Ir para conteúdo

Edugurjao

Membro
  • Postagens

    168
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Edugurjao

  1. Puxa vida, meus amigos, pena não poder ter ido. 

    Muitíssimo feliz pelo Xará Sone, que chamo, carinhosamente, de Soninho. Ou, o "Homem do bob's morango nut's"...kkkkkkkkkk

    Parabéns, um milhão de vezes!

    Logo logo estaremos juntos. E eu com meus jargões próprios, entre eles: "eu quero é ver páia do milho avoar"...kkkkkkk

    Adoro vcs...e quero meu certificado Betão de aprendiz também!

     

    Forte abraço a todos!

     

    Edugurjão

  2. Em 06/11/2017 em 11:21, Pinguim disse:

    PQP! Só agora em Salvador pois cheguei de SIRN E fui direto pro trabalho! Li rápido mas agora pude viajar nesse relato é aventura fantástica! Que turma é essa?.!! Top das tops FENÔMENO PQP de novo! Meus grandes amigos não tem como uma pescaria dessa dar errado só fenômeno!  Betão meu irmão, Gurja meu grande amigo, lorde Sonne e Turma, sou fã de vocês!  Vida longa a essa equipe SENSACIONAL! 

    Assim você me deixa emocionado! Kkkkkkkkkkk

    Muito obrigado pelas considerações, meu grande amigo!

  3. Betão, só lembrar de citar os nomes daquelas duas pessoas preciosas, tão carinhosas e cuidadosas conosco, sempre tão atenciosas não deixando nos faltar nada...parece até que liam nossos pensamentos, meus mais sinceros agradecimentos:

    Ana Paula e Dalva

    Parabéns ao Ney por ter colocado essas duas pérolas tomando conta da cozinha e da organização do seu barco, "nossa casa"!

    Na próxima ida, essas duas são exigência certa!

  4. Olá, amigos,

     

    Fui questionado por um amigo sobre "como fazer a limpeza e manutenção do rolamento interno do sistema "Digital Control" das carretilhas Shimano.

    Bom, revirei a internet em busca de um link que contivesse as fotos ou vídeos necessários que pudessem explicar o que eu queria dizer, pois, este é um caso onde uma imagem vale mais do que mil palavras...Porém, não encontrei nada específico sobre o tema, nem mesmo nos fóruns gringos...Encontrei, inclusive, algumas queixas de usuários Shimano DC que fizeram a mesma procura e não encontraram nada, e que, inclusive, enviaram emails para Shimano questionando e não obtiveram resposta...Até mesmo no tackletour...

    Enfim, resolvi abrir uma Shimano minha Digital Control e fazer um tutorialzinho explicando... Espero que seja útil...

    Inicialmente, cumpre salientar que é necessário ter um pouco de intimidade e jeito com mecânica para mexer aqui, sob pena de poder FACILMENTE CAUSAR DANOS ao sistema em uma simples limpeza dessa, muito embora, tais danos sejam, na maioria das vezes, solucionáveis!

    Bom, a carretilha que resolvi desmontar é uma Exsence DC, por ser mais fácil e rápido o acesso ao sistema, porém todas são passíveis de manutenção.

    O primeiro passo é desvencilhar o "bloco de controle digital" do corpo da carretilha; com mais ou menos esforços, isso é feito através das soltura dos parafusos e/ou retainers de metais:

    IMG_20170418_155327120.jpg.8c8ca70f8542f90da86ff6f482868d0b.jpg

     

    Separando o bloco do sistema de fechamento da tampa:

    IMG_20170418_155519520.jpg.e70d56b15e21f68fc0fe40a34b8a0f35.jpg

    Agora, com o bloco já totalmente liberado das demais peças, é hora de desmonta-lo, COM TODO CUIDADO, PUXANDO A PARTE CILÍNDRICA EM LINHA RETA, SEM GIRAR, TORCER OU PUXAR EM DIAGONAL, POIS, ESSE É UM MOMENTO CRÍTICO ONDE VC PODE DANIFICAR A CHAVE SELETORA, como veremos...

    Após separadas as peças e "aberto o sistema", vc terá acesso ao rolamento e aos contatos eletrônicos dá chave seletora e do módulo digital, assim:

    IMG_20170418_154903.jpg.c0026a068be37067147ae8231710cb8c.jpg

    Eis acima a chave seletora, tão fácil de ser danificada! Observem a delicadeza das perninhas de contato...São de metal mole (cobre), e são mais finas do q uma agulha de costura...Eu só consigo vê-los bem com uma lupa de aumento ou pela foto em macro.

    Bom, por óbvio, esses contatos são EXTREMAMENTE SENSÍVEIS, amassam e empenam com uma facilidade incrível...Por esse motivo, que você deve puxar o bloco em linha reta na hora de desmontar, uma vez que, ao mínimo giro ou torção da peça você pode tocar nas perninhas e arranjar uma baita dor cabeça empenando eles.

    Observe, ainda, q as pernas de contato devem permanecer todas na mesma altura e em paralelo entre si, sem encostar uma na outra...Qualquer alteração nesse quadro vai causar mal funcionamento do sistema.

    IMG_20170418_154814.jpg.24a378523652a145b32177349c32c990.jpg

    Na foto acima, temos a porta de contato do sistema, bem menos problemática, quase impassível de problemas.

    Bom, cumpre observar que seu sistema digital pode apresentar mal funcionamento por falhas nesses contatos, provocadas por sujeira ou oxidação dos mesmos, que provoque o isolamento das peças.

    Para limpar a chave seletora, use apenas jatos delicados de spray limpa contatos eletrônicos, de leve, bem de leve, sutilmente...Nem pense em encostar qualquer material na chave seletora, nem mesmo um cotonete.

    Para limpar a porta de contato do bloco digital, use um cotonete umedecido em spray limpa contatos, mas, NÃO APLIQUE JATOS NESSA PORTA...APENAS O LÍQUIDO NA PONTA DO COTONETE.

    O próximo passo é limpar e lubrificar o oring de borracha q faz a vedação da porta de contato e dá chave seletora, esse daqui:

    IMG_20170418_155143.thumb.jpg.70268c37fb150199a11d6a2cf16bae23.jpg

     

    Ele fica em volta da chave seletora e, como tal, É NECESSÁRIO TODO CUIDADO AO REMOVER, para não triscar nas perninhas dá chave seletora.

    Para limpar o oring, papel higiênico!  Para lubrificar, graxa de silicone!

    Lembre-se que é essa "borrachinha" (oring), quem veda seu sistema contra água...Se faltar cuidado e entrar umidade...Tchau sistema!

    Lubrificado e colocado de volta o oring, só falta limpar o rolamento...Mas, aí, acho que não preciso dar dicas, pois, se você já chegou até aqui, certamente é porque sabe cuidar de um rolamento com seus próprios métodos!

    Hora de remontar o sistema, COM TODO CUIDADO, SOB O MESMO RISCO DE ESTRAGAR OS CONTATOS.

    Eu uso os próprios parafusos, invertendo a posição deles, para guiar a montagem do bloco sem ter perigo de danificar, mas, você, pode usar o guia que achar melhor, contanto que esteja seguro de que não vai tocar nos contatos.

    Faço assim, primeiro os parafusos vão invertidos na peça onde fica a seletora:

    IMG_20170418_154943.jpg.7a2a6aeb55ad2c2babb9b8c9beed3830.jpg

    Depois, empurro o bloco em linha reta, guiado pelos parafusos:

    IMG_20170418_155018.jpg.4c758f1fb411bec14cbabe71ef06294b.jpg

    Aí é só você puxar os parafusos e refazer a montagem na tampa da carretilha.

    Quem não tiver "tato" com a "coisa", melhor não mexer!

    Outra coisa, o sistema eletrônico, em si mesmo, é muito, muito difícil de dar problema/queimar. O que geralmente ocorre são problemas nesses contatos, que, por desconhecimento, desaviso ou falta de atenção, são interpretados como "queima do módulo" e acabam dando uma dor de cabeça maior ainda.

    Bom, tá aí...Desculpem a extensão demasiada, espero que ajude!

     

    Forte abraço a todos,

     

    Eduardo

  5. 3 horas atrás, Wellington BSB disse:

    Nunca tinha visto um pitão estourado assim ...

    Eu também não! E não conheço ninguém que já tenha visto!

    O animal abriu com folga...tipo: "dobre a resistência que eu ainda abro!"

    Nem vou consertar a isca, vai ficar guardada assim, de lembrança. Morro e não vejo isso de novo!

    3 horas atrás, Wellington BSB disse:

    Ponto para as argolas CCM 130 lbs e para as garateias Owner 4X #2/0 ...

    Atente para o fato de que a argola não foi pro saco porque o pitão esticou primeiro, mas ficou esticadinha a bichinha...fosse um pitão soldado a argola tinha ido...esse peixe não ficava nessa isca, não nas circunstâncias em que se deu!

    Pura ignorância! O peixe correu pro fundo. O guia teve q mergulhar 3 vezes com um alicate na mão pra conseguir desencravar a garatéia traseira do toco...

    Enfim, é por uma dessa que a gnt chora...e volta...

     

    Forte abraço,

     

    Edugurjao

  6. Olá, amigos,

    Pitão de barriga da lureparts, que eu uso por achar os originais da rip roller fracos e sem padrão:

    Em seguida, mesma isca, argola ccm 130lb que estava na garatéia (owner st-66 2/0) traseira que, por sua vez, ficou presa com 2 anzóis no toco:

    No mesmo dia tivemos uma VMC 6x 2/0 aberta em segundos!

    Agora é soldar os olhos dos pitões!:diablo:

     

    Forte abraço,

     

    Edugurjão

    IMG_20160919_145038045.jpg

    IMG_20160929_163422321.jpg

  7. Celso,

     

    Se tiver algo escondido lá eu pretendo descobrir! Tanto que já fiz o mapa do téa manualmente pelo Google Earth! Hehehe

    O grande problema é que o Gps só suporta 100 imagens custom maps "kmz"...nesse caso eu teria que levar 1 cartão de memória para cada afluente e mais um cartão de memória só para téa do "menino barbudo" (leia-se: "menino Jesus") rsrsrsrs...

    Comprei o tal Birdseye para solucionar isso, acabei arranjando um problema maior...o mais chato é a falta de atenção da Garmin, que vive me mandando email promocional, mas, não se dá ao trabalho nem de responder ao email que mandei para o SAC/suporte técnico!:diablo::diablo::diablo::diablo::diablo:

    De todo jeito, estaremos por lá, com fé em Deus!

     

    Forte abraço, amigo,

     

    Edu Gurjão 

     

  8. Olá, Fabrício,

     

    Antes de mais nada, muito obrigado por sua presteza em ajudar!

    Seguinte, até 2km de zoom todas as imagens ficam perfeitas! 100%!!!

    Assim que passa o zoom de 2km para 1.2km a maioria das imagens se desintegram! Porém, não todas!

    Por exemplo, no Jurubaixi todas as imagens ficam perfeitas em qualquer nível de zoom. No Uneiuxi 50% (+-) das imagens se perdem. No Negro apenas uns  10% se perdem. No Téa se perdem quase todas...estranho de mais!

    Você acha que pode ser problema na licença Birdseye???

    Mandei email pro SAC da Garmim desde ontem, até agora, não me responderam nada!

     

    Forte abraço, e muito obrigado!

     

    Edu Gurjão 

  9. Salve, galera,

    Tenho um GPS garmin Oregon.
    Comprei há 3 dias o serviço Birdseye de mapas customizados!
    Consegui configurar e registrar o Birdseye com sucesso no meu Oregon.
    Baixei o Basecamp e comecei a fazer os downloads das imagens dos mapas da região que eu necessito e, em seguida, passei essas imagens para o aparelho! Tudo feito com sucesso, até aí!
    Acontece que, a maiorias das imagens baixadas pelo birdseye, quando aumento o zoom do Oregon a partir de 1.2km para cima, elas se desintegram e não é possível mais visualizar as mesmas.
    Já tentei colocar os mapas no cartão SD e na memória interna do aparelho. Já tentei baixar os mapas novamente a partir de outro computador. Já tentei baixar os mapas em todas as resoluções de imagem disponíveis no Basecamp. Já resetei o Oregon para as configurações de fábrica.
    NADA DEU CERTO!
    Mais um detalhe, dos vários mapas que eu tenho, inclusive outros custom, os únicos que acontecem esse problema são os baixados pelo Birdseye. Todos os demais mapas eu consigo utilizar em qualquer zoom sem nenhum problema.
    Preciso de ajuda para solucionar esse problema. Agradeço imensamente se alguém puder me ajudar.

     

    Forte abraço a todos,

     

    Edu Gurjão 

    1468521548563209884249.jpg

  10. Ficou Show...com este novo carretel e com essa manivela de carbono deve ter reduzido ainda mais o peso...com quantas gramas ela ficou agora?

    Renato,

    Na verdade, a maioria dessas manivelas de carbono são mais pesadas do que a manivela original de alumínio da aldebaran mg7. Pelo menos todas que eu pesei aqui eram...a manivela original de alumínio pesa 10.1g (na minha balança), enquanto as de carbono, a mais leve q achei foi a japonesa da bassart que pesa 10.2g, isso considerando o peso de ambas com o mesmo tamanho (90mm) e limpas, sem knobs, parafusos nem nada. Eu acredito que essa do Américo pese em torno de 12.5g, que é o mesmo peso do outro modelo da hedgehog.

    Manivela em alumínio (90mm), a mais leve que já pesei foi a da minha metanium mg7, com 9.8g.

    Esse carretel que o Américo colocou é mais leve que o original.

    As outras peças quase todas, talvez todas, não posso afirmar pois ainda não pesei algumas, são mais pesadas do que as originais...coisa pouca, mas são!

    Customizadas ficam lindas, porém, o peso não é fator preponderante!

    Eu tô customizando algumas minhas, mas ainda não estão avançadas como a do Américo.

    Parabéns, Américo! Ficou linda a máquina!

    Forte abraço a todos,

    Eduardo

  11. Olá...

    Somente no assunto inicial do post...

    Tem uma coisa que me causa certa estranheza...

    Estive pescando lá em SIRN entre os dias 28/09 e 08/10…com o operador Marreco Pesca Esportiva...pescaria estava dificílima e, lá pelo sexto dia, ao aportarmos em SI, um guia local muito conhecido de pescadores "populistas" aqui do fórum (vou poupar nomes) deu a dica (incitacão): "-entrem escondidos no Cartucho, pelo riacho que passa por trás da comunidade indígena(...) (...) lá vocês pegam os grandes, com certeza, já levei muita gente lá...não falha (citou nomes muito conhecidos do fórum)...o piloteiro do Marreco, que estava comigo, prontamente recusou a dica/proposta/incitação e disse que lá não iria porque é proibido!!!

    Isto é coisa que, de fato, aconteceu, não foi ninguém que me falou, eu vi, aconteceu comigo, eu estava lá!!! Então, nem discuto!

    Aí, me pergunto, será que realmente é verdade que tais pescadores/operadoes estavam em área ilegal??? Sei não..tenho lá minhas dúvidas...é muita coisa que rola "por debaixo dos panos ali"...corruptos de mais, preservacionistas de menos, e, quando o pau resolve quebrar, quebra nas costas do pescador esportivo, que só leva para casa fotos..e não ofende nem as moscas...é por isso que digo, parafraseando: isto nunca será um país sério!

    Abraços e boa sorte a todos,

    Eduardo

  12. Que legal!

     

    Muitas respostas ...

     

    Vou contar uma sem foto ...

     

    Não fui eu, mas a isca é minha ...

     

    Açu de 93 cm e 26 lbs, em SIRN, há 3 semanas, na isca Quimera 12 cm Glow da Yara, com Garateias  VMC 6X #4/0 e argolas CCM 130 lbs na frente e atrás.

     

    Não posso contar o santo ... pediu sigilo ... disse q ia fazer o relato ...

     

    Vamo que vamo ...

    Olá,

     

    Seria o Ramon Paz esse "santo"??? rsrsrs

    Sei que ele estava por lá nesses dias... seila:: ...e sei que "endireitastes" umas iscas para ele... seila:: ...

     

    Forte abraço,

     

    Eduardo

×
×
  • Criar Novo...