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Guilherm

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    Guilherm deu reputação a Saverio em Motor e casco de leilão   
    Guilherme, não estou dizendo para dar esta gasolina que já pode ter juntado água por causas externas, estou dizendo para depois, quando tudo estiver OK com o barco e o motor, você doar a gasolina que sobrar na volta da pescaria.
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    Guilherm deu reputação a Astra-Taranis em Motor e casco de leilão   
    Guilherme, vc reside no litoral... alem dos postos serem em sua maioria ruins, tem a questao de umidade, maresia etc...
     
    o q nós pescadores temos costume de fazer é sempre que voltar da pescaria, lavar o motor e adoçar o mesmo. 
     
    Adoçar, funcionar o motor no ORELHAO ou num tanque de agua LIMPA, da torneira preferencialmente, so na lenta (acelerar vai prejudicar o motor), por pelo menos uns 20-30 minutos).
     
    Se vc usar um balde,, tanque etc.. é bom trocar a agua pra mesma nao ser contaminada com areia e sal.
     
    Fazendo isso vc limpa o motor por dentro.
     
    Junto com o adoçamento, a gente coloca normalmente o dobro de oleo 2 tempos nautico (nunca usar de moto), na gasolina.
     
    O processo é simples: pegue um litro de gasolina, coloque o dobro de gasolina q o recomendado, e deixe ali o motor bebendo essa gasolina eqto vc adoça o motor.
     
    Com isso vc deixara todo o motor lubrificado evitando oxidação e ainda prepara ele pra uma hibernada maior e ainda deixa ele limpo por dentro. 
     
    Claro, precisa ser lavado por fora antes pra tirar sal, areia, oleos, etc.
     
    Feito isso, vc pega a gasolina que sobrou, e descarta num posto. 
     
    Nao faça a besteira de jogar no mato ou atear fogo... esse oleo fara q o fogo fique muito maior q o planejado e dure por 5x mais tempo.. eh perigosissimo .
     
    com isso vc evita de ter gasolina parada no tanque e gastar com mecanico em breve.
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    Guilherm deu reputação a Saverio em Motor e casco de leilão   
    Olha eu metendo minha colher enferrujada de novo: se for para descartar a gasolina em um posto, melhor fazer amizade com um pescador que vá para o mar todos os dias e use um motor de popa para chegar em um barco maior e doe a gasolina para ele, te garanto que você nunca vai ficar sem iscas mortas para pescar! Como diz o caipira: "Uma mão lava a outra, e as duas juntas lavam a cara!"
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    Guilherm deu reputação a Astra-Taranis em Motor e casco de leilão   
    gasolina pura aguenta uns 60 dias, mas convem nao passar dos 30 dias estocada por formação de agua e deteriorar... se ela estiver misturada (com oleo 2tempos nautico), 7 dias ja começa a ficar esperto, nao passar de 15 dias...)... passou esse tempo? descarte..
     
    cuidado com conduites e fios fechados... sempre entra agua e umidade, se nao tiver buracos pra isso sair, fica empoçado la dentro.
     
    se levou no mecanico, certamente ele fez alguns testes e utilizou um pouco com a gasolina dele, sentiu o motor, se ele liberou, ja eh alguma coisa...
     
    sobre o aterramento é por ai mesmo, no fundo, vc criou um radinho a pilha em maior escala. 
     
     
    vai curtindo ai o seu projeto, e manda fotos, parabens
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    Guilherm deu reputação a Astra-Taranis em Motor e casco de leilão   
    PAssar os fios, use conduite, pode passar pelo assoalha junto ao bordo ou onde poe a mao pra segurar, por baixo ali da dobra do barco.  O conduite embora junte umidade e isso nao é legal, é uma proteção a mais em pisoes, cortes etc., Vale a pena usar.
     
    Qto ao aterramento, nao manjo disso. Nao sou o melhor pra te explicar, mas ate onde eu entendo, o aterramento voce precisa ligar no anodo de sacrificio, os motores possuem um lugar pra vc puxar um fio do teu sistema eletrico  q vai pra esse ponto q estara resolvido pelo anodo de sacrificio do motor. 
     
    Mas caso vc nao vai usar o motor pra carregar a bateria, nao precisa de aterrar, a propria bateria faz isso , como é um sistema fechado, nao sofrerá interferencias ou necessidade de aterrar.
     
    Caso vc pense em utilizar o motor pra recarregar a bateria ( oq ue nao aconselho no teu caso, pq o motor eh antigo, tem problemas eletricos, nao sabe a realidade dele e etc etcetc) tera que colocar um retificador de corrente no motor, mais um gasto, mais uma instalacao, mais um negocio pra dar problema e te deixar na mao. NEsse caso, pode pensar em uma vela resistiva como obrigatorio, entao a ngk meio q te torna obrigatoria tb.
     
    Entende que esta so complicando e complicando e complicando algo q vc possivelmente nao vai usar nunca? Pq navegar a noite é perigoso pra kct, e fazer isso no mar é pra pessoas que realmente estao avançadas no assunto e conhecem muito bem o local. Sem um equipo de qualidade em barco e motor e salvatagem, é realmente loucura.
     
    Enfim... as vezes a gente qr tanto algo q nao percebe que isso é inviavel ou na pratica nao vai usar. O cabra tem que ser muito forte pra aguentar o dia todo no mar e ainda encarar uma noite... mas muito forte mesmo ehhehe ce loco...
     
     
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    Guilherm deu reputação a Astra-Taranis em Motor e casco de leilão   
    nao esquece de por graxa no eixo da helice... importante!
     
    vai por luzes pra q? vai andar a noite? 
     
    se for, compre de led, barato e visivel... e nao precisa furar o casco.
     
    a bomba de porao eh boa.. nao uso mas precisaria ter... se for so pra ter uma bomba de porao pode usar bateria de moto.
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    Guilherm deu reputação a Guto Pinto em Motor e casco de leilão   
    Johnson não usa as Br 7  dos motores japoneses,  se não me engano eram Champion 77jc4. Cabo de vela no Ml tem pra vender.  
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    Guilherm deu reputação a Astra-Taranis em Motor e casco de leilão   
    nao faco ideia sobre cabos de velas, nunca substitui um ..
     
    sobre as velas. originalmente eram velas champion sem o indutor de faisca (aquela pingolinha dobrada na ponta da vela). Isso caiu em desuso ha uns 30 anos ehehhe, é muito muito dificil achar uma vela sem aquilo, é uma tecnologia ultrapassada.
     
    Pode colocar uma vela ngk (atentar ao gap e a temperatura, ai tem que procurar os manuais do motor na net) . Ate pq vela champion no brasil é mais falsificada que bone da NBA na 25 de março em época de natal. Pelo menos ngk a falsificacao eh pouco menor (nao é na epoca do natal).
     
    Vai numa boa loja de motos que vc encontra elas. 
     
    Lembrando que mesmo que o gap informado esteja correto com a embalagem, é importante passar no medidor pra conferir, já peguei vela que o gap nao batia.
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    Guilherm deu reputação a Astra-Taranis em Motor e casco de leilão   
    Como o guto disse,  naontem como trocar e com as maos nao tem como testar, nem mexer etc, fica super presa… mas o motor tem 500x mais forca q vc entao ele gira ela em falso.
     
     
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    Guilherm deu reputação a Guto Pinto em Motor e casco de leilão   
    Não,  ela vai dentro cubo do helice,  nao tem como trocar,  joga helice fora e poe uma nova.   Esse que vc mandou sao os retentores da rabeta pra nao vazar oleo do diferencial.  
  11. Like
    Guilherm deu reputação a Guto Pinto em Motor e casco de leilão   
    Com certeza por ser um motor que ficou mto parado a borracha de fricção do helice estragou.   A aconteceu comigo, motor da giro mais não anda.  Só trocando ela.   Sobre montar helice nao tem segredo é por encosto do motor,  helice,  arruela e parafuso e a cupilha. 
  12. Like
    Guilherm deu reputação a Astra-Taranis em Motor e casco de leilão   
    ta estranho isso, uma coisa nao ta batendo com a outra...
     
    A helice nao tem relacao com o cambio. Ao manusear o cambio tem uma haste que inverte as engrenagens que vao no eixo.
     
    O eixo eh unido ao helice por ranhuras.
     
    Se vc ta tentando engatar o neutro e cai em reverso, alguma coisa nao ta certo, talvez uma regulagem da haste que faz a troca ou algum dente dela esta errado. Nada tem haver com a helice.
     
    Aqui tem um problema. Problema 1.
     
    Problema 2: girar o/a/@ helice em falso. Ou as marchas nao estao engatando com precisao e força (e isso acredito ser regulagem), OU o helice fritou a fricção dele. 
     
    Se vc olhar o helice, vera que onde sai o escape, tem uma borracha que une o (normalmente) latão estriado e o helice em si... Essa borracha, cochim, união, como queira dizer, tem duas funcoes:
     
    a) amortecer em caso de pancada todo o sistema e nao entortar o eixo do motor (que o conserto eh caro e poucos fazem)
    b) em casos mais serios numa pancada o helice bate e fica parado eqto o eixo gira, nao estragando engrenagens mas derretendo a cola que os unem e dando tchau tchau pro helice.
     
    Pode ser que com o tempo isso perdeu elasticidade, força, união? Sim.. especialmente do jeito que tava essa helice ai, é bem possível.
     

     
    Veja ai nessa foto eh facil de ver a tal borracha entre o eixo estriado e o helice (alguns modelos tampam isso com metal)
     
    Problema 3: vc montou o helice erroneamente, tem uma sequencia correta na montagem, onde o helice trabalha corretamente. o @Guto Pinto conhece de cabeça qual é... Se for isso é facinho de corrigir... 
     
    Mas a questao do engate de marchas é outra coisa no meu entender.
     
    Se é que eu entendi direito ehehhe
     
     
      
  13. Like
    Guilherm deu reputação a Astra-Taranis em Motor e casco de leilão   
    muito bom meu amigo!
     
    vamos la!
     
    Algumas constatacoes: casco maresias é normalmente muito bom! Entao mais um ponto de sorte, se arrumar certinho, ficar bonito, consegue uns bons cobres a mais..
     
    O motor veio sem o tanque original, o que ja era esperado... esse tanque da trabalho limpar mas da pra deixar ele branquinho, peguei um quase igual e depois de muita boa vontade ficou zerado..
     
    Mangueiras do tanque ja pode providenciar, assim como o bulbo... Certeza que estao ruins e vc nao vai querer gasolina caindo pra todo lado.
     
    Aranha ou rotor do motor é item principal de troca hein... n esquece..
     
    vamos la as suas questoes:
     
    1- ao trocar a helice, nao esquece de passar graxa no eixo, isso vai evitar muuiita dor de cabeca posterior.
     
    2- furos no casco: preferencialmente com solda para aluminio,pouca gente faz, mas procure achar um que faça, é muito mais inteligente e seguro.
     
    3- bujao: troque, siimples, compra um novo, é barato, reinstale com bastante silicone, veda qqr coisa, etc... Nao tem como deixar isso ruim, pode ser o fim da pescaria isso. qqr loja razoavel de pesca tem diversas opcoes.
     
    4- corta corrente, é facil de achar tb, nao eh caro, é uma travinha de plastico, vc coloca entre o manete e esse botao que mencionou no manche, pra testar em casa, pra ligar e nao gastar muito $, da pra fazer um aranhe enrolado, uma cordinha, afasta com um alicate e coloca o arame no espaco e ele resolve... so nao vai navegar assim senao ta fu....
     
    5- essa mangueira ai cortada, é de gasolina eu acho.. eh isso? nao entendi direito a foto...
     
    6- procura achar esses parafusos faltantes.. faz falta na hora de regular marcha lenta etc.
     
    7- armazenamento do casco: olha... o correto eh colocar ele num berço, onde as forças se equivale e nao fica torto, qdo vc coloca de cabeca pra baixo ficam pontos mais fracos segurando o barco (a boca e nao o assoalho q eh mais forte), qdo vc poe de lado, ele fica ancorado em so uma boca, o q é ainda pior... se for pra uma limpeza, algo emergencial nao vejo problemas, mas eu evitaria... especialmente um casco antigo... mas pro dia a dia nao gosto... muitos deixam assim e dizem q nao estrada... mas com certeza vai fazer agua, cedo, tarde ou agora ehehhe ,nao existe almoco gratis... 
  14. Haha
    Guilherm deu reputação a Astra-Taranis em Motor e casco de leilão   
    É POSSIVEL USAR UM RETENTOR, ORING, BORRACHA, CAMARA DE AR ETC... MAS NAO EH O IDEAL... COMO GAMBIARRA DA CERTO SIM. AS VEZES RESOLVE AS VEZES PIORA EHEHHE
     
     
  15. Like
    Guilherm deu reputação a Astra-Taranis em Motor e casco de leilão   
    Mas o que exatamente vc tem em maos? Quer restaurar? Quer dar um tapa? Quer pescar? Quer por de decoracao? 
     
    qual tempo e orcamento disponiveis?
    quem ira fazer?
     
    tem mecanico na cidade?
  16. Like
    Guilherm deu reputação a Astra-Taranis em Motor e casco de leilão   
    fera... como eu posso falar isso sem parecer um grosso e te deixar pra baixo e sem saber qual tua real situação financeira???
     
    Digamos que com tempo e dinheiro, vc troca de sexo, pega um batore e torna ele o henri cavil.... vc faz o q puder com muito tempo e dinheiro. Nada é impossível.
     
    Se é viável ou vale a pena ou vc vai ter prazer em fazer? Aí já são outros 500...
     
    Se $ nao te for um problema do tipo: "faz falta pra kct, vou deixar de viajar com a familia, vou deixar de comer algo pra poder arrumar essa encrenca..", e for algo mais "ok, eu to disposto a perder uma grana pra aprender..." entao vai fundo...
     
    Da pra aprender MUITO de mecanica e conceitos que serão úteis em todos os ramos da tua vida, os mesmos conceitos que ira aprender nesse motor, vai poder usar numa ferrari v8 eletronica com alguma adequaçao.
     
    Se isso vale a pena? Bem...eu acredito que não. Voce poderia aprender tudo isso com muito mais qualidade, facilidade, custo muito menor com um motor menos velho e surrado.
     
    Esse é um motor dos anos 70/80, usado ate o talo (só olhar a helice gasta igual um cotoco de lapis), chei ode ferrugem e muito surrado. 
     
    Se ele estivesse em estado de glória, usado em agua doce, por alguem que pesca a cada 4 anos, e super bem guardado e revisado, diria que vc tem uma bucha nas maos.
     
    Os motivos sao simples: e velho, não acha peças fácil, quando acha são caras ou paralelas, bebe igual uma veraneio da policia fora de ponto e com cabecote rachado, anda pouco perto de outros 25hp, é pesado pra diacho, e mecanico torce o nariz pq sabe que vai ocupar espaço na oficina muito tempo ate chegar peça, instalar e quebrar outra coisa, e ainda o cliente fica nervoso achando que foi culpa dele...
     
    Era um motor ruim? NAO, era muito bom nA EPOCA, confiavel, robusto, vendeu muito. isso já tem 40 anos. Se nem vc com 40 ta bem , imagina um motor.
     
    Esse motor nao foi a leilao de graça, foi pq nao compensava ir buscar. Simples.
     
    mas vamos la, se vc quiser arrumar, embora dificil de achar peças, ainda acha, especialmente paralelas (e nao tem boa durabilidade ou precisam de acertos tecnicos pra encaixar eheheh). Se estragar algo elétrico, como cdi ou platinado (nao sei qual ele usa), esquece... Se estourar uma bobina, esquece... 
     
    Mas da pra arrumar? claro que da, vai ser divertido pra kct, vai ser empolgante, vai passar raiva, vai xingar, mas vai ser um baita aprendizado. 
     
    Por fim, vai andar no mar?? Da pau no teu motor no mar, sabe quais as chances de alguem te ver e te resgatar VIVO? Menores que ganhar na mega sena. Motor que vai pro mar, tem que estar ótimo e ou andar com kit sobrevivencia hehehe
     
    Enfim, essa é a minha opiniao, de qm teve um jonsao reliquia em estado unico desde zero e nao aguentou algumas coisas... Meu motor nao tinha um risco, nunca quebrou , me deixou na mao, mas a idade ja mostrava sinais.
     
    ja o barco é outro caso...
     
    barco nao tem idade tem dono, tem barco de 2 meses q ta um bagaço, tem barco de 20 anos q parece zero.
     
    mas via de regra, barcos de aluminio tendem ate pela dilatacao constante, criarem pontos de vazamentos, e pra arrumar vc pode fazer ums ervico de porco de 20 minutos com silicone ou fazer algo correto como rebater os rebites, calafetar novamente, etc... Fica perfeito? NAO, vai fazer agua em pouco tempo, mas te da possibilidade de curtir o barco por um bom tempo.
     
    Aluminio com o tempo, ondas, marolas, batidas, vai amassando, ficando enrugado e isso tb piora drasticamente a questao de fazer agua. é algo impossivel de lidar? nao.. mas incomoda.
     
    Barco de aluminio é bom pra andar no mar? NAO, ele sofre muito, da muita pancada e vc vai sentir td isso e vai ser incomodo, mas da pra usar, especialmente esse modelo seu ai, vai cortar bem as ondas e ate te proteger um pouco dos respingos. Entao como primeira embarcacao, ta bom, da pra curtir e pescar com parcimonia.
     
    Comecaria com uma boa lavagem com ativado de baú de caminhoes, isso vai limpar ele inteiro, tirar manchas, catinga, sujeiras encrustradas, depois um solupan pra tirar outros tipos de sujeira, uma bela esfregaçao e ja vai ta bem melhor que nas fotos.
     
    Pintura em aluminio eh critico, nao vale gastar muito, mas se quiser fazer o esquema é: um produto pra tirar essa tinta, lavagem como descrito acima, uma ou duas demaos de wash primer e uma pintura basica (qto menor melhor, sugiro copiar as tradicionais das fabricas, pq fica melhor visualmente, polui menos e qqr pintura vai riscar, entao doi menos no bolso e na alma).
     
    Por dentro aconselho vc pintar, primeiro pq da um ar mais novo, caprichado no barco, segundo pq esconde algumas imperfeicoes.
     
    Se o tempo e grana tiverem ok, vc pode depois de rebater os rebites, refizer calefacao, ver se nao tem nada solto etc, pintar ele por dentro de alguma tinta emborrachada, tem um milhao delas no mercado, ate mesmo bate pedra automotivo ou aquelas de carroceria de picape valem a pena... se a cor nao ficar do teu agrado basta pintar de novo por cima com a cor desejada, isso vai diminuir os vazamentos e deixar td mais silencioso... 
     
    sempre no esquema: retirar tinta com removedor, lavar com ativado de bau, solupan tudo concentradissimo, raspa, lava bem com agua e esfregacao, deixa secar, wash primer pra aluminio e tinta.
     
     
     
    Nao espere gastar pouco, provavelmente pra deixar isso ai em ordem, vc vai por baixo uns 3 mil reais...
     
    Vai ficar confiavel? Bem... Ate quebrar de novo vai ser sim. E vai quebrar. NAo tem segredo cara, ta usado pra caramba, é um motor nao as armaduras dos cavaleiros do zodiaco.
     
    Entao o custo de arrumar isso, o tempo q vai fazer, mais as ferramentas, etc, mais o que vc gastou, vc compra um yamaha 25hp com 10 anos ou mais a menos nas costas q tem peça em qqr padaria e custa 1/3 das peças do jonsao.
     
    Ai vc vai fazer pintura? Qto vai morrer numa pintura? No fim das contas vc compra um 15hp bem mais novo, conservado, facil de manter, economico e vai ser feliz do mesmo jeito e ainda aprende tb como dar manutencao basica.
     
    os EVAs internos sao baratos e faceis de achar em lojas em qqr cidade...  ai vc pode incrementar por dentro..
     
    Se vale a pena? Com o dinheiro q pode conseguir vendendo mais os cobres que vai usar e o tempo gasto, vc compra um bem mais novo e melhor cuidado
     
    ai eh contigo, ver o que te espera, pq vai ter trampo pra caramba ai viu... boa sorte e nos conte a jornada.
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    Guilherm deu reputação a Astra-Taranis em Motor e casco de leilão   
    show guilherme!
     
    entao vamos la, pelo q entendi vc comprou sabendo q ia se enfiar em encrenca eheheh e nao pq eh o unico jeito na tua vida de ter um barco... nao deve ser rico mas tb nao ta passando dificuldades de comer.
     
    Isso abre um leque de visao grande.
     
    Vamos pelo mais facil. 
     
    O barco.
     
    Nao vou entrar na questao legal, pq eu nao entende bulhufas da lei, se vc tem direito, se nao tem, se pode documentar, se nao pode etc... Enfim, isso nao eh um grande problema pra uns 70% do mercado comprador, poucos se importam com isso, ja pros outros 30% isso faz diferenca e vale pagar a mais no barco. qto a mais? nao sei... mas qm gosta de andar certinho, vai exigir, entao antes de sair gastando qqr centavo, procure entender isso junto a um despachante naval. Dai vc ja tira por base qto podera gastar, se esforçar no casco.
     
    O barco por 1,8k ta de graça, ando por fora de preços, mas um barco desses zero, deve custar ai dependendo da chapa, fabricante, e equipos, entre 11 e 14k .... ZERO. nao esquece.. ZERO!
     
    Usadao, nesse naipe ai, pode considerar algo entre 3 e 4k..... se vc der uma bela ajeitada, com olhar de qm ta caprichando e nao de qm ta querendo se ver livre, pode por ai facil uns 5 a 6k ..... se tiver doc, se nao tiver vazando e for de UMA MARCA conhecida, ate uns cobrinhos a mais.
     
    Como arrumar um barco de aluminio desses eh barato, entre lavagens, tintas, wash, removedores, e rebitar imagino eu que tu vai perder uns 600 a 1000 ... fazendo em casa com amigos. O que ja te deixa no pior dos mundos com um bom lucro nas maos. Ai depende muito da regiao que vc ta, litoral nao costuma vender esses barcos facilmente, mas sempre tem um perdido querendo se incomodar ehhehe
     
    Agora a parte mais dolorosa...
     
    O motor..
     
    Sendo sincero, esse motor por R$2,2k vc pagou caro, sem ter historico, nesse estado, de leilao... pagou caro. Se fosse de uma pessoa, estivesse funcionando, ja pelo menos tendo ideia e com TANQUE original ou pelo menos laranja, valeria seus 2,2 a 2,5k sim... 
     
    |Tb ando por fora de preços, mas é aquilo, esse motor pode valer mais que isso? pode.. tem quem compra? nao.
     
    Agora se o motor estivesse impecavel, helice nova, revisado, pintura otima, etc, etc, etc...pode ate ser que valeria um pouco mais e teria pelo menos mais gente interessada.
     
    pois eh, bem vindo ao mercado nautico, as coisas aqui sao meio estranhas mesmo.
     
    Sobre o yamaha das fotos, jesus, nao sei quem ta pior, o jonsao, o yamaha, ou minha calvice.
     
    de onde eu partiria?
     
    Bom, primeiro, deixa chegar o motor, com ele em maos, vc lava isso ai com carinho senao ate as ratazanas vao reclamar, imagina esposa, mae, vizinhos...
     
    Feito isso, tem uma plaqueta na lateral do motor, onde tem numero de serie e outras informacoes. com isso em maos, vc entra no forum, tem em varios topicos e tb na internet FAQs que contem uma tabela, essa tabela vc olha com o numero de serie e modelo e vc vai ter informacoes de ano, onde foi feito etc...
     
    Com isso vc arruma o manual dele, ou manual de motores parecidos (nessa epoca eram qse tds iguais, muda pouca coisa de dimensoes, mas as peças sao quase tds os mesmso nomes e formatos e locais...).
     
    Eu pegaria o manual, iria ate o motor e comecaria a entender qual peça é o que, e qual finalidade.
     
    |Vc vai entender que existe carburador, cuba, admissao, exaustao, aranha, cabos, cdi/platinado, helice, engrenagem, escape, manche, mais engrenagens, acelerador por cabo ou por cardan, motor de partida, corda, estator, etc, etc, etc... td isso so de olhar, analisar, entender os caminho das cosias, do combustivel, do respiro, dos parafusos pra q servem...
     
    nisso vc ja vai ver se ta td ali ou nao, se algo foi canibalizado e o q ta faltando, vai pra net e cota os preços! 
     
    feito isso, primeira coisa a ser feita:
     
    wd em td q eh parafuso, coisa que se mexe ou deveria se mexer, e deixa agir... 
     
    tira os cabos de vela, tira aas velas e verifica o estado dos mesmos. Se tiver que trocar, vao ser 2 velas, com 30 merreis ou menos ja resolve. O manual vai falar qual comprar.
     
    Pega o tanque, limpar todo, veja se mangueiras aind suportam pelo menos ligar e bombear combustivel por 10 ou 20 minutos.
     
    Compre oleo 2tempos nautico (nao de moto senao vai dar m..)
     
    Pegue a mangueira, solte, coloque 1,5 litro de gasolina com oleo numa garrafa pet e tente dar partida.
     
    Se funcionar, louvado seja deus, se der merda, ai vamos pelo obvio:
     
    limpar o carburador.. regular o mesmo, tentar religar... carburador eh algo primordial de qqr capitao saber lidar e arrumar, entao eh o tipo de cosia que vc vai ter que aprender, gostando ou nao.
     
    limpou? bota no motor de novo e tenta ligar... deve ligar... 
     
    ligou? ta mijando? se nao ta, ja desliga de imediato, se tiver, deixa ligado uns 5 minutos e vai sentindo se a agua ta quente ou nao... se comecar a esquentar a agua e a parte debaixo do motor, ja pode desligar... se tiver td fresco, temperatura boa... deixa mais uns 20 minutos ligado sem acelerar.... 
     
    NUNCA LIGAR O MOTOR SEM AGUA, pode ser via orelhao ou tanque de agua...
     
    Ficou 20 min ligado? trocou de marcha pra frente e pra tras algumas vezes? sempre em marcha lenta e no neutro de preferencia.
     
    Desliga, ... hora de trocar oleo e a aranha ou bomba de agua... Tem milhoes de videos explicando como faz... Servico simples mas que requer boa vontade, suja pra caramba, e eh bom ter ferramentas certas pra tirar o helice, limpar la e remontar....
     
    Nao ligou? ai fudeu... pq ai tem q ver mil coisas que podem ter ocorrido...
    Se ligou e esquentou um pouco, trocou a aranha, trocou o oleo, provavelmente dali em diante eh melhorar e ir aprendendo ...
     
    mas isso nao qr dizer q ficou confiavel... tem mangueiras pra trocar, provavelmente bomba de gasolina, limpar o tanque, trocar conectores de gasolina, regular carburador, verificar se a unha , cordinha e demais itens estao bons e confiaveis, e so depois disso ir pra agua calma e ficar andando pra la e pra ca por uma hora e pouco ate ver se ele nao quebra.... 
     
    e nao esquece da helice... essa ai ja era... ta o poh da rabiola.
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