca de garatéias. ( com biquinho na ponta )
    - Alicate de corte de grandes garatéias. Pelo menos um da turma deve levar um desses alicates ( tipo alicate de cortar cadeado ).
    - Lanternas compactas e de boa marca. Dificilmente você fará pesca noturna por lá ! Às 18h todos retornam para o barco hotel, e as lanternas grandonas poderão te atrapalhar, e muito.
    - Faca ou canivete. Item obrigatório.
    - Sacos plásticos de lixo de 100 litros. Necessário para proteger bolsas, roupas, tênnis, eletrônicos, etc das constantes pacadas de chuva diárias... 4 sacos são suficientes.
    - Máquina fotográfica. Item obrigatório. Leve cartões de memória suficientes para tirar fotos de alta resolução. Não deixe sua máquina em ambientes refrigerados, pois elas irão embaçar por dentro. Use aqueles saquinhos estanque ( tipo a prova dágua ) São baratos e muito úteis.
    - Filmadora. Se tiver uma compacta e quiser correr o risco da filmagem feita pelo seu parceiro, leve-a...
    - GPS ( Global Position System ). Pra mim um dos mais importantes itens da minha caixa de pesca. Uso desde 1999 e a cada dia gosto mais do aparelho. Leve um compacto e que tenha mapa em sua base. Do Etrex Legend ( azul ) pra cima. Com R$ 300 você compra o Legend que "teoricamente" faz a mesma coisa que os aparelhos mais modernos e coloridos.
    - Capa de chuva de boa qualidade. Item obrigatório.
    - Óculos de sol ( Polarizado é ainda melhor ).
    - 2 jogos de pilhas recarregáveis são suficientes.
    Roupas e calçados.
    - Eu gosto de usar roupas curtas ( camisetas e bermudas ) ! Me empantufo de protetor solar e pronto. É mais fresco e no final do dia você estará bem disposto. Mas existem também aqueles que preferem usar calças e camisas de mangas compridas ! Também é válido, desde que se sinta confortável ( essa é a palavra de ordem ) !
    - Verifique se no seu pacote contratado, eles oferecem serviços de lavanderia. Em caso positivo, três mudas de roupas leves são suficientes.
    - Lembre-se q no Rio Negro não existem pernilogos.
    - Um par de tênis ou Crocs (preferencialmente). Crocs são confortáveis e muito versáteis. Em caso de chuva em plena pescaria, caso esteja de tênis, coloque o dentro de um saco plástico até ela passar. É uma ótima dica...
    - Meias e cuecas para todos os dias da semana.
    - Chinelo de dedo e bonés. Item obrigatório.
    - Leve as roupas que você está acostumado a usar. Lá faz muito calor, lembre-se disso.
     Medicamentos.
    - Geralmente o barco hotél tem um kit de primeiros socorros, mas antibióticos e anti-inflamatórios potentes e modernos podem salvar a sua pescaria. Acerte com o grupo para que apenas 1 pescador leve um kit mais completo. Todos participam da compra.
    - Caso você faça o uso de algum medicamento exclusivo informe ao grupo e leve em maior quantidade.
    - Esteja com as suas vacinas em dia.
    - Gases, mercúrio-chromo, ataduras, gases, relaxantes musculares, anti-térmicos, tesourinha, esparadrapo, anti-séptico, creme para assaduras, Floratil 100 ou 200 ( para flora intestinal ), anti-ácido, e aqueles remédios de uso mais frequentes são importantíssimos. Geralmente 1 ou 2 pescadores do grupo farão o uso de algum desses medicamentos... ( pelo menos essa é a tradição )
    Bem, essa foi a lista mais enxuta q eu consegui postar aqui. Se organizar tudo direitinho esses "itens" ocuparão pouco espaço, pode apostar.
    Espero que isso ajude aos marinheiros de primeira viagem. :wink:
    Um grande abraço. Fabrício Biguá
     
     Dica para os novatos.
    Vai pela primeira vez e está maluco de tanta informação que não sabe quem ouvir ou o q levar?!?!
    Vai a minha dica de caixa de iscas:
    - 03 hélices grandes (15cm em média).
    - 02 PopQueen 105
    - 03 Jummping Minnow cor de Osso.
    - 01 Bonnie 115.
    - 02 Perversas
    - 02 Nikitas.
    - 05 Jigs de pena.
    São 19 iscas q farão a sua pescaria muito, mas muito efetiva. Pode apostar.
  5. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a Fabrício Biguá em Dicas de captura do grandes bocudos. Dica 2 - A Época -   
    Trata-se de uma outra questão muito polêmica.
    Qual a melhor época do ano para se fisgar os grandes bocudos amazônicos???
    A região do médio Rio Negro, que pra mim é considerada a melhor de todas, tem a sua temporada aberta oficialmente no período que vai do começo de outubro ao final de fevereiro. Essa é a época ideal !
    Isso não significa que você pegará peixões por lá em qualquer data dentro desse período.
    Infelizmente os operadores de pesca precisam do turista para sobreviverem, até porque ficam 6 meses do ano com seus barcos e suas estruturas paradas. O principal objetivo dos operadores é fechar todas as semanas de pesca dentro desse período, e esse "fechamento", digamos assim, ocorre geralmente vários meses antes do início da temporada, ou seja, se as chuvas se prolongam, os pacotes fechados para o começo da temporada serão prejuicados, e se as chuvas antecipam, "prejuízo" para o final da temporada.
    Repiquetes, que são chuvas torrenciais ocorridas dentro da temporada, são super frequentes no começo de novembro, e se estendem até meados de janeiro, e isso, não é divulgado por nenhum operador.
    Outra questão importantíssima é a de que cada rio tem a sua temporada específica.
    Os afluentes de uma margem do rio Negro tem comportamento totalmente diferente dos da outra margem.
    Conheço inúmeros casos onde grupos saem de uma margem, após frustada pescaria, e vão para a outra, atrás de rios mais "baixos", e peixes mais ativos...
    Apenas essa transição, caso ocorra, comprometerá em 50% do sucesso da sua pescaria.
    Portanto, muito cuidado ao partir para um rio escolhido em cima da hora.
    Os rios da margem esquerda do rio Negro ( Padaurí, Preto, Branco, Aracá, etc...) sofrem grande influência de correntes de ar próximas a linha do Equador, o que prolonga a estação de pesca até o final de fevereiro, início de março.
    A seca do final da temporada 2006 / 07, nos rios da margem esquerda, ficou marcada como a maior dos últimos 20 anos.
    As águas do rio Negro estavam na "caixa" nas praias em frente a cidade Manaus, enquanto Barcelos, Santa Izabel do Rio Negro, e São Gabriel da Cachoeira, estavam isoladas fluvialmente devido a seca.
    Nem as balsas conseguiam abastecer tais cidades, seja com combustível, ou mantimentos,ou mesmo com transporte de pessoas ou cargas, ou seja, em 400Km de rio você encontrará enormes diferenças no nível da água.
    Já os da margem direita ( Cuiuni, Alegria, Arirrará, Urubaixi, Unini, etc... ) tendem a acompanhar o período da seca / chuvas do restante do Estado, com a chegada do inverno (chuvas), geralmente no início de fevereiro.
    É comum se pescar com o nível da água "super baixa" na cabeçeira dos afluentes, enquanto as suas fozes, e o rio Negro, estão jogando água na mata.
    Apenas como exemplo, observe a duas fotos que postarei abaixo.
    A primeira delas mostra um peixe capturado na cabeçeira de um afluente, enquanto a segunda foto ( tirada 3 dias antes ), mostra um peixe capturado na foz de outro afluente. Reparem que na primeira foto a água está baixíssima ( cerca de 40cm abaixo da caixa ), enquanto a segunda foto mostra um nível alto ( cerca de 40cm ) , ou seja, quase 1 metro de diferença.
    Foto 01.

    Foto 02.

    Os grupos montados com "pescadores de primeira viagem" devem estar atentos aos deslocamentos dos barcos hotéis. Não é novidade encontrar "novatos" que não pegaram nada, e em conversa, descobrirmos que o operador ficou "rodando" nas proximidades de Barcelos / Santa Izabel do Rio Negro. Teóricamente, peixe grande está na cabeçeira.
    Como dica:
     Mantenha contato frequente com o seu operador a fim de acertarem previamente o rio em que o grupo irá pescar. Esse contato deve ser maior a medida em que a pescaria se aproxima.
    Geralmente o grupo tem uma noção do rio em que irá pescar, mas a "batida do martelo" na escolha do rio só ocorrerá na semana anterior a sua chegada. Portanto, obtenha o máximo de informações sobre o nível das águas dos afluentes nesse período.
    Caso o nível das águas seja uma dúvida até mesmo para o seu operador, se prontifique junto a ele, a enviar um guia em barco pequeno até a cabeçeira do rio escolhido para verificar "in loco", o real nível das águas lá pra cima. Peça para ele tirar fotos e/ou fazer vídeos. Essa é a despesa mais bem paga pelo grupo em caso de dúvida no nível da água.
    E, se você está indo para lá pela primeira vez, tente fazer parte de um grupo que já conheça a região. Quanto mais "bagagem" tiver o grupo, maiores serão as suas chances de sucesso.
    Caso tenham dúvida, basta postar abaixo.
    Abs. Fabrício Biguá
     
     
  6. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a Fabrício Biguá em Dicas de captura do grandes bocudos. Dica 1 - O lugar -   
    A primeira questão a ser observada por quem quer realmente pegar um determinado tipo de peixe é a escolha do lugar. Com os maiores tucunarés não poderia ser diferente.
    Atualmente os maiores exemplares de tucunarés são encontrados na Amazônia.
    Muitos defenderão que os grandes bocudos estarão no Rio Solimões/Japurá, e seus afluentes, outros, que os gigantes estarão no Rio Negro, e seus afluentes. Outros, que os "cavalões" estarão no Rio Amazonas, enquanto alguns afirmarão confiantes que eles estão no Rio Madeira e seus afluentes.
    A verdade é que toda a bacia amazônica está repleta de grandes bocudos.
    Uma rápida navegação na internet e você encontrará fotos de belos exemplares em cada um dos locais que citei acima.
    Mas para responder essa questão irei utilizar como exemplo os maiores operadores de toda a região.
    O Rio Negro Lodge, localizado acima de Barcelos, que possui 3 hidroaviões, 60 "bassboats" ( barcos de alta velocidade ), além do Amazon Queen II, e o AracáCamp. ( http://www.amazontours.com/ ). Já OFF LINE.

    Depois vem o River Plate Outfitters... ( http://www.riverplateoutfitters.com/ ) ...com seus vários acampamentos flutuantes, hidroaviões, o Amazon Angel, além de possuir os maiores agenciadores de pacotes de tucunaré no mundo, os Srs. Don Cutter, e Luis Brown... Em qualquer lugar do mundo que você procure o grande tucunaré, esses dois sujeitos estarão por perto.
     
    Apesar dos maiores agenciadores do mundo estarem presentes com seus barcos e acampamentos por quase toda a Amazônia, a maioria esmagadora dos seus investimentos está localizada no Rio Negro e seus afluentes.
    Diria que 85% de todo investimento deles está na "bacia" do Rio Negro, com hidroaviões sobrevoando toda a região na intenção de verificar o nível das águas nas cabeçeiras.
    Também devemos levar em consideração que o recorde mundial, um tucunaré Paca-Acú com 27lb, ou 12,245g, pego pelo norte americano Doc Lawson em 04 de dezembro de 1994, foi pego no Rio Arirarrá ( Ararirá )... afluente da margem direita do Rio Negro,

    Depois dessas observações sobre o assunto acredito que qualquer pescador esportivo interessado em buscar qualidade/tamanho de tucunaré, deverá se programar para pescar na região conhecida como médio Rio Negro, que vai da cidade de Santa Izabel do Rio Negro, passa por Barcelos, e desce até Mariuá, pequena currutela localizada acima de Manaus.
    Aqui uma foto com o Rio Negro em destaque ( linha amarela ).
    Clique na imagem para ampliá-la.

    E aqui um mapa super detalhado de toda bacia hidrográfica da Amazônia. Vale a pena baixar o mapa. ( é necessário ter o Acrobat Reader ) - http://www.brasil-turismo.com/mapas/pdf/amazonas.pdf
    Nosso amigo Johhny Hoffmann no ano de 2015 fez algumas fantásticas pescarias de tucunarés na Colômbia. Como a operação era totalmente nova e feita em forma de prospecção, não temos ainda muitos dados sobre ela. Mas saíram enormes peixes por lá também.
    Também já estive com o Sr. Álvaro Tucano, representante junto a FUNAI de todas as comunidades indígenas do Alto Rio Negro, e chefe indígena de uma tribo chamada Balaio, que me repassou algumas informações valiosas de como se localizar os grandes bocudos, e que mais uma vez aponta para Barcelos como a melhor de todas as regiões.
    Claro que o crescimento demográfico e a pesca predatória fizeram com que a quantidade dos peixões diminuisse drasticamente, mas segundo ele, as águas de Barcelos são as mais propícias de toda a bacia do Rio Negro para a captura de recordes.
    Acima de Santa Izabel do Rio Negro a pesca é proibida, por tanto, esqueça essa alternativa ( Terras Indígenas ).
    Em frente a cidade de Santa Izabel do Rio Negro estão as entradas de quatro grandes afluentes : os rios Téa, Uneiuxi, Aiuanã, e o rio (J)Urubaixi.
    Infelizmente, as comunidades que vivem na foz desses rios criam enormes dificuldades a quem tenta subí-los. Para falar a verdade, barcos hotéis não tem conseguido muito êxito por lá. pois somente após o pagamento de "muita propina" é que se consegue o acesso ( mas isso é assunto pra outro tópico ).
    A maioria esmagadora dos operadores de pesca está localizada na cidade de Manaus, poucos em Barcelos, e nenhum em Santa Izabel do Rio Negro.
    Barcelos, apesar de ter sido a primeira capital do Estado do Amazonas, e boa parte dos seus rios estarem "bem pescados", ainda é o ponto central de partida dos melhores pacotes.
    Os valores variam muito.
    Depende da qualidade da estrutura, quantidade de dias, e ponto de partida.
    Boa parte dos pacotes, que tem como ponto de partida a cidade de Barcelos, são estruturados com sete dias integrais dedicados a pesca, com barcos hotéis equipados com suítes, botes de alumínio de 5.5m, motor de 25hp, elétrico, refeições completas, bebidas frias diversas, translados do aerporto/barco/aeroporto, e etc...
    Você encontrará esses pacotes com valores que vão desde os R$ 2.500,00 até Us$ 4,950.00 ( isso mesmo, R$ 10.000,00 ).
    Também deve ser levado em conta o transporte até Barcelos ( ou Santa Izabel do Rio Negro ), pois apenas a empresa aérea Trip ( regional ), e algumas empresas de fretamento, fazem vôos para essas cidades.
    Regularmente apenas a Trip... Cada "perna da viagem" sai por volta dos R$ 500,00, e através de aluguel/fretamento, esse valor pode ser ainda maior, caso os grupos que chegam e saem, não estejam "amarrados" ( conectados, aproveitando os respectivos retornos ). Para Santa Izabel do Rio Negro, o valor é ainda maior !
    Mais do que evidente que esse é um aspecto a ser considerado e cuidado previamente, pois as ofertas de lugares são sempre muito disputadas...
    A opção de seguir de barco de Manaus para Barcelos é praticamente inviável, já que as datas de partida dos "recreios" ( grandes "ônibus" flutuantes ) não são diárias, além de desconfortáveis, e duram 36h para Barcelos, e 50h para Santa Izabel do Rio Negro.
    Como "dica" tenho a dizer o seguinte:
    Quer pegar um grande tucunaré (10Kg pra cima) ? Vá para o médio Rio Negro.
    A escolha dos rios, épocas apropriadas e dos próprios operadores, só devem ser feitas por quem já conhece a região, pois isso evitará que os "novatos" gastem pequenas fortunas e não obtenham o sucesso esperado.
    Espero ter respondido boa parte das dúvidas dos pescadores que buscam o melhor lugar para se fisgar os maiores tucunarés que existem. Mas essas são apenas uma pequena parte das muitas coisas que precisam ser levadas em consideração...
    Um abraço. Fabrício Biguá
  7. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a Rafael Takahiro em PARAIBUNA: Nov/2024 - Tempo ajudou!   
    A sensação das represas perto da capital de SP é definitivamente o destino que mais tem saído amarelos, azuis e azulrelos de bom porte nessa temporada.

    Como estreei nas represas aqui perto em Igaratá há algumas semanas, pesquisando bastante, ouvindo relatos, estava ansioso por pescar em Paraibuna-SP.
    Meu irmão e grande amigo Luis tinha feito o convite, pois estava de folga.

    Previamente, os aplicativos estavam apontando chuva, mas um dia antes, abriu o tempo e marcavam 11mm, bem distribuídos durante o dia e pouco, quase nada de vento (mais importante). Notícias de peixe em casal, manhoso, muitos peixes já furados recusando iscas de todo tipo, recomendações de jigs bem pequenos (3g-4g) e as iscas de 3 garatéias.

    Viagem tranquila, 2horinhas de sp.
     

     
    Vista do local que deixamos o carro e subimos na embarcação.
     
    A pesca prometia, acompanhando o guia nas redes sociais, todo dia peixes bons. Isso também traz uma boa expectativa e uma pressão natural.

    Com menos de 10 arremessos, subiu o primeiro casal de azulão, atrás da Bonnie 95 com ratlin. Trabalhando rápido e errático, como gosto e os guias não gostam rsrs
    Cubrimos na Jerkbait e caixa!
     
      
     
    Que felicidade, meu primeiro azul de Paraibuna!!! Meu parceiro tentou pegar a fêmea, mas não conseguimos.
     
    Um ponto depois, outra pancada na Bonnie, o Luis cobre e acerta o primeiro azul dele tbm!
     

     
    A pesca caçando casal não é das minhas preferidas....exige muita atenção, olhar aguçado, paciência e técnica. Sou do time que gosta de bater isca, esperar o peixe bater...prefiro o peixe menor, na superfície, que um maior, no fundo....mas a gente pesca como o peixe quer, não como queremos, dizia o guia!

    O guia ia achando os casais, e a gente ia revezando as tentativas, pra equilibrar as capturas!
    Achamos mais uns dois casais de amarelos de manhã, bem manhosos...
     

     

     
    Pescaria com bastante ação e muito aprendizado!
    Paramos pra almoçar e depois o guia nos levou num ponto pra pescar de barranco, pros peixes não verem a gente chegando de barco. Local íngrime, escorregadio, o guia até levou um rola...rsrsrs, achamos uns 3 casais, um levou a Oneten que tinha emprestado pro meu parceiro....abriu no nó de leader. Eu acertei uns dois bonitos amarelos, os maiores que eu peguei.
     

     

     
    Esse tava quadrado! Meu primeiro 50up amarelo!
    Ainda perdi dois bonitos peixes, um levou pro enrosco e perdi, outro escapou na hora de tirar da água, estávamos sem os alicates e sem passaguá....não sou muito bom nesse tipo de pescaria, mas chego lá!

    Ainda fim de tarde acertei mais um amarelo bonito!
      
     
    Meu parceiro ainda acertou mais dois bons azuis, de quase 50cm.
    Um rebojou na minha Bonnie 95 e ele stickou lá e acertou! Pra finalizar com chave de ouro!!!
     
    O tempo ajudou demais! Só choviscou e pouco, zero vento! Água paradinha, ideal pra bater uma superfície!
    Aprendi demais com essa pescaria e nesse local, muitos hábitos que tenho de pescar em outros lugares....aqui quando o peixe tá atrás da isca na superfície a recomendação é stickar ao invés de continuar zarando....arremesso muito próximo a margem e trabalhar a isca só por 2-3 metros, devido ao drop íngrime, essa ideia de ir no barranco pra ver o peixe sem que o peixe veja o barco achei fantástica também!
     
    Surpreendidos com a quantidade, não pegamos quase nenhum peixe minúsculo - o que eu achava que aconteciam nas represas perto de SP.
    Peixe muito manhoso, muitas vezes já furados - como eles dizem.
    Volto logo, curti demais essa pescada!
     
    Material utilizado:
    - Varas Majorcraft Speedtyle 5'8 14lbs e 16lbs e Shimano Vengeance 15lbs 6'3
    - Carretilhas Liger 2022, Aldebaran BFS
    - Linhas de 30lbs YGK
    - Iscas Bonnie 95 com ratlin, Megabass Vision e X80, Jig de 3g

    Agradeço a Deus, e a minha família por me aguentar com esse vício de pescar. Sempre que pesco me conecto com meu avô, avó e meu pai, que já me deixaram e me tornaram pescador.
    Quem quiser trocar uma ideia sobre essa pescaria, 
    https://www.instagram.com/rafatako/
    Tô montando uma turma pra Amazonia e Tocantins em 2025 e novos amigos serão bem vindos até pra irmos durante a semana pra Igaratá ou Paraibuna!
     
     
  8. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a João_Medeiros em Rumo a Barcelos - Ajustes finais e úlltimas dúvidas (GARATEIAS)!   
    Olá Alexandre, tenho praticamente todas essas iscas e uso exatamente essas garatéias (8527 6x VMC) . vou escrever na frente ok? Vamos lá:
    01 SARA SARA 120 - #1/0 na frente e 1/0 atrás ( TRABALHARÁ COMO A ORIGINAL -ZARA ) - Eu uso a #1, acho a #1/0 exagerada pra essa isca. Pode ser que não atrapalhe o trabalho, mas é gosto pessoal.
    01 SARA SARA 120 - #1/0 na frente e 2/0 atrás ( TRABALHARÁ MAIS STICKADA  ) - Mesma coisa que anterior.
    01 ZIG ZARA  VMC 6X - #1/0 na frente e #1 atrás ( ZARA MAIS ) - Uso a #1 na frente e atrás, zara muito.
    01 ZIG ZARA  VMC 6X - #1/0 na frente e #1/0 atrás ( TRABALHARÁ COMO ORIGINAL) - Mesma coisa que anterior.
    01 VIPER 110 - VMC 6X- #1/0 na frente e #1/0 atrás ( TRABALHARÁ COMO ORIGINAL) - Essa é a única que não tenho mas pelo tamanho eu usaria a #1.
    01 DUO REALIS PENCIL- 110 #1/0 na frente e #1/0 atrás( TRABALHARÁ COMO ORIGINAL) - Essa isca é demais, uso 1 na frente e atrás e acho ela perfeita, acho pequena para uma 1/0, mais uma vez ressaltando que é um gosto pessoal.
    01 ROVER128 -  NÃO TENHO IDEIA *** GOSTARIA QUE FICASSE COM O TRABALHO DA T20 - A rover é muito mais zara que stick, acho que independente da configuração ela não teria um trabalho igual da T20 como stick. De qualquer maneira eu uso essa isca com a garatéia #1 no pitão da frente e no de trás, deixando o meio livre.
    01 POP QUEEM 105  - NÃO TENHO IDEIA QUAL A MELHOR CONFIGURAÇÃO - Uso #1 na frente e atrás
    01 INNA PRO TUNE 110 - NÃO TENHO IDEIA QUAL A MELHOR CONFIGURAÇÃO - Uso #2 na frente e atrás
    01 INNA PRO TUNE 140 - NÃO TENHO IDEIA QUAL A MELHOR CONFIGURAÇÃO - Uso #1 na frente e atrás
    01 RAPALA XRAP 12 ( MEIA AGUA )- NÃO TENHO IDEIA QUAL A MELHOR CONFIGURAÇÃO - Uso #1 na frente e atrás
    01 RAPALA XRAP 10 ( MEIA AGUA )- NÃO TENHO IDEIA QUAL A MELHOR CONFIGURAÇÃO - Uso #4 na frente e atrás
    Espero ter ajudado! Boa viagem e pescaria!
  9. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a Fabrício Biguá em Afluentes próximos a Barcelos   
    Alexandre...vou tentar ajudar um pouco.
    Subindo o Demini vc encontrará o Aracá do lado esquerdo, sim, o Aracá é um afluente do Demini.
    Eu não conheço, e não tenho vontade de conhecer o Demini...hehee...os mosquitos são insuportáveis, sim. E pra mim, Rio Negro é sinônimo de ausência completa de mosquitos...A coloração dos peixes do Demini tb são mais "apagadas" por conta da cor da água....então, por escolha pessoal mesmo, não tenho vontade de conhecer o Demini.
    Entrando no Aracá, bem no barranco do hotel desativado, vc terá um afluente lá chamado Curuduri...Eu já subi um pouco nele, e, mesmo com as águas altas, achei o afluente bem interessante.
    Subindo bastante, vc terá outro afluente do lado direito chamado Marari. Tb pesquei pouco nele...Existem bons lagos internos lá dentro e pequenas ressacas. Acredito q no começo da temporada valha a pena pescar nele.
    E, acima da comunidade do Bacuquara, a qualquer momento vc pode engatar um gigantão.
    Tenho muita vontade de acampar umas 3 horas (motor 40HP) acima da Serrinha e Cureiras (sim, lá pra cima vc terá a visão da Serra do Aracá)...pela distância e baixa pressão de pesca, acredito q dê para fazer a pescaria da vida.
    O Arirrarrá é um rio muito bom. O Hotel pescava 90% lá dentro, então, como ele está fechado, acredito q os peixes fiquem mais ativos, contudo, os geleiros sempre estão por perto.
    Como vc sabe, o Arirrarrá é um rio, digamos, bem largo, com centenas de grandes e médios lagos...mas lá pra cima ele muda completamente, passando a bem estreito e com lagos distantes um do outro.
    Um colega aqui do fórum pegou um tucunaré com mais de 13kg lá em cima...então, vale a pena tentar.
    O Cuiuni é o rio preferido de vários operadores de pesca na região. Alguns dizem q os grandões mesmo estão no Cuiuni. Eu não sigo esta regra, pois pra mim, quanto mais acima melhor. O repartimento fica há uns 200Km / 250Km de Barcelos...é muito distante...De lá eu já subi umas 5 horas de voadeira e gostei muito. Em um único dia de pescaria tomamos umas 20 porradas de peixes grandes.
    Tb tenho vontade de acampar lá para as bandas dos lagos do Mandu, Trovão e Raio....Se acertar a mão no nível das águas tenho certeza q dá pra fotografar uns 5 peixes acima das 18lbs, por dia.
    Toda a região de Barcelos é muito rica em afluentes, lagos e ressacas. Em qualquer um desses afluentes se consegue pescar em 10 / 15 voadeiras...ou seja, é muita água.
    E em todos estes afluentes a quantidade de peixes não é o forte. Claro q se vc usar uma Jummping Minnow próxima ao barraco irá fisgar 200 peixes por dia, entre tucunas borboletas de 1kg / 2kg, e traíras de 1Kg...mas rapidamente estará arremessando para o meio do lago...hehee...
    Barcelos é qualidade de peixe. joia:::
    Abs...e estamos na área... joia:::
    Fabrício Biguá
  10. Like
    GuilhermeLimahHB recebeu reputação de Carrão em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25   
    A isca que ele fala é a Babyface, muita gente falando dela! Ela tá explodindo tanto que a Lori acabou de copiar ela descaradamente lançando a Loriface.
     
    Fora isso, tenho visto várias pessoas/marcas postando sobre iscas maiores trabalhadas de forma mais lenta nos meios de lago. Exemplo: Duo Kono Flat, Duo Maki Flat, Rapala Subwalk 15, ICBM 120... Cabe a nós agora saber o quanto disso é eficiência e o quanto que é pura mídia oportunista. 
     
    Chego dia 25 em SIRN pra pescar no Rio Preto com a Super Açu, torcendo pra pescaria ser boa! Últimas duas semanas não foram boas por lá
  11. Upvote
    GuilhermeLimahHB recebeu reputação de CaioFonseca em Garatéias BKK   
    Tamanho 1/0 pras Helices
     
    Pode ir sem medo, a garateia é sensacional tanto em resistencia como principalmente em fiação 😉 
  12. Upvote
    GuilhermeLimahHB recebeu reputação de Marcos Ide em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25   
    A isca que ele fala é a Babyface, muita gente falando dela! Ela tá explodindo tanto que a Lori acabou de copiar ela descaradamente lançando a Loriface.
     
    Fora isso, tenho visto várias pessoas/marcas postando sobre iscas maiores trabalhadas de forma mais lenta nos meios de lago. Exemplo: Duo Kono Flat, Duo Maki Flat, Rapala Subwalk 15, ICBM 120... Cabe a nós agora saber o quanto disso é eficiência e o quanto que é pura mídia oportunista. 
     
    Chego dia 25 em SIRN pra pescar no Rio Preto com a Super Açu, torcendo pra pescaria ser boa! Últimas duas semanas não foram boas por lá
  13. Thanks
    GuilhermeLimahHB recebeu reputação de Andre Giampani em Alguma novidade para temporada 2024?   
    Sim
  14. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a Kid M em Alguma novidade para temporada 2024?   
    Amigos,
    Apenas com o intuito de "minimizar" as notícias de rios secando demais, etc... posto algumas imagens de amigos que ainda estão pescando nos arredores de Santa Isabel do Rio Negro, mais precisamente no rio Preto e operação do Super Açu Premium, onde pescamos no ano passado (2023).
     
        
     
    Não há questionamento que as condições se tornam adversas com essa questão da seca na região, mas nem por isso deixa-se de embarcar alguns troféus !
    Nesta data foram contabilizados 7 capturas de peixes acima dos 80 cm (reza a lenda que seriam 20 ataques, com apenas essa quantidade embarcada).
    Independentemente de ser (ou não) verdade, inegavelmente é algo que se pode comemorar !
    É o que digo sempre, a Amazônia nos proporciona gratas surpresas quando menos se espera !
    Vamos que vamos!  
     
    A propósito, as iscas que estão funcionando nessa pescaria são :
     
           
  15. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a Marcos Ide em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25   
    Voltando a postar as planilhas e gráficos do nível do Rio Negro em Barcelos.
    Até início de Agosto o nível do Rio Negro em Barcelos em 2024 estava maior que 2023, mas a descida deu uma acelerada e agora estamos com o menor nível pelo menos desde 2007, ano em que começamos os registros. Espero que a descida dê uma diminuída, senão vai ser difícil pescar no Rio Negro e afluentes.
    Vou postar abaixo planilhas e gráficos dos dois últimos anos, dos 5 últimos anos,, e dos anos com menor nível desde 2007, e para baixar, a série completa desde 2007. Tem também colunas com a descida semanal na temporada 2023 e 2024.
    Vou tentar atualizar semanalmente,
    Saudações
     
    Dois últimos anos
     
     
    2022/23
    .2023/24
    Média desde 2007
    Semana atual/ Semana ant. 2023
    Semana atual/ Semana ant. 2024
    9-set
    6,58
    4,61
    5,87
    -0,69
    -1,13
    16-set
    6,15
    3,37
    5,23
    -0,43
    -1,24
    23-set
    5,78
    2,79
    4,75
    -0,37
    -0,58
    30-set
    5,14
    2,70
    4,36
    -0,64
    -0,09
    7-out
    4,22
    2,44
    4,06
    -0,92
    -0,26
    14-out
    3,50
    2,08
    3,74
    -0,72
    -0,36
    21-out
    3,23
    1,73
    3,62
    -0,27
    -0,35
    28-out
    3,42
    1,92
    3,63
    0,19
    0,19
    4-nov
    3,72
    2,12
    3,63
    0,30
    0,20
    11-nov
    4,26
    1,86
    3,55
    0,54
    -0,26
    18-nov
    4,33
    1,84
    3,50
    0,07
    -0,02
    25-nov
    4,17
    2,40
    3,61
    -0,16
    0,56
    2-dez
    4,53
    2,38
    3,65
    0,36
    -0,02
    9-dez
    4,84
    2,53
    3,67
    0,31
    0,15
    16-dez
    4,77
    2,58
    3,59
    -0,07
    0,05
    23-dez
    4,57
    3,06
    3,68
    -0,20
    0,48
    30-dez
    4,22
    3,32
    3,91
    -0,35
    0,26
    6-jan
    3,77
    3,45
    4,03
    -0,45
    0,13
    13-jan
    3,68
    3,40
    4,10
    -0,09
    -0,05
    20-jan
    4,28
    3,16
    4,09
    0,60
    -0,24
    27-jan
    4,75
    3,05
    4,06
    0,47
    -0,11
    3-fev
    4,96
    2,93
    4,04
    0,21
    -0,12
    10-fev
    4,77
    2,56
    3,91
    -0,19
    -0,37
    17-fev
    4,52
    2,51
    3,88
    -0,25
    -0,05
    24-fev
    4,85
    2,81
    4,00
    0,33
    0,30
    3-mar
    5,44
    2,81
    4,12
    0,59
    0,00
    10-mar
    5,64
    2,40
    4,25
    0,20
    -0,41
    17-mar
    5,61
    2,46
    4,47
    -0,03
    0,06
    24-mar
    5,74
    2,66
    4,65
    0,13
    0,20
    31-mar
    5,63
    2,97
    4,88
    -0,11
    0,31
    7-abr
    5,34
    3,25
    5,24
    -0,29
    0,28
    14-abr
    5,40
    3,88
    5,60
    0,06
    0,63
    21-abr
    5,42
    4,36
    5,93
    0,02
    0,48
    28-abr
    5,70
    4,54
    6,32
    0,28
    0,18
    5-mai
    6,22
    4,85
    6,78
    0,52
    0,31
    12-mai
    6,59
    5,13
    7,29
    0,37
    0,28
    19-mai
    6,82
    5,29
    7,74
    0,23
    0,16
    26-mai
    7,27
    6,24
    8,15
    0,45
    0,95
    2-jun
    7,71
    7,00
    8,46
    0,44
    0,76
    9-jun
    7,98
    7,50
    8,63
    0,27
    0,50
    16-jun
    8,00
    7,92
    8,83
    0,02
    0,42
    23-jun
    7,88
    8,24
    8,89
    -0,12
    0,32
    30-jun
    7,64
    8,35
    8,91
    -0,24
    0,11
    7-jul
    7,41
    8,29
    8,91
    -0,23
    -0,06
    14-jul
    7,16
    8,02
    8,85
    -0,25
    -0,27
    21-jul
    7,13
    7,74
    8,73
    -0,03
    -0,28
    28-jul
    7,04
    7,44
    8,55
    -0,09
    -0,30
    4-ago
    6,96
    7,12
    8,30
    -0,08
    -0,32
    11-ago
    6,93
    6,78
    7,97
    -0,03
    -0,34
    18-ago
    6,78
    6,34
    7,57
    -0,15
    -0,44
    25-ago
    6,38
    5,72
    7,04
    -0,40
    -0,62
    1-set
    5,74
     
    6,63
    -0,64
     
     
     

     
    5 últimos anos
     
     
    2019/20
    2020/21
    2021/22
    2022/23
    .2023/24
    Média desde 2007
    Semana atual/ Semana ant. 2023
    Semana atual/ Semana ant. 2024
    9-set
    6,69
    5,10
    7,36
    6,58
    4,61
    5,87
    -0,69
    -1,13
    16-set
    5,92
    4,40
    6,90
    6,15
    3,37
    5,23
    -0,43
    -1,24
    23-set
    5,28
    3,80
    6,44
    5,78
    2,79
    4,75
    -0,37
    -0,58
    30-set
    4,57
    3,50
    5,99
    5,14
    2,70
    4,36
    -0,64
    -0,09
    7-out
    4,24
    3,50
    5,82
    4,22
    2,44
    4,06
    -0,92
    -0,26
    14-out
    4,09
    3,60
    5,48
    3,50
    2,08
    3,74
    -0,72
    -0,36
    21-out
    4,18
    3,70
    5,16
    3,23
    1,73
    3,62
    -0,27
    -0,35
    28-out
    4,44
    3,40
    4,90
    3,42
    1,92
    3,63
    0,19
    0,19
    4-nov
    4,38
    3,40
    4,72
    3,72
    2,12
    3,63
    0,30
    0,20
    11-nov
    4,07
    3,50
    4,84
    4,26
    1,86
    3,55
    0,54
    -0,26
    18-nov
    4,06
    4,00
    5,04
    4,33
    1,84
    3,50
    0,07
    -0,02
    25-nov
    4,50
    4,30
    5,26
    4,17
    2,40
    3,61
    -0,16
    0,56
    2-dez
    4,53
    4,30
    5,30
    4,53
    2,38
    3,65
    0,36
    -0,02
    9-dez
    4,20
    4,40
    5,26
    4,84
    2,53
    3,67
    0,31
    0,15
    16-dez
    3,90
    4,60
    5,34
    4,77
    2,58
    3,59
    -0,07
    0,05
    23-dez
    4,10
    4,60
    5,58
    4,57
    3,06
    3,68
    -0,20
    0,48
    30-dez
    4,42
    4,80
    5,82
    4,22
    3,32
    3,91
    -0,35
    0,26
    6-jan
    4,80
    5,00
    5,78
    3,77
    3,45
    4,03
    -0,45
    0,13
    13-jan
    4,60
    5,20
    5,40
    3,68
    3,40
    4,10
    -0,09
    -0,05
    20-jan
    4,00
    5,60
    4,58
    4,28
    3,16
    4,09
    0,60
    -0,24
    27-jan
    3,70
    5,80
    3,82
    4,75
    3,05
    4,06
    0,47
    -0,11
    3-fev
    3,63
    5,90
    4,14
    4,96
    2,93
    4,04
    0,21
    -0,12
    10-fev
    3,20
    5,80
    4,04
    4,77
    2,56
    3,91
    -0,19
    -0,37
    17-fev
    2,80
    5,60
    3,94
    4,52
    2,51
    3,88
    -0,25
    -0,05
    24-fev
    2,50
    5,30
    4,63
    4,85
    2,81
    4,00
    0,33
    0,30
    3-mar
    2,40
    4,90
    4,98
    5,44
    2,81
    4,12
    0,59
    0,00
    10-mar
    2,80
    5,00
    5,43
    5,64
    2,40
    4,25
    0,20
    -0,41
    17-mar
    3,14
    5,30
    6,02
    5,61
    2,46
    4,47
    -0,03
    0,06
    24-mar
    3,32
    5,60
    6,56
    5,74
    2,66
    4,65
    0,13
    0,20
    31-mar
    3,49
    5,90
    7,08
    5,63
    2,97
    4,88
    -0,11
    0,31
    7-abr
    3,61
    6,30
    7,68
    5,34
    3,25
    5,24
    -0,29
    0,28
    14-abr
    4,47
    7,00
    8,06
    5,40
    3,88
    5,60
    0,06
    0,63
    21-abr
    5,19
    7,70
    8,42
    5,42
    4,36
    5,93
    0,02
    0,48
    28-abr
    5,90
    8,20
    8,55
    5,70
    4,54
    6,32
    0,28
    0,18
    5-mai
    6,32
    8,60
    8,76
    6,22
    4,85
    6,78
    0,52
    0,31
    12-mai
    6,84
    8,90
    8,96
    6,59
    5,13
    7,29
    0,37
    0,28
    19-mai
    7,56
    9,40
    9,20
    6,82
    5,29
    7,74
    0,23
    0,16
    26-mai
    8,31
    9,70
    9,43
    7,27
    6,24
    8,15
    0,45
    0,95
    2-jun
    8,75
    10,00
    9,84
    7,71
    7,00
    8,46
    0,44
    0,76
    9-jun
    9,50
    10,00
    10,20
    7,98
    7,50
    8,63
    0,27
    0,50
    16-jun
    9,80
    10,30
    10,43
    8,00
    7,92
    8,83
    0,02
    0,42
    23-jun
    9,00
    10,40
    10,52
    7,88
    8,24
    8,89
    -0,12
    0,32
    30-jun
    9,00
    10,30
    10,46
    7,64
    8,35
    8,91
    -0,24
    0,11
    7-jul
    9,00
    10,20
    10,24
    7,41
    8,29
    8,91
    -0,23
    -0,06
    14-jul
    9,20
    10,00
    9,88
    7,16
    8,02
    8,85
    -0,25
    -0,27
    21-jul
    9,10
    9,70
    9,66
    7,13
    7,74
    8,73
    -0,03
    -0,28
    28-jul
    8,70
    9,40
    9,48
    7,04
    7,44
    8,55
    -0,09
    -0,30
    4-ago
    8,40
    9,20
    9,27
    6,96
    7,12
    8,30
    -0,08
    -0,32
    11-ago
    7,90
    8,90
    8,96
    6,93
    6,78
    7,97
    -0,03
    -0,34
    18-ago
    7,30
    8,60
    8,53
    6,78
    6,34
    7,57
    -0,15
    -0,44
    25-ago
    6,70
    8,30
    7,96
    6,38
    5,72
    7,04
    -0,40
    -0,62
    1-set
    6,00
    7,90
    7,27
    5,74
     
    6,63
    -0,64
     

     
     
     
    Anos com menores níveis desde 2007 no final de Agosto.
     
    2007/8
    2009/10
    2010/11
    2016/17
    2022/23
    .2023/24
    Média desde 2007 Anos com níveis mais baixos em final de Agoosto
    Semana atual/ Semana ant. 2023
    Semana atual/ Semana ant. 2024
    9-set
    6,3
    6
    5,2
    5,70
    6,58
    4,61
    5,73
    -0,69
    -1,13
    16-set
    5,8
    4,9
    4,8
    4,80
    6,15
    3,37
    4,97
    -0,43
    -1,24
    23-set
    5,2
    4,2
    4,5
    4,30
    5,78
    2,79
    4,46
    -0,37
    -0,58
    30-set
    5
    3,9
    4
    4,30
    5,14
    2,70
    4,17
    -0,64
    -0,09
    7-out
    4,7
    3,6
    3,4
    4,20
    4,22
    2,44
    3,76
    -0,92
    -0,26
    14-out
    4,4
    3,6
    2,9
    4,10
    3,50
    2,08
    3,43
    -0,72
    -0,36
    21-out
    4,2
    3,7
    2,5
    4,20
    3,23
    1,73
    3,26
    -0,27
    -0,35
    28-out
    4,2
    3,7
    2,5
    4,10
    3,42
    1,92
    3,31
    0,19
    0,19
    4-nov
    4,1
    3,8
    2,6
    4,00
    3,72
    2,12
    3,39
    0,30
    0,20
    11-nov
    3,9
    3,6
    2,4
    4,00
    4,26
    1,86
    3,34
    0,54
    -0,26
    18-nov
    3,5
    2,5
    2,5
    3,75
    4,33
    1,84
    3,07
    0,07
    -0,02
    25-nov
    3,5
    2
    3,6
    3,50
    4,17
    2,40
    3,20
    -0,16
    0,56
    2-dez
    3,5
    1,7
    3,8
    3,20
    4,53
    2,38
    3,19
    0,36
    -0,02
    9-dez
    3,4
    1,4
    4,1
    3,68
    4,84
    2,53
    3,33
    0,31
    0,15
    16-dez
    3,1
    1,5
    4
    3,50
    4,77
    2,58
    3,24
    -0,07
    0,05
    23-dez
    3,5
    2
    3,9
    3,70
    4,57
    3,06
    3,46
    -0,20
    0,48
    30-dez
    4,1
    2,7
    3,9
    4,38
    4,22
    3,32
    3,77
    -0,35
    0,26
    6-jan
    4,5
    2,5
    3,9
    4,86
    3,77
    3,45
    3,83
    -0,45
    0,13
    13-jan
    5
    2
    4
    5,50
    3,68
    3,40
    3,93
    -0,09
    -0,05
    20-jan
    5
    1,6
    4,1
    6,00
    4,28
    3,16
    4,02
    0,60
    -0,24
    27-jan
    4,8
    1,7
    4
    5,80
    4,75
    3,05
    4,02
    0,47
    -0,11
    3-fev
    4,5
    2
    3,9
    5,54
    4,96
    2,93
    3,97
    0,21
    -0,12
    10-fev
    4
    2,1
    3,8
    5,32
    4,77
    2,56
    3,76
    -0,19
    -0,37
    17-fev
    3,5
    2,1
    4,1
    5,40
    4,52
    2,51
    3,69
    -0,25
    -0,05
    24-fev
    4
    2
    4,2
    5,30
    4,85
    2,81
    3,86
    0,33
    0,30
    3-mar
    4,4
    1,9
    4,2
    5,12
    5,44
    2,81
    3,98
    0,59
    0,00
    10-mar
    5
    2
    4,3
    5,20
    5,64
    2,40
    4,09
    0,20
    -0,41
    17-mar
    5
    2,1
    4,7
    5,80
    5,61
    2,46
    4,28
    -0,03
    0,06
    24-mar
    5,2
    2,2
    5
    6,14
    5,74
    2,66
    4,49
    0,13
    0,20
    31-mar
    5,3
    2,8
    4,9
    6,80
    5,63
    2,97
    4,73
    -0,11
    0,31
    7-abr
    5
    3,5
    5
    6,50
    5,34
    3,25
    4,77
    -0,29
    0,28
    14-abr
    4,3
    4,2
    5,1
    6,80
    5,40
    3,88
    4,95
    0,06
    0,63
    21-abr
    4,4
    5
    5,7
    7,00
    5,42
    4,36
    5,31
    0,02
    0,48
    28-abr
    4,8
    5,8
    6
    7,30
    5,70
    4,54
    5,69
    0,28
    0,18
    5-mai
    5,6
    6,5
    6,5
    7,60
    6,22
    4,85
    6,21
    0,52
    0,31
    12-mai
    6,1
    7,4
    7
    7,90
    6,59
    5,13
    6,69
    0,37
    0,28
    19-mai
    6,5
    8,1
    7,8
    8,10
    6,82
    5,29
    7,10
    0,23
    0,16
    26-mai
    7
    8,5
    8,6
    8,30
    7,27
    6,24
    7,65
    0,45
    0,95
    2-jun
    7,7
    8,5
    8,9
    8,30
    7,71
    7,00
    8,02
    0,44
    0,76
    9-jun
    8,4
    8,4
    8,4
    8,10
    7,98
    7,50
    8,13
    0,27
    0,50
    16-jun
    8,7
    8,5
    9,2
    8,00
    8,00
    7,92
    8,39
    0,02
    0,42
    23-jun
    9
    8,6
    9,4
    8,00
    7,88
    8,24
    8,52
    -0,12
    0,32
    30-jun
    8,9
    8,6
    9,4
    8,00
    7,64
    8,35
    8,48
    -0,24
    0,11
    7-jul
    8,8
    8,6
    9,5
    8,20
    7,41
    8,29
    8,47
    -0,23
    -0,06
    14-jul
    8,7
    8,6
    9,3
    8,30
    7,16
    8,02
    8,35
    -0,25
    -0,27
    21-jul
    8,6
    8,4
    8,9
    8,30
    7,13
    7,74
    8,18
    -0,03
    -0,28
    28-jul
    8,5
    8
    8,5
    8,20
    7,04
    7,44
    7,95
    -0,09
    -0,30
    4-ago
    8,3
    7,6
    7,9
    7,96
    6,96
    7,12
    7,64
    -0,08
    -0,32
    11-ago
    8
    7
    7,4
    7,65
    6,93
    6,78
    7,29
    -0,03
    -0,34
    18-ago
    7,5
    6,5
    6,9
    7,13
    6,78
    6,34
    6,86
    -0,15
    -0,44
    25-ago
    7
    6
    6
    6,38
    6,38
    5,72
    6,25
    -0,40
    -0,62
    1-set
    6,5
    6,4
    5,8
    6,60
    5,74
     
    6,21
    -0,64
     
     
     
     
     
    nivel Rio Negro Barcelos 2007 2024.xlsx
     
  16. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a Fernando_Oliveira em Rio São Benedito e Rio Azul - Pousada Thaimaçu 2024   
    Nossa ideia era buscar um lugar bacana e com acesso relativamente fácil para uma pescaria no mês de Abril/2024. Com este foco, escolhemos a tradicional Pousada Thaimaçu. A pescaria em Abril, mesmo no sul da Amazônia Paraense é um desafio, pois os rios ainda estão cheios e os peixes com muitas opções de comida e de esconderijo no meio da mata.
     
    A Pousada é comandada pela Eunice, proprietária, que permanece no local acompanhando toda a operação e garantindo um serviço de primeira. Na base da pousada tínhamos ainda o apoio do Antonio e do Preto, que supervisionam uma equipe com um total de 13 pessoas para garantir que nossas únicas preocupações sejam decidir o quê comer, o quê beber e aonde pescar. A estrutura é muito boa, com chalés individualizados, piscina, lavanderia, internet, ótimo restaurante,...
     

     
    A viagem pela Azul de Curitiba até Alta Floresta-MT foi fácil e com escala tranquila e rápida em Cuiabá. Chegando em Alta Floresta já tínhamos a Van do Pebinha nos aguardando para a viagem de 3 horas até a pousada. Optamos por não parar para o almoço e o próprio serviço de transfer nos organizou um lanche com sanduíches, cervejas e refrigerantes. Desta forma, saímos de casa às 07h00, pegamos nosso primeiro voo às 09h30 e às 17h00 estávamos na beira do Rio São Benedito preparando as tralhas de pesca. Para esta viagem seguiram os pescadores: Neander, Luís Mário, Ulysses, Vanderley, Roberto, Zacarias, João Marcos e Fernando. Nossos guias Vavá, Marcelo, Galo e Neco foram designados pela pousada e possuíam experiência média de 25 anos, cada, como guias nos Rios São Benedito e Azul.
     
    A pousada fica em frente a uma corredeira/cachoeira, que do ponto de vista da pescaria divide o rio em dois setores: 
    - Rio acima, até outra cachoeira do Rio São Benedito ou as opções de pesca do Rio Azul. Este trecho representa uma navegação média de 40 minutos rio acima, para chegar em bons pontos de pesca de matrinxãs, tucunarés, cachorras e algumas cevas para tambaquis e pacus. Para chegar até a segunda cachoeira, ou em pontos mais distantes do Rio Azul, demoramos quase duas horas de navegação e neste caso o almoço tem que ser na sombra do rio.
    - Rio abaixo, onde estão conhecidos bons poços para pescaria de grandes bagres. Neste trecho a navegação é mais curta e você pode ser premiado com grandes jaús, pirararas, barbados, jundiás, além de belas cachorras.
     


     
    As pescarias devem ser programadas com antecedência, pois existe limitação de barcos nas cevas de tambaqui e limitação de barcos para pescaria rio abaixo. O registro do destino de cada barco também é um fator importante de segurança da operação. Apesar da proximidade de áreas rurais de Paranaíta, Alta Floresta e Jacareacanga, os rios tem margens preservadas com uma densa e típica floresta tropical.
     
    No primeiro dia, os pescadores Luís Mário e Ulysses optaram por reservar a primeira ceva e ir direto tentar um "redondo". Primeiro arremesso e o Tambaqui engata e arranca queimando linha em direção ao lado oposto do rio. Neste tipo de pesca, não adianta tentar segurar o peixe na força e o guia Neco arrancou com o barco para cercar o peixe e impedir que ele chegasse na outra margem, forçando uma briga no meio do rio. Desta forma, logo no início da pescaria e após uma batalha limpa, o Luís Mário embarcou um belo Tambaqui e que foi o único desta semana. 
    Nas cevas de tambaqui também foram capturados pacús e pacús borracha e a presença dos corimbas era sempre intensa, em busca do farelo de arroz utilizado nas iscas. Nos poços ainda foram encontradas belas corvinas.
     


     
    Um dos principais objetivos da nossa pescaria se mostrou difícil de capturar. As matrinxãs estavam manhosas e escassas, mas mesmo assim foram capturadas alguns lindos exemplares. As iscas mais produtivas para este tipo de pescaria foram a papa black e a inna 90. Tentamos utilizar (com pouca produtividade) os tomatinhos e arremessar próximos aos pés de Embaúbas, onde também podiam ser encontrados alguns pacús. Não tinha segredo, era arremessar, arremessar e arremessar em cada pé de embaúba e em cada recorte na margem do rio. Nestes pontos também foram encontrados alguns exemplares de tucunaré e tucunaré fogo, que começavam a aparecer à medida que as águas iniciam o recuo. Os tucunarés também eram encontrados nas bases dos poucos barrancos encontrados ao longo do Rio São Benedito.
     


     
    A vantagem de pescar em locais de pesca muito diversificada é a possibilidade de adaptação e a diversidade de técnicas que podem ser empregadas. Boa parte do tempo ficamos em pontos de água rápida (pequenas corredeiras), onde encontramos belas cachorras, que são peixes muito esportivos e sempre dão boas brigas. Nestes pontos também capturamos bicudas e corvinas - o melhor ponto para bicudas nesta pescaria foi nas proximidades da segunda cachoeira do Rio São Benedito. Por coincidência, estas três espécies são frágeis e devem ser manuseadas com cuidado e permanecendo o menor tempo possível fora da água. A fragilidade destes peixes fora da água não tem nada a ver com a esportividade e força deles dentro da água, que renderam belas brigas e memórias eternas. A melhor produtividade nestes pontos foi com a utilização de tuviras, que não tínhamos previamente comprado, mas os encarregados da pousada encomendaram as iscas que já foram utilizadas desde o primeiro dia.
     
    Esta região ainda guarda algumas belas surpresas, como o Rio das Àguas Claras, o Rio Cristalino e o Rio Matrinxã, este último não pudemos entrar devido a queda de uma árvore. Já no primeiro é impressionante a transparência das águas e a beleza do local. Ainda, na frente da pousada os pacus fazem a festa na corredeira, mas neste ponto é proibida a pesca.
     
    Temos sempre que lembrar que estamos na selva. Nesta pescaria tivemos duas situações interessantes para exemplificar este fato; o primeiro foi a presença de uma Jararaca na saída do restaurante da pousada e outro a existências dos violentos Jacarés-açu. Eu recomendo não brincarem com estes bichos, pois quando o Neander vinha recolhendo uma cachorra, o Jacaré que estava próximo ao barco veio atrás do peixe, então ele foi içado para dentro do barco a tempo de impedir que fosse pego pelo bicho, mas a reação do Jacaré-açu foi se jogar contra o barco nos dando um banho e um baita susto.
     


     
     
    Encerramos esta jornada felizes e com saúde para voltarmos para nossas famílias e trabalho...e claro,  programarmos a próxima viagem. 
     


     

















  17. Thanks
    GuilhermeLimahHB recebeu reputação de Ricardo SK em Duo realis pencil 130   
    Trairão faz MUITO barulho e vejo como um diferencial na pescaria de Trairões. Até aqui não tive problemas com o Pitão, mas pelo que escuto falar, evito utilizar nos Açus.
     
    Quanto a Rover, comprei e utilizei na temporada passada. Isca robusta e que nada muito, mas tive poucas ações.. Prefiro apostar em outras iscas como Realis Pencil, Bonnie e T20 por terem um repertorio maior de trabalhos.
     
    Zara por Zara, acredito que apenas a Zig Zara na caixa resolve bem. Tanto Trairão como Rover tem um valor bem mais elevado.
  18. Thanks
    GuilhermeLimahHB recebeu reputação de Edmar Alves em Duo realis pencil 130   
    Legal demais o seu relato! As histórias e memorias da pesca são valiosas demais!
  19. Thanks
    GuilhermeLimahHB recebeu reputação de Ricardo SK em Duo realis pencil 130   
    Realis Pencil é das minhas iscas favoritos e afirmo com convicção que a 130 não nada como as demais. Na pescaria de Azuis, Pinimas e Açus utilizo apenas a 110.
     
    Quanto ao tamanho das iscas, aqui vejo uma boa discussão. Sempre tive aversão a iscas grandes, meus maiores peixes foram todos na Helice, Mahi Pen 107, Realis 110, T20 e Bonnie 107 também teve um jumelo na Brava 9cm. 
     
    Mas nas minhas pescarias ano passado em Barcelos comecei a ver a importância de utilizar iscas maiores para selecionar os peixes, caso contrário os pequenos sempre entram primeiro. Apostei em Bonnie 128 e tive bons resultados! Fiquei impressionado com a efetividade da isca e voltei determinado a apostar mais em iscas maiores. Até comprei uma Red Pepper Magnum pra isso.
     
    Quanto as Zaras, prefiro Sticks com trabalho mais mais provocante no início, massss já fiz uma pescaria no Sucunduri em que a Zig Zara foi ABSURDA! A Zara provoca e levanta muito peixe, mas o peixe precisa de estar ativo, caso contrário a sua produtividade comparada com os Sticks acaba sendo beem menor. 
     
     
  20. Like
    GuilhermeLimahHB recebeu reputação de Rodrigo de Souza Gonçalves em operação melhor custo-benefício BARCELOS   
    Fala, João!
     
    Acredito que sou um pouco mais metodico que a média e te falo que mapeei todas as operações do Rio Negro em meados de 2021.
     
    Falando de Barcelos/SIRN, as opções com melhore relação custo-beneficio são: Barco Explorer, Molongoh, Barco Poraque, Pro Tucuna e Tucuna Amazon Boat. 
     
    Caso também queira pesquisar, acima desses também vale olhar: Angatu, Kalua e Super Açu.
     
    Qualquer coisa, me fala! Abraços e sucesso na pescaria!
  21. Like
    GuilhermeLimahHB recebeu reputação de Joao Paulo ML em operação melhor custo-benefício BARCELOS   
    Fala, João!
     
    Acredito que sou um pouco mais metodico que a média e te falo que mapeei todas as operações do Rio Negro em meados de 2021.
     
    Falando de Barcelos/SIRN, as opções com melhore relação custo-beneficio são: Barco Explorer, Molongoh, Barco Poraque, Pro Tucuna e Tucuna Amazon Boat. 
     
    Caso também queira pesquisar, acima desses também vale olhar: Angatu, Kalua e Super Açu.
     
    Qualquer coisa, me fala! Abraços e sucesso na pescaria!
  22. Like
    GuilhermeLimahHB recebeu reputação de VitorMorais em AJUDA - Qual carretilha comprar?   
    Pra botar ainda mais fogo aqui na discussão, estou alinhado com a galera acima!
     
    Não iria de Shimano, iria de Abu Garcia Revo Rocket (uso ela) ou Daiwa Zilion. Mmbas possuem estrutura mais robusta e maior velocidade de recolhimento.
  23. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a Guto Pinto em Pescaria - Rio Xingu   
    Guilherme eu fui na Recanto do Xingu em 2022 cujo dono é o mesmo da Aldeia Tanguro., região de Canarana.  A pescaria lá se faz na Reserva pagando um valor por dia adicional.   A pescaria é todo dia descer 1h de 40hp ate juncao do 7setembro com o Culuene formando o Xingu e se pesca  uns 10km no Xingu.  A pescaria basicamente é apoitada com isca branca que se compra dos indios. Se usa mesma tralha pra tudo, os pontos pode entrar Cachara, Pirarara e  Jau e com muita sorte Piraiba como se pesca arremessando e o Rio não tem muita tranqueira a tralha basica pra lá é uma carretilha Black Max 50 com 150m de linha 0.82 e uma vara de 80lb , tá bom demais ,  pra cachorras, lá pega muito e grandes e junto sai umas Curvinas tb, bom é usar a vara de 30 a 40lb ima carretilha big game com linha 0.50mm ou multi 40 a 50lb. Lembrando que não se pode beber na area da reserva então a sagrada cervejinha só  na pousada fim do dia. Na aldeia tanguro o esquema é mais raiz, mas quantidade de peixe é .maior e de tamanho maior tb, fica na mesma regiao porem mais pra baixo . Porem como se fica na aldeia, nem cervejinha no fim do dia tem, kkkk
    Pescaria de tucunaré ao nao ser se mudaram algo nao se tem costume pesca los lá nem motores eletricos eles possuem, pessoal que vai pra lá vao só vão atras dos peixes de couro e quando enjoam pescam Cachorras. Lembrando que a regiao nao tem voos comerciais em cidades proximas entao ou vai de carro , ou voo particular ate a pousada.
    Se vc cita a pousada Rio Xingu no Pará em Altamira, eu fui em 2009, é sensacional, la se pesca de tudo como pincho ou apoitado, foi umas das melhores pescarias que ja fiz, mas depois da construção de Belo Monte não sei como ficou a regiao ou ate mesmo a pousada, nunca mais ouvi um relato de lá.
    Quanto a tralha do tucunare  , como ja fui no suiá miçu que é um afluente 4x e no xingu , Tucunas bem fortes mas dificil passar de 60cm uma vara de 16 a 17lb e multi 40lb ta otimo. 
  24. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a Rodrigoiguassu em Rio Negro - Temporada 2023/2024   
    Retornei sabado de Barcelos! Todos disseram ter feito a pescaria da vida! Pescamos no Rio Demeni!
    Foram 5 dias de pesca sensacionais de muitos, mas muuuuito peixes 70 up e alguns 80 up (que por la dizem ser dificil)!! Nunca vi tanto peixe caçando e em atividade máxima!
    Fizemos a pescaria dos sonhos sendo impossível pescar com iscas de fundo, pois os peixes menores não davam tregua! Nem mesmo com zaras e stiks era possível pescar! Hélice fazendo sucesso onde não tinha nem dois palmos de aguá! Peixe sai do drop em velocidade máxima para atacar a isca no razeiro e volta pro drop!
    A parte complicada foi a logistica! Voos sendo cancelados, bagagens extraviadas, barco expresso que não aparece para levar os pescadores e produtos em falta!
    Barcos hotel não estavam conseguindo subiir os afluentes! Para se ter uma idéia até as voadeiras estão com dificuldade para subir os afluentes!
    Pra quem vai, levem varas, garatéias e argolas de reserva, além de fitas para os dedos! Esqueçam a idéia de que o peixe não atava a hélice onde tem pouca aguá! Eles querem é hélice e poper grande (Poper Ham no nosso caso)!
    Para de ter uma idéia, certo dia sairam 4 peixes 70 up na parada para o almoço! De abandonar a rede e voltar a pescar!
    Temporada esta sendo épica!!
    Desejo a sorte que tive aos parceiros que estão com data marcada!
     
  25. Like
    GuilhermeLimahHB deu reputação a Marcos Ide em Rio Negro - Temporada 2023/2024   
    Vamos começar aqui, acompanhar o comportamento do Rio Negro em Barcelos na temporada 23/24. Sexta, 07 de Julho a régua da CPRM marcava 7,41 em Barcelos. Isto é impressionante. Desde o início das medições em 2007 o rio nunca esteve tão baixo nesta data. E não é pouca coisa. O menor nível de 07/07 foi em 2015 com 8,10, 69 centímetros a mais!!!
    O pico da cheia este ano em Barcelos foi até agora, 8,03 em 14 de Junho!! E é provável que esta marca não seja mais superada este ano. Se isto se confirmar, depois de um recorde de cheia em 2022 com 10,52, podemos ter um recorde de menor cheia em 2023!!
    Hoje, 10/07/2023 o nível indica 7,28, baixando mais 13 cm.  Não pode continuar baixando assim, senão não vai ter água no meio da temporada!! 
    Vamos ver o que vai acontecer em um ano atípico como este. 😲
    No final do post, tabela e gráfico completo desde 2007.
     
     
     
    2017/18
    2018/19
    2019/20
    2020/21
    2021/22
    2022/23
    Média desde 2007
    Semana atual/ Semana ant.
    9-set
    4,80
    7,10
    6,69
    5,10
    7,36
    6,58
    5,95
    -0,69
    16-set
    4,40
    6,70
    5,92
    4,40
    6,90
    6,15
    5,34
    -0,43
    23-set
    3,90
    6,30
    5,28
    3,80
    6,44
    5,78
    4,88
    -0,37
    30-set
    3,80
    5,80
    4,57
    3,50
    5,99
    5,14
    4,46
    -0,64
    7-out
    3,76
    5,12
    4,24
    3,50
    5,82
    4,22
    4,17
    -0,92
    14-out
    4,12
    3,98
    4,09
    3,60
    5,48
    3,50
    3,84
    -0,72
    21-out
    4,45
    3,43
    4,18
    3,70
    5,16
    3,23
    3,74
    -0,27
    28-out
    4,35
    3,28
    4,44
    3,40
    4,90
    3,42
    3,74
    0,19
    4-nov
    4,27
    3,21
    4,38
    3,40
    4,72
    3,72
    3,73
    0,30
    11-nov
    4,14
    3,11
    4,07
    3,50
    4,84
    4,26
    3,66
    0,54
    18-nov
    3,90
    3,05
    4,06
    4,00
    5,04
    4,33
    3,61
    0,07
    25-nov
    3,72
    2,98
    4,50
    4,30
    5,26
    4,17
    3,68
    -0,16
    2-dez
    3,36
    3,30
    4,53
    4,30
    5,30
    4,53
    3,73
    0,36
    9-dez
    2,90
    3,80
    4,20
    4,40
    5,26
    4,84
    3,74
    0,31
    16-dez
    2,55
    4,28
    3,90
    4,60
    5,34
    4,77
    3,65
    -0,07
    23-dez
    2,66
    4,30
    4,10
    4,60
    5,58
    4,57
    3,72
    -0,20
    30-dez
    3,12
    4,30
    4,42
    4,80
    5,82
    4,22
    3,95
    -0,35
    6-jan
    3,53
    4,15
    4,80
    5,00
    5,78
    3,77
    4,07
    -0,45
    13-jan
    3,70
    3,66
    4,60
    5,20
    5,40
    3,68
    4,15
    -0,09
    20-jan
    3,64
    3,72
    4,00
    5,60
    4,58
    4,28
    4,15
    0,60
    27-jan
    3,70
    3,72
    3,70
    5,80
    3,82
    4,75
    4,12
    0,47
    3-fev
    4,05
    4,10
    3,63
    5,90
    4,14
    4,96
    4,11
    0,21
    10-fev
    3,98
    4,15
    3,20
    5,80
    4,04
    4,77
    3,98
    -0,19
    17-fev
    3,62
    4,36
    2,80
    5,60
    3,94
    4,52
    3,95
    -0,25
    24-fev
    3,40
    4,43
    2,50
    5,30
    4,63
    4,85
    4,08
    0,33
    3-mar
    3,56
    4,06
    2,40
    4,90
    4,98
    5,44
    4,20
    0,59
    10-mar
    3,08
    3,70
    2,80
    5,00
    5,43
    5,64
    4,37
    0,20
    17-mar
    2,76
    3,55
    3,14
    5,30
    6,02
    5,61
    4,60
    -0,03
    24-mar
    2,40
    3,76
    3,32
    5,60
    6,56
    5,74
    4,78
    0,13
    31-mar
    2,28
    3,96
    3,49
    5,90
    7,08
    5,63
    5,00
    -0,11
    7-abr
    3,23
    4,10
    3,61
    6,30
    7,68
    5,34
    5,37
    -0,29
    14-abr
    4,30
    4,43
    4,47
    7,00
    8,06
    5,40
    5,71
    0,06
    21-abr
    4,84
    4,82
    5,19
    7,70
    8,42
    5,42
    6,03
    0,02
    28-abr
    5,46
    5,42
    5,90
    8,20
    8,55
    5,70
    6,43
    0,28
    5-mai
    6,09
    6,00
    6,32
    8,60
    8,76
    6,22
    6,91
    0,52
    12-mai
    7,00
    6,70
    6,84
    8,90
    8,96
    6,59
    7,42
    0,37
    19-mai
    7,70
    7,47
    7,56
    9,40
    9,20
    6,82
    7,90
    0,23
    26-mai
    8,26
    8,30
    8,31
    9,70
    9,43
    7,27
    8,27
    0,45
    2-jun
    8,70
    9,00
    8,75
    10,00
    9,84
    7,71
    8,55
    0,44
    9-jun
    9,04
    9,44
    9,50
    10,00
    10,20
    7,98
    8,70
    0,27
    16-jun
    9,22
    9,65
    9,80
    10,30
    10,43
    8,00
    8,89
    0,02
    23-jun
    9,30
    9,71
    9,00
    10,40
    10,52
    7,88
    8,93
    -0,12
    30-jun
    9,42
    9,72
    9,00
    10,30
    10,46
    7,64
    8,94
    -0,24
    7-jul
    9,60
    9,65
    9,00
    10,20
    10,24
    7,41
    8,95
    -0,23
    14-jul
    9,64
    9,58
    9,20
    10,00
    9,88
     
    9,01
    -0,36
    21-jul
    9,60
    9,41
    9,10
    9,70
    9,66
     
    8,90
    -0,22
    28-jul
    9,54
    9,13
    8,70
    9,40
    9,48
     
    8,73
    -0,18
    4-ago
    9,49
    8,78
    8,40
    9,20
    9,27
     
    8,47
    -0,21
    11-ago
    9,36
    8,44
    7,90
    8,90
    8,96
     
    8,12
    -0,31
    18-ago
    9,11
    8,08
    7,30
    8,60
    8,53
     
    7,70
    -0,43
    25-ago
    8,70
    7,64
    6,70
    8,30
    7,96
     
    7,17
    -0,57
    1-set
    8,00
    7,25
    6,00
    7,90
    7,27
     
    6,69
    -0,69
     
     

     
     
    nivel Rio Negro Barcelos 2007 2023.xlsx
×
×
  • Criar Novo...