Capt_jp Postado Julho 25, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 25, 2007 Eu, Marquinhos, Arnaldo e Vital (irmão). Saímos na segunda (16/07) de São Paulo e chegamos em Canarana ao meio dia do dia seguinte. Almoçamos com o cacique Tabata Kuikuro e acertamos nossa entrada no parque do Xingu. Eramos convidados para uma festa de inauguração da casa da cultura, onde será guardados os videos que ja estão prontos (3) e os futuros, sobre a cultura dos xiguanos, principalmente dos Kuikuros. O Atá ja tinha deixado tudo esquematizado para nossa estadia. Gasolina, iscas, barcos, etc. Dormimos no Rancho Mutum e na 4a. feira pescamos na parte da manhã. Arnaldo e Marquinhos pescaram várias cachorras e Eu, Vital e o André (filho do Oscar), fomos pescar os trairões num lago. Após almoço, partimos para a aldeia Kuikuro. Total de 2.030 km de SP. Fomos bem recebidos pelo cacique Afukaka e fomos armar nossas redes na oca do Tabata, que ainda estava em canarana. Tinha levado o motor do Oscar. Nossa salvação. 5a. feira. primeiro dia de pesca. nossa missão era pescar para os indios e convidados que ja estavam chegando. Na entrada de um lago, num mesmo local, pegamos em torno de 100 tucunarés até as 13:00 hs. Muito peixes. Este tucunaré é raro, nunca tinha visto igual. saiu mais um pego pelo Vital. Segundo dia de pescaria. Mesmo lago, desta vez o Tabata nos acompanhou e foi um show de tucunarés e bicudas. Não dava tempo de fotografar e filmar. rs De volta para a aldeia. maior festa. todos os peixes foram muqueados. Sabado não fui pescar. Tabata e Washington Novaes que estava gravando para a TV cultura A partir de domingo, às 18 horas, será exibida na TV Cultura a nova série do jornalista Washington Novaes, Xingu - A Terra Ameaçada. O documentário marca o retorno de Novaes e a mesma equipe ao Xingu. Em 1984, eles produziram a premiada série Xingu - A Terra Mágica. As etnias da região vivem uma situação delicada. Principalmente no que diz respeito aos mais jovens, pouco interessados em resguardar a sua cultura. A ameaça de devastação cultural cresce num ritmo alucinante. Os jovens índios querem DVDs, CDs, óculos escuros, roupas modernas, motocicletas. O lixo gerado pelos índios e a importância dada ao dinheiro são dois dos fatores focados no novo documentário de Novaes - OESP, 25/7, Caderno 2, p.D12. Como vocês sabem, esta india Aulá, deu meu nome ao filho. hoje com dois anos João Pereirinha. rs http://www.tbftt.com.br/upload/arquivos/joaopereira_P7210067.JPG Fizeram questão de pintar meu rosto. http://www.tbftt.com.br/upload/arquivos/joaopereira_P7210072.JPG Tassu, neta do Tabata http://www.tbftt.com.br/upload/arquivos/joaopereira_P7210107.JPG Skakira, filha do Tabata http://www.tbftt.com.br/upload/arquivos/joaopereira_P7210114.JPG Aritana (em pé), cacique Kuricaré, Cacique Tafukumã, Cacique Afukaka. http://www.tbftt.com.br/upload/arquivos/joaopereira_P7210118.JPG preparados para a dança http://www.tbftt.com.br/upload/arquivos/joaopereira_P7210122.JPG dança http://www.tbftt.com.br/upload/arquivos/joaopereira_P7210123.JPG Atá, agradeço de coração por contribuir e ter aberto este caminho. Vital, Marquinhos e Arnaldo, muito obrigado pela excelente cia. Viver numa oca com este povo, não tem preço. Babalu, que trabalhou muito, fazendo beiju e cuidando da casa. http://www.tbftt.com.br/upload/arquivos/joaopereira_P7210085.JPG Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Roberto Dutra Postado Julho 25, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 25, 2007 João Pereira Que aventura maravilhosa!!!!. Ontem á noite o Arnaldo me contou algumas passagem da pescaria, e, ficou desta semana me mostrar as fotos!!!!. Pena que não deu para engatar nesta,mas, na proxima estarei super dentro!!!!! abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alfredo Dias - Godô Postado Julho 25, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 25, 2007 Capitão que imagens maravilhosas, a tribo os peixes o lugar, aff. deve ter sido uma emoção inesquecível. um conjunto de belíssimas obras de Deus. Grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Julho 25, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 25, 2007 Esse é o Capt_JP ! Se ele tá "sumido" é porque está aprontando alguma... Desta feita um "relatinho" básico, com tudo que se gosta de ver ! Mais de 100 tucunas numa manhã de pesca... num memso local / lago... ( o que é que você espera encontrar em Barcelos moço ?! Afê... ) Todos eles no porte ideal para um "assado" ou um "shashimi"... ( deu fome ! ) Nem vou fazer qualquer comentário do "joão pereirinha"... já deve ser "lugar comum", embora se trate de uma grande honra ! Um "traírão" que honrou o nome... Um "tucuna arlequim", no melhor estilo visual... ( não seria modificação genética ) ? Insisto de que esse tamanho de tucuna ( 2 / 3 kg ) é só festa ! E a integração com a aldeia é coisa muito rara de ser vista... Vamos ter muita conversa para botar em dia em outubro... Parabéns pelo material, que está de primeira ( como de hábito ! ) :wink: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cilmar - Zóio Postado Julho 25, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 25, 2007 Capitão Parabens pela pescaria, e pelas fotos maravilhosas.... Muito bonito mesmo... show abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio Gessullo Postado Julho 25, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 25, 2007 Fala Jp ! Beleza ? Que aventura heim !? Que viagem !? Legal demais ... sobrou tempo até para engatar uns peixes ! Rs ... valeu ... tudo isto é nota 10 ! Vou tentar não esquecer e assistir a série da TV Cultura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Popper Postado Julho 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 26, 2007 Rapaz que lugarzinho chiqe!!! Muito legal a aventura e os peixes viche!!! Chique d+. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Xandego Postado Julho 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 26, 2007 Estou mudando seu login de Cpt_JP para Pagé_JP... hehehehehe :lol: :lol: Cara, que bacana, este é o Xingú. Parabéns pelas fotos, pela aventura cultural, por tudo. :lol: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FabianoRenner Postado Julho 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 26, 2007 Parabens pela pescaria e pelas belas fotos, é muito bom saber que ainda existem locais tão bons para se pescar ainda 100 tucunas até as 13 é bom demais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Janone Postado Julho 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 26, 2007 De fato com as fotos show de bola da tribo e o belo relato, pouco me ocupei com os bonitos bocudos. Parabéns JP! Já tinha um relato parecido acho que na intrepida há pouco mais de 1 ano.....estou certo??? abç cordial renato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adhemar Postado Julho 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 26, 2007 Grandes garotos, parabens pela aventura e pela pescaria, e que venha um novo premio, poderia sempre alertar dos dias em que vai passar na TV e em quais canais por região. Parabens a toda a equipe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo-Gardena Postado Julho 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 26, 2007 Rapaz.... Preciso trocar de teclado, esse pifou!!! :shock: Q fotos, q peixes.... Da-lhe cultura!!! Parabéns Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Xandego Postado Julho 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 26, 2007 Rapaz.... Preciso trocar de teclado, esse pifou!!! :shock: Q fotos, q peixes.... Da-lhe cultura!!! Parabéns Num vai porque não quer!! heheheheh :twisted: :lol: :lol: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Guilherme Postado Julho 29, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 29, 2007 eu quero.. eu vou!!! rsrs :lol: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Moacyr Sacramento Postado Julho 29, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 29, 2007 Capitão JP; Tô até agora babando por causa do traírão!!! :shock: :shock: :shock: E que fartura de tucunas! :twisted: Parabéns! :P Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Halieuta Postado Julho 29, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Julho 29, 2007 E eu não pude ir... buá buá buá buá buá buá Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.