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Elias Neto deu reputação a Fabrício Biguá em Compro Bass Boat!!!! Mega Bass.
Este aqui é do amigo Victor (16 99212 2464). Barco está em Ribeirão Preto.
Se busca um barco zerado e de um cara cuidadoso, aqui vai.
Não sei o valor q ele tá pedindo...mas pode entrar em contato com ele q o cara é ponta firme demais.
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Elias Neto deu reputação a Luiz Mortate em Acerto classic sport com mercury 175 proxs
BOM DIA
CLASSIC COM 175HP E HELICE FURY 26 O PLANEIO FICA PESADO MESMO, PRINCIPALMENTE COM 3 PESSOAS E 3 BATERIAS, SE O VIVEIRO ESTIVER CHEIO PIORA MAIS AINDA,
SE QUISER ACABAR COM ESTE PROBLEMA COLOCA UMA 25, VAI FICAR UM FOGUETE PRA ARRANCAR, POREM VC VAI PERDER EM FINAL... JA TIVE UM COM A MESMA CONFIGURAÇÃO, O MAXIMO Q CONSEGUI FOI 72 MILHAS SOZINHO COM UMA FURY 26, MAS TEM Q TER MUITO BRAÇO E CORAGEM PRA DOMAR O CLASSIC NESSA VELOCIDADE, PELO Q VC DESCREVEU A ALTURA DO SEU MOTOR ESTA RELATIVAMENTE CERTA, ACREDITO Q SE SUBIR VAI PIORAR...
ESPERO TER AJUDADO
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Elias Neto deu reputação a Fabrício Biguá em Acerto classic sport com mercury 175 proxs
O Luiz deu a dica.
Pro 175 Pro XS, o ideal é a Fury 25 mesmo...A 26 vai pesar demais.
Se ainda assim ele estiver ruim pra decolar, existe um hidrofólio pequeno (nada daqueles horrorosos e gigantescos hidrofólios mais antigos) q irá ajudar muitttoooo no planeio.
Sobre a temperatura, vc precisará fazer alguns testes ainda.
Pressão de água.
Geralmente o relógio da pressão fica nos 10PSI e 15PSI, talvez até 20PSI.
A medida q vc vai subindo o jack e ele fica alto demais, na mesma hora vc escuta o barulho do motor mudar (dá pra perceber q a hélice tá rodando demais fora da água)...nesta hora a pressão da água diminui no relógio (pra baixo dos 10PSI)....e no SmartCraft a temperatura do motor vai subindo de grau e grau até esquentar demais e desligar.
Quando isso acontece (a temperatura sobe de grau em grau), nem precisa acelerar mais....pode tirar o pé e descer o motor/jack em 1cm. Acelera novamente...Se a temperatura subir, abaixa 1cm novamente...Vá fazendo isto até q a temperatura não suba mais. Esta é a regulagem máxima do seu jack.
Ajuste do TRIM.
Nem sempre o trim mais alto é sinômino de maior velocidade do seu barco....Isso pq com o trim no máximo, a hélice pode estar perdendo força ao "soprar" pra cima...rsrsr...Tô usando esta linguagem pra q a turma entenda melhor o q quero dizer...mas, no meu caso, por exemplo, eu subo todo o trim e o barco anda a 70Mph (por exemplo)....quando eu abaixo um pouquinho só eu chego nas 72mph...ou seja, a força da hélice é melhor aproveitada nesta angulação.
Barco leve / pesado.
Esqueça dar jack com o barco pesado. Nunca o conjunto terá força para tirar completamente o barco da água. Sou de apostar q em condições de pesca (pescadores, baterias, combustível e tráia) a melhor performance será com o jack totalmente baixo.
Se quer performance máxima, tem q estar com casco leve. Aí sim, prepara pra segurar o barco pq ele balança igual boi brabo...rsrs
É isso...teste lá e diga se ajudou em algo.
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Elias Neto deu reputação a Fabrício Biguá em Quest angler X Mega bass
Olá Luiz...seja bem vindo ao FTB.
Eu já tive um Master, uma Mega e atualmente tenho um New Angler. Posso lhe dizer sem sombra de dúvidas q qualquer um dos dois irá lhe servir perfeitamente.
Tanto um, quanto o outro, possuem vantagens e desvantagens em relação ao outro...seja em termos de casco em si, seja na parte comercial de cada empresa.
O Angler é um pouquinho mais comprido e um pouquinho mais estreito, um projeto que tentou priorizar mais a velocidade.
O New Angler possui uma quilha mais acentuada, o q ajuda muito, mas muito mesmo a cortar marolas. Enquanto q Mega chega a "assoviar" em águas calmas.
O porão do Mega é mais bem resolvido e clean....mas os bancos do Angler são mais confortáveis e as caixarias mais espaçosas.
E por aí vai...são detalhes que podem, ou não, fazer diferença na sua escolha.
Cuidado apenas com as opiniões apaixonadas....O q vc mais entrará são usuários apaixonados que darão opiniões tendenciosas (o q tb é compreensível).
Mas boa sorte na escolha e qualquer dúvida é só falar...
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Elias Neto deu reputação a Rodrigo Coutinho em Xtreme Raptor + Evinrude 150 G2 + Odne
Boa tarde amigos!
Gostaria de dividir com vocês a alegria de realizar o sonho do Bass Boat.
Trata-se do Raptor, um bote do estaleiro Xtreme Boats de tamanho intermediário com excelentes características para quem busca uma embarcação voltada para a pesca esportiva de alta performance. Estou com o barco desde agosto, mas resolvi esperar o calor e a empolgação dos primeiros meses para relatar com mais imparcialidade as características e aspectos da nave!
Resumo:
Casco XTREME RAPTOR; Motor EVINRUDE G2 HO 150 2017 com hélice inox hacker II passo 28; Motor elétrico Motorguide XI5 55lb com Pinpoint GPS; Kit Getway Motorguide para Lowrance; JackPlate Hidráulico Bob,s Machine de 8”; Direção hidráulica Sea Star; Acelerador de Pedal Elétrico original EVINRUDE (de série com o motor); Sonar Lowrance HDS 7 instalado na proa com transmissões de dados e controles via tablet instalado no painel/console; Luz de navegação em inox/led; Carregador Onboard Bivolt; 02 baterias estacionárias Heliar 105; 02 bombas de porão 1.200GPH com automático; 01 bomba de porão 800 GPH como aerador do viveiro com painel temporizador; Painel de botões em Led com botões em inox; Caixa de fusíveis; 02 Rodstraps; 01 Keel Guard; Saídas d`água (Thru Hull) com acabamento em inox; Fitas de led em todos os compartimentos; Chave dupla de volante (trim e jack); Volante esportivo Lotse; 2 cadeiras de pesca gitórias (Popa e Proa) com regulagem de altura.
Carreta Odne, com freio, cubo lubrificado a óleo, luzes de atracação noturna, eixo flex, balizas auto-flutuante e pneus 8 lonas;
Catraca/guincho Fulton F2 2.000lbs;
03 Catracas de amarração retrátil Odne.
Dados de desempenho = 63,3 mph
Trim no 100%; Jack na regulagem 4 (de 1 a 7); Hélice Hacker II 28
Pontos fortes, SEGUNDO A MINHA OPINIÃO:
Segurança/estabilidade; Desempenho, barco possui uma hidrodinâmica fantástica; Desenho do conjunto (casco e convés); Conforto das plataformas para os pescadores.
CRITICA: esta vai para o estaleiro e para a BRP Evinrude, que mesmo cobrando o valor do motor e uma taxa de ativação do mesmo, não conseguiram calibrar a leitura do nível de combustível. A bomba está instalada juntamente com os sensores (espero eu), porém, não conseguiram me entregar esta função funcionando. Na minha opinião este é um aspecto crítico a ser resolvido em um produto com tecnologia de ponta e com o valor agregado. Assim q resolvido, criarei um tópico para auxiliar outros membros do grupo com as mesmas dificuldades neste modelo de motor!
DE MANEIRA GERAL ESTOU MUITO SATISFEITO COM O BARCO.
Abs...
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Elias Neto deu reputação a Nerooo em Reformando um clássico! Tucuna Tracker Senter Náutica
Há 5 anos achei essa preciosidade dando sopa na internet, vendedor pedindo uma mixaria para se desfazer.
Tucuna Tracker era o modelo campeão da antiga Senter Náutica, fábrica de barcos de alumínio do ABC que encerrou atividades há mais de 20 anos, infelizmente.
Tentei usar ao máximo com a pintura original, que era um clássico, porém o tempo foi castigando e a carcaça foi ficando desbotada.
Resolvi reformar o casco, mantendo a configuração original, investindo em pintura mais agressiva, jogo de cores e adesivos estrategicamente colocados fazem enorme diferença
segue o passo a passo:
Espero que tenham gostado!
Abs
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Elias Neto deu reputação a Hugo Valias em Top 5 iscas tucunaré Sudeste
Bom dia pescadores!
Sempre que posso estou estudando a pesca e aprimorando meus conhecimentos.
Queria que vocês fizessem um TOP 5 de iA pros Tucunas! (superfície, meia, fundo ETC.) deem a opinião de vocês.
(TUCUNARÉS DO SUDESTE)
1°
2°
3°
4°
5°
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Elias Neto deu reputação a Guto Pinto em Denovo no Rio Cuiabá atrás Dourados
Esse ano voltei a Cuiabá , fiz uma pescaria muito boa lá ano passado. Voltamos dessa vez sem as esposas, apenas meu irmão e meu primo que não ia numa pescaria mais longe há um bom tempo.
Viagem rápida, daqui ao aeroporto de Viracopos em Campinas são 2h, mais 2h de voo até a Cuiabá e 1h de Van estamos na Pousada Itaicy do amigo Robson.
Pescaria de 4 dias. A pousada não precisa nem comentar, tratamento 5 estrelas , com Chef e restaurante a la carte, quartos com ar e tv a cabo, net, bebidas e aperitivos tudo incluso no pacote, apenas as iscas brancas que não. Barcos grandes, muito estáveis motores 60 a 90hp 4t o que nos levava aos pontos de pesca em 10 a 15 minutos podendo voltar pra almoçar e dar uma cochilada, hehehehe.
Vamos a Pescaria:
A Pesca foi difícil, pegamos frio, os Dourados estavam manhosos , perdemos muitos pois os bichos não agarram a isca com vontade. Porém como já disse, no Cuiabá não erra, pegamos inumeros Dourados entre 3 e 7kg e dois Pintados.
Pescaria 90% usando iscas vivas como o Piau, Saiuru e Sardinha, na Tuvira não estava pegando .O estilo de pesca lá é complicado pescar na Artificial. Se pesca apoitado perpendicular as corredeiras arremessando e rodando , estilo que no fim do dia merece uns antiinflamatórios devido aos inumeros arrmessos e peso das varas e iscas. O que sai na Artficial as vezes é o Pintado usando iscas de fundo onde eles acabam pegando pelo rabo ou pelo lombo a maioria das vezes, e tem uns gigantes vimos 3 com mais de 20kg, fisgamos até dois que não conseguimos tirar, as garatéias abriram, como sempre os maiores sempre escapam. kkkkkk
Depois de fisgar os dois maiores Dourados praticamente seguidos, eu vesti uma camisa só pra provocar os companheiros, kkkkkkkkk
O Acidente:
Meu primo ao manusear um dos Pintados , deixou o peixe cair enfiando o ferrão em sua mão, fez um furo feio e foi no primeiro dia de Pesca. Na hora dentro do barco já anestesiei a ferida tiramos o ferrão, e lavamos. Na pousada fizemos um curativo, ponto falso, antibiótico e colocamos uma luva nele pra pescar o resto da pescaria.
Pescaria foi boa, pegamos aproximadamente 25 Dourados em 3 Dias, sendo que o último não deu pra pescar pois foi sábado e os pontos tinham fila de espera e o movimento de barco deixou os Dourados ariscos , kkkkkkk.
Guia Romildo, excelente uns dos melhores que já pesquei na vida.
Cuiabá provando que a Cota zero pra Dourados que esta em vigor há 4 anos continua fazendo efeito. A Pousada trabalha com pesque e solte de todas especies
Pode falar o que for, gosto de pescar todas espécies, mas o salto do Dourado não existe nada mais lindo no mundo
Tralhas utilizadas pra pesca com isca viva:
Varas:
-Daiwa Coastal 6.6 ´ 40lbs
-Lumis By Lusca 6.6´50lbs
- MS Hunter Fish Big game 6.6` 40lbs
-PB Impacto 6.3` 30lbs
-Sensung Dorado 6 ´ 25lbs
Carretilhas
-MS Contender BG e BG Ocean
-MS Titan BG SW
-Daiwa Lexa 300
-Abu 6500 C3
Linhas mono Maxforce , Super Railon e Laiglon 0.43m a 0.52mm
Anzol 4330 e 1971 de 6 a 8/0, empate 70lbs
Tralha artificial
Carretilhas Venator e BW
Varas Venator 17lbs e JFeeling 20lbs
Linha multi 40lbs, Leader 0.57mm. Iscas Zagaia Prima Gold, Rapala SR8 e MS Power Minow.
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Elias Neto deu reputação a Anderson Luis Ribeiro Blas em Utilizando a "ótima" gasolina brasileira em motores de popa injetados
O melhor procedimento na minha opinião é o uso frequente do motor . Assim sendo a gasolina não envelhece no sistema pelo menos . Meu motor funciono toda semana uma vez por semana e quando não estou pescando , funciono no balde mesmo (pois não gosto do orelhão) uns 20 minutos na lenta isso já quatro anos com o mesmo motor e nem vela troquei ainda sem problema nenhum com carburador entupido nem nada . Claro sempre revisando e verificando o estado das velas e tudo mais .
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Elias Neto deu reputação a Fabio Giovanoni em Hélice de Superfície.
da uma olhada = outro angulo ; ;;;;;;
abraço
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Elias Neto deu reputação a Marcelo SportNáutica em [Sportnáutica Foz] Motores para Pessoa Jurídica pelo menor preço do Brasil.
Olá amigos navegantes do fórum.
Gostaríamos de trazer algumas novidades para todos os amantes de barcos e motores.
A SportNáutica Foz está passando por uma ótima fase e gostaria de comunica-los que hoje, no Brasil, tem os melhores preços de motores de popa para pessoas jurídicas (CNPJ).
Vendemos toda a linha de motores Mercury, desde 3.3hp até 400hp. TODA A LINHA MESMO, seja 2T, 4T, popa ou central!!!
Na verdade eu não perco negócio. Sinta-se a vontade em pesquisar onde quiser e depois mantenha contato direto comigo pelo meu telefone direto (zapzap também).
Aqui vai:
Marcelo
(45) 9 9975 1950
(45) 3522 1476 - Loja
http://www.sportnauticafoz.com.br
Aproveitando a oportunidade, gostaria ainda de compartilhar a nossa alegria em face da inauguração da nossa nova loja.
Depois de vários anos, conseguimos proporcionar aos nossos cliente um ambiente ideal para a aquisição do seu conjunto de pesca.
Quem quiser conferir, basta acessar o vídeo abaixo.
E abaixo mais uma bela máquina de pesca que entregamos a mais um pescador esportivo.
Com este já são 12 motores 400hp vendidos por nós.
Aguardamos o seu contato e a sua visita.
Sportnáutica Foz
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Elias Neto deu reputação a Fabrício Biguá em Relógios Analógicos no Evinrude G2. Aprenda como ligar.
Amigos, sem dúvida a chegada dos novos motores Evinrude G2 veio para balançar o mercado de motores de popa.
Além de um visual super belo, o motor tem agradado em muito os seus clientes.
Beleza, torque, acessórios fantásticos, silencioso, consumo interessante e 5 anos de garantia, estão fazendo com que este motor atinja um público cada vez maior.
Como ponto negativo ainda temos as poucas concessionárias, poucas e caras peças, e uma rabeta q não consegue tirar o máximo q o motor poderia "teoricamente" virar. Quem sabe um dia?!?!
Uma das vantagens, mas também uma grande desvantagem deste motor, em minha opinião, é q ele vem apenas com um computador (tela display com 2 tamanhos, mas q no Brasil só vem a menor com 4.7') que mostra todas as informações de uso do motor (todas mesmo). Ocorre q isso é fantástico por um lado, mas por outro tira um pouco a nostalgia dos relógios analógicos, que, em minha opinião, não perderão o charme nunca.
Muitos amigos me perguntam se é possível ligar os dois tipos de relógio simultaneamente. E a resposta é SIM, é possível.
E o que devemos fazer?!?!
Aqui vai:
Gateway Module Kit (764922).
Kit Starter Nmea 2000 (124-9 para Lowrance - cuidado para não comprar o errado para o seu combo -)
Relógios analógicos da série Icon Pro (existem modelos de 3.5' / 89mm e os modelos de 5.0'/ 127mm, tanto de fundo branco quanto preto).
Como os motores da Evinrude G2 já vem com rede Nmea 2000 nativamente, não precisa de muita coisa.
Tem a série de relógios Icon Basic q tb tem rede nmea...mas fique atento para não comprar relógios com ligação normal e quebrar a cara.
Para saber mais sobre os relógios da Evinrude baixe o catálogo com toda a linha de relógios que está no rodapé deste tutorial (evinrude_gauges com 8.5mb de tamanho).
Aqui algumas fotos do kit para q vcs entendam melhor o q é necessário.
Gateway:
Kit Starter (atenção para comprar o kit compatível com o seu Sonar/GPS).
Relógios Analógicos com ligação NMEA.
E abaixo a parte mais importante...o diagrama de como tudo deve ser ligado.
Outra peça q achei bem interessante de ser comprada, é esse Icon Network Hub (5). Além de barato ($ 80), ele faz a ligação da ignição na Nmea. Não sei pra q serve, mas certamente é algo legal...rsrs...Consulte o seu revendedor e veja se este Hub vem com o motor. Nos motores da Yamaha este Hub vem originalmente de fábrica.
Aqui o código dela na Evinrude = 0764943
Então é isso...Se gostou do tutoria, dê um like no tópico.
Acredito q seja muito simples instalar este kit completo, mas dê preferência a instaladores q entendam do assunto, e ainda mais do sonar/gps q será utilizado. Configurar o aparelho corretamente pode ser até mais complicado que instala-lo.
Se tem dúvidas e gostaria de adicionar ainda mais dispositivos NMEA em sua rede e no seu barco, baixe o outro catálogo q estou disponibilizando abaixo (Icommandinstalation de 2.5mb de tamanho)
Abraços e até o próximo tutorial.
evinrude_gauges_nmea.pdf
ICommandInstallation2010.pdf
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Elias Neto recebeu reputação de Fabrício Biguá em Utilizando a "ótima" gasolina brasileira em motores de popa injetados
Boa tarde moçada!
Vejo muitos falando sobre os crônicos problemas causados pela gasolina brasileira aos bons motores de popa disponibilizados no mercado atual, sei que muitos já sabem disso, mas “adoçar” o motor com alguma gasolina livre de álcool seria a solução para muitos problemas (bicos, mangueiras, diafragmas, etc).
Nossa péssima gasolina possui, no mínimo, 25% de álcool anidro (dito sem água) e em conjunto com outros aditivos é responsável por tantos problemas relatados aqui no fórum. Embora a legislação cite o etanol anidro como 99,6% Etanol e até 0,4% água, é sabido que alguns postos adulteram a gasolina com a adição de mais álcool, porém o hidratado que tem, segundo a legislação, até 4,9% de água.
De qualquer forma temos atualmente água em nossa gasolina e essa “mardita” água é uma das substâncias que prejudicam tanto o motor parado por muitos dias...
Dito isto, é fácil propor uma simples solução:
Instalação de um tanque de uns 5 litros (ou tanque externo portátil) apenas para adoçar o motor com alguma gasolina sem álcool/água antes de guardar o conjunto por períodos superiores a uma semana. (É parceiro, 2 tanques, o que vc já tem e um bem pequeno ao lado com um pouco de gasolina livre de água, interligados com mangueiras e válvulas para alterar a fonte do combustível p motor).
Podemos citar duas gasolinas “livres” de água para uso nesse processo de “manutenção preventiva”:
Opção 1 - Gasolina comum com o álcool retirado pelo processo de mistura com água que todos já sabem como fazer... (desconsiderar essa opção!)
Opção 2 - Gasolina de aviação – AVGAS 100 octanas
A primeira opção só funciona para motores de baixíssima compressão, pois ao retirar o álcool da gasolina, sua octanagem cai muito (para se ter ideia a gasolina comum com álcool possui 87 octanas e a gasolina pura quando sai da destilação fracionada tem índice próximo a 65 octanas, então, ao retirar o álcool da gasolina você também estará reduzindo muito sua octanagem e seu motor sofrerá com o efeito da auto detonação – explosão antes da faísca produzida pela vela).
A segunda opção é mais cara e de difícil acesso, mas seria uma ótima opção para manter a vida dos sistemas de injeção.
Vale informar que a gasolina de aviação pura tem queima mais quente e, portanto, NÃO DEVE SER UTILIZADA PARA NAVEGAÇÃO E SIM APENAS PARA POUCO TEMPO DE FUNCIONAMENTO EM BAIXAS ROTAÇÕES - ADOÇAR O MOTOR (existe um risco real de superaquecimento das velas do motor caso estas não sejam para essa classe de temperatura).
Vale lembrar também que a AVGAS 100 não envelhece como a gasolina comum, então você terá uma rotina de compra de 5 litros a cada 6 meses! (exemplo)
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Elias Neto recebeu reputação de Silas Fabiano em Utilizando a "ótima" gasolina brasileira em motores de popa injetados
Boa tarde moçada!
Vejo muitos falando sobre os crônicos problemas causados pela gasolina brasileira aos bons motores de popa disponibilizados no mercado atual, sei que muitos já sabem disso, mas “adoçar” o motor com alguma gasolina livre de álcool seria a solução para muitos problemas (bicos, mangueiras, diafragmas, etc).
Nossa péssima gasolina possui, no mínimo, 25% de álcool anidro (dito sem água) e em conjunto com outros aditivos é responsável por tantos problemas relatados aqui no fórum. Embora a legislação cite o etanol anidro como 99,6% Etanol e até 0,4% água, é sabido que alguns postos adulteram a gasolina com a adição de mais álcool, porém o hidratado que tem, segundo a legislação, até 4,9% de água.
De qualquer forma temos atualmente água em nossa gasolina e essa “mardita” água é uma das substâncias que prejudicam tanto o motor parado por muitos dias...
Dito isto, é fácil propor uma simples solução:
Instalação de um tanque de uns 5 litros (ou tanque externo portátil) apenas para adoçar o motor com alguma gasolina sem álcool/água antes de guardar o conjunto por períodos superiores a uma semana. (É parceiro, 2 tanques, o que vc já tem e um bem pequeno ao lado com um pouco de gasolina livre de água, interligados com mangueiras e válvulas para alterar a fonte do combustível p motor).
Podemos citar duas gasolinas “livres” de água para uso nesse processo de “manutenção preventiva”:
Opção 1 - Gasolina comum com o álcool retirado pelo processo de mistura com água que todos já sabem como fazer... (desconsiderar essa opção!)
Opção 2 - Gasolina de aviação – AVGAS 100 octanas
A primeira opção só funciona para motores de baixíssima compressão, pois ao retirar o álcool da gasolina, sua octanagem cai muito (para se ter ideia a gasolina comum com álcool possui 87 octanas e a gasolina pura quando sai da destilação fracionada tem índice próximo a 65 octanas, então, ao retirar o álcool da gasolina você também estará reduzindo muito sua octanagem e seu motor sofrerá com o efeito da auto detonação – explosão antes da faísca produzida pela vela).
A segunda opção é mais cara e de difícil acesso, mas seria uma ótima opção para manter a vida dos sistemas de injeção.
Vale informar que a gasolina de aviação pura tem queima mais quente e, portanto, NÃO DEVE SER UTILIZADA PARA NAVEGAÇÃO E SIM APENAS PARA POUCO TEMPO DE FUNCIONAMENTO EM BAIXAS ROTAÇÕES - ADOÇAR O MOTOR (existe um risco real de superaquecimento das velas do motor caso estas não sejam para essa classe de temperatura).
Vale lembrar também que a AVGAS 100 não envelhece como a gasolina comum, então você terá uma rotina de compra de 5 litros a cada 6 meses! (exemplo)
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Elias Neto deu reputação a Fabrício Biguá em [Bateria] Entenda melhor como cuidar delas.
Imagem postada pelo nosso amigo Elias.
Turma...esta imagem acima diz tudo sobre o assunto.
Quanto mais vc deixar a sua bateria descarregar, menos vida útil (menos ciclos de vida) ela terá.
Daí vc me pergunta....mas Fabrício, o q fazer para diminuir este problema?
- Instalação de alternador on-board. A grande maioria dos motores com TRIM elétrico (50hp pra cima) vem com alternador onboard. Existem tb os kits altenador/regulador de voltagem q são instalados separadamente nos motores menores...e ainda existem os alternadores onboard de alta performance (tipo um módulo de som). Muitos acham q ele é desnecessário, mas apenas os 5Amps/h q ele carrega, pode representar 250 ciclos de vida da sua bateria.
- Utilização de baterias maiores. Sim, se vc usa uma bateria de apenas 45Amps, por exemplo, em um dia de pescaria vc irá descarrega-la quase q por completo, ou seja, com menos de 250 cargas a sua bateria irá para o espaço. Agora, se vc compra uma de 105Amps, por exemplo, neste menos dia de pescaria a sua bateria será descarregada entre 40% e 50% apenas...ou seja, ela irá aguentar um pouco mais de 500 cargas.
Espero q as dicas tenham sido úteis.
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Elias Neto deu reputação a Guto Pinto em [Preciso] Informações sobre antigo motor Evinrude 25hp.
Barco nem precisa de pintura as faixas tão originais, ele precisa sim de uma boa lavada, hehehehehehe. Só lembrando galera que o Rafael é de Cuiabá, tudo lá em termos de náutica principalmente ligado a pesca é mais caro, seja pelo frete seja pela procura maior visto que a cidade é "porta" de entrada do Pantanal norte e bacia Amazônica.
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Elias Neto deu reputação a Guto Pinto em Helices Mercury 25hp diferenças paralelas
Já postei um resultado sobre troca de hélice nesse motor mas vamos a dados novos pois perdi a hélice 12 MFX e tive que comprar outra, dessa vez Sorabo , como é complicado selecionar um hélice no Brasil
Lembrando Barco 6m semichata 6m, chapa 1.2mm, 1.35 de boca, borda 52cm, 85kg peso
Teste sozinho( represa lisa água doce 600m de altitude): Eu mais motor elétrico bateria , tanque cheio( 170kg sem contar o motor e barco ):
-Original 9 7/8 x 13: 5150 rpm a 51km/h
-MFX paralela 9 7/8 x 12: 5.450 rpm a 51km/h
-Sorabo paralela 9 7/8 x 12: 5.700 rpm a 49km/h
Teste lotado. 4 pessoas mais tralha elétrico bateria e ceva( 500 kg sem contar motor) :
Original : 4600 rpm 36km/H
MFX 12 : 4850 rpm 38 km/H
Sorabo 12 : 5.150 rpm 41km/H
Pra ver como uma hélice 12 paralela chegou a diferença de 550 rpm de uma original e a 250rpm de uma paralela de mesma medida
Pra quem interessa nesse motor: Se seu barco e seu ocupantes são um poucos pesados, compensa muito a hélice 12 da sorabo. A 5000 rpm em duas pessoas parrudas mais tralha o motor mantém a 42km/H bebendo nada , chegando a 5.500 rpm a 46km/h pelo menos nesse meu conjunto.
Essas velocidades acredito que da maioria dos pescadores, já atingi mais de 50km/h várias vezes , mais usando um Squalus 500 e não mais q 200kg de peso, o que não condiz com uso normal
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Elias Neto recebeu reputação de Gustavo Petrocchi em Pescaria em Barão de Melgaço , qual melhor equipamento
Blz! Se eu conseguir dia 23 ou 24 vou lá comer um peixe com vcs
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Elias Neto deu reputação a Eduardo Chedid em Curiosidade?????? Manivela maior = maior velocidade de recolhimento?
João o pessoal pensa em tamanho da manivela erroneamente ela serve apenas para dar mais torque no recolhimento (quanto maior a manivela , maior a alavanca aplicada) menor força empregada e claro conforto maior na briga com algum peixe um pouco maior .
Quanto ao recolhimento esse é fixo e se dá com a relação da coroa / pinhão (por diâmetro ou dentes) normalmente elas são de 6/1( relação coroa / pinhão) chegando a 9/1.
Outro fator a reconhecer tb é o IPT ou melhor quantidade de centímetros recolhidos por volta (esse é o mais complicado de a turma entender) pois ele está ligado a profundidade do carretel e linha usada , se um carretel recolhe 70 cm por volta de manivela assim que vc preencher a linha dele esse núeo vai variar para mais de acordo com a espessura da linha e varia.
Normalmente esse IPT é calculado com o carretel cheio até a borda para valorizar o recolhimento da maquina.
Espero ter ajudado , ABRAÇOS !!!!!!!
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Elias Neto deu reputação a Fabio Giovanoni em Motor de popa com sistema Jet Turbo. Conhecem?
maruyama foi fundada em 1895 no japao = no inicio fabricava extintor de incendios depois ; fazendo maquinas agricolas portateis equipado c/ os motores 2t
os motores usam carburadoes = walbro / injetado e sem boia /
cilindro ñ da retifica = é de cromo duro ; se troca qdo funde /
quem distribuia no brasil é a = NORDTECH curitiba / parana ; e grupo meghi ( p;/ mim maioria tudo lixo da china essas importadoras ok )
minha opinioa = motores jet perdem metade de seu desenvolvimento navegando ok /
ñ gosto de nada que a meghi ; ou nordtch distribui = muita coisa da china ; ou quase tudo ok /
esse motor é tipo = de roçadeiras laterais; e refrigerado a ar ; bem compacto e leve /
agora = se vç vai usar de verdade ; e profissionalmente ;
tem que ter uma resposta ; e garantia de desenvolvimento do motor = ñ vai virar ok /
esse carburador ; é injetado ; ñ usa boia ; e tem ; injetor de combustivel p/ partida rapida /
qualquer erro no combustivel = o carbura para bem delicado ....
motor bem fraquinho qto a potencia; e como eu disse navegando ; perde mais ainda .....
se fosse uma roçadeira = ate´ seria um motor bom ; acredito = que p/ uso de verdade ; e profissional = ñ vai virar ok /
outro coisa é peças p/ maruyama ; sendo que tudo tem da china ok /
acredito que = esses maruyamas de hj em dia ñ tem nada de japan apenas o adesivo ; como tantos.....
um exemplo é = TOYAMA ; p/ quem ñ conheçe esses motores sao china ; mas o nome toyama ; é japones ok
ñ se iludam = Ñ TEM MILAGRE OK .......
agora fica a seu criterio amigo ; boa sorte ;;;;;;;
abraço
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Elias Neto recebeu reputação de Anderson Luis Ribeiro Blas em Hélice de Superfície.
Salve salve @Gilbertinho da Amazônia!
Fico feliz em saber que vc tb gosta dessa troca de informações que igualmente considero valiosa, aprendo muito aqui com os demais participantes. Agradeço o “deitou e rolou” mas apenas contribuí um pouco com esse tema que adoro e tenho aprendido por curiosidade ...motonáutica!
Sim, sou paulista nascido em Birigui e estou a 16 anos em Cuiabá-MT, cheguei um pouco antes de prenderem o Comendador rs
Bom, indo p técnica já vou tentando responder aos seus questionamentos...
TURBINAS AERONÁUTICAS
As turbinas aeronáuticas não são muito (existem algumas embarcações com essa propulsão) utilizadas creio que devido a fatores como alto valor para aquisição e principalmente manutenção e ainda devemos lembrar que as turbinas não aceitam bem a presença de corpos estranhos durante seu funcionamento, uma pequena chumbada poderia causar um estrago e tanto!
De qualquer forma é totalmente possível o uso de turbinas como propulsão de embarcações, basta que se tenha alguns cuidados com o equipamento. Outra informação importante é que mesmo utilizando turbinas de grande potência (~3000hp), umas das embarcações mais rápidas do mundo utilizam hélices de superfície como propulsão final, ou seja, turbinas aeronáuticas tocando hélices de superfície, veja no vídeo abaixo:
HIDROJATO
Quanto ao uso da turbina hidráulica como propulsão, o conhecido e largamente utilizado hidrojato, podemos dizer que trata-se de um sistema com muitas qualidades e defeitos, assim como qualquer outro. Um Jet Boat (seu caso) é mto funcional p manobras, navega em águas rasas, tem velocidade satisfatória mas vamos aos problemas:
Grande atrito entre a água e o sistema de propulsão (A água entra pelo captor abaixo do casco, passa por um duto até ser bombeada pelo rotor e finalmente ser direcionada na saída do hidrojato com alta pressão). Grande atrito do casco com a água: Já parou p pensar que quanto mais você acelera mais a embarcação cola na água? Qualquer projeto de desempenho visa diminuir o atrito entre o casco e a água e no sistema hidrojato isso é impossível pois quanto mais vc exige da bomba hidráulica mais ela puxa água do fundo do casco e mais gruda o coitado na água, limitando muito a velocidade final.... (quem tem embarcação de alta performance sabe a diferença de se navegar com o casco todo na água ou apenas com uma pequena área da popa) Risco em águas “sujas”: Caso se navegue em áreas com vegetação ou qualquer outra “sujeira” estas podem entrar na turbina e danificar o sistema (no mínimo a cinta que envolve a “hélice”) porém não possuem rabeta para bater em tocos rs Se você diz que “O desempenho é significativo, porém o consumo é bastante alto” vc está dizendo que o sistema é ineficiente pois gasta-se muito combustível para realizar o trabalho o que é fato levando em conta o grande atrito com a água.
Uma grande vantagem do hidrojato é que devido a esse sistema “sugar” água do fundo do casco e consequentemente mantê-lo “colado na água” o usuário poderá, sem grandes problemas, mudar sua trajetória sem perder o controle (desde que esteja com a bomba sugando e forte!) como acontece em algumas embarcações de desempenho (como uma que tenho usando hélice de superfície) que ficam sem muito atrito com a água quando estão em alta velocidade (se eu precisar mudar a trajetória bruscamente acima de 60mph fudeu!).
Veja este vídeo que mostra justamente uma embarcação dotada de hidrojato com uma incrível capacidade de manobra. Perceba também que o piloto acelera nas curvas para que o casco tenha velocidade, porém o mais importante, para que o casco não perca o atrito e saia deslizando lateralmente rs
AEROBARCOS
E pra fechar essa resposta vamos aos Aerobarcos, ou barcos movidos a hélice de avião rs
Projeto muito bacana, com muitas qualidades e muitos defeitos como qualquer outro, pensado para andar em Pântanos, com propulsão totalmente independente da água. Já vi vários “engenheiros mecânicos com pós doutorado” gastarem uma grana tentando construir um no fundo do quintal sem êxito, quais seriam os motivos?
Primeiro, barco não é avião e a força do motor do avião não é o que o sustenta no ar, a asa da aeronave que tem essa missão, o empuxo da hélice do avião é pequeno, incomparável com um motor de popa comum com a mesma potência. Exemplificando, um conjunto de 150hp aeronáutico tem uma velocidade teórica de 250km/h a 5000rpm e este mesmo motor em formato “outboard” tem uma velocidade teórica de 70km/h, o escorregamento - slip - de uma hélice na água é muito menor tb) portanto com a mesma potência em velocidade teórica reduzida temos um maior empuxo e é disso que precisamos para deslanchar, decolar ou ainda “tirar do arrasto” uma embarcação.
Muitos constroem aerobarcos com motores pequenos dotados de hélices aeronáuticas usuais e nem conseguem “sair do arrasto” pois não há empuxo suficiente.
Quer sucesso na construção de um aerobarco? Casco pequeno, leve, motor grande, hélice com velocidade teórica baixa e projetada para muito empuxo! Só assim vc vai conseguir sair do arrasto e obter a tão desejada velocidade. Ah! O centro de gravidade tb é muito importante, nada de peso na frente pois Aerobarco não tem “trim”, o casco deve planar com o maior peso atrás.
Abaixo um vídeo da competição de Airboats nos EUA e um link do tipo de motor empregado para esses modelos (Bloco 6.2 V8 556hp)
http://americanairboats.com/product/lsa-6-2l-556hp-v8/
Então nada de montar Aerobarco com motor de fusca e hélice de ultraleve ok? (A não ser que o casco tenha 2m x 1,5m e pouquíssimo peso)
Espero ter contribuído para diminuir suas dúvidas e aguçar sua curiosidade!
Caso queira construir algo ai no fundo do seu quintal abra um tópico e vamos discutindo o tema com os outros interessados do fórum
Abraço dr!
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Elias Neto deu reputação a Fabrício Biguá em Jack Plate - Pra que serve?!?!
Turma...aproveitando o texto q postei no tópico de um amigo q estava querendo saber se valia a pena instalar um jack no casco dele, resolvi criar este tópico aqui.
Antes de falarmos em jackplate, precisamos entender o que é PAD e o que é GAP.
Veja a imagem abaixo.
Encontrar a melhor altura do motor em relação ao casco pode ser uma tarefa complicada. O jackplate ajuda a regular esta altura.
Jack Plate é uma peça geralmente confeccionada em alumínio que vai entre o espelho de popa e o motor, e que permite o ajuste vertical do motor de popa.
E pra que serve um jackplate?!?!
- Menor arrasto do motor da água.
O jackplate irá levantar o motor na vertical...ou seja, ele irá aumentar ou diminuir o GAP (diferença de altura entre o fundo do casco e centro do eixo da hélice).
E pra que eu aumentaria ou diminuiria essa medida?!?!
Simples, para diminuir o arrasto da rabeta da água. Imagine vc em um barco em alta velocidade enfiando o braço dentro da água?!?! rsrsrs... A pressão seria enorme, não é mesmo?!?! A rabeta do barco também exerce esta mesma pressão, fazendo com que a velocidade diminua.
Uma das funções do jackplate é diminuir este arrasto a medida em q vc vai subindo o motor da água.
Assim, de forma prática, vc vai subindo o motor, subindo, subindo até q o arrasto diminua. Por consequência a velocidade final vai aumentar, assim como o giro do motor.
Em contra partida, vc pode ir subindo até q a hélice entre (ou se "esconda") atrás do espelho da popa e perca totalmente a pressão na água. Em alguns casos o piloto vai subindo tanto o motor, que a traseira do barco sai tanto da água q chega a perder a pressão (hélice com a água) fazendo com que a proa do barco toque na água e exerça uma pressão maior que a popa, fazendo o barco rodar. Isso é comumente chamando de blow-out.
No vídeo abaixo vc verá um exemplo de blow out ocorrido com o nosso amigo Luciano Lumaq na largada do Torneio de São Simão de 2015.
Ele vai tirando o jack/motor da água para ter um melhor desempenho. Repare q milésimos de segundo antes dele rodar vc conseguirá ouvir o giro do motor aumentar. Isso é pq a hélice saiu da água e perdeu pressão na água.
- Mudança do centro de gravidade (CO) do barco.
O centro de gravidade ideal de uma embarcação também influencia na navegação.
Se o CO está muito na frente, a proa do barco afunda e irá gerar muito arrasto.
Se o CO está muito atrás, a popa enterra na água e o barco começa a cavalgar.
Entendendo este princípio vc conseguirá imaginar pq existe jackplate de diversos tamanhos (maioria entre 4' e 16').
Subindo o jack a popa do barco também sobre, consequentemente a proa abaixa um pouco. E vice-versa.
O que observei (na prática) sobre a utilização de jackplates nestes últimos anos:
- Subir o motor na vertical traz enormes vantagens ao desempenho do barco. Subir o jack em apenas 1 polegada pode representar uma diferença de 2 ou 3 Km/h na velocidade final. Vale muito a pena. Isso com o barco leve (leia mais abaixo).
- Sobre o tamanho do jack, pouco ou nada se alterou na performance...Mas atribuo isso ao enorme peso que transportamos em nosso barcos quando em condições de pesca. Já acelerei cascos iguais, como motores iguais, um deles com jack de 4" enquanto q o outro de 16"...e o barco com o jack menor teve melhor desempenho.
E pq isso?!?!?!
- Barco Leve
Imagine o seguinte....Imagine o casco super leve e sem qualquer acessório ou equipamento dentro. Nada de baterias, motor elétrico, carregadores, gelo, nada....Além disso o barco está com 10 litros de combustível apenas para o teste, ok?!?! Imagine agora um motor de 250hp espetado na traseira dele e apenas um piloto magricela ao volante. Vc terá o máximo de desempenho do conjunto.
Vc concorda q a medida em q for subindo o jack e trim do motor vc irá tirar o barco quase q completamente da linha da água?!?! Isso mesmo, apenas uma pequena parte da popa irá tocar na água gerando uma excelente velocidade final.
Nesta situação vc pode subir o jack ao máximo q o motor dará conta - terá força - de tirar o casco da água. Vc levanta o jack e percebe na hora que o casco que está totalmente fora da água. O casco parece flutuar nesta situação.
- Barco Pesado
Imagine agora este mesmo barco mas com 3 pescadores de 90kg cada, 120 litros de combustível, 3 baterias de 105amp, carregadores onboard, gelo e bebida, tralhas de pesca, e etc...Vc concorda que, por mais que vc suba o trim e o jack do motor, este mesmo barco não irá sair da água da mesma forma q ele leve?!?!?
Por mais que vc suba o jack, o motor não tem força pra tirar o casco da água. Vc vai dando jack e vai percebendo q o desempenho não muda (ou apenas piora)...Isso se dá pq o jack começa a subir mas não consegue tirar a popa da água, a força do motor q deveria apenas impulsionar o barco pra frente começa a se dissipar em outras direções. O melhor desempenho encontrado é com o jack lá embaixo. Nestes casos dizemos que o conjunto está muito pesado, o que representa 95% dos pescadores que estão na água com o objetivo de passar o dia fora PESCANDO.
E é por isso q jacks compridos em embarcações pra pesca (muito carregadas) não fazem tanta diferença dos jacks curtos.
- ATENÇÃO - pedimos apenas cuidado aos que irão procurar o melhor ajuste do jack. Perder a traseira do barco a 70 / 80km/h é uma coisa...mas perder a traseira andando acima de 130 Km/h é outra.
Não faça isto se não tiver prática em navegar nesta velocidade, esteja equipado com colete salva-vidas, use o corta corrente e, se possível, use capacete.
Abraços e até a próxima.
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Elias Neto deu reputação a Fabrício Biguá em Entendendo o ajuste do TRIM.
A pedido do amigo @Astra-Taranis, resolvi falar um pouco sobre ajuste de trim de uma embarcação.
Tentarei expor o assunto de forma q todos entendam (do mais inexperiente, até os q entendem um pouco mais). Vamos lá.
Todo mundo q compra um motor de popa (seja de 5.5hp a 400hp), ao ler o manual, vê uma figura semelhante a esta abaixo q é muito compreensível.
Essa figura acima é alto explicativa. A angulação do motor de popa interfere em muito no comportamento da embarcação.
Figura 1. Motor trimado corretamente. Melhor navegabilidade, maior velocidade, maior autonomia.
Figura 2. Motor com trim alto/aberto/out. Barco com a proa muito levantada, possibilidade de cavalgar e de entrar água na popa.
Figura 3. Motor com trim baixo/fechado/in. Barco com a proa socada na água, maior arrasto, maior consumo, perigoso em marolas.
Em motor de popa de baixa cilindrada (até 40hp) onde a regulagem do trim é feita de forma manual, o ajuste é feito no parafuso ou haste de compensação. Veja as fotos abaixo.
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Resumidamente é isso:
Quanto mais fechado ou próximo estiver a rabeta do motor da popa do espelho de popa do barco, mais pra dentro está o trim.
Querem ver um exemplo prático de uso de trim alto?!?! Assistam o vídeo abaixo.
No vídeo acima além do barco estar com o trim alto, repare q o centro de gravidade (e o maior peso) está na popa do barco.
E porque o barco cavalga???
Com o centro de gravidade mais na popa do barco, a força do motor de popa empurra bico do barco "pro céu"....e, a medida em que ele vai saindo da água, o centro de gravidade muda para o meio do barco fazendo com ele caia novamente na água...Sacaram a mecânica do movimento?!?!?!
Ocorre que em canoas de alumínio e embarcações que utilizam motores de baixa cilindrada (digamos até 40hp e menos de 50kg de peso), essa regulagem é feita de forma muito simples e sem muitas "frescuras" ou atenção especial.
Vamos agora para motores grandes, barco velozes e ajuste mais fino.
Quando falamos em motores maiores e consequentemente velocidades mais altas, o ajuste correto do trim se torna algo imprescindível. Apenas 1cm de abertura no ângulo muita em muito a navegabilidade do barco.
A grande maioria dos motores acima de 40hp possuem o ajuste elétrico/hidráulico de trim. Como um simples toque em um botão, um motorzinho inclina o motor de popa (q agora pesa acima de 60kg).
Em barcos de alta performance a angulação do espelho da popa influencia no comportamento do barco - e muitos nem sabem disto.
Entendendo o espelho de popa de uma embarcação.
Espelho de popa é a traseira da embarcação onde o motor de popa vai espetado.
Espelho neutro tem angulação de 90º em relação a linha da água ( | ).
Espelho negativo tem angulação >90º em relação a linha da água ( \ ).
Espelho positivo tem angulação <90º em relação a linha da água ( / ).
Vamos detalhar isso aqui pra baixo.
Barco com espelho de popa neutro:
Imaginemos um espelho de popa totalmente perpendicular a linha da água (90º)...Quando vc fecha todo trim (in), podemos falar e afirmar q o trim está no zero e angulação.
Vou postar esta ilustração esdrúxula abaixo só para vcs entenderem melhor a ideia de espelho de popa neutro.
Barco com espelho de popa negativo (q representa a grande maioria das embarcações de pesca):
Imagine agora um barco com o espelho de popa negativo, ou seja, inclinado pra dentro (vc terá uns 70º de angulação em relação a linha da água)....Se vc fechar todo trim, assim como fizemos no exemplo acima, vc concorda que agora o ajuste do trim estará no -10, ou -20, por exemplo?!?!?
Outra ilustração abaixo só para vcs terem uma ideia do que é um espelho de popa negativo.
=
Repare na figura da direita que se vc fechar todo o trim, o motor vai ficar um pouquinho deitado em relação a linha da água.
Barco com o espelho de popa positivo:
Ao contrário do exemplo acima, imagine um espelho de popa inclinado pra fora (vc terá agora uns 110º de angulação em relação a linha da água)....Mesmo que vc feche todo o trim, ele estará no +10 ou +20 em relação ao espelho de popa neutro?!?!?
Não encontrei uma ilustração pra mostrar pra vcs a ideia, mas acho q todos entenderam.
Nos EUA eles levam tão a sério essa questão de inclinação do espelho de popa (em inglês chamam de transom), que uma mesma fábrica vende barcos semelhantes, mas com espelhos de popa com angulação diferentes...Isso pq eles já estudaram o centro de gravidade ideal da embarcação. Veja na ilustração abaixo as diferentes medidas do Transom.
=
E quando o espelho de popa não permite um ajuste máximo ou mínimo do trim do motor, vc poderá usar uma peça chamada Transom Wedge...q aqui no Brasil nós chamamos de cunha.
Esta cunha pode ser negativa (a grande maioria esmagadora dos casos). Veja abaixo.
Mas também pode ser positiva (bem menos utilizada). Veja abaixo.
No caso dos bassboats ou assemelhados, o q acontece na prática?!?!
- Barco cavalgando mesmo com trim todo fechado (in):
Neste caso vc pode tentar fechar ainda mais o trim usando uma cunha negativa.
Finalizo aqui este tópico q tem existe uma infinidade de informações sobre o assunto. Espero q ele sirva para ajuda-lo a entender um pouco mais o assunto e a encontrar o melhor ajuste do seu barco.
Abs..
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Elias Neto deu reputação a Guto Pinto em Hélice de Superfície.
Sobre o Fluxo Cruzado que usa os 15hp americanos e o em espiral dos japoneses, há um erro de informação. O Fluxo cruzado trabalha melhor em Médio RPM, ele carboniza menos velas e cabeça do cilindro em se comparando com os Japones se usados nessa situação, isso não quer dizer que le tenha mas torque.
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Elias Neto deu reputação a Fabio Giovanoni em Hélice de Superfície.
p/ resumir sobre = motores fluxo cruzado ; e fluxo espiral =
MOTORES JAPONESES = PISTAO CABEÇA PLANA X VELOCIDADE ;;;;;;
TAMBEM TEM PISTAO MAIS LEVE ; E CURTO ; P/ USO RACING OK ....
acho que agora esta´tudo concluido ; qto as duvidas do motor astra né pessoal
abraço DRS....