Schmidt Postado Abril 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Abril 14, 2010 Pessoal, Alguém esta acompanhando o nível das águas na Amazônia para esta temporada? Será que será tão boa quanto em 2009? Abração Schmidt Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThaisonScopel Postado Abril 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Abril 14, 2010 Pessoal, Alguém esta acompanhando o nível das águas na Amazônia para esta temporada? Será que será tão boa quanto em 2009? Abração Schmidt tem esse site que eu acompanho o nivel as chuvas so que nao sao todos os lugares que tem estacoes de monitoramento mais da uma olha ai ve se encontra qual regiao vc quer http://200.140.135.139/Usuario/mapa.aspx Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Abril 15, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Abril 15, 2010 Schmidt....as águas, pelo menos em Manaus, estão dentro da média histórica. SI voltou a subir bem....Já Barcelos, até semana passada, estava bem baixo, ainda....mas subindo.. Só saberemos no começo de agosto... joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Schmidt Postado Abril 15, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 15, 2010 Blz, pescador. Vou comecar a acompanhar. Ps.desculpe, mas o teclado esta desconfigurado por isso sem acentos. Abracao Schmidt Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Torres Postado Abril 15, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Abril 15, 2010 Este é o Boletim de 26/03 da CPRM: http://www.cprm.gov.br/rehi/manaus/pdf/alerta7_10.pdf Tapuruquara é a estação que fica em Santa Isabel. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Torres Postado Abril 15, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Abril 15, 2010 Conforme pesquisa que fiz na internet, o fenômeno El Niño vai continuar agindo até o final de junho e isto significa, em princípio, pouca chuva na região norte. Depois disso, a tendência é que as chuvas fiquem na média histórica. Vejam a reportagem abaixo: Pesquisa do Inpa aponta cheia menor este ano Enviada em 29 de março de 2010 – Imprimir esta matéria – Enviar para um amigo O método permite prever cheias com até 100 dias de antecedência Ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando a região da Amazônia Central teve a maior cheia da história, a cheia desse ano deve ser menor. A constatação foi feita após estudos realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCT) em parceria com o Instituto Max Planck de Química (departamento Biogeoquímica). O processo se dá através da medição das águas no porto de Manaus e também de regiões do Pacífico Equatorial que exerce influência no regime de chuvas na Amazônia. O pesquisador do Inpa, Jochen Schöngart, explica como se deu o processo. Segundo ele, o método permite prever com até 100 dias de antecedência a cheia na região de Manaus. A cheia prevista para este ano é de 27,37 m, com um erro de 27,11 a 27,63 m. “As chuvas nas cabeceiras dos afluentes do rio Amazonas integram anomalias que são associadas com anomalias de temperaturas superficiais dos oceanos tropicais, especificamente o Pacífico equatorial, de onde é oriundo o fenômeno de El Niño e La Niña, mas também do Atlântico tropical norte. O fenômeno El Niño causa, significativamente, menos chuva em muitas cabeceiras na bacia Amazônica. Em relação com a cheia de 2009, a cheia este ano seria cerca 2,40 metros abaixo”, destacou. A cheia na região é o resultado da sazonalidade de chuvas nas cabeceiras dos rios Negro e Solimões, que corresponde uma área de quase 3 milhões de quilômetros quadrados. De acordo com o pesquisador, devido a sazonalidade de chuvas, existe o ciclo anual com uma cheia e uma seca, e estes fenômenos são mais ou menos previsíveis em termo de aparência temporal. “Como as águas demoram dois a três meses das cabeceiras até Amazônia Central (Manaus), o pico da cheia ocorre geralmente na segunda quinzena de junho e a seca (nível mínimo d’água) ocorre no início da época chuvosa (final de outubro e início de novembro)”, explica Schöngart. Porém, a amplitude de cheias e secas pode variar consideravelmente entre os anos. Tais variações podem ser parcialmente explicadas por fenômenos climáticos de grandes escalas, como El Niño ou La Nina, que contribuíram para a grande cheia do ano passado. As diferenças entre a previsão e valor observado variaram nos últimos cinco anos somente 38 centímetros; no ano passado o modelo previu a cheia severa com somente 9 cm diferença. Como a região central do fenômeno El Niño continuou em fevereiro de 2010 com 1.2 °C acima das condições normais, segundo o Climate Prediction Center do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) dos Estados Unidos, a cheia prevista para este ano é cerca de 40cm menor em relação com a média de cheias do período 1903-2009. Efeito em outras regiões De acordo com Schöngart, o fenômeno El Niño exerce influência em outras regiões do país. “A cheia prevista para este ano na Amazônia é relativamente baixa devido ao fenômeno de El Niño que continua permanecendo no Pacífico Equatorial desde julho do ano passado. Enquanto grandes áreas na Amazônia e no Nordeste sofrem condições mais secas durante o El Niño, o Sudeste geralmente é afetado por muita chuva”, disse. Fonte: INPA (Por Por Daniel Jordano e Tharcila Martins) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Abril 15, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Abril 15, 2010 arrow:: Indo "direto" ao ponto, o período ÓTIMO deverá ser final de SETEMBRO / começo de OUTUBRO ( com variação de 15 dias para cada lado a depender das chuvas ). Sem pesquisas e/ou justificativas, tão somente um PRESSENTIMENTO ! Claro que estou me referindo ao trecho próximo à Barcelos / Santa Isabel ! Região inferior do Amazonas / Madeira, será ainda mais cedo... praia:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Abril 15, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Abril 15, 2010 arrow:: Indo "direto" ao ponto, o período ÓTIMO deverá ser final de SETEMBRO / começo de OUTUBRO ( com variação de 15 dias para cada lado a depender das chuvas ). Sem pesquisas e/ou justificativas, tão somente um PRESSENTIMENTO ! Claro que estou me referindo ao trecho próximo à Barcelos / Santa Isabel ! Região inferior do Amazonas / Madeira, será ainda mais cedo... praia:: Sempre aposto nessa data...hehee.. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Italo Freitas Postado Abril 15, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Abril 15, 2010 Vim lendo este tópico bem tenso pois este assunto é bastante interessante e complicado para minha cabeça. Vinha pensado comigo, será que minha pescaria começando em 29/set será uma boa, etc... Quando cheguei na mensagem do KID, meu coração encheu de esperança. To contigo KID!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Schmidt Postado Abril 15, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 15, 2010 Opa... Confio nas previsões do Kid, o ano passado foi certeiro e este ano vou na data certa, certo mestre Fabrício? hehehehe danca:: danca:: danca:: danca:: arrow:: Indo "direto" ao ponto, o período ÓTIMO deverá ser final de SETEMBRO / começo de OUTUBRO ( com variação de 15 dias para cada lado a depender das chuvas ). Sem pesquisas e/ou justificativas, tão somente um PRESSENTIMENTO ! Claro que estou me referindo ao trecho próximo à Barcelos / Santa Isabel ! Região inferior do Amazonas / Madeira, será ainda mais cedo... praia:: Sempre aposto nessa data...hehee.. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VINI Postado Abril 15, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Abril 15, 2010 últimos quinze dias de setembro e duas primeiras semanas de outubro!!!! E vamo que vamo!!!! Wahooo!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Schmidt Postado Julho 7, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 7, 2010 Só para atiçar as lombrigas...hehehehe Boletim de 31/05/2010 de Manaus. http://www.cprm.gov.br/rehi/manaus/pdf/ ... eia_10.pdf Abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Francisco Jr Postado Julho 7, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 7, 2010 FELEI COM O MARLON!!! O NIVEL DAS ÁGUAS DOS RIOS EM BARCELOS, ESTÃO BEM PARECIDOS COM O DO ANO PASSADO!!! ABRASSS Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Claudio W. Postado Julho 18, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 18, 2010 Vamos ir atualizando .E aí quem sabe como estão as aguas? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Airton Pescador Postado Julho 19, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 19, 2010 http://www.cprm.gov.br/rehi/manaus/pdf/3_alerta_cheia_10.pdf Parece que não vai ser como no ano passado. Tem menos água. Me corrijam se eu estiver errado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mario.Carijo Postado Julho 31, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 31, 2010 Aí moçada, sei que vcs estão bem servidos, mas vou postar um link ae que pode ajudar (ou complicar) AM é sempre uma surpresa. Abraços a todos. http://www.proamanaus.com.br/index.php?page=regua Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Silveira Postado Julho 31, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 31, 2010 Oi Turma, Segue abaixo link do último alerta de cheias. Kid, Tomara que suas previsões estejam certas pois estou indo na semana de 19 à 25/set ::tudo:: danca:: http://www.cprm.gov.br/rehi/manaus/pdf/alerta19_10.pdf Valeu!! Cristiano Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Airton Pescador Postado Julho 31, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 31, 2010 Aí moçada, sei que vcs estão bem servidos, mas vou postar um link ae que pode ajudar (ou complicar) AM é sempre uma surpresa. Abraços a todos. http://www.proamanaus.com.br/index.php?page=regua Bem bacana. Dá para ver que está mais baixo que no ano passado na mesma época. Ou seja, o Fabrício e todos os outros que falaram que fim de setembro e começo de outubro ia ser bom acertaram. (Eu acho). Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.