Bom dia, amigo.
Achei interessante o teu relato, pois também tenho um Mercury 30HP japonês 2T, com cerca de 6 meses (motor novo, com aproximadamente 8 horas de uso) e venho tendo exatamente o mesmo problema que vc passou.
Já tive que abrir o carburador mais de 7 vezes nesse curto período de tempo que tenho o motor. Ocorre que se o motor fica mais de 5 dias sem ser ligado a agulha prende e ele não pega nem com reza braba. Só abrindo o carburador e soltando ela.
Eu e meu pai somos cuidadosos com o motor. Seguimos a recomendação de fábrica para fieiradas, amaciamento, usamos só gasolina comum, óleo Quicksilver 2T nas medidas recomendadas, etc, etc. E mesmo assim é uma dor de cabeça tremenda. A agulha sempre prende e nos deixa na mão. Inclusive já veio da loja com esse problema. Lembro que foi uma dor de cabeça pra fazer ele funcionar na primeira vez, logo que compramos, e que vazou gasolina no carburador (o que não é normal) quando bombeamos a pêra.
Suspeito que nosso problema seja exatamente o mesmo seu, pelas características que vc mencionou (inclusive sobre o pino da boia), e nesse sentido te pergunto se depois de vc fazer essa "gambiarra" o poblema voltou a acontecer (?!)
Desde já agradeço!