Ir para conteúdo

Edison

Membro
  • Postagens

    2
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Like
    Edison deu reputação a Guto Pinto em A escalada dos custos de uma operação de pesca na Amazônia   
    Kid estava falando disso com nossa turma de pesca esses dias, não só nos barcos hoteis da Amazonia, mas em qualquer operação de pesca, hj  custo de combustivel é absurdo( barcos e muitas operações dependem de geradores, fora logistica toda envolvida em que se usa combustivel) ,  custo aquisição de barcos e motores praticamente dobraram nos últimos  5 anos. Guias de pesca se enquadrando nas leis trabalhistas e mais profissionais( cabou a epoca de dar vintao pra um pirangueiro) E lógico clientes exigindo cada vez mais conforto , como wifi, ar condicionado,  comida de primeira.  Mas eu pergunto isso é sustentável? Pelo menos pra nós Brasileiros? Será que não é a hora de abaixarmos um pouco o nível pra continuarmos indo pescar ou os operadores continuarem funcionando? Esse ano ja aconteceu de operação que eu ja fui  chamando se quero  fechar pacote e isso nunca ocorreu. Pelo que acompanho nas minhas pescarias nos ultimos 10 anos, o valor médio subiu de 100 a 200% pelo menos, muitas pessoas que conheço estão desistindo de encarar uma pescaria num local piscoso.  Lógico o que manda no mercado é a lei da oferta e procura, mas sem duvida está cada vez mais  apertado encarar uma pescaria num local piscoso.
    Alem do fato uma coisa que é fato, pressão de pesca.  Lugares antes que eu ia pelo menos nas represas aqui  no sudeste onde o arremesso era feito do meio pra margem,  hj é feito da margem pro meio com jigs, kkkkkkk.  Pescarias na Am e outros lugares cada vez se usa  mais essa isca,  que ao meu ver é mais sem graça que dançar com irmã no baile. 
     
  2. Like
    Edison deu reputação a Kid M em Seca na Amazônia em 2024 será pior que 2023.... será?...   
    O que era somente hipótese e apreensão, agora, confirma-se como realidade. Os rios da bacia amazônica começaram a vazar. Pior: a seca começa acelerada.
    Para se ter ideia, nos últimos 15 dias, o rio Solimões, principal tributário do Amazonas, maior rio do mundo, desceu 41 centímetros no seu nível.
    O mais assustador foi que de ontem para hoje o Solimões baixou 10 centímetros. A descida foi três vezes maior do que o movimento de subida.
    Destaque-se que o nível de cheia dos rios na pós-seca histórica de 2023 é muito aquém do normal para esta época do ano. O mês de abril, que sempre foi de muita chuva no inverno amazônico, neste ano não foi assim.
     
    Esta é a chamada alarmista que peguei na internet.
    Claro os números chegam a causar alguma apreensão, mas não nos esqueçamos que as variações climáticas estão cada vez mais acentuadas.
    Não quero dizer com isso, que "não iremos ter seca", muito até pelo contrário ! Contudo vejo isso com maior chance de ocorrer de forma antecipada.
    A velocidade que se verifica das águas sendo quase que bombeadas rio abaixo na direção de Manaus, é mesmo sinal que "faltou água" em 2023 (ou no início de 2024). Tivemos sim, um ano de anormalidade em 2023, quando o nível das águas esteve incrivelmente baixo... 
    Estive na região de Santa Isabel do Rio Negro, cercado de praias de areias e/ou barrancos com 2 a 3 metros de distância da altura das águas em épocas passadas.
    Vamos ter chuvas e repiquetes neste próximo semestre ? Claro que sim ! Não há como evitá-los... Já a intensidade com que ele se pronunciará irá depender do que "El Niña" nos for trazer.
    Terminei antecipando a pescaria de 2024 em um mês, por falta de outras datas (isso rola com 12 meses de antecedência), e aparentemente poderei ser beneficiado dessa alteração. Insisto sempre que ir pescar na Amazônia nunca pode ser considerado ruim ! Pode até ter menos peixe, é verdade, mas a imersão naqueles rios nos mostra o quanto somos ínfimos dentro do sistema. O silêncio noturno, o acordar com o barulho dos papagaios e araras voando e presenciando uma fantástica matiz de cores no amanhecer é tudo de bom ! 
    Esqueça essa de "DESESPERO" ! Pense de forma positiva, pois planejar já é parte da pescaria !   

  3. Like
    Edison deu reputação a Arcer em Linha Manster w8 ( aprovado)   
    Assino embaixo essas linhas são ótimas tenho dela na Alphas a 20lb 0,16 até a 50lb 0,32 na Tatula, usei  essa 50lb 0,32 no juma, só tenho elogios a qualidade dessa linha, outra top demais que uso é Kastking Mega8, posso estar enganado mas o fabricante deve ser o mesmo só muda a embalagem rs, comprar mult em lojas aqui no Brasil só mesmo se o lojista for seu amigo e vc queira fazer uma média com ele, senão é jogar dinheiro fora, outra coisa que não faço é comprar linha nessa medida de 137m, carretel de linha de pesca tem que ser grande pra vc usar o necessário não o que o carretel permite.
  4. Like
    Edison deu reputação a Edmar Alves em alicate para ajustar hélice e kit de reposição   
    O Alicate universal encaixa direitinho nas pás das hélices, com isso menos atrito e menos deformação....
     
     
    Mas o importante mesmo e ter habilidade para fazer isso, já vi guias fazendo até com a mão e ficando show hehe....
     
     
     
  5. Haha
    Edison deu reputação a Marcel Werner em Repiquete no Cuiuni (07Nov23). Procede?   
    Eu não sei o que ele foi fazer em casa. Eu não voltaria nunca mais. 😁
  6. Like
    Edison deu reputação a Guto Pinto em Lembrando do passado... das primeiras pescarias   
    Coincidência ou não meu pai com 80 anos me mandou essa foto hj de 1993, no São Francisco  em 3m,  olha o molinete ali  na foto, justamente um Mariner acho 771 ( tinha o 371, 571, o 771 e o 773 q era prata) e uma vara yamato, a criança ali era eu com 11 anos. Kkkkk

  7. Upvote
    Edison recebeu reputação de Arcer em Lembrando do passado... das primeiras pescarias   
    Olá, Pescadores!
    Após alguns anos sem acessar o fórum me deparei com este tópico e decidi compartilhar com os amigos minhas primeiras tralhas.
    Por volta de 87 ganhei de Natal meu primeiro conjunto , "muitíssimo" bem equilibrado para minhas pescarias de acarás e traíras, um molinete Mariner enorme e uma vara Yamato de fibra de vidro, aquelas de blank branco e potência pra rebocar uma Kombi. Dali em diante foram alguns molinetes Tramontina, uns pretos e um bordô, um Paoli 2000 e algumas varas pouco mais adequadas, duas partes, muito lentas, compradas em supermercados. 
    Quanto as iscas artificiais fui conhecê-las em 93 talvez, um kit que ganhei de mamãe, algumas colheres, jig de pena, duas Bomber 13 , uma Papa Black, um Popper Mirrolure e uma Heddon Zara Puppy. 
    Nessa mesma época comprei um conjunto vara e carretilha Quantum, direita, que nunca me adaptei, pesco de esquerda e na época eram muito raras de se encontrar.
     
    Bom era isso 
    Abração,Edinho.
×
×
  • Criar Novo...