Show de bola demais, Dini.
Além do relato, aprendi um pouco mais sobre a sua história na pesca, e sobre a região do Mutuca (q conhecia superficialmente).
Obrigado mais uma vez por compartilhar suas aventuras conosco.
Amigos, bom dia, não deixei de ser um viciado em tucunares açus. Mas queria variar um pouco do grandioso medio Rio Negro.
Um pouco dahistoria da pescaria dos açus no Brasil, há 30 anos elas ocorriam no Rio Uatuma, no Rio Negro na região da pedra do Gavião e nos alagados da região de Autazes( Juma, Madeirinha, tracaja, Achinin, lago tucunare, Tupana, IgapoAçu, Pantaleão).
Foto de satelite da região
Há 20 anos fiz minhas primeiras pescarias de açus na região do Madeirinha no barco MissBebel, na época, até hj lembro, de eles terem feito uma pescaria antológica em um rio de nome Mutuca. Chegou ser capa da antiga Revista Trofeu Pesca.
Fotos da epoca da revista:
Depois destas viagens, comecei pescar no Rio Juma. Mas infelizmente a proximidade de Manaus e o abuso do homem, diminuram muitos os estoques pesqueiros da região. Então como muitos, na ultima decada migrei para o Medio Rio Negro.
Mas, ventos bons traziam noticias, de peixes de bom porte na região de Autazes. Regras de proibição de abate dos tucunares. Como a imagem do Rio Mutuca não saia da cabeça, em conversa com o Jorge da Sucuri Pesca ele me sugeriu o amigo Thiago Leria dono Rancho Mutuca, entramos em contato e marcamos uma pescaria para inicio de setembro.
A melhor parte é a ansiedade da chegada
Chegar no Eduardão é sempre emocionante
o dono da Pousada Rancho Mutuca, gde sujeito, extremamente atencioso, Thiago Leria
O aceso é muito facil, cruza se o Rio Negro na região do Porto do Ceasa até a outra margem no municipio de Careiro do Varzea.
Porto do Ceasa e suas peixarias.
Atravessando o Rio até o Municipio de Careiro do varzea, tantas lembranças.
Porto da Cidade de Careiro do Varzea-AM
De lá são mais 100km de estrada, chegando ao Ramal do Rio Mutuca.
No caminho, gelar a goela.
chegada ao Ramal do Rio Mutuca, como ainda tem agua...
O rio Mutuca, como os demais locais nesta região, na verdade não são rios, são alagados então a agua é totalmente parada, sua seca depende da seca do Rio Amazonas, e tem padrão continuo, começa em julho e vai até novembro, qdo começa encher novamente. Não existe repiquete. Mas tem janela de pesca bem curta. E devido a agua parada quase não existem peixes de couro. La habitam o Tucunare açu e o Popoca e tb aruanas. Interessante como na regão, assim como no Juma, muito dificil pegar na cor açu, sempre na forma paca.
Qdo cheguei conversei com os gdes pescadores Massa e Kabashima, relatando uma pescaria dificil devido o nivel das aguas. Realmente ainda tinha muito igapo, acredito que 2mts para ficar na caixa. Mas como sempre digo ai, que separa os homens dos meninos.
A agua secava em media 15cm ao dias e cada dia que passou pegava mais peixes. Comecei inicialmente com zaras e helices, com resultados pouco animadores, qdo mudei para os jis melhorou. Mas nos ultimos 3 dias arrebentei, pois comecei investir nas twicth baits, em especifico a Brava 110, ai acertei na veia, era uma media de 30 tucunas por dia e o tamanho tb começou a melhorar.
Foram dias fabulosos, realmente compensa muito voltar a pescar nesta região, a quantidade de peixes estourando no igapo é impressionante, se com 2mts de igapo, arrebentei, imagina na caixa.
Vamos as fotos da pescaria
Estruturas tipicas da região da bacia de Autazes
noites agradaveis na pousada
O dono do bar ia tirar o bebado do bar.
Cerveja para todos os gostos e melhor a -3C
ainda muita chuva
Aperitivo de traira
Tive o Prazer de conhecer pessoalmente a apresentadora Isabela Trindade, a BelaPesca, gde pescadora, e de gde simplicidade, só de aguentar eu o Kleber enchendo o saco dela, já merece um premio...
comunidade do Rio Mutuca
Tentando baixar as aguas do rio.
O peixe da panema
Churrasco do fim do dia
16lbs 80cm isca Brava 110
10lbs isca Brava 110
Peixe da prima
12lbs
Só os fortes entedem...
A pousada é show, quartos confortaveis, ar condicionado, chuveiro quente, cozinha fantastica, cerveja de diversas marcas. o Thiago ão economizou nos detalhes.
OBS-Fica claro que não preciso e não recebo nenhuma gratificação para falar da pousada, falo bem porque realmente gostei.
A-Varas
-SC III 5''7"20lbs by Waka Custom
-SC III 5'7"17lbs by Waka Custom
B-Carretilhas
-Scorpion 1501 HG
-Curado 201 serie K
C-Linha Multi PP 50lbs
D-Leader -Line system 50lns
F-Snap Capella G Amazonas
G-Iscas mais utlizadas- Brava 110, T20 cor osso, jig 6/0 15g.
Agradeço a Deus e a minha amada esposa e filhos pela vida maravilhosa. Família acima de tudo!!!
Boa semana e pescaria a todos
Carlos Dini
Para quem quiser acompanhar minhas pescarias:
facebook https://www.facebook.com/dini.dini.90260
Instagram @pescadini
#pesca_dini