Vou contar uma situação que aconteceu comigo em Panorama. Eu e meu irmão marcamos de pescar naquelas excursões de pesca de dois dias.
Saímos sexta a noite, e chegamos sábado de manhã. Deixamos as malas de roupa no quarto e fomos direto para os barcos de pesca. Chegando lá, percebi que o pessoal já conhecia os piloteiros e tudo. O nosso piloteiro foi um tal de Marciano.
1° dia de Pesca:
Marcamos para ir pegar dourado de manhã(isso já tinha sido programado na loja, onde fechamos o pacote de pesca). Navegamos por uns 25 a 30 minutos para chegar no ponto de pesca. Iscávamos a tuvira e largavamos o carretel de linha ... pescaria de rodada(put@ pescaria chata, nunca mais), ficamos nesta história gastando isca até as 11:00. (4:00 de pesca )
Deixamos de lado esta pescaria, e partimos para o tucunaré. Paramos novamente de onde saímos para pegar mais gasolina. Navegamos mais uns 20 minutos e chegamos em um ponto que o piloteiro falou que era bom ... ai começa a história.
O piloteiro colocava o barco em direção onde ele jogava a isca, quando ele percebia que tivemos alguma ação do peixe, ele virava o barco para ele, posicionava o local para ele pescar, e jogava a isca lá. Quando tínhamos uma ação boa, e quando não era possível ele virar o barco, ele acelerava o motor elétrico. Ficava impossível de trabalhar a isca.
Na noite na pousada, conversamos com o cara que tinha agendado a pescaria(Dono da loja que fechamos o pacote). Explicamos para ele o problema ocorrido, e ele ficou de conversar com o cara ou arranjar outro piloteiro.
No outro dia, chegamos no barco e parecia que o carinha da excursão não tinha feito Puts nenhuma. Então falamos para ele(piloteiro) que não queríamos que ele pescasse, mas tudo na boa.
Foi ai que a pescaria pioro, ele começou a levar a gente para um lugares nara a ver para pinchar, sem ação, sem nada. Motor elétrico ligado no talo, e tudo mais.
Nunca mais marcamos outra pescaria em excursão com a loja de pesca, depois do ocorrido.
Para mim, e o que o amigo disse, piloteiro e o guida de pesca, ele tem que nós proporcionar uma bela pescaria e não fica pescando. Quem esta pagando pelo serviço de guia somos nós. Creio que realmente tenho o pensamento assim devido a histórias passadas.
Minha resposta referente ao tema e NÃO.
Abs a todos e boas pescarias.
Fábio Ascacibas