Irineu Postado Março 16, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2010 Olá pessoal, Tenho 2 varas de 17 lb, 01 The Flash SUMAX e 01 Thunder Mix Fleming e necessito saber se é possível arremessar iscas de 18 gramas, tipo Zig Zarinha 110 (18 g), visto que o máximo que casting destas varas é 18 gramas. Grato Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Março 16, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2010 Tranquilo Irineu ... pelo menos a Flash é uma buta vara !! Aguenta fácil Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruca Postado Março 16, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2010 Vc está no limite da vara. Qualquer vacilo pode ser fatal. Tome cuidado para não enrolar a linha na ponta da vara, começe com arremessos moderados e vá aumentando a força gradativamnte. Não tente fazer aqueles arremesso ultra longos... opte em aproximar mais o barco do local onde vai pinchar e boa sorte hehehehe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dourado Postado Março 16, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2010 onde acho informações sobre o casting das minhas varas e o que isso na verdade significa??? Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Março 16, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2010 Dourado, O "casting" é uma informação que geralmente vem impressa no blank ( vara ), e serve para indicar qual a característica extrema de utilização de equipamento, seja ele da linha ( expresso em libras ) e de peso ( expresso em onças - oz ). Melhor dizendo, uma das características de melhor funcionamento do conjunto é informado pelo fabricante da vara, ou seja, as combinações de melhor ação... Apenas como exemplo : Veja a da linha ( 8 à 17 lb ) arrow:: melhor diâmetro - linha de monofilamento - a ser usada é dentro desses parâmetros... Quanto a isca ( 1/8 à 1 oz ) arrow:: até esse peso ( 1 oz = 28 g ) a vara suporta bem, e acima disso, já corre risco de quebrar a ponta ! Claro que não é uma coisa 100% "fatal", mas pode acontecer dependendo de como essa isca ( fora do padrão ) venha ser arremessada... Espero ter ajudado com essa explicação bem sucinta... joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Akira Postado Março 16, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2010 Na The Flash da pra arriscar sem medo pois já arremessei Trairão de 28g nela numa boa. Abraços. Akira Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dourado Postado Março 17, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Março 17, 2010 Valeu KID....aprendo muita coisa nesse fórum. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Irineu Postado Março 18, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 18, 2010 Olá para todos, Grato pelas respostas de todos. Normalmente eu pesco muito na praia e se o casting da vara é 200 gramas, eu utilizo chumbo de 100 g + iscas que dará por volta de 115 gramas. No entanto eu não tinha a experiência com iscas artificiais e por isso recorri a vocês e ver a opinião de todos, visto que, tenho visto alguns comentários sobre arremessar a trairão com varas de 17 lb e fiquei pensando sobre o assunto. Vou arremessar mais de perto até sentir um pouco mais de confiança no material, mas sem exagerar. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edu_Nakiri Postado Março 18, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Março 18, 2010 O Akira mandou trairão mesmo, eu tava lá... rs Não se atente à libragem da vara no quesito isca. O que manda é o casting mesmo. Eu tenho duas varas de 17lbs, uma delas é 7-21g e a outra é 10-28g. Ou seja, mesma libragem, casting diferentes... No seu caso ainda, que a isca está dentro do casting (mesmo que na raspa), pode mandar a mão que não vai acontecer nada não... Abraço, Edu Nakiri Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bravel Postado Abril 1, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Abril 1, 2010 Um pouco a mais não tem problema...só não pode abusar, do contrário a vara vai pro pau.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Abril 2, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Abril 2, 2010 Eu já tenho uma opinião bem diferente a respeito disso. Atualmente as empresas tem investido pesado na confecção de novos materias/componentes...mas eles inserem determinados valores de casting e libragem q atraem determinados públicos, e não, o q realmente a vara suporta. Querem ver um exemplo??!?!? As varas Raju... Rola por toda a internet um vídeo com varas Raju de 17lb q suportam 15Kg de peso, ou algo em torno das 35lb...mas lá, nas especificações da vara, conta 17lb. Caso a empresa colocasse as 35lb nas especificações, estaria fora do mercado mais "consumidor" (publico q consome mais no mercado atualmente). Outra vara é a Sumax Hillux...Na loja, quando vc vai comprá-las, o vendedor amarra uma linha mono de 80lb no pé dela, passa pelos passadores, e pede pra vc segurar a vara. O vendedor segurando uns 2m de linha sai te rebocando por dentro da loja, ou seja, uma vara de 25lb q arrasta 100lb facilmente...hehee Atualmente eu arremesso uma isca Trairão com uma vara Cavalier III de 14lb...hehee...Admito q é um pouquinho arriscado, já q estou arremessando uma isca bem mais pesada q o recomendado pela fábrica, mas q dá pra pesca tranquilo, isso dá. Na amazônia nós arremessamos iscas de 45g com varas de 25lb...E eu nunca vi uma vara quebrar a ponta. A libragem da linha tb é um tema sempre polêmico. Muitos dizem...."mas se a vara só suporta 17lb, é burrice colocar uma linha com libragem acima disso." blink:: E o pior é q muitos pescadores acreditam nisso...hehee... Atualmente as linhas estão cada vez mais finas e resistentes, permitindo q se use uma linha extremamente resistente com varas super leves e sensíveis. Claro q o segredo está balanceamento de tudo....Se usar mal, vai quebrar...mas com cuidados dá para se abrir um verdadeiro leque de opções de pesca... joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiWillian Postado Abril 7, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Abril 7, 2010 O mestre Fabrício falou tudo agora! ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
SerginhoFreittas Postado Abril 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Abril 14, 2010 Oi kid qual seria o cast da Araty White Hawk 180 22-55 Lbs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Abril 16, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Abril 16, 2010 arrow:: Não faço a menor idéia... ::nada:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Telles Postado Maio 11, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 11, 2011 Libragem da linha e peso da isca....este é o segredo para aproveitar melhor qualquer equipamento... boa pesca!! joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Esteves Postado Maio 13, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 13, 2011 Fabricio mandou bem... hoje as especificações valem para o publico consumidor, mas nem sempre condiz com o valor indicado (resistencia e peso de arremesso). Outro detalhe importante é o tipo de arremesso... Nos arremessos onde usamos a ação da vara, são chamados de "positivo", e os demais que carregamos as iscas sem usar a ação da vara, é chamado de negativo, um exemplo é o pithing. Eu arremesso iscas ultrapassando até 60% do inicado pelo cast da vara, usando arremessos negativos, tanto no over head, quando side e flipping (este ultimo um pouco mais complicado). O importante é conhecer seu equipamento, assim conseguirá extrair o maximo que ele oferece. O negativo é gradativo, menos explosão no cast e mais carregada. No seu caso Irineu (que está acostumado em praticar o surf cast, vc entenderá bem a parte da carregada, já que usam esse tipo de arremesso na praia) fica mais facil entender a fisica do arremesso de iscas pesadas. Boas pescarias.. bração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcio_Meca Postado Janeiro 30, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 30, 2013 Veja so Eu como pescado iniciante, pensando na parte logica da coisa pensei: Uma vara aguenta um peixe de 5Kg e nao aguenta lançar uma isca de 20/30g? Onde posso estar errado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 13, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 13, 2013 gostei da pergunta do colega Marcio_Meca! Fiquei com a mesma dúvida! ::fishing Abs, Maneco! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.